Meu nome era Eileen

Ottessa Moshfegh
Ottessa Moshfegh

Resenhas - Eileen

notmuchcompany 08/09/2022

Não foi tão bom quanto imaginei que seria (ainda mais depois daquele pico nos 85% do livro), mas foi interessante e uma leitura fluida o suficiente pra me deixar presa por boas horas. Gostei e quero ler mais da autora.

verena 04/09/2022

me senti extremamente desconfortavel lendo algumas partes, principalmente as q ela falava sobre os meninos da prisão e sobre a sujeira dela e esperava mais do final com a rita e a rebecca, mas fora isso o livro me prendeu muito

jade 03/09/2022

amo muito estudo de personagem. otessa é 100% abuble das ideias e a complexidade de suas personagens são perturbadoras.

Rayanne 27/08/2022

Admito que comprei esse livro pela beleza da capa e li sem saber muito bem do q se tratava, porque queria ser surpreendida. Porém foi uma completa decepção.
A narrativa se desenvolve bem lentamente, e algo de diferente só aparece quase no final do livro. Ainda assim, esses acontecimentos não são bem aproveitados.
O livro apresenta alguns gatilhos. Foi uma leitura bem difícil, pois me causou nojo, repulsa, estranheza e indignação na maior parte do tempo.

beca.fraga 26/08/2022

Eileen completamente bilu teteia da cabeça
Que personagem bem feita!! Os livros e a escrita da Ottessa tem esse poder, de fazer a narrativa de uma forma tão desconfortável que nos deixa preso, não sei explicar bem.
O livro te faz sentir desconforto com os pensamentos de Eileen, mas o desconforto vem pela identificação que o leitor tem com a personagem em algumas falas e momentos. Nos sentimos desconcertados quando se identificamos com tais barbaridades.
É para os leitores pacientes, o livro tem uma narrativa PESADÍSSIMA (e em primeira pessoa), se atenta em muitos detalhes e muitas definições, mas isso com certeza eh pra mostrar como a mente da nossa querida Eileen funciona.
De uma forma confusa!! Uma escrita viceral

júlia 25/08/2022

Eileen bem ablublé das ideias
esse é um daqueles livros em que nada acontece além da cabeça da protagonista. gosto muito desse tipo de história, mergulhar nas mentes de personagens que não estão em seus melhores momentos me rende boas reflexões e muitos post-its nas páginas. com ?meu nome era eileen? não foi diferente, mas também não posso dizer que foi uma das minhas experiências literárias perturbadoras favoritas.

apesar do propósito, como eu disse, ser que nada aconteça, senti que em alguns momentos não acontecia de menos. queria ter visto algumas outras situações da vida da personagem que são citadas, mas não exploradas. o livro focou bastante em um instante específico da vida de protagonista.

Eileen, já com uma idade avançada, narra a história de sua vida quando tinha 24 anos. isso faz com que pareça que ela está falando sobre outra pessoa, em alguns momentos até ela deixa claro que já não reconhece alguns de seus atos antigos. não é por acaso que seu nome ?era? Eileen, como diz o título.

marquei várias passagens e definitivamente foi uma leitura interessante de se fazer! :)

Yasmin 24/08/2022

Eileen e sua máscara mortuária
Eileen, uma jovem da Cidadezinha X que cresceu achando seus pensamentos - inoportunos, estranhos e de vez em quando, homicida - como um alvo de verdade obsoluta. A história é narrada pela Eileen já velha, não alterando pro seu presente, mas contendo histórias fragmentadas dele e como seus pensamentos, ao pouco, foram se transformando. A leitura é cansativa em diversos momentos, em outros, rápida e emocionante. O plot twist com suas amizades me deixou boquiaberta, genuinamente impressionada. Apesar de o desfecho não ser o que eu imaginava (e queria), é realista.
Alana169 03/02/2023minha estante
spoiler

no final ela acaba não matando a mulher né ?

Yasmin 22/04/2023minha estante
Oi, perdão pela demora! Ela mata, sim, mas põe a culpa no pai

Igor 21/08/2022

Ottessa faz uma excelente construção de personagem, são páginas e páginas em que tece com pequenos detalhes a personalidade inapropriada de Eileen. Porém, também, são páginas de rodeios, a narrativa fica suspensa em um marasmo até bem próximo ao fim. A plot do final não teve o impacto necessário, ao menos em mim, e sinto que se deva ao fato de não ter havido um melhor trabalho narrativo.

mica 06/07/2022

ottessa moshfegh supremacy
queria ser doida igual essa mulher pra conseguir escrever desse jeito. segundo livro que li dela e não me decepcionei

Alaska 27/06/2022

Muito bom!!
Olha, não foi nenhum livro perfeito que mudou minha vida, mas tá em um nível bem mais alto do que as coisas que eu tô lendo ultimamente (péssimas).
O livro não tem muitos diálogos, então a maior parte é narrativa. Achei que isso ia tornar a leitura cansativa, mas na verdade foi beeem tranquilo.
Gostei muito da história e da vidinha horrível da protagonista. A autora descreve alguns trechos de uma forma meio perturbadora, o que faz com que a gente se aproxime mais da realidade da Eileen.
Esperava mais do final e achei que ia ser mais surpreendente, tanto que nas últimas páginas tava rezando pra ter uma frasesinha que ia mudar tudo e tornar o final mais grandioso...
Enfim, apesar dos pesares,
valeu a pena!!
Rafael 28/06/2022minha estante
boa alaska !

Alaska 28/06/2022minha estante
kakskkaka

gabi 08/06/2022

bom
gostei do livro porque me causou estranheza. certos trechos eu li simplesmente ?! que mulher louca o que é isso, mas não necessariamente achei isso ruim (obviamente se to falando wue gostei), e a autora escreve esses trechos é de uma forma agradável também. confesso que queria ler outros livros dela, mas não achei, ai achei esse e foi uma boa leitura rapida de escape. eu gosto de livros que podem ser bem pesados, mas ao mesmo tempo "leves", senti medo, repulsa, empatia, surpresa (gostei do plot), raiva, tristeza, melancolia. tudo num livro que considero "simples", então leitura aprovada

Camila.Mesquita 22/05/2022

Ruim?
Leitura ruim, arrastada, sem desenvolvimento da personagem. Livro vazio e seM conteúdo, o ápice é simplesmente jogado na cara do leitor de qualquer jeito. Não me acrescentou em nada como a primeira leitura da autora ?Meu ano de desencaso e relaxamento?

rafinha 11/04/2022

Ottessa moshfegh se supera a cada leitura!
Que livro impecável, interessante, diferente
a forma que a narrativa é escrita te prende e alem de humanizar um personagem ? ruim ?

Sté.Souza 09/03/2022

Eu fiquei a leitura toda esperando alguma coisa acontecer, porque tinha um ar misterioso , só que não rolou, pra mim foi desnecessário um monte de detalhe...
Escrita da autora muito boa, a leitura foi só boazinha pra mim.