O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Pedro Dias 19/10/2010

"There and back again"
Após ter lido este livro por duas vezes só posso afirmar que obras como "O Senhor dos Anéis" mostram porque Tolkien é o grande pai da fantasia medieval, não é possível falar deste estilo de literatura sem citar Tolkien, nem sem citar "O Senhor dos Anéis".

"O Senhor dos Anéis" é a obra completa para todos aqueles que querem explorar um mundo completamente desconhecido à nossa sociedade, para todos aqueles que querem viver uma época mais mágica, diferente da idade comtemporânea atual, para todos aqueles que ainda acreditam na honra, na bravura e na liberdade, ou para todos aqueles que querem, simplesmente, chutar a bunda dos orcs e mandá-los de volta para o inferno de onde vieram.

Explorar, viver, sentir, enfrentar o mal, salvar um conbtinente e matar todo tipo de monstro no processo, isso é "O Senhor dos Anéis", isso é Tolkien.

Onde houver um único garoto que queria lutar com uma espada, um único adolescente que queria namorar uma elfa, um único RPGista que queria ganhar milhões de XP's matando o Senhor do Escuro, Tolkien estará no meio deles, assim como esteve entre Aragorn, Boromir, Legolas e Gimli.

Ele esteve lá. E estará aqui de volta. Outra vez.

Mari R 09/10/2010

O Senhor dos Anéis não é um livro, é um mundo a parte. Daqueles que você pode ler várias vezes e cada vez vai ser diferente, porque os mínimos detalhes são fundamentados. E quanto mais você conhece o mundo imaginário de Tolkien, mais interessante essas relações e alusões são. Há um cuidado absurdo com o desenvolvimento dos personagens, até mesmo os mais secundários, e uma beleza e sentido na história inteira que foge a qualquer clichê. É um dos livros que vou fazer questão que meus filhos leiam... Sem outra palavra: perfeito!

Drope 06/10/2010

Classico dos classicos
Sem palavras para descrever esta obra.

Eu fico intrigado querendo saber como uma pessoa consegue ter uma imaginação e um dom para a escrita tão absurda assim.

Um livro desses é um pedra preciosa, uma história totalmente inovadora, um mundo totalmente criado, linguas, cenário, personagens tudo criado, uma escrita profundamente decritiva que deixa a leitura um pouco cansativa, mas totalmente necessária para nos teletransportar para um mundo totalmente novo e desconhecido!

Tenho uma profunda admiração por esse escritor e esse livro!

Com certeza entraria para a minha lista de livros que devem ser lidos antes de morrer!

Greg 10/09/2010

Melhor livro do mundo!
Cara esse é o melhor livro do mundo! Feliz foi a semana em que li esse livro!

Danithomaz 26/08/2010

Uma saga perfeccionista de J.R.R. Tolkien que vale a pena investir seu tempo se deleitando nas descrições dos cenários e na montagem de todo o universo Tolkien.

George Diniz 25/08/2010

Putz Senhor Dos Anéis né? teho nem o que falar dessa Magnum opus de Tolkien, pra mim "logicamente nao tem lógica" ler Senhor dos Anéis sem antes ler Silmarilion e The Hobbit, mas sou um caso a parte, já que sou fascinado pela ficção tolkieniana.

Vandejer 21/08/2010

Tolkien é gênio
Alguns amigos estão acostumados a me ouvirem dizer: "Tolkien é definitivamente o maior gênio da literatura". Recentemente J. K. Rowling foi indagada por um repórter se ela poderia comparar sua obra a dele. Ela respondeu, bastante solícita, que não. Pois tinha criado em Harry Potter e Hogwarts uma história, ao passo que Tolkien havia criado toda uma mitologia.
Deparamo-nos em o Silmarillion, com aquele que seria chamado posteriormente de "O Universo paralelo", onde o autor narra em detalhes e pormenores desde a criação de tal mundo até as regras que o regem, inclusive a sua natureza.
É definitivamente de uma ousadia e genialidade estarrecedoras. Em O Senhor dos Anéis, Tolkien continua esbanjando brilhantismo por todas as páginas. Mais que livros, são verdadeiras obras de arte, dando ao autor mais que o título de escritor, chegando ao merecido título de artista, e este, um artista completo.
Toda a trama, toda as lições da trilogia do Um Anel são imperdíveis para os amantes da boa literatura. Mas deve-se ler tal obra com o cuidado de não se perder os detalhes, e de não se apaixonar, tendo tal paixão culminando em um vício... Tal efeito, devo confessar, fui incapaz de evitar.

Os Inklings cuspiram sobreexcelentes artistas. Um que se cita imediatamente é C. S. Lewis, mas temos a nítida impressão de que nenhum romancista jamais se equiparou à John Ronald Reuel Tolkien!

Alfradique 11/08/2010

Fantástica História
Quando li esta obra prima, li as três partes em sequencia o que achei muito bom.
Duas coisa que podem intimidar nesse livro o tamanho, quase 1300 páginas e o prólogo, que é muito massante mesmo.
Traspostos esses obstáculos, você fica fascinado com a história, é difícil parar de ler.
A riqueza de detalhes é de tamanha monta que impressiona. Por incrível que pareça os filmes são apenas um resumo de que é essa obra.
Esta é a obra de referência, de toda e qualquer história de mundo de fantasia e magia de hoje em dia.

Boa leitura.
Iara 01/11/2010minha estante
Realmente os filmes nao mostram nem um pouco do que é a história de verdade, o que deixa o livro bem interessante. Mas eu achei essa riquesa de detalhes (o que pra você foi um ponto positivo no livro) um pouco chata, foi o que me fez desistir do livro. =(

bgkran 04/08/2010

Uma fantástica caminhada pela Terra Média!
Aiya, meus amigos!

Tolkien é para mim um dos maiores escritores de todos os tempos, dotado de uma capacidade maravilhosa de descrever longamente paisagens e situações por páginas seguidas sem cansar o leitor e sem perder o foco jamais!

Inspirador de uma legião de escritores que beberam avidamente suas palavras na hora de criarem suas obras, sejam elas livros, contos ou RPGs.

Os personagens são cativantes e se tornam nossos companheiros de viagem através de aventuras fantásticas e decisões que moldam não só o desenrolar da história como também o caráter de cada um membro da comitiva.

Para quem leu suas outras obras (Silmarillion, Contos Inacabados, o Hobbit e Os Filhos de Húrin) esta Trilogia do Anel encerra a narrativa mais fantástica sobre um mundo incrível, habitado pelos seres mais nobres, apavorantes, cuéis e belíssimos da literatura!

Silvio 30/07/2010

Aventura Imperdível
Três volumes grossos, letras pequenas. À primeira vista "O Senhor dos Anéis" não estimula à leitura, principalmente hoje nestes tempos de Twitter e SMS.

Mas é só começar a leitura que você não larga mais, não é à toa que ele seja ainda um clássico mesmo quase 70 anos depois de ter sido escrito.

E fica ainda mais interessante assistir depois o filme. É incrível como o Peter Jackson conseguiu recriar o universo da Terra Média, ao mesmo tempo em que atualizou o enredo e o tornou mais dinâmico.

Caduds 19/07/2010

O Mestre!
A minha versão são os 3 livros, mas incluir os 3 livros para falar da mesma coisa achei um pouco escroto.

Nao tem outra palavra a não ser Brilhante, para falar.
Senhor dos Aneis, para mim, é algo de outro mundo.
É o livro que eu gostaria de ter escrito, hehehehe.

Li Senhor dos aneis 2 vezes e ir para a Terra Media é sempre uma experiencia unica.
Cada vez que vc le o livro pega algum detalhe que passou da ultima vez.

Acho que todo mundo deve ler esse livro pelo menos uma vez antes de morrer.

Mãe Maria 27/06/2010

Ótimo \o/
Tolkien conseguiu criar um universo totalmente novo, sem deixar o livro enjoativo...

Renato 30/05/2010

Eu lembro quando ainda era moleque, devia ter uns 10 ou 11 anos, juntei dinheiro de umas 3 mesadas e pedi dinheiro pr meu pai só pra comprar esse livro. Até hoje eu lembro do preço: 72 reais. Hoje o livro já tá meio amarelado (não que eu não tenha cuidado bem dele) e posso dizer que foi um dos maiores investimentos da minha infância. Bem melhor que aqueles jogos de videogame de que eu já me livrei há muitos anos. Sinto que o Senhor dos Anéis participou bastante do meu amadurecimento e até hoje, quando vejo ele ali na estante, não tenho como evitar dar um sorriso. Parece que junto com o livro vieram amigos, família e todo um mundo junto. Muito mais que um simples livro.
Alan Ventura 15/07/2010minha estante
Incrível a magia que os livros possuem,eu tenho a mesma sensação sempre que olho minha estante de livros: "Parece que junto com o livro vieram amigos, família e todo um mundo junto" =)

uyara 06/01/2012minha estante
Alguns livros são realmente grandes, inesquecíveis. Eles não nos trazem apenas histórias, mas memórias, sentimentos, aromas e sorrisos de toda uma vida. Bela resenha...

driollo 10/05/2020minha estante
Que comentário fofo! Senhor dos Anéis é muito nostálgico.

doc leão 25/05/2010

5 características do livro O Senhor dos Anéis
1)Longo
2)Monótono
3)Descrições precisas
4)Por demais fantasioso
5)Dei nota 4,0

OBS:é o único caso em que achei o filme melhor que o livro.
Jossi 18/03/2016minha estante
10 características de 'O senhor dos anéis':

1) Longo, mas que prende o leitor apreciador da boa literatura clássica

2) Original

3) Mitologia totalmente criada pelo autor (por isso, original)

4) Descrições ricas

6) Personagens de características psicológicas e físicas profundas

7) Narrativa soberbamente colorida, vívida e forte

8) Enredo profundo, denso e envolvente

9) Explora um mundo novo - totalmente criado por Tolkien - mas nem por isso menos humano, no sentido em que as características psicológicas dos personagens são baseadas nas nossas

10) Épico por sua genial criatividade

Obs.: Os filmes, embora bem feitos, não podem conter em algumas horas de cenas toda a profundidade de uma obra que levou 16 anos para ser escrita, com o labor e a genialidade de um mestre na literatura fantástica.

Caroline Rosa 16/07/2016minha estante
Melhor comentário foi da jossi, lacrando. E 5 características tirada da sua cabeça besta né

Hery.Dantas 28/01/2018minha estante
Falou tudo Jossi