Harry Potter e as Relíquias da Morte

Harry Potter e as Relíquias da Morte J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e as Relíquias da Morte

anabiamdg 17/03/2024

Meu livro favorito
Uma das melhores, se não a melhor conclusão de história de todos os tempos, a maneira que o harry se aproxima e se distancia do voldemort causa uma frieza tão grande no crescimento dele. tenho sentimentos imensos com essa história, sobre tudo que vi, vivi e li com os sete livros, mas relíquias pra mim é um sentimento avassalador de ?dever comprido?. eu amo finais, amo pontas amarradas e histórias que se constroem e crescem pouco a pouco.

uma das cenas mais lindas sendo o feitiço do patrono sendo feito pela luna e neville:
?? Certo, Harry... vamos, pense em alguma coisa feliz...
? Alguma coisa feliz? ? disse ele, a voz quebrada.
? Ainda estamos todos aqui ? sussurrou ela ?, ainda estamos lutando.?

bia soares 07/04/2024

Perfeito
Falem o que fale da JK, mas a mulher escreve bem, o que eu mais gosto desta saga são os últimos livros, como as coisas se encaixam maravilhosamente! Perfeito, perfeito!

JP_Felix 28/04/2024

Por fim, o fim
Fazendo um recap geral, acho que esta saga talvez seja a mais redonda que já li. Os 4 livros possuem uma fórmula, mostrando cada ano letivo da vida de Harry, mas nem de longe é algo repetitivo ou redundante. Cara livro tem seus próprios conceitos, tramas e desenvolve bem um pouco disso e daquilo, mostrando e expandindo um mundo mágico tanto literal quanto figurativamente.

Sinceramente, falta pouco para ser uma série de livros nota 10, falhando apenas em uns detalhes. A exemplo disso, o maniqueísmo de alguns pontos, que não evolui muito. Até bem longe na saga, Draco Malfoy é apenas um Bully babaca fazendo estupidez, zombando e coisas do tipo, sem realmente evoluir na trama como os demais personagens. Snape é simplesmente um ser desprezível do começo até quase o fim, mas mesmo que o desfecho e as revelações sejam satisfatórias, isso não muda que por vários livros vimos apenas um professor babaca sendo completamente partidário dos alunos de sua casa e punindo por qualquer bobagem os protagonistas.

Ainda assim, o amadurecimento da trama é muito bom, mostrando conflitos entre os personagens que tornam eles vivos, reais, criveis, e não há nada mais gratificante que a fantasia convencendo o leitor de que é real. Apesar de magia ser uma mamata para absolutamente tudo, ela é até bem explicada, com suas regras e exceções, com seus limites e seu alcance, e isso faz coisas que foram apresentadas serem automaticamente críveis instantes depois. Do nada surgiu o mapa do maroto? Ah, agora temos maldições imperdoáveis que serão recorrentes a partir do livro 4? Vira-tempo? Um cavalo invisível que vai ser util depois? Tudo bem, eu aceito, faz sentido e está dentro da proposta, posso acreditar nisso

Por um lado é visível que cada palavra dita vai servir para uma reviravolta, nada é por acaso, e é estranho ver que coisas apresentadas bem a frente são mostradas como algo básico (maldições imperdoáveis, por exemplo, onde o vilão do primeiro livro poderia ter usado para controlar Harry em dado momento para cumprir seus objetivos), mas eu posso aceitar isso porque... Bom, não é como se fosse mal colocado na trama. Cada história funciona individualmente na sua trama, e isso é um grande mérito da J. K. Tipo, no começo de um livro ela apresenta um elemento e no final desse mesmo livro esse elemento se torna importante e até mesmo básico na saga, dá para ver que não tinha sido pensado antes, mas, cara, são 6 livros, alguns com mais de 700 paginas, planejar cada detalhe desde o começo é impossível. Já fico impressionado de como a autora faz tudo funcionar bem do jeito que é, apresentando coisas novas o tempo todo que funcionam e dão críveis.

Esta é uma história fantástica de muitos pontos de vista, uma saga deliciosa de se ler e acho que é o tipo de história que desce tão bem que eu recomendaria para qualquer um que aprecie um bom livro.

Ps: este acho que é o mais fraco da série, já que deixa algumas coisas meio sem desfecho apropriado, explica mal algumas coisas que estão no ar desde o começo e, bom, é bem confuso em alguns pontos (Harry usou ou não a pedra, por exemplo? Se sim, qual a necessidade daquela explicação toda? Se não, a pedra foi completamente inútil e sem propósito além de uma ceninha familiar).

Lucelia23 02/05/2024

Eu não li Harry Potter quando eu era criança, apenas assisti aos filmes que me ganharam logo de cara, e assim foi por muitos anos, sempre assistindo aos filmes, mas nunca lendo os livros. Até que em 2022, aos 27 anos, eu finalmente comecei a ler a saga, e acho que posso dizer que foi a melhor que já li, referente ao gênero fantasia.
Foi uma aventura e tanto acompanhar a história do menino que sobreviveu porque o amor sempre fez parte de sua vida, apesar dos tios não serem amorosos com ele.
Nessa última aventura, na qual Harry finalmente vai enfrentar Voldemort, o Lorde das Trevas, acompanhamos o garoto e seus amigos fiéis, Ronny e Hermione a caça das Horcruxes, na esperança de derrotar Voldemort, que na sua sede por poder, mata sem dó nem piedade todos aqueles que vão contra ele.
De todos os livros, esse para mim foi o melhor, pelos segredos que foram revelados sobre quem realmente era Severo Snape e sobre os defeitos de Dumbledore, que apesar de ser um homem bom, também tinha suas falhas.

"Não tenha piedade dos mortos, Harry. Tenha piedade dos vivos e, acima de tudo, dos que vivem sem amor."

JoAo366 04/05/2024

Harry Potter e as Relíquias da Morte
Harry Potter e as Relíquias da Morte, conta a história da busca de Harry Potter pelas Horcruxes de Voldemort e também conta a origem das Relíquias da Morte. O livro começa com a despedida de Harry e seus tios, logo após isso, Harry, junto a mais seis Harrys, voam, despistando os Comensais da Morte até Harry Potter chegar à casa de Tonks e pegar uma chave de portal com destino à casa dos Weasley. Esse livro foi bem recebido e achei ele realmente muito bom, afinal, é Harry Potter

Juh 09/05/2024

Já foi tarde valdemiro
Simplesmente o melhor livro da saga!!

O Harry arrasou muito nesse, deixou a lerdeza dele se lado e botou o cérebro para funcionar finalmente. Eu amo demais esse livro, apesar de meus personagens favoritos morrerem??