William Shakespeare: Teatro completo

Barbara Heliodora

Resenhas - William Shakespeare

Maria.Batagin 04/09/2022

Teatro tragédia
Que livro sensacional, amei ler essas peças.
Desde Romeu e Julieta que todos conhecem, como o grande e fascinante peça Otelo.
São peças trágicas.

Cat 29/06/2022

Excelente edição
Adorei a edição, a tradutora fez um ótimo trabalho, as introduções do começo foram muito boas para dar um contexto e muitas vezes apresentando fatos muito interessantes. Muito bom!

caio.lobo. 26/03/2021

A tradução é um brinco, está tinindo.
De Shakespeare não tenho nem o que falar, até alguma peça meio "ruinzinha" dele é superior a obra completa de muitos escritores por aí. Meu elogio vai hoje para a tradutora, a saudosa Barbara Heliodora, crítica teatral e tradutora de toda a obra de Shakespeare, além de profunda estudiosa sobre o autor.

A tradução de Barbara é muito fluída, perfeita para o teatro e ainda manteve a métrica shakespeariana dos versos. Até jogos de palavras complexos do inglês elizabetano ela conseguiu transpor muito bem. Nem os palavrões ela deixou de fora.

Essa tradução não é apenas para a leitura, é também perfeita para a encenação, nada melhor que uma pessoa do teatro traduzir a obra do principal dramaturgo. Essa obra é uma tábua de salvação dupla: de um lado a salvação humana com Shakespeare fazendo a catarse do ser humano através da sua tragédia profundamente psicológica e filosófica; por outro lado é a salvação do teatro através de Barbara Heliodora, que viu a decadência do teatro nacional que basicamente vive só de monólogos tediosos, então ela decidiu agir deixando uma tradução desse quilate para aqueles que querem agir na contra-mão da decadência.

E minhas tragédias favoritas? São essas:
Rei Lear
Macbeth
Hamlet

Agora vamos para as comédias...