Meu nome era Eileen

Ottessa Moshfegh

Resenhas - Eileen

Lu 07/03/2022

Interessante
Uma história que me pegou desde o início com a curiosidade de saber o que a motivou a fazer o que fez, e também pelo próprio estudo da protagonista. Achei alguns trechos desnecessários e um pouco prolixos, fora a gordofobia sempre presente, mas no todo é uma boa história.

gabibs 24/02/2022

comprei esse livro pq eu AMEI rest + relaxation dela mas sinceramente fiquei um pouco decepcionada. as primeiras 180 páginas são muito arrastadas, depois disso valeu a pena e o final eu adorei, mas do livro esperava mais. a eileen fala/faz umas coisas muito nojentas achei disturbing

Triz 01/02/2022

meio estranho meio bom
comecei o livro sem ter lido a sinopse e fui indo achando que seria só uma grande memória de como Eileen foi embora sem grandes emoções, só os pensamentos e sentimentos dela, mas ai do nada fui pega de surpresa pelo plot twist e foi bom. deu movimento ao livro, apesar de deixar alguns pontos soltos. gosto muito da forma como otessa escreve e faz os personagens parecerem reais e terem pensamentos tão reais que as vezes chega a ser nojento (e tem muita passagem que causa desconforto). no final é um bom livro sobre ter 20 e poucos anos e estar perdida.

João Vitor 15/11/2021

Incômodo, deplorável, perturbador e genial!
A Ottessa não tem pudor para descrever o íntimo e os ímpetos dos seus personagens. Percebi isso em ?Meu ano de descanso e relaxamento?, (que continua sendo meu favorito) mas em Eileen, está bem mais claro e explícito. O livro começa de forma lenta, mas há um incômodo e uma angústia que você sente durante a leitura e faz você perceber que alguma coisa irá acontecer. A protagonista, Eileen, deixa isso bem claro durante a narrativa, é como se ela mesma fosse a música de suspense que antecede o susto em um filme de terror.

gustav0 15/10/2021

um livro estranho (?), mas muito bom no que ele se propõem a ser. não amei o livro e não vai ser um favorito, mas gostei dele e saí da leitura estranhamente satisfeito com a história

Ana 19/08/2021

A arte de desaparecer
Eileen é um belo estudo de personagem. O livro é narrado em primeira pessoa e a gente realmente se sente imerso na mente de Eileen. Uma mente perturbada, que flerta coma sociopatia. O livro é tenso e a gente fica esperando uma tragédia acontecer a qualquer momento. A escrita é esplêndida. Se você gosta de livros que focam mais no enredo do que na escrita ou personagem, provavelmente você não vai curtir esse livro. Ele quase não têm enredo. Nada de fato acontece até o fim.

Eu vejo esse livro como um rito de passagem feminino, uma história de transformação. Eileen é uma mulher de 24 anos que ainda não se descobriu, que se apaga vestindo as roupas da mãe e assumindo diferentes personalidades de acordo com a situação em que se encontra. Mas, ela está ciente das expectativas sociais e morais com relação à mulher nos anos 1960. Espera-se que ela seja uma boa filha, espera-se que ela se case, espera-se que ela tenha bons hábitos de higiene, que se cuide e cuide da casa.

Eileen usa no rosto uma expressão que ela chama de a máscara da morte (em referência às impressões que eram tiradas dos rostos de pessoas mortas em máscaras de gesso desde a Idade Média até o século 19). Ela se auto deprecia e odeia tudo e todos ao seu redor. Nós como leitores temos o privilégio de ver o que acontece por trás dessa máscara. Por trás dessa máscara a gente vê que existe algo de errado com essa mulher. A máscara externa esconde um turbulência interna.

A tensão narrativa acontece porque a escrita transparece uma sensação de catástrofe iminente algo que vai transformar a vida de Eileen. Ela não é uma personagem feminina que admiramos ou da qual gostamos e isso é demais. Ela é desprezivel e escatológica em suas descrições e não pede desculpas por isso. Colérica, irada, irônica e cheia de um humor bastante negro. Eu não esperava mas dei muita risada com esse livro que é sombrio mas muito arguto.
Carolina.Gomes 20/08/2021minha estante
Nossa! Deve ser forte!