Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Cíntia 25/04/2024

Foi difícil
A escrita não é fácil, cheia de palavras complicadas e que algumas vezes eu sequer sabia o significado. Os diálogos são por vezes distantes da vida real, quase teatrais, e até bem poéticos.
Eu já sabia que o livro ia falar sobre Monet, porque o crime e a própria cidade estavam relacionados a ele, mas eu não imaginava que o livro ia falar sobre ele O TEMPO TODO, não tinha uma página que não falava sobre ele, e as vezes eram capítulos inteirinhos só falando dele, eu não aguentava mais Monet pra cá e pra lá.
A história do crime em si é interessante, mas se perde entre tantas outras coisas paralelas, eu sinto até que o livro tem muito mais páginas do que o necessário, porque foi bemmm enrolado.
Minha esperança era o final, mas acabei me frustrando porque o autor mentiu sobre algumas coisas bem relevantes, então eu fiquei confusa com o final que ele fez porque não batia com as informações que ele tinha dado. ATENÇÃO eu não estou falando de um personagem mentindo, ou até um narrador, porque isso é normal em suspenses e não tem problema algum, estou falando de dados do próprio livro que nunca vão te permitir teorizar sobre a verdade. Eu não curto isso, porque a graça do suspense é montar suas suspeitas, mostrar coisas erradas é uma forma de tornar mais fácil pro autor te surpreender porque você nunca vai poder teorizar fora das informações que o livro te deu, logo nunca vai chegar perto da verdade.
Taisabf 26/04/2024minha estante
Concordo com tudo que vc falou! Criei uma expectativa do livro e achei bem fraquinho...o fato do autor esconder algumas informações realmente faz perder toda a graça!!

Lo 24/04/2024

Gostei do fim, mas?
Um ponto positivo é que não desconfiei do desenvolvimento final, achei ele criativo mas com algumas falhas (achei que a revelação final poderia ser ?jogada? na história de uma forma um pouco mais impactante e, também, o final poderia ter sido melhor desenvolvido, tudo acabou muito rápido). Não me apeguei nos personagens e nem senti aquela necessidade de continuar a leitura como geralmente sentimos ao ler algum mistério. Mas não é um livro ruim, apenas poderia ter sido melhor desenvolvido.

Gi 22/04/2024

Plot Twist surpreendente
A história se passa no vilarejo chamado Giverny na Franca, local onde morou o pintor Claude Monet.
Um médico oftalmologista de é encontrado morto na beira do regato do vilarejo numa manhã bem cedo. Ele era referência em cirurgia de catarata na região. Rico, com uma linda mansão e várias obras de arte. Apreciador das obras de Monet. Casado, sem filhos e com várias amantes. Um bilhete foi encontrado em seu bolso, dando os parabéns pelos 11 anos de vida de alguma criança.
Os policiais que investigam a morte, sabem que foi homicídio: facada no coração e afogamento no regato e a desconfiança recai sobre o ciumento marido da única professora de Giverny Stéphanie Dupain. A professora é muito bonita e havia a suspeita de que ela era uma das amantes do médico. No entanto, o bilhete encontrado no bolso, o fato das outras inúmeras amantes e a paixão pelas obras de arte também fazem do caso uma investigação que começa no início da história com várias reviravoltas.
A história é narrada por uma senhora de 84 anos que mora na torre do moinho de Giverny e que lá de cima do seu quarto vê toda a história se passar.
Contextualizando:
Livro muito bem escrito e com um final brilhante. Porém é muito cansativo, pois tem quase 90 capítulos em duas partes e o autor joga muita informação sem que nada efetivamente aconteça. As pontas só começam a se juntar praticamente nas últimas 40 páginas.

jubahlis 20/04/2024

Um twist maravilhoso e uma confissão brega...
Li Ninféias Negras por indicação do Paulo do Livraria em Casa e só posso dizer: gratidão.

Sabe aquele livro tão satisfatório que você termina e já fica com vontade de pegar outro na sequência? Foi exatamente o que aconteceu comigo ontem.

Esse é um thriller ou suspense policial que não quer fazer o leitor de trouxa, não acha que seus leitores são burros como muitos fazem por aí. Esse livro tem pistas espalhadas por todo seu enredo, então caso você esteja lendo e pensando que não está indo pra lugar nenhum, meu conselho é: só confia! Porque vai valer muito a pena.

Gostei bastante da forma como as coisas foram amarradas no final e, pra mim, tudo fez muito sentido, o que gerou aquela sensação de que valeu a pena cada segundo investido, cada pista frustrada, cada diálogo interminável sobre as pinturas e vida de Monet e até o romance brega. De fato, a confissão final é bem brega e expositiva, mas eu ainda estava super impactada com a grande revelação final (que vai muito além das motivações do assassino).

Amei e comprei o livro físico para ter na coleção. Vale a pena e quero voltar para esse universo uma hora dessas, até porque acabei dando uma ignorada no núcleo das crianças e, com certeza, não recomendo.

Esse livro me humilhou da melhor forma possível. Paulo Ratz: você nunca errou!

Lu.Arbigays 19/04/2024

Um dos melhores livros que já li
Leiam, por favor leiam.
Esse livro se trata de uma história de um crime, algo fatal e brutal, uma vida ceifada e que não teve a oportunidade de ser feliz.
É um livro que vai mexer com a sua percepção de tempo e vai fazer vc pensar nas suas decisões de vida.
Eu chorei, nossa como eu chorei lendo o final desse livro, e vcs vão entender, apenas leiam e vcs com certeza vão entender.

Débora 19/04/2024

Li por causa do Paulo ratz
Definitivamente um livro bom, muito bem pensado e executado, só não dei nota mais alta pq o meio é cansativo e arrastado em alguns momentos, porém o final do livro amarra tudo e faz sentido, em resumo um livro bom!

nana 17/04/2024

Não combino muito com a lentidão
Com que o livro é conduzido. Achei o plot beeeeem legal mas eu já tava tão cansada de toda trajetória que nem consegui aproveitar como deveria.
Susan Meireles 22/04/2024minha estante
Estou lendo e tenho a mesma sensação. 60% e as coisas nem começaram a se amarrar ?

Vic feitoza 17/04/2024

Simplesmente genial
Quem disser que adivinhou o plot pode ganhar um prêmio ou é muito mentiroso. Esse livro foi a coisa mais diferente que eu já li nos últimos tempos. Como uma pessoa consegue pensar isso????? Tô impactada, merecia muito mais reconhecimento, paulo ratz obrigada por tudo.

Stephanie.Lauria 16/04/2024

Muito bom, mas...
Tive dificuldade de engrenar a leitura no começo, mesmo querendo ler acabava pegando no sono. Mas depois foi fluindo de um jeito melhor.

A história é interessante e muito bem ambientada, dá vontade de conhecer Giverny. A estrutura do roteiro da história me lembrou Dan Brown: capítulos intercalados com diversos pontos de vista e histórias paralelas, menções a lugares e obras de arte reais gerando aquela curiosidade que te faz passar a leitura inteira procurando no google e vendo imagens dos locais e das obras descritas.

Achei só que a construção de alguns personagens e acontecimentos meio estranhos... crianças de 11 anos agindo e falando de forma muito mais madura, um amor recíproco fulminante a um primeiro olhar... sei lá. Algumas coisas me irritaram um pouco.

O final é de fato uma surpresa e as pontas são bem amarradas, mas não dei 5 estrelas porque achei o texto desleal com o leitor em nome de manter o segredo/plot twist (coisa que, pra mim, é imperdoável em um roteiro).

Mas vale a leitura.

malu 16/04/2024

Brilhante!
Sempre que vou ler algum livro de suspense já me preparo para a surpresa, porque eu quase nunca consigo adivinhar o final. Pra ser sincera, essa é a parte mais legal inclusive. Mas em ?Ninfeias Negras?, eu não só não adivinhei como nem se quer pensei na possibilidade de o desfecho ser da forma que foi.
Quando o final chega e as coisas se encaixam, você fica completamente embasbacado, e indignado por saber que tudo estava ali, o tempo todo, você só não foi capaz de enxergar.
Fiquei um pouco revoltada com o final, de lembrar que as coisas na vida real são meio merda mesmo e que o ser humano sempre se supera quando o assunto é: ser horrível.
Senti pena dos personagens, e ainda não consigo acreditar que passei 3 dias dentro desse universo e não captei o que de fato estava acontecendo.
Obrigada Paulo Ratz por sempre indicar os melhores livros possíveis, simplesmente absurdo.

Fabmatos_ 15/04/2024

Merci, Bussi!
Completamente influenciada pelo Paulo Ratz, me embarquei no envolvente mistério de Ninfeias negras. Cara, que livro! Primeiro que o prólogo já te instiga para a história e olha, faz tempo que não lia uma introdução tão incrível. Segundo, que a história é sensacional! Tudo me deixou curiosa, inclusive as obras de artes. Então, foi uma experiência única. Eu fiquei surpresa com o plot twist e mais surpresa ainda com meu marido, pois ele adivinhou praticamente tudo (leitor voraz esse) (lemos juntos). Achei excelente e estou curiosa para as outras obras do autor. SUPER RECOMENDADO!

Juliana2496 15/04/2024minha estante
Ta na minha lista, influenciada por ele tbm kkkkkk

Fabmatos_ 15/04/2024minha estante
Leia, Juh! Acho que você vai gostar!

Ju5336 15/04/2024

Livro incrível. Me envolvi na história, quebrei a cabeça para tentar descobrir a resolução dos crimes (não cheguei nem perto) e me surpreendi com a resolução final, para mim fez sentido e encaixou todas a peças.

dafnebug 14/04/2024

Livro com excelente plot e muita sensibilidade
Comecei a ler pela indicação do maravilhoso Paulo Ratz, e não me arrependi da leitura. Meu deus, que livro genial! Jamais imaginaria esse final! Algumas suspeitas minhas estavam certas, mas nunca com esse desfecho.
A contextualização sobre Monet e tudo mais, faz parte pra compreender a história em si, e acho que foi até uma manobra do Bussi pra confundir, muitas vezes. O final me fez chorar muito, quanta sensibilidade do autor. Recomendo pra quem gosta de um policial à lá Ágatha Christie.

Jane Mary 14/04/2024

Confesso que este livro já estava na minha lista a uns 2 anos e resolvi ler agora por insistência da minha sobrinha que tbm estava lendo como ela disse que o livro ficava meio arrastado no meio decidi fazer uma pesquisa sobre Monet e sua história para não ter esta mesma experiência e foi ideal para que me conectasse de forma diferente com o livro, achei a dinâmica da narrativa muito inteligente por parte de Autor e amei e odiei com a mesma intensidade vários personagens o plot do final e impecável e me surpreendeu muito pois em nenhum momento desconfiei do que seria justamente por sua narrativa tão perfeita.. O Livro nos leva e várias reflexões que não vou citar aqui para não dar spoilers..
Mas adorei o livro o desenvolvimento dos personagens e cada desenrolar em volta dos Mistérios que envolvem toda história.
Netuno sem dúvidas rouba a cena, mas ele é só a cereja do bolo.
Mas uma vez reforço a brilhante construção da história por parte do Autor Confesso que fiquei chocada com as descobertas no final.
Recomendo muito a Leitura.
Vale a pena mesmo para os que acharem a leitura arrastada que não foi o meu caso vale a pena insistir e ir até o final.
Ninfeias Negras é uma doce e dolorida surpresa..

Vicmayimona 14/04/2024minha estante
Tô louca pra ler esse, mas como n tenho costume com o gênero vou pegar outros antes aí acho q vou gostar mais

Bia 14/04/2024minha estante
O melhor é começa com que seja mas fácil de ler ,esse é um pouco complicado.