A estrada

A estrada Cormac McCarthy

Resenhas - A Estrada

Diego.Rodrigues 09/02/2022

É um bom livro...
Um livro com poucos diálogos, e muita descrição. Confesso que, nas 30 primeiras páginas achei que ia abandonar mas, quando me dei conta já tinha consumido todo o livro.

Nane 31/01/2022

Gostei muito da história e apesar de ser uma leitura fácil, demorei para ler porque achei muito lenta as situações vivenciadas pelos personagens. Compreendo o contexto apocalíptico mas achei muito repetitivo alguns acontecimentos. Uma leitura que super vale a pena, pois a gente acompanha pai e filho em uma jornada para encontrar um mundo melhor.

" A vida real é bem ruim?
O que você acha?
Bem, acho que ainda estamos aqui. Um bocado de coisas ruins aconteceu mas ainda estamos aqui."

juholvr 31/01/2022

♡・゚:*。livros que li em 2020。*:゚・♡
lido em 22 março

os personagens principais são pai e filho e a história se passa em uma américa apocalíptica

demorei um tempinho para terminar mass
leitura leve, te prende, e é impossível não se apegar aos personagens sem nomes ((adoro quando isso acontece

achei tristíssimo o final mesmo sabendo o que iria acontecer porque já tinha visto ao filme
mas o final é feliz

curti o livro de modo geral

V_______ 23/01/2022

A Estrada
Cormac McCarthy é considerado um dos melhores escritores estadunidenses contemporâneos e vencedor do Prêmio Pulitzer 2007 por A Estrada.
O livro narra a história de pai e filho em um futuro pós-apocalíptico, percorrendo a estrada evitando outras pessoas sempre que possível, já que água e alimento são escassos e o canibalismo se tornou prática comum entre os sobreviventes nesse futuro. Revirando casas e outras construções atrás de enlatados e objetos que possam ser úteis em suas jornadas, o pai disposto a fazer que for necessário para que a sobrevivência dos dois seja garantida enquanto o filho vive um conflito entre as virtudes que o foram ensinado e a nova vida na estrada.
Apesar de ficar subentendido que se passe nos Estados Unidos, o autor não especifica localização alguma, os personagens rumam ao sul, mas não é mencionado o propósito, não sabemos o que transformou o mundo nesse cenário devastado e não sabemos o nome e a história do pai e filho, como se o que foi passado não importasse, são seres do agora, da sobrevivência. Duro e ao mesmo tempo sensível, Cormac cria uma bela relação de pai e filho vivendo sozinhos sem recorrer a floreios que muitos atores recorrem nessas histórias as deixando clichês. Gostei muito da leitura e da escrita, certamente lerei outras obras do autor.

jotaefesanchez 22/01/2022

Visceral e intenso
Cormac McCarthy é considerado por muitos como um dos maiores escritores estadunidenses contemporâneos. Eu não ouso discordar, por falta de conhecimento técnico para tal discussão. ?
O que certamente posso garantir é que não aprecio muito seu estilo de escrita.
"A Estrada" foi o segundo livro dele que me propus a ler (o primeiro foi "Onde os velhos não tem vez", que abandonei no meio). Gostei muito.
É um texto muito direto, visceral, ainda que permeado de muito lirismo. Os acontecimentos narrados na trama podem ser sentidos pelo leitor. Momentos de tensão trazem aquele "aperto no coração" que tanto agrada a quem goste de contos de suspense ou terror.
"A Estrada" é um livro que pode ser considerado como ficção científica (um mundo devastado após uma catástrofe não detalhada). Um pai e um menino sobrevivebdo a isso em sua jornada.
Enfim, valeu muito a pena a leitura e ter dado uma segunda chance a esse autor. Não houve arrependimento nisso. ?

Flavinha 15/01/2022

?Trazê-lo à vida com seu sopro e persuadi-lo a seguir em frente com palavras de amor. Oferecer-lhe cada migalha fantasma e protegê-lo do perigo com o próprio corpo. Quanto a mim minha única esperança é o nada eterno e espero por ele com todo o meu coração".

André 11/01/2022

Ao contrário de outras obras de ficção sobre cenários apocalípticos, em A Estrada as causas da devastação do planeta não são explicadas (esperei até o final do livro por isso). Então é nesse cenário onde tudo foi queimado, onde não resta mais nada que não tenha sido consumido pelo fogo, que os dois personagens buscam a sobrevivência. Sem nomes, são chamados apenas de "o homem", "o menino" pelo narrador. Pai e filho numa jornada desesperada em direção ao sul pela estrada, que dá nome ao livro, sujeitos a um clima cada vez mais frio e aos perigos de outros sobreviventes que recorrem ao canibalismo para não morrer de fome.

Larissa.Ohana 09/01/2022

Final tocante
O mundo acabou e pai e filho tenta sobreviver ao apocalipse, enfrentando o clima extremo e outros sobreviventes.
Quase desisti desse livro, até uns 50% do livro lido não era explicado nada, nem os nomes dos protagonistas, mas percebi que o livro não foca em detalhes do que aconteceu com o mundo e com as pessoas, e sim na caminhada dos dois e como eles se ajudam e caminham com a esperança de tudo melhorar, o final foi muito triste e tocante.

Lya 08/01/2022

Decepcionante
Faz tempo que ouço falar dos livros do Comarc McCarthy e queria muito ler alguma de suas obras, fui com muita sede ao pote e infelizmente me decepcionei. O livro é muito monótono, na maior parte dele nada acontece, é uma descrição infinita de paisagens iguais e de ações feitas pelos personagens do livro, como: andaram e acharam comida e acenderam uma fogueira e cozinharam a comida e comeram; perdi as contas que quantas vezes li que o personagem estava desatarraxando a tampa de uma garrafa. Existem sim alguns acontecimentos diferentes ao longo do livro, mas eles não levam a lugar algum e voltamos pra monotonia e as cenas se repetem de novo e de novo e de novo. O livro tem seu charme, mostra o empenho de um pai em proteger seu filho, mas poderia ter sido bem melhor, acho que a adaptação talvez seja mais interessante pois achei as descrições muito tediosas. Ainda bem que é um livro curto, se fosse maior acho que nem teria terminado, o que não faria grande diferença já que no começo nada acontece e o final parece o começo.
priscyla.bellini2023 08/01/2022minha estante
Eu amei "Meridiano de Sangue", mas não achei um livro fácil.

Lya 08/01/2022minha estante
quero ler ele também, mas agora vou com as expectativas baixas

José Sizenando D. 08/01/2022

Eu não pensei que essa resenha ficaria tão grande.
Li em algum lugar que este livro foi uma das inspirações de Neil Druckmann para escrever The Last Of Us, assim o livro entrou no meu "quero ler" automaticamente. Encontrei o filme antes do livro e quando assisti não gostei muito, mas mesmo assim não desisti da leitura, afinal "O livro sempre é melhor que o filme".

A Estrada nos conta a história de um homem e seu filho rumando para o sul, fugindo do inverno, num mundo pós apocalíptico. Não é explicado exatamente o que causou a destruição do mundo, mas é fácil supor. O fogo assolou as ruas, as florestas, transformando tudo em cinzas. A humanidade acacabou e pouquíssimas pessoas vagam pelas estradas buscando sobreviver como for possível. É aí que o autor explora como a humanidade pode ser terrível.

A escrita de McCarthy, a princípio causa um certo estranhamento, parágrafo esparsos e diálogos, curtos e diretos, se fundindo com a narrativa, podem causar uma confusão no início, mas a história é envolvente demais, mesmo com descrições extensas.

E, se for permitido falar de vídeo games aqui no Skoob, sabe aquela sensação que a gente fica depois de terminar TLOU? Falo daquele nó na garganta, as lágrimas no canto do olho, o temor diante de uma possibilidade terrível de mundo e, ainda assim, um certo encanto diante de tanta beleza, este livro me trouxe tudo isso. Não digo que as histórias (nem os rumos) sejam iguais, mas as semelhanças são notáveis. A relação de pai e filho (filha no primeiro jogo) se desenvolvendo num mundo destruído é por vezes triste e por outras emocionante.

Por fim, as alegorias religiosas, a inocência do menino e as atitudes das pessoas que eles encontram pelo caminho nos possibilitam diversas reflexões... Isso sem falar da memória de um passado melhor, que sempre que é lembrada pode nos ferir.

Lucas 05/01/2022

"You forget what you want to remember, and you remember what you want to forget."

"Nobody wants to be here and nobody wants to leave."

alice 05/01/2022

Nesta estrada não há homens inspirados por Deus.
Solidão, melancolia e um sopro de esperança trazido pelo olhar inocente de uma criança.

O livro acompanha um homem e o seu filho tentando sobreviver em um mundo destruído. Os dias são monótonos, o silêncio é aterrador, o desespero da fome e a insistência em viver apesar de todos os motivos para desejar a morte tornaram essa leitura sufocante e esmagadora para mim.

Os personagens não têm nomes, são apenas o "homem" e o "menino" e acredito que foi uma forma do autor deixar claro que ali naquela realidade completamente destruída os nomes não importam, eles são apenas sobreviventes e suas vidas antigas ficaram em um mundo que não existe mais.

A narrativa dessa história tem um peso enorme, eu sentia as emoções dos personagens, a busca por algo bom sendo esmagada pelo vazio da realidade e o ser humano transformado em um monstro para saciar sua próprias necessidades. Princípios éticos não existem mais aqui e o autor trouxe isso de uma maneira crua, visceral, com cenas de revirar o estômago.

Não vou esquecer essa história tão cedo, nem as lágrimas que derramei com o final ou todos os questionamentos que fiz enquanto lia. Esse é com certeza um livro que marca a vida de um leitor.

"Minha única esperança é o nada eterno e espero por ele com todo meu coração."

Elisio Rebouças 30/12/2021

Eu esperava mais
Autor aclamado, com um tema que eu amo, que são as distopias. Mas, não fui muito fã da narrativa e da construção da história. Demorou muito tempo pra me conectar e entrar no ambiente. Darei outra chance em um próximo livro