Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Amanda Bia 15/03/2024

Maravilhoso!
No idílico vilarejo de Giverny na França, um conhecido médico é encontrado morto e a tragédia agita a vida de seus moradores. Dois detetives são encarregados do caso, mas quanto mais eles investigam mais as coisas parecem sem solução.
Três mulheres parecem ser as protagonistas desse mistério. Uma menina de onze anos que tem um incrível talento para a pintura, a professora do vilarejo que encanta a todos com seus olhos lilases e uma senhora idosa que observa a tudo e a todos e sabe exatamente o que está acontecendo.
Entre quadros de Claude Monet, cenários saídos de contos de fadas, amores proibidos e mistérios que vão se acumulando, o autor vai costurando essa história que parece não ter solução. Quanto mais coisas vão sendo reveladas, menos elas parecem fazer sentido. Até que de repente em poucas frases todo o quebra-cabeça é montado e a gente fica com vontade de ler o livro tudo de novo sob uma nova perspectiva.
Eu amei essa história! Ele pode parecer um pouco cansativo para algumas pessoas, porque em vários momentos os personagens falam sobre arte, impressionismo e Monet. Como eu amo arte, para mim foi quase como ter uma aula e não me entediou nem um pouco.
Tem uma cena um tanto quanto violenta contra um animal que me deixou chocada, mas ela passa bem rápido e apesar de me chatear não me fez tirar nenhum ponto da leitura. Então, se for ler vá preparado para isso.
Foi um livro surpreendente, que me causou diversas emoções e teve um final inesperado, mas que deixou o coração quentinho. Recomendo muito a leitura e vou panfletar ele para sempre.

Diego 13/03/2024

De tirar o fôlego
Um suspense policial maravilhoso que leva o leitor a conhecer a cidade de Giverny, lar do falecido pintor Claude Monet, e a conhecer a história de 3 mulheres que tiveram suas vidas marcadas pelos encantos da cidade e por uma série de acontecimentos que são impossíveis de se parar. O final me pegou completamente desprevenido e me fez ter uma grande vontade de reler só pra ver essa história de novo.

Rebecca 11/03/2024

Eu sempre via esse livro na Amazon mas não tinha tido a iniciativa de comprar, mas eu li ele por causa de uma leitura coletiva.
Eu amo o tema desse livro, amo Monet e história da arte. Mas confesso que a linguagem floreada demais me deixou cansada no início.
Esse livro da uma bagunçada na nossa mente, ainda fiquei perdida nos personagens ao longo do livro, mas o plot é realmente muito inovador e interessante! É o tipo de livro que você vai gostar quando terminar, mas 90% do tempo vai ficar na dúvida se continua ou desiste. Resumindo, valeu a pena.

Juan199 07/03/2024minha estante
Vim pelo Paulo Ratz tbm ksksksks

Mariana113 04/03/2024

Daria uma ótima minissérie
Gostei bastante do livro (apesar de achar algumas partes maçantes), diferente de alguns comentários não achei obvio o final, mas confesso que fiquei confusa em alguns partes, até reli para ver se algumas partes faziam sentido ou não.

A ambientação é bem bacana e algumas coisas são bem detalhas, recomendo quem for ler que busque imagens do que esta escrito par aumentar a imersão e que leia com atenção para não acabar se perdendo/tornar a revelação de tudo no final ainda melhor.

Laura.Schmidt 28/02/2024

Ninfeias Negras
Lido pro clube do catarse do Paulo Ratz e MEU DEUS. Não dava nada pra esta leitura e cá estou eu dando 5 estrelas e favoritando essa obra prima. Não sei o que gostei mais: toda a atmosfera de Giverny, da história de Monet e suas ninféias ou da forma que o autor escolheu pra conduzir a sua narrativa (diga se de passagem mt fod*). Amei tudo do início ao fim, mas não vou entrar em muitos detalhes pois acho que os leitores merecem ter a mesma experiência incrível que eu tive de apenas me deixar levar por essa história e me surpreender a cada capítulo. BOM DI MAIS!!
Carolina2762 08/03/2024minha estante
O final!!!!
Qndo ela tá no moinho e fala que a Patricia Morval é boca aberta!!!
Eu só pensava: NÃO ACREDITO!!

Jaque 27/02/2024

2/5 ?
Livro extremamente cansativo, chato, arrastado.. demorei muuuuito pra conseguir finalizar, o plot é realmente uma surpresa, mas achei muito sem sentido, enfim.. uma enrolação pra um final bem meia boca

Dani 04/02/2024

Breves comentários sobre
O livro começa falando que a história se passa no vilarejo onde viveu Monet, que aconteceu um assassinato e que três mulheres (uma menina, uma mulher adulta e uma idosa) querem muito sair de lá, mas que só uma saiu viva. Então acompanhamos a vida dessas mulheres e o desenrolar da investigação. No fim tudo se amarra direitinho e fiquei muito feliz do autor ter conseguido me fazer de trouxa.

lumefe 26/01/2024

Esperava beeem mais
O começo do livro é muuuuito arrastado. O meio fica ok mas já entrega todo o final. E aí, no final, quando eu esperava me surpreender, aconteceu o que eu imaginava. Claro, com uma riqueza de detalhes bem maior, mas não o suficiente pra me fazer gostar.

Erika 26/01/2024

O crime de sonhar
É um livro bom, teve um desfecho q me surpreendeu um pouco, não esperava esse final.
Foi ficando um pouco confuso algumas vezes, mas depois conseguia encaixar as peças. Foi uma leitura devagar no comeco. As partes mais misteriosas e românticas foram as q me prenderam mais.

Naara.Brum 20/01/2024

Achei a ambientação e o envolvimento com as obras de Monet muito interessantes. No entanto, achei a leitura lenta, uns detalhes que achei exagerados. No fim não achei o plot tão absurdo quanto eu gostaria, alguns detalhes dele somente, mas desde o começo já da p ter uma noção. Livro bom, mas esperava mais emoção dele

Caroline899 18/01/2024

O livro é um pouco lento e demora para ficar interessante, porém é profundo e você se sente um morador do vilarejo. Haha Também é impossível ler sem se sentir ou ter vontade de conhecer Giverny e os jardins de Monet.
A reviravolta do final é surpreendente e chocante.

ari 07/01/2024

Livro bom, final inesperado
A leitura é um pouco "maçante", mas li o livro até o final porque gosto desse tipo de genêro. Tenho que admitir que a teoria criada pelo escritor se passou pela minha mente (em alguns momentos, embora confusos) mas que não posso comparar à criatividade que ele teve durante a escrita.