A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Izabel 26/02/2010

História dinâmica e convidativa
Confesso que o primeiro capítulo não me chamou a atenção: a história de uma menina, ainda bem nova, que mora com o pai e quer ser guerreira. Mas continuando, o livro tem um enredo muito interessante, desafiando a personagem - Nihal - a repenssar aquilo que quer, mostrando suas relações de amor e amizade, e de ódio também.
Alguns conceitos usados pela autora não são muito de meu agrado, do tipo "um é tudo e tudo é um", mas relevando esta parte, o livro é ótimo. Estou ansiosa pelo próximo livro!

Aline 03/08/2010

*-*
Concordo com o comentário de um dos leitores, é 'uma história simples', super fácil de ler, mas super cativante e com elementos fantásticos que qualquer pessoa é capaz de admirar! Muito bom! :D

Mari Lucera 18/05/2009

Um livro que me surpreendeu
Em poucas palavras, o livro de Licia foi bem mais do que esperava. Comecei a ler mesmo depois de ter visto criticas negativas a respeito de Nihal, mas ao avancar das paginas percebi o quanto o livro eh rico em materia de crescimento humano. eh uma boa aventura, e a despeito do que dizem a maioria dos comentarios do skoob, vale a pena ser lido.

carlosmrocha 19/10/2010

Um bom desenvolvimento...
Não se julga um livro pela capa, já diziam... Bem, o que me colocou em contato com este romance foi justamente a capa. Gosto muito de ilustrações de capa de livros de fantasia de boa qualidade. Comecei isso com a série Dark Sun/Prism Pentad que tem ótimas ilustrações do artista Gerald Brom. Anos atrás, vi "A Garota da Terra do Vento" e pensei: um dia eu compro.

A Garota da Terra do Vento é o primeiro livro da trilogia Crônicas do Mundo Emerso escrita pela autora italiana Licia Troisi (http://www.liciatroisi.it/biography-en/).

A ilustração da capa, mostra a protagonista, Nihal a garota que sonha ser um guerreiro em uma terra machista, que não admite tal idéia. Nihal habita a cidade em forma de torre, Salazar, uma das muitas que compõe a Terra do Vento. Mora com seu pai Livon, um experiente armeiro e vive uma vida tranqüila, apesar da proximidade do Tirano, que ameaça a liberdade de todas as terras do Mundo Emerso.

O Mundo Emerso é uma terra fantástica habitada por homens, dragões, gnomos, ninfas, duendes e os terríveis fâmins. Das oito terras que circundam a torre do Tirano, Terra do Vento, Água, Mar, Sol, Dias, Noite, Fogo e Rochedos, apenas quatro ainda são terras livres da invasão e dominação dos exércitos do Tirano. O lar de Nihal é uma destas terras livres defendidas por magos, reis, exércitos e pela ordem do Cavaleiros de Dragão.

O livro tem um início bastante lento e se não fosse o fato de já ter adquirido toda a série, talvez tivesse desistido da leitura. Pode até fazer o leitor pensar que a história é inocente e idealizada, ou mesmo rasa. No entanto, conforme a história se desenvolve, torna-se cada vez mais sombria e violenta evidenciando o tema principal tratado pela autora: a transformação interior da protagonista, de uma menina inocente, romântica e que tem o sonho de tornar-se um guerreiro em uma mulher que aprende aos poucos sobre perdas, guerras, persistência, a conhecer seu íntimo e finalmente encontrar o sentido de sua existência.

Apesar de fortemente baseado em elementos comuns em tantos mundos de fantasia e transparecer um pouco de inspiração em características presentes em ambientações de RPG, a autora, aos poucos descreve e desenvolve sua ambientação distinguindo de outras com suas características únicas. A jornada de transformação de Nihal, pode aborrecer alguns leitores, uma vez que repete-se um pouco, oscilando entre ser privilegiada por coincidências que a favorecem no enredo e desastres que a desfavorecem devido à sua própria imaturidade.

É um pouco do que dá para contar sem entrar em detalhes da história. Vale destacar, além da protagonista, alguns personagens que acompanham a garota em sua jornada, tais como o mago Senar, o duende Phos e o Cavaleiro de Dragão, Ido.

O ponto forte do romance é justamente o segundo ato, sendo que o primeiro, como comentamos é um pouco lento e o terceiro deixa um pouco a desejar pela ausência de um clímax. Mas devido ao segundo ato, ambientação interessante, alguns bons diálogos, desenvolvimento psicológico da personagem, bons personagens de suporte e a promessa dos livros seguintes, A Garota da Terra do Vento é um título que vale a pena conferir.

Um fato curioso sobre o romance, não sei se devido à uma escolha do tradutor, é que é todos os diálogos são em segunda pessoa. Algo incomum nas obras escritas em "português brasileiro". Vejamos como segue a série. Logo mais conto por aqui.

Ilustrações

Veja também, as ilustrações de capa (http://www.liciatroisi.it/arts-en) de todos os romances da escritora ilustradas pelo artista Paolo Barbieri (http://www.paolobarbieriart.com)

Mais adiante

Já disponível em português a segunda trilogia, Guerras do Mundo Emerso, que se passa 40 anos depois da primeira. E ainda apenas em italiano, Le leggende del Mondo Emerso, (Lendas do Mundo Emerso) que se passa 50 anos depois da segunda. A mais nova saga da autora, La ragazza drago (A Garota Dragão) não é ambientada no Mundo Emerso, mas sim na cidade de Roma, num mundo inspirado na mitologia nórdica num mundo onde existem dragões.

Vinicius 15/08/2010

uma obra BOUA
Bom primeiro q o livro em si é bom
uma leitura rapida, pra quem gosta (o q não é o meu caso), o livro não tem nada de muito novo, masi mesmo assim é um historia muito boa
confesso q gostei masi quando o livro ja estava acabando, achei a narrativa mais interessante, pq antes tinha partes no livro q me cansava, talvez nem tanto no livro mais sim na personagem principal q não me agradou muito, tem personagens no livro muito bous como o Ido e o Senar ou até mesmo o joven Jona,
como eu disse é uma leitura rapida, nada é tratado com muito aprofundamento dentro da historia, ainda não li a continuação talvez isso seja compensado nos 2 volumes seguinte

mais resumidamente pra quem gosta de fantasia seres magicos é um leitura q com certeza vai agradar.

Fadel 07/11/2010

bem!!
Bem,
Esse livro não é um livro muito interessante!!
O.o
Mentira ele e muito bom!!!
Para aqueles que curtem Dragões, guerra, magia e de um personagem que luta pelos seus sonhos. Cara esse livro e o livro!!
Vamos para o que realmente e bom!
Vamos começar pelo o que eu mais gostei do livro!!

Nihal é uma garota com uma infância cheia de fantasias, e cheio de sonhos. Seu maior sonho é ser uma guerreira muito forte!!
Seu pai Livon não gosta muito da idéia dela ser torna um guerreira. Livon é considerado o maior ferreiro de todo mundo emerso.
Um dia livon fala para nihal que se ela vencer ele numa batalha ela ganharia um punhal!!
E... Não e surpresa nihal ganha!!
Olha nem eu esperava isso!!
Mais vou pular uma longa parte da história, porque senão perde a graça.
Mais por uma grande obra do destino ela encontra sennar um garoto magrelo e muito maneiro!!!
XD
E por conhecer ele leva ela a começar a andar em direção ao seu brilhante destino!!
Fim

Para essa resenha dessa parte da história!!
Não li os outros livros, devido por não achar eles de graças...
Mais vou ler a história completa de certeza!!!

fazenda 22/09/2010

Um bom livro
Eu achei um livro bom, de uma história de um certo ponto de vista,diferente; é o primeiro livro(bom) que eu leio em que a personagem principal é uma menina.E a autora não faz por menos, aprendi várias coisas sobre geografia.Agora, sobre a história, Nihal é uma garota da Terra do Vento, ela é uma menina diferente, cabelus azuis, olhos violeta, e orelhas pontudas, fora criada pelo pai Livon; até que um dia depois do grande rastro de destruição do um magnata que comanda grande parte do Mundo Emerso, o Tirano, começa a bater nas "portas" da terra do Vento, e apartir daí começa a História de Nihal, A Garota da Terra do Vento ...

Leo 13/01/2011

Uma heroina como nós ,e diferente dos hérois.
Quando era criança sempre imaginava os hérois como seres atemporais, inatingiveis, destemidos, seguros e que perdiam apenas uma vez, este ultimo é culpa dos desenhos animados.

Mas quando li "A Garota da Terra do Vento" meus pensamentos levaram um tombo, pois diferentemente de outras personagens principais que li, tipo Harry Potter, Percy Jackson e Eragon, Nihal é uma adolescente que lida com, apesar de em outro mundo, problemas tipicos de adolescentes já que esses outros que citei não, eles são adolescente mas são seguros, descididos, sortudos e adultos, como os hérois que sempre imaginei.

Enquanto Nihal luta para realizar seus sonhos ela se depara com dúvidas, perdas, amores impossiveis,conflitos interiores, preconceito, solidão, comete erros e acertos, é zoada e idolatrada e passa para o leitor todos esses sentimentos e esperiencias (e mais alguns que fiquei com preguiça de relatar), neste ponto me lembrou muito Bella Swan da Saga Crepusculo, por casa das inseguranças.

E como os adolescentes ela aprende e cresce com o decorrer da história, encontra quem a apóia e a ensina, e sente na pele como é ser diferente e subestimada tendo sempre que provar o seu valor.

"A Garota da Terra do Vento" me fez rever em um livro as dúvidas que tenho na vida fazendo me sentir indentificado com a vida da personagem.

Clown 15/09/2010

Mais que uma ficção, sobre o amadurecimento!
A Garota da Terra do Vento, livro de número I da Trilogia Crônicas do Mundo Emerso, uma obra de ficção de autoria da escritora Licia Troisi, que apenas na Itália conta com mais de 100 mil exemplares vendidos! Publicado aqui pela editora Rocco. Dentre os traços mais marcantes da narrativa está o grande processo de amadurecimento sofrido pelos protagonistas, onde nele é apresentado a jovem Nihal, apesar de uma aparencia diferente de outras crianças, sonha e luta contra o preconceito para que num futuro próximo se tornar uma grande guerreira.

Nihal nada sabe sobre sua origem, já que jamais conheceu sua mãe, e seu pai, Livon, o melhor armeiro de todo o Mundo Emerso, contribui para que esse mistério permaneça oculto. Juntos eles moram numa das torres da Terra do Vendo, Salazar. Lá ela lidera o pequeno grupo de crianças que a veneram mesmo sendo ela a única garota, mas por ser a melhor lutadora do grupo, e sua fisionomia ajuda a manter tal posição, já que seus olhos violetas, cabelos azuis e orelhas pontudas são únicas em toda a cidade.

Após a fama de ser a jovem que jamais perdeu um duelo se espalhar ela encontra um misteriso jovem que a derrota utilizando-se de meios místicos, e toma para si um punhal que para Nihal era precioso por ser presente de seu pai, e representar para si a grande prova de ser uma guerreira. Após tal derrota a jovem parte determinada em busca de vingança conta o jovem Mago. Perguntaria a seu pai sobre os magos locais, e partiria em busca de aprimoramento mágico, e mesmo que fossem levados anos ela iria recuperar o seu punhal.

Depois de muito contrariar, seu pai concorda em lhe dizer-lhe sobre os magos, e que logo ali, na própria Terra do Vendo, proximo a torre em que moram, vive junto a floresta cujo ninguem chega próximo por ninguem ter retornado. E para sua surpresa, a maga é sua tia! Uma dos grandes conselheiros místicos das terras livres do Mundo Emerso. Mundo este que dividido por várias terras, vem lutando contra o poder de uma antigo Mago, um ser denominado: O Tirano.

O Mundo Emerso é dividido por várias terras, dominado por um ser denominado: O Tirano.

Nihal ainda criança tem muitas surpresas ao se encontrar com sua tia, e com o passar dos anos cada vez fica mais próxima de se tornar uma verdadeira guerreira, e os inúmeros personagens que a companham-na.

Isso sem revelar a infinidade de segredos e acontecimentos descritos durante seu crescimento.

Fábio Senna 29/10/2010

Se eu não tivesse gastado meu dinheiro para comprar eu já tinha abandonado
Sinceramente, eu só não parei de ler porque eu gastei o meu suado dinheirinho.

Minha primeira decepção foi a qualidade do material usado na confecção do livro, que é muito pobre. Mas como isso não influencia o conteudo e o enredo eu decidi relevar.

O livro narra a história de Nihal, uma semi-elfo, ultima da sua espécia, que vive na cidade-torre Salazar que fica na Terra do Vento. Ela sonha em ser um guerreiro e demonstra que fara de tudo para conseguir isso.

No começo é bom, mas no decorrer surge minha segunda decepção. CARA! Nunca vi um livro ficar tão chato da forma que ele ficou. Parecia que a história não andava, não progredia, as ações começaram a ficar previsiveis, não tinha nenhuma novidadade, nada! Foi a semana mais dolorosa que tive ao ler um livro.

Se você não leu, aconselho ter força de vontade. Vai precisar.

Esse primeiro livro da série não é bom, mas também não é intragável. É apenas um livro.

Agora vou, com medo, ler, ou tentar ler, o segundo título da série: "A missão de Senar". Desejem-me sorte.

Liddy 11/11/2010minha estante
-.- A Missão de Senar é mais interessante - principalmente nas partes referentes ao mago... Mas as coisas só são interessantes enquanto ele está no navio pirata, depois disso... bom, deixa pra lá, você vai descobrir.

Sara ml. 15/04/2011

Como se eu estivesse lendo meu próprio livro
Bom, eu escrevo um pouco, acho que foi por causa disso que eu me assustei tanto quando comecei a ler As crônicas do Mundo Emerso, era simplesmente muito parecido com o meu estilo de escrita, uma coisa meio imatura, e as vezes confusa, mas foi exatamente o que me atraiu... Acho que me fez crescer muito como "escritora", mesmo que não pretenda levar isso realmente a sério, um dia eu ainda quero lançar uma das minhas história...

Os personagens são muito legais e a história é ligeiramente forte, apesar da escrita não conseguir passar todo o poder dos sentimentos na história, não posso dizer que eu recomendo, mas para quem se intereça por escrita é um bom jeito de evoluir...

Tell 12/10/2010

Descoberta de um mundo novo.
Comecei a ler as Cronicas do Mundo Emerso e fiquei um pouco frustrado com o começo lento e talvez até clichê. Porém, acho que em partes a lentidão foi proposital.
Gostei particularmente do final do livro, pois nota-se o quanto Nihal amadurece. E destaco o personagem Ido que juntamente com Senar fecham os personagens brilhantes deste primeiro capítulo da obra.
Recomendo a todos os amantes de Harry Potter e fãs descontentes com a trilogia Eragon.

Flavia 20/10/2010

Bem vindo ao Mundo Emerso
Para quem adora um épico "As Crônicas do Mundo Emerso" é um prato cheio. Escrito pela italiana Licia Troisi a saga refere-se a história de Nihal, uma guerreira semi-elfo que busca obstinadamente por vingança contra Tirano, um mago cruel que aprisionou 5 das 8 Terras do Mundo Emerso. A leitura do primeiro volume "A Garota da Terra do Vento" começa com a heroína desde criança, criada por Livon um armeiro que mora em Salazar, cidade da Terra do Vento. Ao decorrer dos capítulos temos grande empatia pelos personagens uma vez que descobrimos a história de vida da maioria deles. Nihal passa por um aprendizado muito árduo desde seu início na magia quando começa a amadurecer e a deixar para trás suas criancices, até entrar na academia dos cavaleiros de dragão e tornar-se uma mulher fria e vingativa. A beleza da história está justamente em ver os personagens heróicos cheios de defeitos e humanidades. Possibilita-nos durante a leitura refletir sobre filosofias de vida e visões de mundo. Pérolas como “(...) o bem e o mal nunca estão de um só lado.” estão presentes nas falas de mestres.
As cenas são descritas de maneira a nos proporcionar uma visão cinematográfica. Arrisco em dizer que imaginamos os efeitos especiais que Hollywood seria capaz de produzir nas cenas de luta, nos vôos de dragão, na caracterização dos malvados fâmins, na magia, nos gnomos e duentes, na beleza das torres e das Terras e, por fim, na personificação da bela Nihal, de orelhas pontudas, cabelos azuis e olhos violetas.
Vivemos com a personagem uma série de aventuras e infortúnios sempre desejando que no próximo capítulo haja uma reviravolta. Esta espera nos leva a empolgantes surpresas com um gostinho de quero mais.

Vívis 23/09/2011

Se vc ja leu Percy Jackson, já pode ter uma ideia do que esperar desse livro.

Eu pessoalmente gosto do tipo de estória, além do que, é bem dinâmica também.. nada de ficar se segurando em fatos que não trazem nada.

Dá pra rir, pra chorar e ficar ansiosa com Nihal. Aventura é o que não falta.

Já peguei carona com o próximo, que está muito bom logo de início! rs

jackfowl 15/10/2011

Ótimo início de saga
Histórias deste tipo são sempre muito boas, mas esta em especial está se superando. Um mundo enorme com um inimigo do qual não se sabe muito a respeito e uma personagem principal forte e teimosa.