1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Bárbara 23/07/2023

Eu fui paga para ler, e não para avaliar
Sendo sincera, no início eu não queria ler esse livro. Eu nunca gostei tanto de história provavelmente por nunca ter tido bons professores da matéria até recentemente, então não ia lê-los. Até que me oferecerem dinheiro, então eu me interessei.
Eu comecei o livro só pelo dinheiro mas logo fui me interessando pela história. Até então eu nem sabia nem que a corte portuguesa tinha fugido pra cá em 1808! Quanto mais eu lia mais eu queria ler para saber como continuava. Eu descobri coisas que eu nunca teria imaginado sobre a real história do Brasil e acho que todos deveriam descobrir também. Eu acho importante que uma nação saiba a história de seu país e acho que muitos brasileiros assim como eu não tínhamos o menor interesse nisso, só conhecendo o básico como que em 1500 os portugueses iam para as Índias e decidiram ir pelo outro lado e bum, eles acharam a América, acho que devíamos ser mais interessados pelo assunto até porque é do nossa país que se trata mas muitos ainda não estão prontos para essa conversa

Elizabeth 04/06/2022

História
O bom de ler este livro, que aprendi que os outros países também se aproveitaram da riqueza do Brasil e deixaram a culpa para Portugal. Portugal foi um fantoche. A leitura é um pouco repetitiva, mas vale para, para as pessoas que lerem ver que muitas coisas se repetem até hoje.
Kleber 04/06/2022minha estante
A verdade é que poucas coisas mudaram daquela época no que diz respeito as nossas riquezas naturais, continuam sendo levadas diariamente.

Mossolim 25/06/2021

Uma monarquia apavorada em pleno século XIX
Um livro fabuloso, a história quase colonial e quase independente do Brasil.
Com as invasões napoleônicas força a fuga da corte portuguesa para a fechadíssimo colônia sul americana, o Brasil. Escolta pelos britânicos, que peitavam os franceses no continente, o príncipe regente D. João vem para o Brasil, transformando a cultura, a economia e toda sociedade nas terras brasileiras.
Uma verdadeira aula de história, um livro obrigatória q mostram as boas verdades do nosso príncipe regente, e o costumes do povo brasileiros, q jamais vão sair apesar dos tempos já passados.
Chega tbm ao fim algumas desmitificações da princesa com compulsão sexual e de um príncipe regente inútil, mas realidade perversa um país q se desenvolveu e construiu sua história na base da corrupção e na exploração humana.
As verdades desse livro mostram q o Brasil teve poucas mudanças no sentido da administração pública do país, onde ainda se nota na realidade atual, no passado brasileiro. Algumas pessoas oportunistas, preconceitos, corruptas q ainda vê o nome ou sobrenome ainda é lei e a ordem.
Conhecer uma parte da história do país é conhecer a realidade desse atual Brasil, q mesmo aos trancos e barrancos o país vai mostrando o seu lado bonito de construir a sua história apesar das vergonhosas atitudes dos administradores q desenvolveram esse país.

site: https://www.instagram.com/colecao_em_dobro/

Paulo2093 03/03/2024

O que seria do Brasil, se não fosse ele?
O livro "1808" é um best-seller do autor brasileiro Laurentino Gomes. Ele narra a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiram Portugal. A obra descreve a viagem da corte, a estadia no Rio de Janeiro e os impactos da presença da família real na colônia, incluindo as transformações sociais, políticas e econômicas que ocorreram nesse período.
Ao retratar esse momento crucial da história do Brasil, o livro oferece uma visão detalhada dos bastidores do poder, das mudanças culturais e das relações entre a corte e a população local. "1808" é muito elogiado por sua pesquisa histórica minuciosa e por apresentar os eventos de forma acessível e envolvente para o leitor. É uma leitura recomendada para quem se interessa pela história do Brasil e pela formação do país como o conhecemos hoje.
Denise Ximenes 03/03/2024minha estante
Eu tiro o chapéu pra pesquisa de Laurentino Gomes!

Juliana 19/01/2024

1808
Livro muito interessante para conhecer aspectos curiosos da história do Brasil, especificamente sobre o período em que a corte portuguesa fugindo de Napoleão transferiu a sede do governo português para sua colônia mais produtiva. Um mergulho no período de 1808 a 1821 e seus desdobramentos para o povo brasileiro.

Reginato 30/10/2022

1808 História pura
Leitores de história vão amar esse livro, mas o leitores normais irão detestar o livro. O motivo é que trata-se de um livro de pesquisadores e não dr uma leitura legal sobre os fatos históricos.

Achei chato a formatação do livro

Não recomendo
Ane 15/10/2023minha estante
Tbm não gostei, não sei pq se eu tive aulas monótonas de história e devido a isso sempre detestei história, mas realmente tentei mas não rolou, é um assunto que não me atrai nenhum pouco, sei q é importante sabermos da nossa história mas?

Reginato 24/10/2023minha estante
Verdade... horrível essa leitura ? rsrss

@Cb.victorpi. 14/03/2021

Em geral, o livro é bem escrito. É envolvente. Você vai se importando mais e mais com D João VI, mas ficou faltando algo. Para alguém que se aprofundou tanto na pesquisa, a ponto de descobrir que o arquivista real teve um filho ilegítimo, ficou devendo mais causos da corte durante os 13 anos que eles ficaram no Rio. Já estou na ansiedade para ler o próximo.
Fer 14/03/2021minha estante
O melhor é o primeiro, mas os outros dois são tão necessários quanto. Muito bom mesmo

kaka 14/03/2021minha estante
Amooo esse livro mostra para a gente a realidade nua e crua

Daniel.Ribeiro 23/10/2021

Sobre decretos e artimanhas
O principal destaque é a forma da linguagem ao longo da narrativa. Gomes procura uma forma de, não apenas explicar, detalhar, esmiuçar, mas, sobretudo, utiliza uma abordagem precisa sobre as pesquisas realizadas neste período. Os termos utilizados em cartas, decretos, entre outros, vem todo baseado num contexto das necessidades da família real para sobreviver em um novo reinado, em um continente totalmente despreparado, e cheio de problemas pela frente.

Laura 12/12/2020

Gostei

Natalia Fernandes 13/04/2020

13 anos de monarquia
Gostei muito da forma que o livro descreve a mudança da corte portuguesa para o Brasil, além dos relatos dos viajantes da época e como era a percepção deles em relação a corte portuguesa, a cultura brasileira, a escravidão, o crescimento e evolução do país, a personalidade de Don JoãoVI e a mulher Carlota Joaquina, além dos órfãos portugueses após a partida da corte.

Confesso que me questionava como seria o Brasil se a monarquia portuguesa não tivesse se instalado por 13 anos no país, no final o livro esboça uma possibilidade sem essa monarquia.
JuBarbosa 13/04/2020minha estante
Sou loucaaaa pra ler esse livro. Sua resenha me deixou mais curiosa!! Ra

Natalia Fernandes 13/04/2020minha estante
Eu gostei muito do livro, algumas partes do livro dão uma sensação de desgosto, princilpamente os relatos da escravidão e corrupção, mas não deixa de passar de forma clara como foi essa parte importante na história do Brasil!

Natalia Fernandes 13/04/2020minha estante
Obrigada! :)

JuBarbosa 13/04/2020minha estante
Obrigada você pela dica. Acabei de comprar um outro livro, mas o próximo será esse!

@tigloko 06/11/2020

Mergulho a fundo no Brasil colônia
Apesar de ser um livro de não-ficção com temática histórica, ele me prendeu bastante como se eu estivesse lendo uma estória fictícia, com os personagens se desenvolvendo e tudo mais. Gostei muito desse aspecto narrativo.

Com riqueza de detalhes que me surpreendeu, deu para notar que a pesquisa foi complexa pelo tanto de notas e bibliografia no final do livro.

Vários tópicos interessantes abordados, como a corrupção, que caminha com o Brasil não importa a sua época, o famoso jeitinho brasileiro. O estilo de vida da colônia com a chegada da família real, as transformações que ocorreram ali, está tudo bem explicado e sem ficar monótono. E um grande destaque para a escravidão (como deve ser, não pode ser esquecido), tanto como questão social e econômica da época. Esses só são alguns dos que mais gostei. Mas o livro vai muito além. Recomendo muito para todos. Ansioso para ler 1822 e 1889.

camila 28/08/2021

Ótimo e muito educativo!
Muito bom, recomendo para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, além daquilo que já é ensinado pela escola.
A leitura não foi difícil, ele é bem didático. Mais brasileiros deveriam ler esse livro. Já quero ler a continuação.
Luuiiy 28/08/2021minha estante
Bacana!

Mauricio Gonçalves 08/02/2021

Indignado
Indignado não com o livro, o livro é excelente. Aborda de maneira muito simples e precisa todo o período da Família Real Portuguesa no Brasil. Não só traz informação histórica, mas também consegue ilustrar a vida no Brasil, em especial no Rio de Janeiro da época. Livro muito rápido de ler, fácil leitura e compreensão. A forma como o livro é apresentado faz com que o leitor se apegue facilmente e deseje ter a coletânea completa (1822 e 1889).
A indignação se dá nos muitos trechos que retratam a vida no Rio de Janeiro, não por eu ser carioca e mostrar o que a cidade tem de ruim, mas por eu ser carioca e saber que é sim uma cidade péssima em muitos detalhes e que elas são assim há 200 anos, ou até piores nos dias atuais. Tudo de ruim que o Brasil e o Rio de Janeiro tem a oferecer nos dias atuais é um reflexo ou uma potencialização de coisas que se arrastam por séculos, passando pela desordem generalizada, idolatria política, corrupção e tudo de mais sórdido que todo brasileiro conhece bem.

tonjds 08/01/2022

ahhhh... agora tudo faz sentido!
ahhhh... agora tudo faz sentido! Esta foi a minha sensação enquanto lia o livro e relacionava com as situações que estamos vivendo atualmente.

É uma leitura leve que explica muito bem a nossa história. Recomendo!

E quando paramos para pensar, 1808 nem faz tanto tempo assim. É a aproximadamente geração dos nossos bisavôs. Fico imaginando a cena da minha avó sentada no colo da bisa e só ouvindo "olha filha, Joãozinho está aprontando alguma coisa"

Isabelle 19/10/2020

Para entender o porquê o Brasil é como é atualmente
Neste livro podemos perceber que temos uma herança histórica muito forte vinda da coroa portuguesa. É possível compreender o porquê o Brasil é do jeito que é atualmente.

Uma corte corrupta, marcada por falta de vontade de trabalhar, mas querer dinheiro fácil e manter gastos excessivos até a falência, enquanto a população mal tinha o que comer e vestir; conservadorismo, preconceito, forte influência religiosa da igreja católica (vocês sabiam que a Maria I, mãe de Dom João XI deixou seu filho mais velho, Dom Miguel morrer de varíola, pois não o deixou tomar a vacina e confiou sua cura a Deus?) e por serem covardes a ponto de se escorarem na Inglaterra para praticamente tudo. Além de a família real portuguesa ser extremamente porca e suja (no sentido literal mesmo rsrsrs)

Alguns desses pontos remetem muito o Brasil atual, não é?

A leitura vale muito a pena se você gosta de história do Brasil e quer entender um pouco mais de como foi a vinda e a estadia da família real para cá. Laurentino Gomes fez um trabalho incrível!
Aline Casellato 19/10/2020minha estante
Ah estou querendo muito lê-lo. A escrita é fluida?

Isabelle 20/10/2020minha estante
pra um assunto denso e histórico, eu achei a linguagem bem fluída sim! ele trás informações bem concisas e você consegue visualizar certinho o que ele tá falando