Enquanto Eles Não Vêm

Enquanto Eles Não Vêm Robson Gundim

Resenhas - Enquanto Eles Não Vêm

André 20/02/2020

Infelizmente, o livro não funcionou pra mim. A sinopse me vendeu um livro melhor do q realmente era.

A premissa é interessante, o autor sabe fazer boas descrições e o gore é mto bom, mas a trama é mto clichê e tenta dar seriedade demais, mas acaba apenas sendo brega (qndo vc lê q o apelido de um dos personagens é "lobo falastrão" não dá pra levar a sério).

Os personagens não tem personalidade e nem carisma, não me importei nd com eles. Fora que os diálogos são bem estranhos, parece q foram tirados da dublagem de algum filme de brucutu dos anos 80.

Tmb achei bem forçada algumas situações e decisões tomadas, sem lógica alguma. O final tmb deixa a desejar, a meu ver.

Acho q se o livro abraçasse mais o lado trash ficaria bem melhor, mas no momento que tenta parecer tão sério e não consegue cumprir a premissa, fica só bobo.

Daniela 26/02/2020

Arrastado
Leitura arrastada, com excesso de informações sobre o cenário, personagens genéricos. Achei que a personagem feminina principal seria a fodona, mas se mostrou tão sem sal que perdeu todo o carisma (e ainda não entendi o papel do irmão dela na trama). A leitura tem seus altos e baixos, mas em geral não cativa.

Alanna.Serra 27/02/2020

Um bom livro
A história é boa, li o livro rápido e as vezes me pegava pensando na história quando não estava lendo, entretanto, o livro é apenas isso, bom, nada de extraordinário, mas mesmo assim recomendo a leitura, talvez para você o livro seja algo a mais do que foi para mim.

Sarita Helena 03/03/2020

Gostei
Leitura envolvente. Não foi bem o que imaginei, seguiu por um caminho diferente. Achei algumas partes um pouco cansativas e que em outras poderia ter se aprofundado mais. Gostei do final. Valeu a leitura.

maracci 31/03/2020

Envolvente
Livro muito bem escrito e com um enredo que prende o leitor.

Victor.Lobo 14/04/2020

Nada de espetacular.
Uma história com uma primicia interessante, só que se arrasta até você entender os porquês da operação, porém quando você entende, se arrasta muito, pulei algumas partes, o final te assusta, porém não me agradou muito.

Maisa @porqueleio 23/07/2020

Para os fortes
Paraíso Florestal é um pequeno vilarejo no interior da Bahia. Acontecimentos sinistros já foram relatados há anos, e parece que o fenômeno volta a repetir. Para avaliar a situação, uma equipe da COPS (Command Of Police Squad) foi designada para investigar.

Em campo, contrariando os protocolos, eles são divididos: David e Lívia ficam responsáveis por avaliar a situação na subdelegacia rodoviária na entrada da cidade, e o restante – o capitão Deke, Taj e Caleb, vão em direção ao povoado.

No posto policial, David e Lívia não encontram ninguém, até que se deparam com uma criatura sinistra. Desmaiam, acordam no dia seguinte, e já não conseguem contato com ninguém. Eles saem a procura dos outros membros, e entram no povoado – que está deserto. Pior, parece que as pessoas desapareceram a poucos instantes: na escola, o material dos alunos está sobre a carteira. No hotel, café da manhã preparado. Parece que todos saíram apressadamente, mas nenhum sinal humano. Até que... daqui em diante, recomendo ler de dia! Porque minha imaginação é muito visual, então a descrição dos seres era minuciosa para permitir a imaginação de ir longe...

Escapando da cidade, eles se deparam com uma mansão no meio da floresta, e é lá que vão encontrando respostas para o emaranhando de questões que precisam responder. Pena que li no ebook, queria ver as ilustrações que permeiam o livro em tamanho maior... Uma leitura bem interessante, porque comecei acreditando se tratar de terror, mas tem uma pegada de policial, e de repente temos um pouco de ficção científica! Só não gostei da única mulher na estória ser representada como quem vai ser salva!

Mas um final... quando a gente acha que está tudo bem, temos uma reviravolta de tirar o fôlego!

site: https://www.instagram.com/p/CCMJhULD6YP/

Raiana 14/02/2021

Suspense instigante
Esperava ler algo na vibe de Lovecraft, a apresentação do livro remete a isso, mas acabou sendo algo mais para Resident Evil (como já muito mencionado).
A leitura foi arrastada, com muitas descrições desnecessárias, trechos que me faziam achar que seriam importantes para o desfecho e não foram.
Apesar disso, a história instigou minha curiosidade, queria saber o que aconteceu com a população de Paraíso Florestal e quem eram as criaturas dismórficas, além do segredo dos Mombach.
Apesar das explicações, terminei sem saber exatamente o que eram as criaturas. Ora remetia a uma experiência de criação biológica, ora a forças sobrenaturais, extraterrestres, sei lá...
Mas, apesar de não ser exatamente o que esperava, a história se desenvolve bem (poderia diminuir umas 100 páginas de descrições massantes), um suspense instigante. Gostei do final, tendo um gancho para uma continuação da história.

Christiane.Sérgio 21/01/2022

Este livro me fez lembrar as histórias da coleção vagalume, que tanto amo.
Autor jovem, brasileiro e baiano com parte do corpo em Lovecraft...muito feliz e impressionada com a leitura.
Amei!

Ernan 11/02/2022

Uma homenagem a grandes obras do terror
Achei uma excelente homenagem a grandes obras do terror e do suspense, como os livros do H.P. Lovecraft e Resident Evil. É bem escrito, gostoso de ler, e com anexos que nos fazem ter uma maior imersão na história.

Kat 13/03/2022

Instigante
Senhoras e senhores como eu disse, enquanto eles não vêm foi minha leitura favorita do ano e ele nem acabou. Não vou entrar em muito detalhes mais meu deus do céu, esse livro foi totalmente incrível e não me arrependo de ter lido. Essa trama instigante e sempre a flor da pele me puxou de um jeito e a narração e aos mistérios da história foram tão bem trabalhados que até eu estou mais curiosa que tudo. Simplesmente incrível

Italo 27/12/2022

Enquanto eles não vêm
Uma leitura gostosinha, bem leve. Nota-se claramente uma influência de Resident Evil - talvez mais do que o ideal. Recomendo caso queiras uma experiência descompromissada daquelas que se dão em tardezinhas ou em transporte público.
Robson 21/01/2023minha estante
Obrigado pela leitura, Italo! Revil é minha paixão e por isso o livro carrega muitas referências. Esse ano sai o último volume!

clara 02/02/2023

foi o primeiro livro de terror nacional que eu li, achei a história com um grande potencial, prendeu bastante minha atenção no início, porém em algumas partes achei a leitura arrastada. O final foi bastante surpreendente para mim

Rayra Vieira 10/02/2023

IMPECÁVEL!
Já fazia um tempinho que estava de olho nesse livro e a leitura foi muito melhor do que eu esperava. Faz alguns dias que terminei, mas ainda tô impactada com a qualidade desse livro!

Eu amei a escrita do autor e a narrativa em terceira pessoa com certeza enriqueceu demais a experiência de leitura (e olha que sempre prefiro a escrita em primeira). O enredo é extremamente bem trabalhado, inteligente e com uma dose altíssima de mistério que acompanha a narrativa do início ao fim. Os personagens (especialmente os protagonistas) têm uma construção muito boa e a ambientação com certeza é o grande ponto alto: o autor descreve tudo com uma riqueza de detalhes tão grande que é impossível não imaginar e até mesmo se visualizar ali, vivendo todas as angústias, medos e descobertas junto com os personagens. Outro ponto altíssimo também são os recortes de jornais, fotos e a narrativa em forma de diário que encontramos em alguns momentos no livro.
Eu, como uma pessoa apaixonada por livros de terror/suspense/mistério, amei a experiência que tive com "Enquanto eles não vêm" e mais satisfeita ainda por ser uma literatura nacional.

Muito bom mesmo!

Mare 12/11/2023

Não sei
Li bem rápido o livro, porém tive a impressão de que a escrita era meio forçada em muitos momentos.
Me lembra bastante estar jogando vídeo game e ir achando as pistas, com muita calma ir coletando informações, instrumentos que ajudem no decorrer, mas justamente essa impressão tirou a fluidez do livro.. não sei explicar..
Não me apeguei a nenhum personagem e senti que foi pouco entrelaçado a história e personalidade de cada um durante a narrativa.
Não imaginava que teria continuação e agora sabendo disso não vou reclamar dos nós soltos, porque fiquei com muitas dúvidas.