Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Naty__ 27/02/2017

Surpreendente!
Tinha vontade de ler algo de Michel Bussi desde a obra O voo da libélula. Quando a editora Arqueiro lançou Ninfeias Negras não pensei duas vezes e o solicitei, sabia que não me decepcionaria – eu não podia estar mais convicta disso.

A obra vai contar a história de três mulheres completamente opostas. Elas vivem no mesmo vilarejo: Giverny. A primeira é má; a segunda, mentirosa; a terceira, egoísta. As três não têm a mesma idade. A primeira tem mais de 80 anos e é viúva, a segunda tem em torno de 36 e nunca traiu o marido, a terceira está prestes a completar 11 anos e todos os meninos de sua escola querem ser seu namorado.

Pouco sabemos sobre essas três mulheres. A primeira é dona de um belo quadro, a segunda se interessa por artistas, e a terceira pinta muito bem. A garotinha de 11 anos procura encontrar seu pai, a segunda busca um grande amor, e a terceira, a mais velha, sabe coisas sobre as duas.

O que mais impressiona é que muitas pessoas atravessam o mundo para passear por algumas horas em Giverny. O motivo é bem simples: por causa dos pintores impressionistas. Esse vilarejo é famoso por ter sido um local imortalizado por obras de Claude Monet entre 1883 e 1926, considerado um dos maiores nomes do Impressionismo com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho. Foi em Giverny que ele pintou a tão conhecida série Nenúfares.

Ainda que elas sejam bem diferentes, há uma coisa em comum: o desejo secreto de ir embora desse lugar. Por que elas desejam tanto ir embora de Giverny? É difícil manter-se num lugar que você se sente aprisionado, ainda que haja um belo jardim para admirar, existem grades que prendem essas três mulheres. E um segredo, um grande tormento que parece não ter fim.

É nesse mesmo cenário que um respeitado médico é encontrado morto. Ele foi assassinado com uma facada no coração, teve a sua cabeça esmagada e, ainda, o seu corpo foi encontrado submerso num lago. Ao seu lado havia um cartão-postal com a reprodução de uma das Ninfeias de Monet e uma mensagem de aniversário com a seguinte frase: “O crime de sonhar eu consinto que seja instaurado.” Os investigadores se veem presos a um crime que nada é o que de fato parece.

É preciso observar vários detalhes no decorrer da leitura. O nome da terceira senhora não é mencionado no livro, ainda que ela seja a narradora de grande parte da história. Já as outras mulheres têm seus nomes revelados, a segunda se chama Stéphani e a terceira é a pequena Fanette. Assim como existem outros elementos que é preciso ficar atento para captar, do contrário, o leitor ficaria perdido e sem entender os fatos.

Quando estava faltando mais ou menos umas 30 páginas para acabar o livro, comecei a me desesperar, pois o que estava sendo revelado era tão estranho que eu pensei: “Será que estou entendendo isso certo? Preciso ler novamente essa parte!” E li, mas não era esse o problema. A questão é que o autor foi tão, mas tão criativo que me deu uma vontade desesperadora de gritar. Como estive tão cega durante o tempo todo? Como? Por quê?

Tudo é muito estranho e misterioso. Enquanto lia eu tive diversas ideias e tentei planejar várias possibilidades. No entanto, absolutamente nada do que pensei foi o que de fato aconteceu. O desfecho foi algo tão arrebatador, surpreendente que, quando finalizei a leitura, fiquei embasbacada com a qualidade da escrita de Bussi. Ele sabe fazer um bom suspense, daqueles que não queremos largar por nada.

Eu acertei quem cometeu o assassinato, mas isso não tirou a grandiosidade da obra de forma alguma. Os detalhes foram tão bem feitos, tão ricos que em certos momentos parecia com as descrições de Dan Brown (embora minha experiência com o autor não tenha sido agradável). Porém, convenhamos, o cuidado, a inteligência e a perspicácia do autor são incontestáveis, assim como a de Bussi. É difícil falar desse livro sem elogiá-lo demasiadamente. Parece puxa-saquismo ou falsidade, mas não. A obra é deslumbrante mesmo.

Não é necessário nem elogiar mais nada, mas ainda não acabou. Essa capa é indescritível e a diagramação segue o padrão excelente da editora. Ah! Sem falar no kit enviado pela Arqueiro, uma caixa linda, bem resistente e com detalhes em cima e nas laterais da tampa. Além da caixa veio um marcador e um botton. Eu não poderia ficar mais realizada, não foi apenas a estética que foi perfeita, a história seguiu o mesmo ritmo.

Quem não leu Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, pode pegar um spoiler neste livro, mas certamente não vai entender e nem vai saber que se trata de um. Para quem já leu, possivelmente vai sentir saudade da história – foi o que aconteceu comigo.

Para finalizar esta resenha, quando concluí a leitura de Ninfeias Negras já passava das 4 horas da manhã e eu fiquei a noite toda devorando o livro para descobrir o desfecho. Quando terminei minha única vontade era lê-lo novamente, não apenas pelo fato de já estar com saudade da história, mas para ler o início tendo ciência desse final esplêndido. Eu preciso fazer isso e será breve.
undefined

Naty__ 27/02/2017minha estante
Por quê??

Ryllder 27/02/2017minha estante
Esse app do skoob para IOS às vezes prega umas peças.Tinho escrito no meu comentário:resenha excelente,aí saiu undefined.

null

Naty__ 27/02/2017minha estante
Hahahahaha. Que estranho kkkkkkkk

Marta 27/02/2017minha estante
Louca de vontade de ler esse livro!!
Bjoss

tish 01/03/2017minha estante
Nossa, o livro parece ser incrível, tenho muita vontade de ler. Todo mundo que pega na mão fala que é ótimo. Adoro um suspense misterioso e que no final vc fica "Queeee?" e percebe que errou muuuita coisa hahahhaha! (Quero ler Assassinato no Expresso do Oriente também!)

Maria 01/03/2017minha estante
Quero muito ler achei bem instigante o mistério que gira em torno dessas mulheres e em volta desse assassinato do médico.

Marlene C. 02/03/2017minha estante
Oi.
Eu achei essa história bem interessante, gosto bastante deste cenário de investigação e tudo mais, os personagens parecem ser bem interessantes e leitura fluída, não poderia deixar de conferir.
P.S espero acertar também em quem cometeu o assassinato kk
Bjs.

Marilia225 03/03/2017minha estante
Estou louca para ler o livro, já tenho ele guardadinho aqui na minha estante, acho que não vou me arrepender da historia porque só li resenhas positivas até hoje e fora que o autor seja excelente.

Maristela 03/03/2017minha estante
O livro começou me chamando a atenção primeiramente pelo titulo e depois pela capa.De início, nem sabia bem o que pensar dele. Então pesquisei e amei o que pesquisei, pois amo um bom thriller/policial. Li vários comentários e vi que quem tinha lido o livro, não sabia definir bem se amava ou odiava mas que no final, achou ótimo. Percebi que isso sim é uma boa trama, te leva ao extremo e te entrega um final bem trabalhado. Quero muito ler o livro.

Beth 05/03/2017minha estante
Fiquei encantada com o que descobri aqui na resenha. Não esperava que fosse tão bom assim. Com certeza vou ler este livro. Não vejo a hora de conferir tudo o que dizem dele.
Beijos.

Kemmy 05/03/2017minha estante
Assassinato no Expresso do Oriente é o livro escolhido para debate num grupo de desafio literário que participo, mas depois de ter lido outro livro da autora e ter uma experiência ruim, acho que vou passar. Ainda bem que quem não leu não vai entender o spoiler hahah
Eu ainda não li O voo da libélula, mas desde o lançamento de Ninfeias negras eu desejei ambos. E eu nem tinha visto a sinopse! Sei lá, a capa me encantou. Agora lendo a resenha fiquei curiosa sobre a vida dessas 3 mulheres e me pergunto se o final não é parecido com um livro que li há uns meses que me deixou chocada porque a resposta de muitos mistérios estava bem na minha cara hahah

Alison 10/03/2017minha estante
Olá, com todos os elogios que veja a essa obra fico muito ansioso para ler, a história é daquelas que prende,choca e surpreende o leitor, que chega a ficar sem fôlego que tantas emoções. Beijos.

Helder 29/03/2017minha estante
Suas resenhas são ótimas. Mais um que tenho que passar na frente na minha fila.

Naty__ 29/03/2017minha estante
Obrigaaaada, Helder.
Esse livro é marcante demais!

Lana Wesley 10/05/2017minha estante
Vejo que á muitas surpresas nesse livro, principalmente pelo fato de autor foi criativo em toda a trama, fazendo com que nos prendesse a leitura do começo ao fim, ainda não li esse livro, porém após ler sua leitura fiquei bastante interessada. Mesmo você no final tendo conseguido descobrir que era o assassino ainda sim não perdeu a graça, pelo fato da trama ter tido tantas revira voltas que acabou lhe surpreendendo.

Isabela | @sentencaliteraria 09/06/2017minha estante
Oi Naty ;)
Ganhei esse livro em um sorteio, e estou doida pra ler ele!
Além de ter essa capa linda, me interessei muito pela premissa. Não li ainda Assassinato no Expresso do Oriente, mas está na lista de leitura.
Parece ter uma trama bem instigante, com essas três protagonistas diferentes.
Acho que vou amar *-*
Bjos

Ricardo Tavares 02/05/2018minha estante
Segundo livro de Michel Bussi que leio. O primeiro me deixou uma boa impressão. Agora vou conferir o talento desse escritor francês contemporâneo em seu segundo romance policial publicado no Brasil pela Arqueiro.Tomara que eu não me decepcione. A expectativa é positiva, pois esse é um pouco mais curto que o primeiro e os capítulos são curtos, totalizando 85 capítulos em menos de 400 páginas.

Carolina165 08/03/2023

UAU!!! UAU!!! MIL VEZES UAU!!!
QUE LIVRO GENIAL!!!

Tudo que falam desta maravilha ainda é pouco.

Eu adoro livros que me fazem de trouxa, então preciso bater palmas pra esse.

Em certo momento chegou a passar pela minha cabeça qual seria o Plot central, mas o autor foi esperto e usou de um artifício muito interessante pra despistar o leitor; então logo descartei a ideia. Pensei: "Não, não tem como ser isso". Foi tudo tão bem feito que o livro conseguiu me enganar direitinho.

Valeu muito a pena cada parágrafo lido. História muito bem estruturada, com personagens bem construídos e um final lindamente amarrado. Adorei o Sylvio e gostei do Laurenç também.

Quando chega em 60% você não entende mais nada, parece que os parágrafos ficam sem pé nem cabeça. Mas não se preocupe que tudo vai fazer sentido no final.

E QUE FINAL!!!

Já entrou para a lista das melhores leituras do ano.

Se eu tivesse que definir este livro em uma palavra seria:

**PERFEITO**
Thayná Krueger 08/03/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. Já vou colocar ele na meta de próximas leituras.

Carolina165 08/03/2023minha estante
Obrigada Thayná! Vc não vai se arrepender, tenho certeza.

Carmine.Antes 08/03/2023minha estante
Vou começar esse

Carolina165 08/03/2023minha estante
Ótima leitura Carmine! ?

Núbia Cortinhas 09/03/2023minha estante
Arrasouuu!!! Já vou acrescentar na minha meta. ?

Jaque - Achei o Livro 09/03/2023minha estante
hehehe ele é incrível mesmo. Um dos melhores finais da vida!

pereirs 10/03/2024minha estante
Já vou iniciar

Jessica599 25/03/2017

Um dos melhores suspenses que eu já li.
Em Giverny, a pouco mais de 70 km de Paris, se encontra a casa e os jardins de Monet - um famoso pintor francês do Impressionismo - onde ele residiu por 43 anos. A beleza do lugar foi retratada nos quadros que Monet pintava repetitivamente, exaltando as flores, os lagos e as ninfeias. É nesse cenário artístico, nesse pequeno vilarejo inspirador, que o escritor Michel Bussi dá vida a três mulheres, personagens de um dos melhores thrillers que já li em toda a minha vida:

a primeira era má;
a segunda, mentirosa;
a terceira egoísta.

"“Quem poderia sonhar em viver em outro lugar? Um vilarejo tão bonito. Mas vou lhe confessar: o cenário está paralisado. Petrificado. É proibido mudar a decoração de qualquer casa, pintar uma parede, colher uma mísera flor. Dez leis proíbem tudo isso. Nós aqui vivemos dentro de um quadro. Estamos emparedados!”"

Em um dos lugares mais lindos do mundo, algo assombroso aconteceu. Um homem foi brutalmente assassinado no mais belo jardim de Monet. Uma facada, uma pedrada e a cabeça submersa no lago das ninfeias - o lago que Monet tanto retratou em suas telas. E para dar mais trabalho aos dois investigadores do crime, uma obra-prima - o valioso quadro Ninfeias Negras - misteriosamente desapareceu. Somente as três mulheres sabiam o que havia acontecido... E somente uma delas estava disposta a falar:

a primeira tinha mais de 80 anos e só usava preto;
a segunda tinha 36 e se arrumava para um amante;
a terceira estava prestes a fazer 11 e adorava pintar.

"Os policiais só se interessaram pela segunda mulher, a mais bela. A terceira, a mais inocente teve de investigar sozinha. A primeira, a mais discreta, pôde observar todo mundo com tranquilidade. E até matar!"

a do meio era professora;
a mais nova era sonhadora;
a terceira era uma velha que todos chamavam de bruxa.

A minha experiência de leitura com Ninfeias Negras foi (sem exagero) incrível. Se eu puder te dar um conselho agora, eu digo: ANOTE O NOME DESSE LIVRO E LEIA. Eu ainda não tinha lido um thriller que tivesse me deixado tão impressionada ao desvendar o mistério. Michel Bussi arrancou todas as palavras da minha boca, me fez roer todas as unhas e me deixou de cabelo em pé.

Nunca, em toda minha vida de leitora, eu imaginaria um desfecho tão sensacional quanto o desse livro. Aproveito para dizer que, para mim, foi mais surpreendente do que o final de Assassinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christe; inclusive, Ninfeias Negras faz uma referência à Rainha do Crime logo nas primeiras páginas.

O livro é genial. G-E-N-I-A-L. E não somente o final, mas toda a história, o suspense, as teorias que eu criei (foram muitas, acabei com meus post-its) e a construção dos personagens. A estrutura da história é coerente, impecável, mirabolante e viciante. Não se trata somente de descobrir quem é o assassino; existe uma relação entre o leitor e o narrador da história que faz questionar se o próprio narrador é confiável ou não. Em quem acreditar, então? O mistério e a dúvida transbordam, escorrem pelas páginas enquanto nada é o que parece, ao mesmo tempo que tudo faz sentido.

Depois de concluir a leitura, passei alguns dias pensando na obra, folheei algumas páginas, reli alguns trechos e reafirmei - mais uma vez - a genialidade de Michel Bussi. Ele fez tudo tão bem estruturado que, talvez, eu tivesse matado a charada. Se engana quem pensa que o grande xis da questão é descobrir quem é o assassino. Há muito mais em Ninfeias Negras. Definitivamente, há muito mais.

"Agora posso confessar, já que estou a par.
A ocasião e o cenário são ideais para isso.
A MORTE VAI ATACAR DE NOVO EM GIVERNY.
Palavra de bruxa!"

Michel Bussi está entre os autores que mais me surpreenderam, e agora eu quero ler tudo que ele escrever.

site: www.literalivro.blogspot.com.br
Italo Teixeira 26/03/2017minha estante
Adicionei esse livro no Kindle hoje. Não imaginava ser bom assim. Já quero ?

Alyssa @culpadoslivros 26/03/2017minha estante
Eu adorei este livro! :)

Jessica599 26/03/2017minha estante
Italo, eu adorei esse livro! Espero que vc goste também! ;)

Jessica599 26/03/2017minha estante
Alyssa, ele é maravilhoso né? \o/

Alyssa @culpadoslivros 26/03/2017minha estante
Jéssica, sim, é um livro maravilhoso. E o final... nossa, achei extraordinário! Bjs

Camila 19/03/2024

Investigação policial e a arte de Monet
Demorei a conseguir me prender na leitura, pensei em abandonar, mas depois 30% se torna mais fluido.
Sobre a o conhecimento do autor a respeito do trabalho e da vida de Monet, não se tem o que questionar. Quem gosta de arte, vai amar o livro, pois o autor faz loooooooongas e minuciosas descrições nesse tema.
A respeito do plot, chegou a passar pela minha cabeça, mas deixei a ideia de lado e mesmo assim fiquei surpresa. Realmente o autor foi original, mas eu percebi que ele induziu o leitor a concluir erroneamente devido a um fato importante.
É um bom livro, mas não agradará a todos. Não me empolguei, não queria ficar sem comer só pra ler... No fim, eu sinto que li só pra saber o final.
Não pretendo ler de novo.
as descrições exaustivas do Monet MATOU O LIVRO

só salva o final

Camila 19/03/2024minha estante
Sinto que só serviu pra tirar o foco do leitor e prolongar o livro... Mas pra quem gosta de arte, vai ser o deleite. Infelizmente, não foi meu caso :/

Caio Dantas Cabral 19/03/2024minha estante
isso mesmo!! como tbm n é meu caso, achei um porre :/

K.G | @kennedy guedes 03/02/2018

Me senti indo pra frança, mas me perdi no meio do caminho
ENTAO EU LI NINFEIAS NEGRAS E PACEIRAS... ME PERDI AQUI, DESCULPA.

Decidi ler esse livro por ter uma excelente potuanção no skoob e pra mim deixou um pouco a desejar.

Em ninfeias negras temos o assassinato de um homem em uma pequena e famosa cidade francesa, as margens de um famoso rio, investigado por nao ao famosos policiais.
logo de inicio somos apresentados a tres personagens principais, e elas vao aparecendo ao longo da historia.

É UM LIVRO QUE EXPIRA FINESE!, QUE FALA DE MONET, QUE PALA DE ARTE, DE PINTURA, e tem personagens de nomes impronunciaveis, ME SENTI MUITO FRANCESA, Tem uma vibe muito gostosa, MUITO RICA.

É um livro que prende, em nenhum momento me senti entediado, mas pra mim TEM UMA CONSTRUÇÃO MUITO LINEAR, Nao tem subtramas, nao tem muitas reviravoltas, e aquela coisa RETINHA, SEM MUITOS CAMINHOS.

Um dos pontos fortes desse livro pra mim é uma das narradoras e seu cachorro netuno, NETUNO EU TE AMO! pra mim eles levam a historia nas costas.
E isso e uma coisa negativo, porque chegou em um momento que o enredo em si nao estava mais interessante.
O final do livro EU ACHO QUE NAO ENTENDI, Achei extremamente confuso, EU ACHO QUE ENTENDI, mas nao tenho muita certeza kkk

pela sinopse eu esperava algo TOTALMENTE diferente desse livro, ele tem o seu diferencial, mas pra mim, ficou apenas no Ok.

3 estrelas.

Anne - @literatura.estrangeira 03/02/2018minha estante
Já eu achei um dos melhores livros do estilo. Fiquei besta com o final kkkkkk

K.G | @kennedy guedes 03/02/2018minha estante
Acho que eu nao entendi direito kkk

Eduardo 03/02/2018minha estante
Confesso que também me perdi em meio a essa trama, diference da estreia do autor, que é MARAVILHOSO.

Mako_chan 04/02/2018minha estante
undefined

Patricia Peres 10/05/2020

Amei!
Simplesmente amei este livro do início ao fim! Escolhi o livro porque visitei Giverny em uma viagem a França em 2015 e quis relembrar este momento. Contudo, fui envolvida em uma trama cheia de suspense que me fazia querer ler mais e mais! Muitas resenhas aqui reclamam que o autor enrola ao desenvolver a história, chegando a irritar. Mas, na minha opinião, sua estratégia foi perfeita para enlaçar toda a trama. Só não dou nota máxima, pois uma coisa, a meu ver, ficou sem explicação. Entretanto, achei o final surpreendente!
Biel 11/05/2020minha estante
Que coisa vc acha que não teve explicação? Eu acabei de ler agora e tô sem palavras .

Patricia Peres 11/05/2020minha estante
Bem, caso outra pessoa leia, já fica aviso de spoiler! Vou dar um espaçamento...

Como a mãe do Albert Rosalba sabia que o filho não estava sozinho quando morreu? Como ela sabia que o filho estava acompanhado de Jacques Dupain? Isso não foi explicado. Porque a história conta que Albert Rosalba sai da escola a pedido de Estephanie para buscar o quadro e acaba sendo surpreendido pelo colega Jacques. Como a mãe de Albert sabia com tanta certeza que a morte do filho não foi um acidente e que tinha sido ocasionada pelo Jacques?

Biel 14/05/2020minha estante
Nossa é verdade, eu nem tinha reparado nisso

Ayla 17/05/2020

Caleidoscópio
O romance policial, protagonizado por três mulheres diferentes, ainda que iguais, traz um vocabulário cuidadoso, mas fluido.

Difícil não se prender pelos raciocínios bem construídos de algumas personagens e pela descrição fiel e detalhada de Giverny e arredores, bem como pelas obras ali criadas por seu morador mais ilustre, o pintor impressionista Claude Monet.

No decorrer da estória algumas partes da narrativa se tornam longas, mas há dinamismo na troca de perspectiva ao final dos capítulos, deixando ganchos para serem retomados à frente.

O plot twist chega para organizar todas as "cartas" que foram cuidadosamente embaralhadas pelo autor e trazem surpresa para o desfecho das personagens Fannette, Stéphanie e a Velha Bruxa.
Xabriel 17/05/2020minha estante
Parabéns! É muito bom terminar um livro.

Ayla 17/05/2020minha estante
É sim, obrigada! E esse eu recomendo.

Xabriel 17/05/2020minha estante
????

Lindsey 28/04/2017

Tão incrível quanto um quadro de Monet
Duvido, mas duvido muuuito, alguém desvendar os mistérios dessa história antes do último capítulo. Inclusive, duvido alguém deixar de se sentir muito confuso até bem depois do meio do livro, rs. Mas não por ser uma história complicada, muito pelo contrário, é uma trama bem agradável de se ler, só que são tantas as perguntas. Quem é o assassino, o que tem a ver os acontecimentos com o famoso pintor Claude Monet, e principalmente, qual é a ligação entre as três personagens principais?! A história se passa na cidade onde realmente viveu o pintor impressionista, Giverny, na França, onde a morte de um colecionador de artes inicia uma investigação que gira em torno de três mulheres: uma criança com dons artísticos, uma jovem professora e uma senhora mal-humorada. Não posso contar muito para não perder a graça, mas já adianto que você vai se sentir dentro de uma tela de Monet, rodeado por ninfeias de todas as cores, envolvido nesse mistério até a última pincelada. E pro final prepare-se pra ficar deslumbrado, perturbado, comovido, chocado e impressionado, tudo ao mesmo tempo.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler
Luan.Lima 28/04/2017minha estante
Excelente resenha. Já inclui nos meus livros desejados rsrs

Jorge 29/04/2017minha estante
Quero muito ler. O Voo da libelula se tornou o meu romance policial favorito!

Hélio Cezar 01/05/2017minha estante
Lindzey, você vai notar que nem todas as chamadas histórias, mitologias, seja da literatura, ou de qualquer área, faz um questionamento nem que seja superficial de sua área de investigação, quando muito contentam-se em descrever muito vagamente os diversos períodos com o seus respectivos autores, estilos, etc., e nunca questionam os mantras universais de que "ler é sempre bom", de que a cultura esclarece sempre, de que livros trazem sabedoria, etc., e muitos, não sei se é o caso desta que você está lendo, se não escondem, escamoteiam o fato de muitas culturas, civilizações, povos e ou indivíduos aqui e ali faziam questão de destruir bibliotecas inteiras como medida saneadora, como uma praga ser evitada como se evita uma peste, e os homens das letras, etc., botando tais atos na conta da ignorância de povos atrasados culturalmente, ditos, como ação de pura insanidade, mas, será na sua totalidade? Veja, os grandes mestres na sua maioria não deixaram qualquer registro escrito e será por acaso? Será pelo fenômeno pouco notado do discurso escrito apresentar os seus perigos, as suas armadilhas, um encantamento que pode ser mortal? E um deles não será o de nos prender no mundo dos signos em vez de no mundo da realidade? Será que todo texto vazado no "discurso positivo" não nos insere na ilusão de que entendemos alguma coisa quando assimilamos tais conhecimentos expresso nesta forma, e estando iludidos de que já sabemos, será que vamos nos abrir à verdade, e portanto, fadados a ficar patinando nas causas das guerras, etc.? E o conhecimento não é o fruto proibido, a maçã do Éden, que alimenta o dragão/serpente/demônio do pensamento em forma de ego e causa de todas as nossas misérias e nos expulsa do paraíso do estado "B" da mente? E a palavra escrita também não traz embutida na sua estrutura, como se funcionasse como um "circuito integrado", uma placa eletrônica, e que esta energia que passa por ela seja assimilada a nível inconsciente, e que traz todos os tipos de condicionamentos, perversões, trazendo estas informações a nível subliminar e funcionando como um tipo de hipnose, fazendo com que influencie nossos comportamentos? O psiquiatra Rubén Feldman Gonzaléz, conta em um de seus livros um problema de uma paciente sua que passou por uma trajetória permeada por todos os tipos de problemas complexos, justamente porque ela meio que entronizou em seu inconsciente a trama de um romance que tinha lido na adolescência e à partir daí sua vida meio que incorporou o papel daqueles personagens, criando uma situação de vida muito traumática em termos relacionais e psicológicos. E veja bem a maioria dos especialistas da literatura desconhecem estes e outros dos principais problemas que permeiam as obras escritas nestes 2.500 anos desde Aristóteles, só se preocupando com o estilo, com suas qualidades formais, e sem nem mesmo supor que em sua maioria sejam falsas, equivocadas e errôneas, servindo mais como um laço que prende a humanidade numa condição exasperantemente insuficiente para a existência humana. Entre eles, a limitação do "discurso positivo", já visto acima; a questão de que todas elas foram escritas por pessoas que operam no mais baixo nível cognoscitivo que é o estado "C" da mente, ou seja, por pessoas que "acham que sabem" e em muitos casos, de gente mentalmente doente, que é a condição de indivíduos que operam exclusivamente neste âmbito inferior; a tragédia que é o de buscar a solução do problemas nos chamados ideais, a chamada "dualidade", etc. E se estes homens da cultura fizessem isto, poderíamos considerar todas esta produção literária de milênios como literatura, ou ela passaria apenas como um registro de todas as nossas psicopatias, de todas as nossas ilusões, como retrato da nossa pré-história cultural, que infelizmente se estende até aos nossos dias? Eis um material para uma séria reflexão.

Dri 20/07/2020

Ninfeias negras
Minha gente, que livro! Fazia um tempinho que não lia um livro que me deixasse louca como esse me deixou. A história se desenvolve sobre vários aspectos da pequena cidade, três mulheres são o foco da narrativa, elas têm alguma relação com o assassinato, mas apenas uma das mulheres conta em primeira pessoa o seu ponto de vista.
Sério, qualquer coisa a mais na história pode ser um possível spoiler. Recomendo muito que vocês leiam. Até metade do livro você fica perdida na história, sem entender muito bem o que está acontecendo, mas em nenhum momento achei a narrativa maçante, só queria ler mais e mais para desvendar os mistérios. O autor foi genial, jamais esperaria aquele desenrolar. Quando ele dá uma primeira pista concreta sobre o mistério eu só conseguia pensar em como eu não tinha percebido antes. Excelente!
Janaina 28/06/2022minha estante
Comecei a ler ele. Espero gostar tanto assim tbm

Dri 28/06/2022minha estante
Janaina, acho que esse foi o único livro do gênero que eu favoritei. Amo muito.

Janaina 29/06/2022minha estante
Agora minhas expectativas aumentaram ainda mais ??????

Carol Nery 16/04/2017

Prazer em me aventurar
Esse livro foi um que li e ouvi diversas pessoas comentarem. Todos falaram muito bem. E eu me senti deslocada se não arrumasse um jeito de lê-lo.
Felizmente encontrei um grupo de pessoas que, através de uma votação, decidiu que ele seria tema de uma das nossas discussões.
Terminei de ler essa obra hoje, 16 de abril de 2017, exatamente as 20h.
O livro é extremamente bem escrito. Os personagens são daquele tipo que não geram empatia instantânea, porém nos prende a atenção até descobrirmos em fim sobre o que se trata a história de cada!!
Não criei hipóteses, e não fui magicamente surpreendida. Porém, a forma como o autor foi desvendando cada mistério, me deixou apaixonada em saber que esse tipo de mente criativa existe e escreve livros para eu ler!!!
Uma grande obra prima. Se me levou às lágrimas ao final? Não. Porém, me fez um afago grande e delicado no coração.
Obrigada!
Claudio.Simonetti 16/04/2017minha estante
Realmente surpreende a gente. No início e leitura era leve pra o tema de um assassinato, mas o desenrolar da história através dos personagens foi realmente incrível o desfecho. Adorei.

Carol Nery 16/04/2017minha estante
Achei que foi bem mais que um caso de assassinato. Melhor Thriller que lindos últimos anos. Tudo muito bem amarrado e esclarecido. Parabéns ao autor. Adorei ler com nosso grupo. O debate vai ser show!!

Claudio.Simonetti 17/04/2017minha estante
Com certeza, a escolha do livro foi perfeita. Também!!! fomos bem criteriosos na escolha.

Amanda 04/07/2020

É isso o que eu chamo de plot twist!
De primeiro, o que me atraiu nesse livro foi o fato de se passar na França e envolver os quadros de Monet na história, o que foram realmente pontos positivos. A escrita é bem imersiva e dá pra se sentir lá, em Giverny, mas ainda assim, demorei pra me envolver na história principal e até pensei em desistir.
Com o passar dos capítulos, a curiosidade foi batendo cada vez mais forte e quando vi já estava presa no mistério e criando mil e uma teorias, que só foram pra gastar minha criatividade, já que foi tudo em vão. Eu realmente não estava pronta para o que veio! Fiquei simplesmente de boca aberta, coisa que não é fácil de acontecer. Acho que se fosse um pouco mais curto, ficaria perfeito.

Mesmo com um início lento, a história depois que engrena fica impossível de parar, um dos melhores suspenses que li nos últimos tempos e uma pena que demorei tanto pra ler.
Marcão 04/07/2020minha estante
Ótimo... já selecionei diversas vezes no kindle e depois desistia, mas depois do seu comentário, quando termonar o que estou lendo, irei comprar esse ?

Amanda 04/07/2020minha estante
Eu também demorei muito pra ler, ele tava no meu kindle há uns 4 anos, mas olha, muito bom! Só tenha um pouco de paciência no começo, não desista que vale a pena

Marcão 05/07/2020minha estante

gabriella.malta 10/01/2022

Surpreendente
Suspense excelente, gostei muito da construção das personagens, do cenário é claro, do final, que me surpreendeu sem parecer forçado. O livro é lento em alguns momentos mas depois que engatou eu não queria mais largar.
Glauci 10/01/2022minha estante
O cenário .... ?

gabriella.malta 10/01/2022minha estante
Sim! Eu ficava pesquisando todos os lugares, a descrição é muito boa tbm

Glauci 10/01/2022minha estante
Vontade de ir conhecer

Ca Agulhari @literario_universo 02/09/2018

Decepcionante.
Esse é o segundo livro do autor que leio: o primeiro foi "O vôo da libélula" que inclusive resenhei no blog. Precisei ler porque amigos ficaram me pressionando e isso não é mentira, juro, dizendo que ele era melhor que o outro que li, que era incrível, que era foda, etc etc. Enfim...

As menções à Monet e todo o cenário do livro são encantadores. Não posso negar. O autor fez uma pesquisa intensa para ambientar seu livro em um cenário real e crível. Pontos para ele nesse quesito. Mas, a minha leitura do livro foi arrastada. E faz tempo que isso não me acontece. Os meus últimos livros foram todos tão bons de ler, a leitura simplesmente fluía! Mas em Ninfeias Negras um tédio me engolfou, fui lendo o livro de forma arrastada e maçante, antes de dar fim à ele eu consegui parar a leitura e ler todo o livro "O fantasma da casa da colina" de Shirley Jackson e mesmo voltando à Ninfeias, a mesma sensação de ler, ler ler e não sair do lugar me assomava. Em resumo: todo o desenvolvimento pra mim foi maçante, um mistério forçado, confuso, o que notei ser algo proposital feito pelo autor. Mas pra mim não foi um proposital que me instigou mas sim que me deixou bem entediada enquanto lia. Achei a investigação policial solta dentro da história, enquanto que ela deveria ser o centro, senti que era constantemente levada a pensar que estava lendo um romance policial, um mistério dos bons, mas não estava. Não consegui ter empatia por nenhum personagem a não ser no final que explica tudo (ufa, que bom!) mas que não fez o livro se tornar um mega blaster pra mim, o que aconteceu com amigos que o leram. É um drama até que legal mas eu teria aproveitado mais a história se ela tivesse sido escrita de uma forma menos enfadonha. Queria ter gostado, tentei, mas nem o ''plot twist'' (em aspas porque nem foi tão chocante assim pra mim) me fez amar o livro. Achei apenas ok. O autor floreou demais uma coisa que pra mim, não havia necessidade. Quis dar um ar de mistério para o livro e a mim não convenceu. Achei ''O vôo da libélula'' bem mais legal, pois me fez não conseguir largar o livro enquanto o mistério não era desvendado. Uma pena.

Você é do time que achou o livro foda ou do time que achou apenas ok, como eu?

Resenha originalmente postada em: https://cagulhari.wixsite.com/universoliterario

site: https://cagulhari.wixsite.com/universoliterario
Pandora 11/10/2019minha estante
Apenas ok

Ca Agulhari @literario_universo 11/10/2019minha estante
Exato.

Wania Cris 03/06/2023minha estante
Pois é... terminei ontem e parecia que tava lendo há anos. Achei arrastado também e o autor não teve tanto talento para semear a confusão, teve que fazer de forma bem mais artificial e, ainda assim, peguei a essência do que seria o plot. Não me senti tapeada, feita de trouxa ou enganada no sentido bom. Foi como numa charada forçada, uma piada sem graça, algo bem mecânico mesmo. No fim eu já tava torcendo pra todo mundo falecer...

Carla Sol 13/07/2017

Meu Deus...que livro é esse???????
Ao começar a ler Ninfeias Negras jamais poderia imaginar as surpresas que essa trama me reservava. Posso dizer, sinceramente, que foi uma das melhores leituras que fiz neste ano e um dos melhores livros policiais que já li.

Aqui, conhecemos a história de 3 mulheres que se entrelaçam ao assassinato de um homem. Ao longo do enredo, temos a narração direta feita por uma delas e todas as peças do crime vão sendo montadas e esmiuçadas por dois policiais investigadores.

No início, parece que tudo é contado de forma lenta e com pouco ritmo, mas no final, aquilo que não fazia sentido, surpreendentemente passa a fazer com todas as peças formando um encaixe perfeito e sincrônico. Toda a conclusão é muito bem bolada e sem falhas.

Esse é o 1o livro que leio deste autor e posso dizer, definitivamente, que ele soube escrever uma história extremamente inteligente, com maestria, completamente chocante e ainda faço uma aposta com qualquer um que resolva dar uma oportunidade a essa leitura: duvido e muito que descubra alguma coisa antes de chegar as últimas páginas dessa maravilhosa obra.

Em suma, amo quando uma trama me envolve a tal ponto que nada é o que parece ser e me faz terminar a leitura de boca aberta, me deixando sem palavras. Esse realmente é um livro que nos deixa assim, completamente estarrecida, nos prende, tem um enredo complexo e ao mesmo tempo imprevisível e no final não deixa falhas, tudo é super bem explicado. É uma história inteligente, muito bem bolada e que com certeza nos faz repensar em tudo o que foi lido anteriormente! Amei, amei e amei...super indico para quem adora um excelente suspense assim como eu!
Sandra99 13/07/2017minha estante
Nossa !! Tenho que ler então , apesar de não ter gostado de o voo da libélula

Carla Sol 13/07/2017minha estante
O voo da libélula ainda não li, o Ninfeias Negras é maravilhoso...no início é meio arrastado, mas qdo vc começa a desvendar o que acontece vai cair de amores pelo livro! Vale muito a pena a leitura!

Sandra99 13/07/2017minha estante
Obrigada!!

Carolina1364 30/12/2017

Maravilhoso o final, porém....
Demorei para terminar esse livro... O final é incrível, muito surpreendente porém não sei se valeu tanto a leitura.
Espero que outras pessoas gostam desse livro. É ótimo para saber mais.sobre arte e Monet, porém a escrita do autor não me agradou muito
Fernando Lafaiete 30/12/2017minha estante
Morro de curiosidade para ler este livro... espero gostar!

Carolina1364 30/12/2017minha estante
Espero que vc goste, Fernando!