O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Garcia 08/07/2011

Alta fantasia
Sinceramente, na minha singela opinião é o livro de alta fantasia melhor escrito que existe até hoje. "As crônicas de gelo e fogo", de Martin, pelo jeito está conquistando o seu espaço, mas, apesar da diferença de estilos, a obra de Tolkien ainda é a mais lida do mundo no gênero e traz em suas entrelinhas valores morais que a humanidade jamais poderia perder.
A história desse livro se passa toda na Terra-Média (Segunda Era do Mundo) e é uma história lindíssima. Assim, deve ser lida depois de "O Hobbit" e antes de "Contos Inacabados".
E toda a obra de Tolkien deve ser lida antes da de Martin.

marcus e v c 31/05/2011

Alus comtra O escuro
ese e um livro muito legau Eu gostei mais da festa mas esperada
e aniversario do bilbo ele e muito velho ele tem ums 132 anos leia este livro ja?

Ju 26/05/2011

Detalhes
Tolkien é extremamente detalhista, o que pode ser enfadonho em alguns pontos, mas é exatamente essa minuciosidade ao descrever as mechas cor de mel dos cabelos anelados de Frodo reluzindo ao tremeluzir de velas é que, definitivamente, o torna único, assim como sua grande obra.

Rlisboa 15/03/2011

O Universo de Tolkien
O Senhor dos Anéis

Em um único volume ou dividido em três, não importa! O Senhor dos Anéis indiscutivelmente é uma grandiosa obra de ficção e aventura da literatura clássica. Remete os leitores de quaisquer gostos, ao mundo indivisível do inglês J.R.R Tolkien. Não porque o mundo do autor é um mundo com aspectos introspectivos criado com uma linguagem romântica do ponto de vista dos detalhes inseridos, mas porque Tolkien “materializou” a fantasia de forma tão cuidadosa e instigante, que se tornou impecavelmente fiel a cada estrela das constelações que idealizou. Na gênese de seu mundo, criou o bem e o mal; culturas, línguas e muitos povos e criaturas viventes em uma natureza rica e inspiradora de muita magia, forças e eras de eras mitológicas.

A Terceira era da Terra Média abriga todos os cenários, “mapas” e acontecimentos do Senhor Dos Anéis.
No crepúsculo uma criatura rasteja sorrateira... É Gollum! Atormentado e corroído pelo poder negro do anel, acompanha o principal elemento sedutor, “um anel do poder para todos governar!” Um anel portado por Frodo bolseiro, homenzinho da raça dos hobbtis, destinado a um grande fardo e uma grande batalha consigo mesmo; contra o poder do anel e de Sauron.
Frodo, encabeçando a Sociedade do Anel na luta contra o mal, viaja com seu companheiro Sam. E assim nos levam as trilhas de muitas e espinhosas milhas. A sua frente e, nos seus rastros, mobilizam raças e forças opostas e truculentas em uma grande busca pelo poder e pela manutenção da Terra Média.

Sobre os livros “O Hobbit”, “O Senhor Dos Anéis”, “O Silmarillion” e “Contos Inacabados da Terra Média e Númenor” e toda a mitologias de Tolkien e seu eterno mundo, as revoluções não aconteceram apenas nas batalhas compassadas dos seus escritos. Posteriormente, outros autores “Tolkiaram” na literatura mundial e, ainda Tolkiarão.

Na atualidade, muitos que não leram O Senhor Dos Anéis, conheceram pelo menos as adaptações e simulações feitas para games, desenho animado e para a trilogia épica do cinema. É claro que o livro escrito antes e, em períodos da 2ª guerra mundial, não foi imaginado previamente como roteiro para cinema. Pelos métodos, truques e olhos do seu idealizador, as telas de cinema apenas reproduziram com grandiosidade, uma síntese fantástica e romântica das belezas, particularidades e percalços da Terra média

Para aqueles que apenas viram os filmes, recomendo a leitura integral do livro para que tenham os olhos realmente inseridos no crepúsculo e sintam as canelas e pés esbarrando nas folhagens, nos juncos ou nos pedregulhos

Abraços
@RLisb0a

clara 06/03/2011

legal
O Senhor dos Anéis é uma história épica, criada por J.R.R. Tolkien, que consiste em quatro elementos: aventura, romance, tragédia e sátira.
Frodo Bolseiro, um Hobbit, toma posse de um anel de grande poder, que é uma ameaça para todas as raças da Terra-Média. A Sociedade é encarregada de levar o anel para a Montanha da Perdição e destrui-lo, atirando-o nas chamas de onde foi furjado. Há vários problemas para ultrapassar ao longo do caminho, guerras para batalhar, grandes criaturas para matar e nações para unir, o quê vai culminar na destruição do Anel.
=]

Cookinhu 02/03/2011

Ótimo livro, mas MUITO detalhista a ponto de cansar.

Becks 24/02/2011

O Senhor dos Anéis
É um dos livros que marcou a minha vida. Tolkien foi brilhante em criar a Terra-Média e todos os seres que vivem nele. Os conflitos internos e a riqueza em detalhes faz com que seja um desafio lê-lo. Leitura obrigatória para os amantes dos filmes e de literatura ficticia.

A historia começa no Condado, lar de Bilbo Bolseiro, senhor de Bolsão. No seu aniversario de 111 anos um velho amigo aparece, Gandalf, o mago. Disposto a encontrar paz e se desfazer do velho Anel mágico, companheiro de aventuras, é com muito custo que Bilbo se desfaz dele e o deixa para seu herdeiro, Frodo Bolseiro. Gandalf parte numa busca para saber o poder do Anel e descobre que ele faz mais do que desaparecer o seu usuário. A aventura começa com Frodo, seu leal amigo Samwise Gamgi e seus primos Merry e Pippin tentando levar o Anel para a proteção dos elfos. Uma aventura rica em detalhes e apaixonante. Impossivel de não se emocionar no final, após 1212 páginas de leitura.

Kelly 14/01/2011

O Senhor dos Anéis - Volume único
Não conhecia essa estória até lançarem os filmes e foi paixão a primeira vista.Como eu já disse em outra resenha gosto muito de estórias medievais. O Tolkien me impressionou com a forma que construiu a estória. Todos as personagens tem passado, árvore genealógica, antepassados. A estória é muito envolvente, a gente fica preso na leitura e somos levados a outros mundos. Se tornou um dos meus livros favoritos.

Thai Mafra 31/12/2010

Crítica de John Tolkien à sua obra
"O Senhor dos Anéis foi lido por muitas pessoas desde que finalmente foi lançado na forma impressa, e eu gostaria de dizer algumas coisas aqui, com referência às muitas suposições ou opiniões, que obtive ou li, a respeito dos motivos e do significado da história. O motivo principal foi o desejo de um contador de histórias de tentar fazer uma história realmente longa, que prendesse a atenção dos leitores, que os divertisse, que os deliciasse e às vezes, quem sabe, os excitasse ou emocionasse profundamente. Como parâmetro eu tinha apenas meus próprios sentimentos a respeito do que seria atraente ou comovente, e para muitos o parâmetro foi inevitavelmente uma falha constante. Algumas pessoas que leram o livro, ou que de qualquer forma fizeram uma crítica dele, acharam-no efadonho, absurdo ou desprezível; e eu não tenho razões para reclamar, uma vez que tenho opiniões similares a respeito do trabalho dessas pessoas, ou dos tipos de obras que elas evidentemente preferem. Mas, mesmo do ponto de vista de muitos que gostaram de minha história, há muita coisa que deixa a desejar. Talvez não seja possível numa história longa agradar a todos em todos os pontos, nem desagradar a todos nos mesmos pontos; pois, pelas cartas que recebi, percebo que as passagens ou capítulos que para alguns são uma lástima são especialmente aprovados por outros. O leitor mais crítico de todos, eu mesmo, agora encontra muitos defeitos, menores e maiores, mas, felizmente, não tendo a obrigação de criticar o livro ou escrevê-lo novamente, passará sobre eles em silêncio, com a excessão de um defeito que foi notado por alguns: o livro é curto demais."

Kennedy 29/01/2011minha estante
Pode até parecer piada, mas o livro é curto mesmo, apesar de muitas vezes ser massante...

Thai Mafra 29/01/2011minha estante
Acho que não massante, mas detalhista. O livro é detalhista demais. Exige muita atenção e a leitura realmente cansa um pouco. Mas, pelo menos para mim, esses detalhes forma essenciais. Consegui montar na minha cabeça um mapa completo das Terras Médias, com seus mínimos detalhes, graças às descrições do livro.

04/02/2011minha estante
Concordo qiue não é todo mundo que consegue ler O Senhor dos Anéis. Eu amo esse livro, já li não sei quantas vezes, mas também acho muito detalhista. Apesar disso, dá pra ler rápido.

Thai Mafra 04/02/2011minha estante
Depois que você lê uma primeira vez, a leitura se torna mais fácil, porque você já conhece boa parte dos detalhes. Percebi isso quando reli o livro.

@viajantedaleitura1 27/12/2010

Extraordinário
Amo histórias feitas com tamanha sutileza de detalhes como nesse livro!
Li o volume único em dias e a cada nome citado,cada lugar visitado, é uma viagem mesmo antes de conhecer o filme e os personagens nele contido!
O caminho de Frodo passa a ser o seu então!

Mathflu 19/12/2010

O meu livro favorito, simplesmente fantástico!narrações históricas coragem e heroismo. sou um estudioso e fã das obras do grande mestre Tolkien.

Nina Cristy 11/12/2010

O melhor livro de aventura que eu já li
Com certeza este é um dos melhores livros de aventura, quiçá o melhor. Não é algo espantoso o fato de os livros de Tolkien servirem de inspiração para tantos outros autores.
O principal fator, ao menos para mim, que faz esse livro ser tão bom é que as personagens têm personalidades bastante verossímeis.
A descrição detalhista dos ambientes, que para muitas pessoas torna o livro meio entediante, conta, para mim, como ponto positivo, pois contribui para que a estória esteja mais próxima da nossa realidade sem perder o tom de fantasia.

Thai Mafra 31/01/2011minha estante
Concordo com você sobre a descrição detalhista. Pra mim também contou como um dos principais pontos positivos do livro.

Talita 09/12/2010

Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras de deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras de deitam.

“A estrada em frente vai seguindo
Deixando a porta onde começa.
Agora longe já vai indo,
Devo seguir nada me impeça;

Em seu encalço vão meus pés,
Até a junção com a grande estrada,
De muitas sendas através.
Que vem depois? Não sei mais nada.”

“Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados.”

"Nossos caminhos de cruzam raramente, por acaso ou de propósito. Neste nosso encontro pode haver algo mais que o acaso; (...)”.

"Nem tudo que é ouro fulgura
Nem todo vagante é vadio;
O velho que é forte perdura
Raiz funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há devir,
Das sombras a luz vai jorrar,
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar.”

"Levo o tempo que precisar com o meu pensamento"

É sempre assim o curso dos fatos que movem as rodas do mundo: as mãos pequenas os realizam porque precisam, enquanto os olhos dos grandes estão voltados para outros lugares"

"É sábio reconhecer a necessidade, quando todas as outras soluções já foram ponderadas, embora possa parecer tolice para aqueless que tem falsas esperanças"

Frodo é um hobbit muito esperto, que vê sua vida mudar quando se torna guardião de um poderoso anel “o precioso”, o anel que governa a todos os outros anéis e que traz muito poder a quem o possui. A aventura então se torna grandiosa e ele tem que manter o anel a salvo do Lord do Mal ou Senhor do Escuro e tentar destruí-lo sem usá-lo, para não sucumbir à ganância de ser o todo poderoso. Nessa jornada ele conta com a ajuda de seus dois amigos hobbits e outros tantos guerreiros.
É um livro muito bom, mas como li os três juntos (a edição era assim, são mais de 1000 páginas hihihihih), achei que não ia acabar nunca. Bem escrito e cheio de suspense e aventuras, para quem gosta de sentir a história surgir e participar dela é uma boa pedida.
Recomendo que leiam, mas peguem volume por volume daí cansa menos.

Mas eu ainda sua mais fã do Harry Potter...

Iara 01/11/2010

A história pode até ser interessante e poderia até ser um livro legal de ler... Mas o livro é muito detalhado, um pouco complicado, o que faz o livro ficar de dificil compreensão. Quando você termina de ler os detalhes, voce tem que voltar e ver onde foi que a historia parou. Realmente muito complicado. Tentei ler até o fim, pois me interesso por livros de fantasia, e achei que essa seria uma ótima história, mas não consegui.