O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Paula 28/02/2012

2 vezes
Acabei conheçendo o livro por causa do primeiro filme, na época em que ele foi lançado. Fui alegre e saltitante ver o primeiro filme para descobrir que na realidade são três filmes, correspondentes a três livros, e como a segunda parte somente seria um ano depois, mais que depressa fui atrás dos livros. Eu não os li, eu os comi, literalmente.

Tive dificuldade com nomes de personagens, nome de locais, a diversidade de cultura envolvida no livro tinha tudo e mais um pouco, para explicar o presente era necessario voltar ao passado, sem tomar atenção eu acabava me perdendo. Apesar disso fique cativada pela historia, mas sabia que para entende-la melhor deveria ler denovo.

A grosso modo, é a história dos povos da Terra-média, onde eles devem se unir contra o Senhor dos Anéis para não serem massacrados. O livro funciona bem como um relato historico de toda a Terceira Era da Terra-média, que foi palco da Guerra do Anel. O próprio Anel poderia ser considerado um personagem, pois é de acordo com o fascinio que ele exerce no portador do anel, que as situações ser enrolam.

Senti que amadureci como leitora e tomei coragem para ler tudo novamente. Apreciei o livro como é merecido. Também li em primeiro lugar o Hobbit, que vem antes do Sr dos Anéis, e ajudou a compreender alguns fatos sobre Bilbo Bolseiro.
O livro é mágico, mas precisa de dedicação.

Hester1 18/02/2012

Nao gostei deste livro. Acho que esperava muito dele.

Autina 15/02/2012

Livro cativante, quando comecei a ler não consegui parar. Foi uma jornada por mundos fantásticos e maravilhosos, apesar dos horrores de uma guerra.

lopesah 28/12/2011

Sem palavras
Não tem o que dizer desse que é um dos melhores livros já escritos. O nível de detalhes do Tolkien supera qualquer outro autor.

Goth0 25/12/2011

O Senhor dos Anéis
Nem sei por onde começar essa resenha, Tolkien não criou simplesmente uma historia, ele fez muito mais que isso, para mim Tolkien foi o ponto de partida e referencia para todas as historias de fantasia que o sucederam. É incrível a complexidade do mundo que ele criou e como muitos de seus livros se interligam.

O Senhor dos Anéis para mim é sem duvida o mais perto que uma obra humana pode chegar da perfeição.

"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados"
-Gandalf

"Do Grande Mar vim para a Terra-média. Neste lugar vou morar, e também meus herdeiros, até o fim do mundo."
-Aragorn

Babth 26/10/2011

Simplesmente incrível!! Um livro com uma narrativa muito boa, o Tolkien se expressa muito, vc não imagina as coisas, vc enxerga o que ele escreveu. Uma Mitologia! Um mundo ...

Jonathan 25/10/2011

O melhor dos melhores
"O mundo esta dividido entre aqueles que ja leram O Hobbit e O Senhor dos Aneis e aqueles que ainda nao leram."

Para mim, o melhor livro de todos os tempos.

Rapha 09/09/2011

P-E-R-F-E-I-T-O !
Tolkien criou um mundo no qual me arrisco a dizer que ninguém mais poderá criar. Fascinante!
Acho que os comentários aqui já resumem de uma maneira "rápida" o quanto esse livro é bom.

Aconteceu uma coisa comigo ao ler esse livro que eu imaginava que nunca iria acontecer... Acho que eu nunca mais vou encontrar um livro tão bom quanto esse, e vai ser impossível outro livro se comparar ao prazer que eu sinto quando estou lendo O senhor dos anéis.

Enfim... Obrigado Tolkien

24/08/2011

Eu chego lá...
Meu namorado ama Senhor dos Anéis.
E eu tbm gosto, o difícil é conseguir ler akela bíblia.
Mas eu chego lá.
Pq a história é mágica e fascinate, às vezes me pergunto como pode alguém criar um mundo de fantasia assim, totalmente real. O Senhor dos Anéis é magia pura, fascínio e encantamento.

anabnas 21/08/2011

Tolkien

O pai da fantasia medieval. Não este livro, mas toda a mitologia criada por Tolkien, que se envereda desde O Silmarillion até este, além de outros adendos por ele escritos.

Sinceramente? Não há como não ser transportado para as maravilhas descritas por Tolkien. Sou suspeita por adorar esse gênero medieval, mas em minha opinião, as descrições em momento algum são cansativas; pelo contrário, apenas me instigaram a querer devorar mais rápido o livro.

Enredo e desenvolvimento incríveis, um livro indispensável em sua estante, um clássico.

Sem mais.

Alecio Miari 18/08/2011

Início de Tudo
Bom, coloquei a data de leitura como 01/01/2002 porém só tenho certeza do ano. Isso porque foi o primeiro livro que me interessou de verdade em ler sem pressão de ter que fazer uma prova na escola.
Ao ver o primeiro filme (A sociedade do Anel) fiquei encantado com todo o enredo e toda a produção. Um outro mundo criado, com uma missão importantíssima, vários personagens cada qual com sua peculiaridade e quando enfim Frodo e Sam estão indo em sua jornada, quando as expectativas não cabem dentro de mim.... o filme acaba. FIQUEI PUTO!
Depois fui saber que era uma obra contendo três volumes e que seriam também três filmes.
Não pude esperar até o lançamento do segundo filme, tive que comprar a obra toda e descobrir quais aventuras aguardavam nossos heróis. Nunca tinha comprado um livro de livre e espontânea vontade. Minha mãe me dizia que era melhor eu começar com um livro menor, mas não resisti e arrisquei e quer saber? Foi a melhor escolha!!
O livro é sensacional em todos os aspectos! Enredo, aventuras, descrições de batalhas (sou apaixonado por este tipo de linguagem), de personagens, enfim... um livro perfeito para quem gosta de mundos fantasiosos que o fazem viajar para dentro da história se fazendo sentir parte de toda a luta e todos os desafios que o aguardam.
Muito obrigado Peter Jackson por esta maravilhosa trilogia cinematográfica (apesar de no livro constar mais batalhas que não deram para incluir nos filmes) e muito obrigado Senhor J.R.R. Tolkien, pela melhor obra de aventura que tive o prazer de ler até hoje.

mirella 03/08/2011

O senhor dos anéis, ah! O senhor dos aneisss...
O que eu posso dizer?
Vou ser direta, depois explico.
A sociedade do anel: três estrelas.
As duas torres: cinco estrelas.
O retorno do rei: quatro estrelas.
Achei melhor dar a minha opinião quanto a esse livro depois de terminar de Ler-lo por completo, pelo fato de se algo que eu não gostava no primeiro livro, já era explicado no segundo, o que depois por final, não deixava a historia tosca, depois explico melhor...
A sociedade do anel...
Primeira Parte (quanto aos personagens) : Na boa, não gostei muito do hobbit Bilbo, os personagens tem um que de ficar puxando o saco dele, que acabo não gostando, em compensação achei algumas historias dele interessante. No inicio, não gostei de Frodo, e de Sam, mas mais ao final do livro, comecei gostar mais deles, achei um pouco fútil eles no começo. Tom Bombardil foi a mesma coisa, mas ainda acho ele um pouco fútil.
Pippin e Merry: eles não foram bem explorados no primeiro livro (pelo menos na minha opinião), entendi eles, como um fardo que tem de ser carregado. Não gostei disso.
Gollum: não tenho o que dizer sobre ele no primeiro livro, ele praticamente não teve participação nenhuma, se comparada em o retorno do rei. Apenas foi contada historia dele, e uma pequena participação, quase que pessoalmente no final.
Legolas, Passolargo (ou Aragorn, tanto faz) Gimli: Gostei muito desses personagens, especialmente de Legolas e de Gimli, que viviam trocando “elogios” indiretos ao longo da historia pelo fato de um ser Elfo, e o outro um Anão. (sem contar com Orlando Bloom fazendo o papel de Legolas no filme... um arraso!!)
Boromir: Me desculpem, mas não fui muito com a cara dele não, embora no final, quando ele tenta roubar o anel de Frodo, fiquei com pena dele.
Gandaf: Depois do desastre de Moria (o que na boa, na minha opinião tava na cara que ele não tinha morrido, o autor supervalorizava ele de certo modo ao longo da historia, dava de se entender que não era por qualquer coisinha que iria morrer), e do desempenho em liderar a comitiva, eu gostei dele, embora depois da suposta morte dele, eu realmente quis ver Frodo se virar um pouco sem ele (é que qualquer coisa, sempre recorriam a Gandaf, isso eu achei um pouco sem graça).
Cavaleiros Negros: Eu adorei esses carinhas, apesar deles serem do “mal” foi eles que meio que deu ação na primeira parte do livro, na perseguição ao portador do anel.
Os personagens que moravam em Bri: gostei deles, tiveram uma participação legal na minha opinião.
Quanto a história, achei a primeira parte melhor que a segunda, gostei da perseguição, pela passagem a floresta velha, pelos túmulos e em Bri, tirando a parte que Merry e Pinppin quase abriram a boca falando do anel.
Segunda Parte:
Quanto ao pessoal de Valfenda, gostei deles.
Na boa, achei esquisito Lórien, não encontro palavras para dizer, necessariamente se gostei ou não dessa parte, portanto quanto a eles, vou me manter neutra. Mas gostei muito dos presentes que a senhora Galadriel deu a eles, e gostei dela e de seu povo.
Achei muito legal o conselho de Elrond, explicou muita coisa da historia do anel, e dos acontecimentos que estaria ocorrendo, explicou muita coisa dos três livros.
Como posso me esquecer dos Orcs? Um personagem que eu diria que foi praticamente chamado de um bando de retardados no livro. Quer saber por que? Vou explicar, mas antes quero dizer, que foi por causa deste motivo que não acho que a segunda parte da sociedade do anel não foi melhor que a primeira: Imagina você mais oito pessoas, amigos seus, num lugar com cara de abandono, escuro, como se fosse um tipo de castelo, de cidade feito na rocha bruta, com milhares de anos, onde há partes se degradando, então de repende, você está numa sala. Trancado. Cercado e entra muitas criaturas, mais de cem, doidas pra matarem vocês. Do nada vocês conseguem matar uma boa parte delas, e conseguem sair por um lugar que leva a uma ponte, em seguida para fora da “cidade”. Mas chegar muitas dessas criaturas. Um detalhe, todas elas estão armadas, com arcos, espadas, facas. E vem chegando mais dessas criaturas, você não sabe mais quantos são, pois tem muitas delas, mas mesmo assim, a única coisa que acontece é um de vocês sair com uma pancada na cabeça, e uns dois arranhões, no geral das nove pessoas.
Pode isso pelo amor de Deus? Ninguém morre (a não ser os orcs), ou pelo menos perde um braço, pois, conforme você Le o livro, você fica abismada, imaginando muitas criaturas entrando, flechas zunindo, e nenhuma acerta ninguém?
Então ai, chega o “salvador” da ação (não sei bem, se salvador e ação é palavra certa para descrever), vem um tal de balrog, ataca a comitiva, luta com Gandaf, os dois caem no abismo, precipício, sei lá o nome daquilo e Gandaf (o líder da comitiva) “morre”, mas como disse antes, tava na cara que ele não tava morto, ah, só lendo o livro pra você entender.
Ai, eles passam por Lórien, e sobem/desce, (sei lá) o rio... se encontram com os orcs de novo, e mais uma vez segundo o autor, tem muitos deles, arqueiros ainda, mas mesmo assim só acertam uma flecha de raspão, não me lembro em quem... (eu sei, que eles estavam com a capa élfica, mas mesmo assim? Toma vergonha na cara, tava horrível a participação dos orcs).
Agora, uma coisa legal no livro... o rompimento da sociedade, achei interessante gostei do final. Cumpriu o seu dever, me dando curiosidade para saber o que aconteceria com os personagens depois do “sumiço” de Frodo.
As duas torres:
Quanto aos personagens: gostei do povo de Rohan e prefiro Faramir do que o irmão dele Boromir, nada contra, mas fui mais com a cara dele.
O livro já começa com ação... (até que enfim!!!) OBS: os livros começam exatamente onde parou.
Merry e Pippin são atacados pelos orcs, que a propósito deixam um pouco de ser retardados. Boromir chega para ajudá-los, mas morre depois de levar varias flechas no peito...
Aff, desse jeito vou contar a historia toda... ¬ ¬
Gostei muito mesmo da batalha nos abismo de helm, principalmente da descontração de Legolas e Gimli, competindo para ver quem matava mais orcs, achei legal, como um meio de quebrar um pouco a tensão da batalha.
Também gostei de como Gandaf voltou “o cavaleiro branco” embora tenha achado que ele ficou se achando um pouco.
Gostei muito dos Ents, achei super legal como eles destruíram Saruman em Isengard, embora achei que ele deveria ter dado um pouco mais de trabalho, pois era chamado de Saruman “o grande”, não acho que ele fez muito jus ao nome não, embora ele de certo modo tenha acabado com o Condado próximo no final de o retorno do rei.
Quanto a Merry, Gollum e Pippin, eles são muito mais valorizados e bem explorados o papel deles no livro, muito bom, mesma coisa no o retorno do rei.
Achei muito legal a forma como o líder dos Nazgul morreu ^^ (foi mal, esqueci, essa parte é no o retorno do rei, não nas duas torres, mas não importa, foi legal, e a minha nota para o retorno do rei não é tão ruim).
Gostei muito da luta de Sam com Laracna, achei interessante, gostei da lealdade dele com o seu patrão Frodo, achei muito bacana.
Mas ainda prefiro a primeira parte do livro, embora a segunda também seja muito boa.
Quanto ao Retorno do Rei... só não dou cinco estrelas por causa que sinto falta de uma coisinha... Legolas e Gimli, eles se tornaram os meus preferidos do livro, junto com merry e pippin (claro, os outros também foram muito importantes, principalmente Aragorn, Frodo, Gandaf e Sam) acontece, que achei amei a participação deles (Legolas e Gimli) na batalha nos abismo de helm, e depois no o retorno do rei, não falou muita coisa, sobre eles, como que aconteceu depois de acabar de visitarem a floresta de Fangorn, embora, nos apêndice diz que Legolas construiu um navio e se diz que ele e Gimli foram para outra terra... mas infelizmente sinto falta de mais informações sobre os dois. Por causa disso não dou cinco estrelas, embora eu esteja querendo mudar a minha nota para cinco. Quanto a merry e Pippin, eles tiveram a participação muito boa no final.
O senhor dos anéis é uma historia ótima. Recomendo.

Felipe 13/12/2009minha estante
Excelente resenha! Eu tenho os 3 livros do Senhor dos Anéis, meu irmão comprou junto com Harry Potter =D Mas ainda não lí o Senhor dos Anéis, só O Hobbit. Mas, por ler o Hobbit, e achar fantástico, tenho quase que certeza que o livro será excelente, tanto como o filme, ou, bem provável, melhor! Adoro esse mundo criado por ele, e com certeza irei ler o livro para ter todos os detalhes dessa magia fantástica desse escritor gênio ^^

Matos 23/06/2011minha estante
PO CARA flaoooo tudu
é uma leitura bem cheia mesmo
mas concerteza é a melhor q já fiz
ótima resenha

Karen margui 10/12/2014minha estante
Ótimo! Já tinha vontade de ler...agora vou com certeza!!!