Ninfeias negras

Ninfeias negras Michel Bussi

Resenhas - Ninfeias Negras

Joy - @criativoocio 07/09/2020

Escrito pelo francês Michel Bussi e lançado no Brasil em 2017, Ninfeias Negras mescla mistério com aulas de história da arte já que o autor deixa bem claro no início do livro que todos os fatos sobre a vida e a arte de Claude Monet e os outros pintores impressionistas citados são verdadeiros – os roubos de obra de arte mencionados, também são reais. Os locais da idade de Giverny que aparecem no livro também são reais.
Esse é um daqueles livros onde todos os mínimos detalhes devem ser considerados, alternando a narrativa entre primeira e terceira pessoa o autor vai construindo um senário de mistérios que te intriga do começo ao fim – a mudança de narrativa acontece dependendo de quem é o personagem central do capítulo, como se tivesse sido escrito por pessoas diferentes. Esse é uma trama de assassinato, dos bons a cada capitulo eu suspeitava de alguém diferente, apesar do assassino ser meio previsível as circunstâncias é que são o ponto alto da história e o final reserva um plot twist que liga todas as pontas criada pela narrativa.

Duda Onofre @paginasnarede 18/10/2020

Desenvolvimento irritante, porém final impressionante
? Ninfeias Negras é um romance policial francês que tenta solucionar o caso de um corpo encontrado nos jardins de Monet. Narrado a partir de diferentes pontos de vista, possui como protagonistas três mulheres que são as únicas a saberem o que de fato aconteceu: uma criança de 11 anos, uma professora do ensino fundamental e uma idosa que tudo observa. Suas histórias se entrelaçam e conduzem à investigação deste mistério envolto na história da arte impressionista;

? Este livro gerou reações bem controversas em mim. Desde o início da leitura, eu me apaixonei pelo enredo e queria saber como se desenrolaria o caso, fiquei presa à história nesse sentido. No entanto, uma das coisas que mais gosto em um livro é o desenvolvimento dos personagens, algo que (na maior parte da narrativa) parece mal trabalhado aqui e me irritou bastante, trazendo figuras estereotipadas - assim como seus diálogos - e linhas de pensamento que muitas vezes não condiziam com a idade das pessoas em questão;

? Outro ponto negativo é que o livro tenta ao máximo relacionar as suposições do enredo com fatos históricos da arte impressionista. O que pode parecer uma ótima ideia de início acaba gerando excesso de informações para a narrativa, que poderia ter cerca de 100 páginas a menos e ser mais fluida caso os acontecimentos disponibilizados fossem melhor selecionados;

? Porém, apesar dos pontos que prejudicaram minha leitura, fiquei satisfeita demais com o final e a forma como todos os pontos se encaixam. Se você busca uma narrativa que seja bem amarrada e te surpreenda, vai encontrar o que busca aqui. Terminei querendo muito conhecer outros livros de romance policial e do autor (porém da próxima vez terei o cuidado de escolher um livro mais curto, torcendo para que ele traga menos informações em excesso).

Carolegal_ 29/10/2020

Bom final!
No início achei um pouco parado pois eram descritos em demasia os lugares, mas com o desenrolar da história foi melhorando e as dúvidas foram surgindo. Parecia que as coisas não faziam muito sentido até chegar nos finalmente e tudo se explicar de uma maneira assustadora/triste/feliz. Conclusão muito boa do livro.

Cris 17/11/2020

quando vai chegando ao final é que vai ficando melhor !
ele me surpreendeu .
confesso que o Serenac até foi me causando certa irritação ao longo da leitura,mas depois tudo se concluí com maestria . É preciso ler até o final para que se entenda a história.
obs : Existe a versão dele em formato " comics"

Letícia 07/12/2020

Uma amiga me recomendou o livro, e eu estava com as expectativas nas alturas. Principalmente depois de ler as primeiras páginas, que foram, ao meu ver, geniais.

Contudo, a história se perde no meio de tanta narração, ao meu ver, desnecessária. A narração da cidade era, para dizer o mínimo, massante e desinteressante. Eu pulei tantas páginas desse livro porque eu não aguentava mais a narradora descrevendo as ruas, as cores e a história. Mas para quem gosta, deve ter sido uma ótima experiência, ainda que massante para mim.

O foco principal da história se perdeu no meio da narração, mas foi uma ótima surpresa para mim o final. Em nenhum momento (até o apice) eu suspeitei do que estava de fato acontecendo ali, mas posso garantir que a narração demorada vale a pena no final. Infelizmente, sempre que eu lembrar desse livro, o que primeiro saltara a minha cabeça é o ponto negativo que me fez largar o livro na metade, ler outro, e só então finalizar a leitura.

De qualquer forma, quando dizem que autores são como serial killers e tem um "modus operandi", é verdade. fui descobrir apenas no final do livro que o mesmo autor escreveu O vôo da libélula, que usa dos mesmos plot twists que Ninfeias Negras: o jogo com a linha do tempo. Gostei muito no primeiro livro, gostei muito neste também.

Indico a leitura, mas também indico pular as páginas e mais páginas de narração sobre Giverny. Você não se fica entediada, e não perde absolutamente nada da história principal.

Emanuela 21/01/2021

Trama surpreendente
O primeiro livro do ano foi Ninfeias Negras do autor francês, Michel Bussi. Quando terminei a leitura, minha cabeça parecia explodir! Isso mesmo. A trama é inteligentíssima e o final surpreendente.

A história se passa em Giverny, cidade mundialmente conhecida e que atrai multidões devido os quadros das Ninféias, de Claude Monet. É nesse cenário que ocorre um assassinato de um respeitado médico. Enquanto a polícia inicia sua investigação, três mulheres diferentes sob qualquer aspecto parecem estar ligadas fortemente ao mistério: Fanette, uma garota de 11 anos, egoísta, que tenta finalizar seu quadro para concorrer a uma bolsa de artes. Stéphanie, uma professora, mentirosa, se envolve com um dos investigadores e coloca seu casamento em cheque. E uma senhora idosa, má, que observa o desenrolar dos fatos de uma visão privilegiada.

A senhora idosa, inclusive, é nossa narradora. Ácida e aparentemente sem qualquer empatia diante dos acontecimentos que se desenrolam, cheguei não só a questionar seu caráter, mas senti raiva.

Admito que demorei um pouco para me prender na história. Penso que isso se deu pela descrição excessiva do ambiente (para o meu gosto), mas depois de um tempo já estava totalmente envolvida com o mistério, criando minhas conjecturas. No entanto, não fiquei imune ao cenário nem as ninféias. O contexto artístico, me fez pesquisar alguns quadros de Monet e de outros impressionistas, além de usar o Google para ver Giverny, o laguinho, a casa de Monet, o moinho... e esse foi um plus que não esperava quando iniciei a leitura.

Andreza 21/01/2021

Não existe amor feliz...
No início encontrei uma certa resistência para me prender a história, mas com o passar do tempo a leitura foi ficando fluída. Ninfeias Negras de Michel Bussi, é um verdadeiro, intenso e brilhante romance policial. Uma obra obrigatória para os amantes do estilo. Recomendo a leitura para os fãs de mistério e que gostem de finais surpreendentes. Só não avaliei com 5 estrelas por essa resistência inicial, mas deixo a dica de que não desistam da leitura se encontrarem essa resistência, pois vale muito a pena esperar pelo desenrolar da trama.

Jey Canavezes 23/01/2021

Um livro de tirar o fôlego
O livro é um suspense. E o que faz um bom suspense é manter o leitor preso até o momento em que a história se esclarece e todos podemos apontar o culpado.

Apesar de ter achado bem arrastado, embolado e fraco em alguns momentos o livro cumpre o seu papel e nos traz uma reviravolta que surpreende.

Jessica Rothe 30/01/2021

Surpreendente
Confesso que esse livro não seja do gênero que eu goste, mas tentei sair da zona de conforto por uma indicação e desafio literário. Me surpreendi com a história, gostei bastante para falar a verdade. Fiquei surpresa com o desfecho e bem satisfeita. Recomendo

Nat 31/01/2021

Uma obra de arte
Giverny está há tempos na minha lista de lugares que desejo conhecer. Agora talvez ela pule na frente de outros!! Eu amei! Talvez porque a arte me interessa e tenho estudado mais sobre os movimento e os artistas. Gostei de como o suspense foi desenvolvido. Da profundidade dos personagens. Gostei do final. Tudo que é preciso para que eu o considere um favorito! Não é um livro para ser devorado em um dia. Demorei um pouco mais devido aos poucos diálogos na primeira metade do livro. Mas nada que me tirasse o interesse. Nota 5, favoritado!

David713 16/02/2021

Instigante e surpreendente!
Leiam! É um thriller diferente que te pega desprevenido e te deixa com cara de bocó. Hahhahahaahha

Lilosinskas 06/04/2021

Surpreendente, intrigante, com toques de tristeza e história da arte!
Um livro que instiga a pesquisa por arte, faz a gente viajar e tem como plano de fundo um suspense de ótima qualidade. Vale a leitura!

Priscila 07/04/2021

Muito bom!
Eu amei esse livro. Um dos melhores livros do gênero que já li. No final todas as pontas se interligam e vc se questiona como não percebeu o que estava bem diante dos olhos.

Sandra 26/06/2021

Se você gostou de mentirosos, vai gostar desse livro
Não sei explicar o quanto eu gostei dele. A sensação que eu senti no final foi igual a de quando eu li mentirosos - primeiro eu achei ridículo, depois eu entendi o que estava acontecendo, e então achei tudo incrível (e também me senti burra por não ter percebido antes) vale muito a pena, mas é bom anotar os nomes, vai ser muito necessário no final

Drê 24/08/2021

final do livro é um plot twist ABSURDO
Comecei a ler o livro super empolgada e ele realmente me prendeu no começo, mas ao decorrer do tempo, fui me cansando do livro. O desenvolvimento da trama é MUITO lenta, tive que erguer muitas forças pra continuar lendo. Mas sinceramente, valeu muito a pena. A conclusão da trama foi totalmente impressionante, nunhuma das minhas teorias que eu havia pensado ao decorrer das páginas chegaram perto. A genialidade do autor é arrebatadora.