Meu nome era Eileen

Ottessa Moshfegh

Resenhas - Eileen

Ka Cruz 31/10/2023

Espera mais..
A história e a escrita é boa, mas senti que foi tantos detalhes que o contexto em si ficou meio perdido. Claro, deve ter sido a intenção da autora, até pq o foco é a Eileen, mas acredito que poderia ter mais ação e não ficar uma escrita sem incentivo..

Muel 26/10/2023

Eileen
Acabei de terminar Eileen e considero o melhor entre os livros que li da autora.

Adorei desde o começo a trama, toda sua ambientação e psicologia da personagem principal.

Amei, foi um dos melhores livros que li este ano.

just.elis 23/08/2023

Demorado demais. em mais da metade do livro não acontece nada, em 30% eu abandonei e dps de meses decidi retomar pra tentar dnv. aí até os 75% eu li de boa (a escrita dela é inegavelmente maravilhosa), dps comecei a pular as páginas pq eram majoritariamente descrições irrelevantes e descartáveis q não acrescentam em nada na história (que são até interessantes no começo, mas depois fica incabível). o plot é bem surpreendente na vdd mas só acontece lá pros 85% do livro. a gente espera o livro inteiro pela fuga que ela tanto fala, e essa fuga só acontece na última página. fica quase impossível de ler dps de um tempo. vi mta gente, especialmente na gringa, dizendo q esse livro é impossível de parar de ler, instigante. achei totalmente o contrario. eileen é uma protagonista peculiar, interessante, nojenta, estranha, sozinha, antipática e odiável, além de gordofóbica e com altas tendências a pedofilia. ela com 24 anos e o eu lírico que é ela mesma narrando mais velha são bem diferentes uma da outra. o que cativa mesmo é a escrita da ottessa, pq quem for ler pela expectativa do desaparecimento da eileen vai se decepcionar mtoookkkkkkkkkk

dont 15/08/2023

Achei repetitivo e chatinho mas no final nao consegui parar de ler.
apesar de eileen ser estranha os pensamentos dela fazem sentido ja que ela foi tao negligenciada. gostei da personagem nao amei mas gostei.

"naquele tempo, eu não era eu. Era outra pessoa. Era a Eileen.?

Honey K. 07/08/2023

Fui surpreendida
Não sei ao certo sobre o que falar em relação a esse livro. gosto do ritmo da história, principalmente a tensão crescente ali do meio pro final, em que o leitor sabe que alguma coisa vai dar muito errado. Eileen (e todas as outras) é, de fato, uma personagem difícil de engolir (confesso ter simpatizado com a mesma apenas no epílogo). a história carrega uma complexidade interessante.

a forma como a autora aborda a construção da sexualidade feminina, me lembrou, de certa forma, "um amor incômodo" da Elena Ferrante. um assunto presente, mas nunca como o foco, algo mais às margens da história, que se estrutura lentamente e de forma indireta.

pesado demais certas passagens... o transtorno alimentar de Eileen e sua relação com o corpo, seu passado e relação com o pai, a desconstrução do que é ser mulher, a relação da protagonista com os menores detidos e os outros personagens da história.

tá aí outro ponto interessante: o espaço, a ambientação, a descrição das casas, da imundice, do cheiro, a cor das paredes... quase sensorial. todo o simbolismo de ter que largar o lar sujo, a prisão para menores de idade e claro, a cidadezinha X, faz sentido. principalmente, num contexto dos anos 60, em que a vida na cidade grande era vendida como gloriosa.

vou me abster de falar sobre Rebecca, já que acredito que qualquer coisa possa ser spoiler, mas vou deixar claro que: essa mulher me causou um puta desconforto.

Babi Nole 21/07/2023

O livro é realmente muito bom, a escrita da autora é ótima, muito fluida e é impressionante a perspicácia dela pra abordar assuntos tão particulares da mente feminina, minha única reclamação é que por ser muito pautado em reflexões, em alguns momentos pode ser levemente cansativo.

sayywords 16/07/2023

Jovem e totalmente atormentada
Você já conheceu alguém que te fez pensar: "essa pessoa é muito maluca e estranha", saiba que a eileen é três vezes mais estranha e maluca do que essa pessoa que você pensou.
meu nome era eileen é um livro bem forte e não é pra qualquer um, ele acompanha os pensamentos de uma jovem de 24 anos que trabalha em uma prisão de jovens meninos uma semana antes de fugir da sua cidade, os seus pensamentos são totalmente atormentados e pesados, você fica até assustado com os desejos e fantasias que ela tem durante o livro.
por ser mais ficado na psicologia da personagem, pode ser que ele pareça ser chato ou tedioso (realmente não acontece muita coisa durante a história) mas a escrita é muito boa e consegue fluir bem, não necessariamente vai te prender, mas posso te garantir que mais pra metade do livro você não vai conseguir parar de ler
eu me senti muito triste em algumas partes desse livro, a personagem quer coisas que mostra o quão insegura e louca por ser desejada por alguém ela é.
se você gosta de livros melancólicos, com certeza vai gostar de meu nome era eileen

"os diretores de prisão e os psiquiatras deste mundo são mais loucos do que a maior parte dos assassinos. as pessoas contam a verdade, se você estiver mesmo disposta a ouvir"
"esperava que eles enxergassem através da minha máscara mortuária para ver a minha alma triste e fogosa, apesar de eu duvidar que chegassem a me notar"

Isabelalalala 11/06/2023

Eileen é uma protagonista completamente perturbada e infeliz, chega a incomodar a gente, mas acho que a intenção era essa mesmo. Cenário caótico, o livro vai relatando o dia a dia dela antes de fugir da cidade natal dela. Você aguarda ansiosamente pra ela sair logo dali pra ver se algo de bom acontece no livro e ai de 85% pra frente o livro muda completamente. O que era pra ser surpreendente e envolvente eu achei jogado e sem nexo algum, não me deixou tensa em nada.
É um livro que tinha um certo potencial mas foi total desperdiçado, parece que foi uma obra que a autora desistiu já nos 30% ali. Esperava beeem mais, não recomendaria ele pra alguém não.

cathy 04/06/2023

Eileen.
Uau.
Ler livros da Ottessa Moshfegh sempre é uma experiência muito mais do que interessante, o modo como ela cria tudo em seus universos é tão absurdamente diferente de todos os outros autores que já li. Isso por si só já garante muitos pontos para mim, as obras dela são experiências únicas, sempre muito excêntricas e pouco comuns, sem dúvida quebram muito a ?rotina? e padrões de histórias criados por outros livros.
O que dizer sobre Eileen? Ela é escrita de um jeito tão explicitamente cru que é comum sentir um pouco de desconforto com o que ela diz e retrata sentir, não por se tratarem de coisas estranhas mas, justamente, por serem tópicos tão internalizados e pouco comentados (e ainda sim, que todo mundo sente em certa medida) que é conflitante a ver tratando isso com tanta naturalidade. Eileen é uma pessoa profunda e muito miserável e não faz questão alguma de romantizar isso. Acho incrível o quão sincera ela é sobre seu passado e como ela admite diversas vezes a estranheza e a falta de noção de suas atitudes.
Achei que seria um livro com uma história mais definida, o que me chateou um pouco, mas ainda sim, gostei do livro e do modo como ele é basicamente um estudo da personagem.
Não é uma leitura tranquila, assim como tudo que a Ottessa escreve e eu definitivamente não recomendaria esse livro para qualquer pessoa.

readbarbss 24/05/2023

Eileen sabe como te prender em sua história. a compaixão de início se torna até cômica quando chegamos ao final da leitura, seus pensamentos sarcásticos escondem uma personalidade triste, solitária e egotista.

driellemarianne 21/05/2023

Talvez, apenas não seja o meu tipo de leitura
Apesar da personagem ser extremamente complexa, a leitura se torna extremamente tediosa e repetitiva.
Talvez esse seja o intuito da autora, mostrar que apesar das nossas complexidades, os dias seguem passando um atrás do outro sem grandes novidades.

estela :-) 13/05/2023

Livro ensebado
Eu passei mais da metade do livro sem fazer ideia de qual rumo a história ia tomar. Não estava me prendendo muito, mas o final fez valer eu acho, fazia muito tempo que não ficava agoniada lendo alguma coisa, a tensão que ela coloca em cada cena é maluquice.
Esse é o segundo que leio da Otessa Moshfegh e acho que já posso constatar que ela é perturbada (mas eu até que gosto), parece que ela só deixa aquela vozinha problemática lá do fundo falar o que der na telha e isso pode ser interessante, mas muitas vezes desconfortável também - e acho q nesse livro pegou mais ainda-, o ponto é que eu acho ela meio corajosa (?) de botar essas coisas porque parece que consigo visualizar exatamente a Eileen como personagem...
Agora outra coisa inegável é que esse livro é uma experiência sensorial, parece que você tá lendo uma história ensebada, me dá coceira só de pensar na casa dos Dunlop, da descrição de qualquer refeição, as roupas, o suor, a bebida, aquele carro, conseguia até sentir o cheiro de vômito quando ela descreve, isso foi realmente impressionante.
Enfim, acabou sendo meio arrastado, mas uma de fato uma >experiência

??