O Senhor dos Anéis

*J.R.R. Tolkien*
Editora Martins Fontes
Ano 2003 - 1230 págs.

?????????? (muito mais)

Se existem livros que cumprem o que prometem esse é um deles!
P/mim, a melhor aventura de alta fantasia já escrita...simples assim!

Se não fosse por May, eu não teria achado essa edição (depois falo dos Sebos de Campinas...não temos da mesma forma aqui em Recife).

Eu acho que essa é a 3ª vez que leio (maravilhoso), 1ª vez em 2001, a 2ª deve ter quase 10 anos e essa. Cada leitura com uma maturidade, um olhar, e o livro fica cada vez melhor... coisas que não prestei atenção.
Como os fatos são conectados, e a maturidade da escrita ??, parece que a gnt lê vários conselhos p/vida!
Quem leu pode falar a respeito!

É a obra-prima épica de Tolkien, que cativa os leitores com uma mitologia absurda e narrativa ??.

A trama acompanha Frodo Bolseiro, um hobbit destinado a destruir um anel trevoso (kkkkkkk) que ameaça a Terra Média. Tolkien criou um mundo detalhado, cheio de raças, línguas e culturas únicas. A jornada fala da batalha entre o bem e o mal, como também  fala de amizade, coragem e sacrifício. Todo personagem tem importância na trama, são cativantes, enriquecendo a história com suas jornadas pessoais. A profundidade emocional, aliada à construção, cria experiência literária inesquecível, hoje eu consigo entender melhor isso, é alta fantasia da melhor qualidade.

Vou deixar bem claro mais uma vez: o verdadeiro herói de O Senhor dos Anéis, é >>Sam
Ellen 13/01/2024minha estante
Sam ?

Bart 14/01/2024minha estante
?????

JosA225 31/12/2023

Trilogia O Senhor dos Anéis
Da série livros deliciosos. Como esquecer desta estória. Uma eterna luta entre o bem e o mal. O mundo real estava passando por uma luta como essa. A arte imita a vida. Brilhou também nos cinemas de todo o mundo. Inesquecível.

Mauricio Gonçalves 31/12/2023

Triste por ter acabado
O final do livro não é triste. Triste é não ter mais material do Tolkien para ler, pois li em ordem cronológica. Realmente é uma escrita envolvente e um universo muito completo. Não deixa questionamentos nem dúvidas.

Sobre a leitura em ordem cronológica eu recomendo muito, pois existem referências que ao olho "leigo" parecem encheção de linguiça, como as diversas citações a Beren, Luthién, Thúrin. Ou a nomes pouco comentados, como dos Valar ou Maiar, que esse mesmo leitor pode perguntar 'quem é esse?'.

Único estranhamento desse ciclo cronológico de leitura é a flutuação de peso das histórias, quando se tem um 'O Hobbit' para um público infanto juvenil e uma primeira era extremamente pesada.

Voltando a'O Senhor dos Anéis, não há o que falar de como é bela a saga. Valfenda, Moria, Ents, Roham, é tudo lindo, bem descrito, com alegrias e tristezas. Alguns pontos que me incomodam um pouco, são os momentos iniciais, principalmente até depois de Tom Bombadil, que parece meio travado, não sei se por excesso de percalços e eventos ou pela figura do próprio Tom, que é bem chatinha, rsrs. E o outro ponto é que a viagem de Frodo próximo já a Mordor é muito melancólica, é justificável, óbvio, o peso do Um Anel, a fome, a desconfiança. Mas como tem um contraste tão grande com os acontecimentos paralelos, esses trechos parecem mais devagar. Mesmo eu acreditando que este último sentimento seja proposital na obra, fica aquele pensamento de 'lá vem o discurso do Sad Naruto'.

Quanto aos filmes, até desejo rever. Pois o pouco que me lembro, em comparação com outros, é uma bela adaptação, tem lá seus erros hollywoodianos ou omissões, mas num geral eu ia lendo e visualizando tudo através da memória do filme.

Nokyam 31/12/2023

Dispensa apresentação.
Bom é senhor dos anéis, então dispensa apresentação, só que eu diria que tem o momento certo pra ler essa obra fantástica é impressionante a quantidade de detalhes que Tolkien coloca em sua obra, é incrível como senhor dos anéis influência e muito a cultura pop, pode ser que pelo universo gigantesco que é bem descritivo na escrito não seja para todos.
Demorei um tempo pra finalizar esse volume único, não só pelo tamanho do livro (são mais de 1200 páginas) um calhamaço de repeito. Mas sim que eu sentia que tinha o momento certo para embarcar em mais alguns capítulos, eu precisei realmente relaxar e "focar" na história para entrar nesse universo fantástico.
Simplesmente incrível.

?O mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram?

JoAo366 29/12/2023

A escrita de Tolkien é fantástica... Muito rica em detalhes.
Lendo o livro,me deparei com tanta coisa que não tem nos filmes, tanta curiosidade legal...Às vezes torna-se um pouco enfadonho sim,mas nada que tire o mérito desse clássico de fantasia, atemporal...Tolkien criou um universo inteiro...Quero ler mais dele...Comecei pelo "O Hobbit",passei pelo "Senhor dos Anéis" e agora quero começar "O Silmarilion"...Essa edição tá linda demaisss...Com ilustrações de Alan Lee,capa com uma textura macia,bem gostosinha de pegar,folhas amareladas,e dois fitilhos... Recomendo sem ressalvas.
Hugo399 14/03/2024minha estante
Sim, João. Concordo. Eu li a obra antes de sair o filme. Se perceber, não há núcleo romântico no livro, já no filme surge. É um livro magnífico no seu gênero e há uma rotatividade enorme de personagens e cenário. Se você está gostando do Tolkien, irá gostar também do Robert Jordan

JoAo366 15/03/2024minha estante
Obrigado pela recomendação,Hugo.?

laurabagatella 22/12/2023

O senhor dos anéis (trilogia)
Finalmente eu consegui ler a trilogia de senhor dos anéis e não é atoa que é uma das fantasias mais lidas do mundo, que história!!! O universo da Terra Média é TÃO bem construído, cada detalhe é impressionante! A história é maravilhosa, mas em algumas partes foi um pouco maçante com o tanto de detalhe que o Tolkien coloca nas páginas. No geral gostei bastantee

Fabio.Nunes 15/12/2023

Não é resenha, é confissão
O Senhor dos Anéis ? J. R. R. Tolkien
Editora: Harper Collins

?Elen síla lúmenn? omentielvo? (uma estrela brilha sobre a hora de nosso encontro).
ATENÇÃO! ISTO NÃO É UMA RESENHA; É UMA CONFISSÃO.
Minha relação com esse livro é tão profunda que o que será escrito será a história de um caso de amor e, quem sabe, algo sobre a obra.
O ano era 2001 quando vi o filme A Sociedade do Anel. O que senti na época foi uma emoção tão forte que gerou em mim uma identificação imediata com esse universo que se abria.
Na mesma época recebi meu primeiro salário da vida, como monitor na universidade. Com uma ansiedade tremenda, corri direto à livraria para comprar O Senhor dos Anéis (volume único), na época disponibilizado pela editora Martins Fontes. Eu tinha que ler esse livro, conhecer mais dessa história que tanto havia me impactado. Havia pressa e havia fome.
Fruto do meu primeiro salário, minha primeira compra, mas, acima de tudo, este livro foi minha porta de entrada para o mundo da literatura, do qual nunca mais saí.
Na verdade seria reducionista dizer que esse livro foi só isso. Há outro forte elemento pessoal.
Tendo sido sempre uma pessoa introspectiva, melancólica e ansiosa, esse livro caiu como um bálsamo.
Com ele eu conheci a desaceleração, a fantasia, a esperança, o escape, e, principalmente, pude refletir sobre as virtudes do ser humano.
Na atual sociedade ocidental vivemos bombardeados de estímulos, forçados a correr não se sabe para onde, pressão por todo o lado, sempre uma necessidade de ?ticar? algum item de uma lista infinita de tarefas; e nessa velocidade do viver nunca conseguimos parar para respirar, algumas vezes nem durante o lazer. Perdemos a capacidade de levantar a cabeça, de reconhecer beleza em coisas simples que nos cercam o tempo todo, de ficarmos atentos.
Quer uma dica? Leia este livro. Calma e atentamente, sem pressa.
Se o fizer, Tolkien te apresentará o grande personagem de toda sua obra: a Terra-Média. Ela é o único personagem tridimensional e o mais complexo. É nela que todas as aventuras contadas se desenrolam. Nem de longe é só um lugar fantástico onde as personagens agem. Confia.
Quanto à narrativa, iniciamos no bucólico Condado, onde vivem pacificamente os hobbits, o povo dos pequenos. Essa é uma parte lenta, trazendo ao leitor de forma magistral como o tempo nesse lugar passa de forma calma e harmoniosa com os ciclos da natureza. Não há pressa, não há necessidade de grandes tecnologias, e os hobbits vivem satisfeitos com a simplicidade dos pequenos prazeres da vida. Até que eles são forçados a entrar numa aventura épica para resistir ao mal e salvar o destino de todos os seres vivos.
Saindo do Condado a narrativa ainda é lenta mas começa a ganhar nuances obscuras, que vão se desenvolvendo ao longo da obra. Só a partir do livro II (As Duas Torres) é que dá pra dizer que a narrativa flui bem; mas até aí o leitor já está ambientado e pode acompanhar os acontecimentos de forma acelerada, deleitando-se em cada página.
Quanto à história contada, muitos a conhecem, quanto à obra, nem tanto.
Esta é uma obra que fala do heroísmo cotidiano, dos pequenos e dos grandes atos de boa vontade que, em conjunto, mudam o mundo.
Fala dos heróis humanos, daqueles que falham, que temem, que caem, mas que são salvos por seu próprio coração. E por resistirem ao mal podem fazer um caminho de retorno, agora já transformados como indivíduos.
Um livro que fala de amizade, de coragem, de serviço e de retidão sem esperança.
Que fala de piedade diante da crueldade; de perdão diante da vingança; de renovação diante do decaimento; da beleza intocada pela escuridão; da pequeneza alçada à grandeza.
Esse livro fala sobre você, sobre nós, sobre a possibilidade de mudarmos o curso do mundo, ainda que sejamos pequeninos e simplórios.
Uma das grandes obras literárias da minha vida, a qual eu recomendo a quem quer se permitir.
Este livro até hoje me tira lágrimas dos olhos, tantos anos e leituras depois. Espero que também emocione a você que tentar.
?Namárië!?
Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
?Gostaria que não tivesse que acontecer no meu tempo?, afirmou Frodo. ?Eu também,? assentiu Gandalf, ?e gostariam todos os que vivem para ver tais tempos. Mas isso não cabe a eles decidir. Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.

[Frodo] ?Seja como for, agora ele é tão mau quanto um Orque e apenas um inimigo. Ele merece a morte.? [Gandalf] ?Merece! Imagino que merece. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem a vida. Você pode dá-la a eles? Então não seja ávido demais por conferir a morte em julgamento. Pois nem mesmo os muito sábios conseguem ver todos os fins.?

?O amplo mundo está em todo vosso redor: podeis vos encerrar em uma cerca, mas com cerca jamais podereis repeli-lo.?

?Então toda esta terra estranha lhe pertence?? ?Não de fato!?, respondeu ela, e seu sorriso se apagou. ?Isso seria um fardo deveras?, acrescentou em voz baixa, como que para si mesma. ?As árvores e os capins e todas as coisas que crescem ou vivem na terra pertencem cada um a si mesmo.?

?Bem, que a loucura seja nossa capa, um véu diante dos olhos do Inimigo! Pois ele é muito sábio e pesa todas as coisas com grande precisão na balança de sua malícia. Mas a única medida que conhece é o desejo, o desejo de poder; e assim julga todos os corações. Não penetra em seu coração o pensamento de que alguém o recuse, de que possuindo o Anel nós busquemos destruí-lo.?

?Porém assim costuma ser o curso dos feitos que movem as rodas do mundo: as mãos pequenas os fazem porque precisam, enquanto os olhos dos grandes estão alhures.?

?Aqui, no inverno, nenhum coração poderia lamentar-se pelo verão ou pela primavera. Nenhum defeito, nem doença, nem deformidade era visível em qualquer coisa que crescesse na terra. Na terra de Lórien não havia nódoa.?
(?)
?Frodo sentiu que estava em uma terra fora do tempo, que não se apagava, nem mudava, nem caía no esquecimento. Quando tivesse partido e passado outra vez ao mundo exterior, o errante Frodo do Condado ainda iria caminhar ali, na grama entre elanor e niphredil, na bela Lothlórien.?

?Quando Frodo se preparava para segui-lo, pôs a mão na árvore ao lado da escada: nunca antes estivera cônscio, tão súbita e nitidamente, da sensação e da textura de uma casca de árvore e da vida que ela continha. Sentiu o deleite da madeira e de seu toque nem como silvicultor nem como marceneiro; era o deleite da própria árvore vivente.?

?Conta-me, Legolas, por que vim nesta Demanda? Mal sabia eu onde estava o principal perigo! Bem falou Elrond, dizendo que não poderíamos prever o perigo que encontraríamos em nossa estrada. O tormento na treva era o perigo que eu temia, e isso não me reteve. Mas eu não teria vindo se conhecesse o perigo da luz e da alegria. Agora recebi minha pior ferida nesta despedida, mesmo que hoje à noite eu rumasse direto para o Senhor Sombrio. Ai de Gimli, filho de Glóin!?

?Caminhamos em lendas ou na terra verde à luz do dia?? ?Um homem pode fazer ambas as coisas?, respondeu Aragorn. ?Pois não nós, e sim os que vierem depois farão as lendas de nosso tempo. A terra verde, tu dizes? Esse é um poderoso tema de lendas, apesar de tu a pisares sob a luz do dia!?

?A guerra precisa existir enquanto defendemos nossas vidas contra um destruidor que devoraria a todos; mas não amo a espada brilhante por seu gume, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Amo somente aquilo que eles defendem(...)?

?Ali vão três que amo, e o menor deles não menos?, disse ele. ?Ele não sabe a que fim cavalga; mas se soubesse, avançaria mesmo assim.?

?Para dentro cavalgou o Senhor dos Nazgûl, por baixo do arco que nenhum inimigo jamais atravessara, e todos fugiram na presença de seu semblante. Todos menos um. Ali, esperando, silencioso e imóvel no espaço diante do Portão, assentava-se Gandalf em Scadufax: Scadufax, único dentre os cavalos livres da terra capaz de suportar o terror, sem se mover, firme como uma imagem esculpida em Rath Dínen.?

?À carga, à carga, Cavaleiros de Théoden! Feros feitos despertam: fogo e matança! brandindo a lança, batendo o broquel, dia de combate, dia em brasa, antes do rubor da aurora! A galope, a galope! Galopem para Gondor!?
(?)
?E de pronto todas as trompas da hoste se ergueram em música, e o toque das trompas de Rohan naquela hora foi como uma procela na planície e um trovão nas montanhas.?

?Meu amigo,? comentou Gandalf, ?tu tinhas cavalos, feitos d?armas e os campos livres, mas ela [Éowyn], nascida em corpo de donzela, tinha espírito e coragem pelo menos iguais aos teus. Porém estava fadada a cuidar de um ancião, a quem amava como a um pai, e a vê-lo cair em senilidade medíocre e desonrosa; e seu papel lhe parecia mais ignóbil que o do cajado onde ele se apoiava.?

?Valha-me! Nós, Tûks e Brandebuques, não podemos viver muito tempo nas alturas.? ?Não?, disse Merry. ?Eu não posso. Ainda não, seja como for. Mas pelo menos, Pippin, agora podemos vê-las e honrá-las. É melhor apreciar primeiro o que somos feitos para apreciar, acho: precisamos começar em algum lugar e ter raízes, e o solo do Condado é fundo. Ainda assim, há coisas mais fundas e mais altas; e nem um feitor poderia cuidar do jardim no que ele chama de paz se não fosse por elas, quer ele saiba a respeito ou não. Estou contente de saber delas, um pouco.?

?Ali, espiando por entre os farrapos de nuvens acima de um pico escuro no alto das montanhas, Sam viu uma estrela branca piscando por alguns instantes. Sua beleza lhe atingiu o coração, olhando para cima desde a terra abandonada, e a esperança retornou a ele. Pois como um raio, nítido e frio, perpassou-lhe o pensamento de que no fim a Sombra era somente uma coisa pequena e passageira: havia luz e elevada beleza para sempre além do seu alcance.?

?Mas no fundo do coração havia algo que o refreava: não podia golpear aquele ser que jazia no pó, desamparado, arruinado, completamente desgraçado. Ele próprio, mesmo que só por pouco tempo, portara o Anel, e agora ele percebia obscuramente a agonia da mente e corpo atrofiados de Gollum, escravizado por aquele Anel, incapaz de reencontrar paz e alívio outra vez em sua vida. Mas Sam não tinha palavras para expressar o que sentia.?

?Também pensei assim, certa vez. Mas fui ferido fundo demais, Sam. Tentei salvar o Condado, e ele foi salvo, mas não para mim. Muitas vezes tem de ser assim, Sam, quando as coisas estão em perigo: alguém precisa desistir delas, perdê-las, para que outros possam mantê-las.?

?Então Elrond e Galadriel seguiram em frente; pois a Terceira Era terminara, os Dias dos Anéis haviam passado e chegara o fim das histórias e canções daqueles tempos.?

Flávia Menezes 15/12/2023minha estante
Nossa, Fábio!! Que resenha mais tocante! Acho que o mais belo em uma resenha de livros que são muito mais do que entretenimento para nós, são essas verdadeiras declarações do que um livro é capaz de proporcionar a uma vida. E acredito de todo o coração, que esse era o maior desejo de um mestre tão sábio quando foi o Tolkien. Sua resenha me deixou plenamente comovida, e se não tivesse acabado de fazer essa jornada (uma das melhores leituras de 2023, que me marcou profundamente!), eu começaria a ler agora mesmo.
Agradeço de coração pela preciosidade da sua resenha. Que ela nos sirva de inspiração para que possamos declarar o que esses livros que são verdadeiras jóias, fizeram ou fazem na vida da gente.
Parabéns!!

Flávia Menezes 15/12/2023minha estante
Nossa, Fábio!! Que resenha mais tocante! Acho que o mais belo em uma resenha de livros como este, que são muito mais do que entretenimento para nós, são essas verdadeiras declarações do que um livro é capaz de proporcionar a uma vida. E acredito de todo o coração, que esse era o maior desejo de um mestre tão sábio quanto foi o Tolkien. Sua resenha me deixou plenamente comovida, e se não tivesse acabado de fazer essa jornada (uma das melhores leituras de 2023, que me marcou profundamente!), eu começaria a ler agora mesmo.
Agradeço de coração pela preciosidade da sua resenha. Que ela nos sirva de inspiração para que possamos declarar sem medos e receios o que esses livros que são verdadeiras jóias, fizeram ou fazem na vida da gente.
Parabéns!!

Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
Nossa Flávia. Que lindas palavras. Nem sei como agradecer. É aquilo: há livros que nos tocam tanto que deixamos de ser leitores para sermos amantes da obra.

Flávia Menezes 15/12/2023minha estante
Eu que agradeço, Fábio. Até porque faço coro com você para que mais e mais pessoas leiam esse livro. Mas de verdade, foi uma bela resenha. De muita coragem para colocar a sua vida, mas saiba que frutos serão colhidos pelas sementes que você plantou.

Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
É isso que importa! Plantar sementes.

AndrAa58 15/12/2023minha estante
Fábio, acabei de ler a sua resenha com lágrimas nos olhos. Não poderia fazer uma resenha tão linda e verdadeira, um espelho da minha própria experiência com esse tesouro que o Tolkien nos deu. Li nos anos 90 mas vou pegar ele hoje, ainda tenho essa edição, que carrego comigo como a história que ela contém.
Esse mês li duas resenhas maravilhosas, a sua e a da Flávia, acredito que a terra média está me chamando para retornar e ter uma nova experiência ainda mais enriquecedora. Obrigada ??

Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
Ôh Andréia que alegria saber disso! Fico lisonjeado com suas palavras. Aceite então o chamado! Rsrs. Forte abraço!

Liza 15/12/2023

Me senti parte da comitiva.
Entre tantos personagens incríveis que ao longo da trajetória vão evoluindo e se mostrando dignos de estarem ali, é impossível e chega até mesmo a ser mesquinho de minha parte desejar escolher apenas um. Me senti como parte da comitiva; ri, chorei, torci e praguejei. Ao fim de tudo só me restou um enorme vazio, pois a leitura me acompanhou por quase 1 ano completo. Guardarei no coração cada um e mal posso esperar para um dia reler.
Vania.Cristina 15/12/2023minha estante

Ãlvaro 09/12/2023

Maior Clássico da Fantasia Heróica
Senhor dos Anéis é a obra prima de Tolkien. É marcado por um construção de mundo invejável que costura histórias de passados imemoriais com a trama dos personagens e de um mundo que está para mudar.

Ensinando coisas como a força dos pequenos, a humildade dos que são de fato poderosos e a corrupção que o poder pode trazer, Senhor dos Anéis é leitura obrigatória que deve ser feito mais de uma vez.

Luis919 01/12/2023minha estante
Pois sabe, sentia a mesma dificuldade. Da primeira vez que tentei ler, não consegui chegar no Tom Bombadil?.

Diogo400 20/11/2023

Uma obra prima
Li tem alguns anos e não tinha escrito o quanto sou fã deste livro e de Tolkien...
Este livro é uma obra de arte que merece seu lugar nos mais elevado patamares da literatura de fantasia...
O único acima dele seria somente
O Silmarillion que na minha opinião é um livro sem defeitos.

Igor 13/11/2023

Traz uma visão nova pra quem já assistiu o filme , onde tem desfechos a personagens que no filme passa batido
Uma ótima leitura , ainda mais se você leu o hobbit

Carol Martins 08/11/2023

Bom, não há como negar que lotr é uma das melhores datas de todos os tempos né? Fui lendo espaçado pra ficar mais tempo nesse reino. Só queria dizer que Gimli é o melhor personagem e quem concorda respira kkkkk. Que saudades vou sentir desse grupo! ??

abóbra 06/11/2023

Sou uma grande fã desse universo, e ler a história foi muito massa, apesar de ter uma descrição extensa e detalhista demais, mas acho que foi necessária

Luciano 04/10/2023

Um clássico é um clássico.

Ler O Senhor dos Anéis é uma experiência única. Este universo criado por Tolkien é de um talento sem igual. A grandiosidade desse mundo é algo que deslumbra com tantos detalhes pensados.
O leitor acaba se vendo na jornada de Frodo até Mordor, com tantas dificuldades e superando todas elas. A mensagem que fica é 'nunca se menospreze'. Cada um de nós somos capazes de coisas que nunca imaginaríamos. Basta querer, basta se por a disposição para enfrentar o desafio.
É tudo muito lindo e mágico.

Tiro meia estrela apenas pela prolixidade e o excesso de detalhes. Em alguns momentos sentia um certo desânimo em continuar mas o encantamento que aquela história causou em mim me fez continuar. E que delícia poder chegar ao fim dessa linda saga.