O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Júlio 23/03/2013

Uma história fantástica
Existem muitos autores consagrados pelo mundo, os quais criaram histórias encantadoras, com personagens carismáticas e chamativas, mas nenhum chegou tão próximo da perfeição quanto Tolkien e sua narrativa sobre a Guerra do Anel. Como um simples Hobbit do Condado conseguiria forças para, mesmo contra todo o poderio de Sauron em Mordor, adentrar a terra das sombras e destruir o Um Anel, acabando assim definitivamente com o temor de todos os habitantes de Middle-Earth??? Uma história que preza pela coragem, pela honra, pela astúcia, e o mais importante pela grandeza daqueles chamados Pequenos, pois até mesmo a menor das criaturas pode se mostrar capaz dos maiores feitos, desde que não lhe falte a coragem e os amigos para auxiliar no caminho.

Mychelle 01/02/2013

Esperando que melhore.
Livro riquíssimo em detalhes, historia e cenário, porém essa perfeição toda torna o livro monótono e com poucos diálogos.
Esperando que nos próximos capítulos melhore.

Helen 30/01/2013

Indescritível!
O livro é simplesmente fantástico! Em um primeiro momento, levou um tempo para ingressar no ritmo da história, mas uma vez que a aventura começa é impossível largar o livro. Recomendo àqueles que quiserem uma história envolvente, cheia de aventuras e que traz a beleza da amizade em seu enredo!

Fernando 19/01/2013

Clássico da literatura... inglesa.
O livro conta as aventuras de uma pequena raça, os Hobbits em meio à guerra pelo futuro do mundo.

Anões, elfos, humanos, hobbits e outros se unem contra o temível Sauron e sua horda de orcs. Um cenário comum narrado de forma nada convencional.

Comecei a leitura pelo Hobbit, talvez por isso não tenha me impressionado muito com o Senhor dos Aneis. A leitura é exageradamente descritiva e os personagens pricipais demasiadamente fracos, causando certa repulsa e revolta.

Ainda assim, um clássico. Cenários fantásticos, heróis irredutíveis e sacrifícios épicos perfazem uma leitura interessante.

Faellyto 30/12/2012

Sabe aquele livro em que te prende do começo ao fim, até pelo prólogo? Então, esse é o livro que te prede dessa forma. O Senhor dos Anéis é um mundo criado por Tolkien , um mundo de fantasias, guerras e amores. A história do Frodo e do "um anel" em uma jornada para acabar com o mal que ronda a Terra Média. Sou muito fã do Tolkien e esse é um dos mais recomendados livros dele.

crítica negativa: Meu personagem preferido, Tom Bombadil não foi tão bem explorado, eu gostaria de ter conhecido mais a história dele. =(

ReLepage 24/10/2012

O filme é melhor que o livro...
Um livro com um tema interessante e personagens complexos. Mas muito confuso. Desisti porque chega um ponto do livro que o mesmo personagem tem vários nomes ou apelidos e eu já não saboa mais dequem eles estavam falando :( Adorei o filme!

dudu28 11/09/2012

maravilhoso, um dos poucos livros que eu li mais de uma vez.

gelz 30/08/2012

de alfa a Mordor.
Em uma primeira leitura a história parece apenas um épico de busca por objetivos, como a destruição do um anel.
Mas Tolkien, após releituras da história, foi muito além do condado, e revela que para grandes feitios é necessário transgredir tradições, costumes, comportamentos e até mesmo barreiras físicas, como "the shire". O criador do senhor dos anéis esculpiu, em centenas de páginas, a forma do sacrifício do ego em prol de um benefício coletivo de uma forma inesperada: com um herói cuja a força não está nos músculos, mas na determinação, na ética, na moral, no dever, que está no coração.
Sem dúvida, alegar que J.R.R Tolkien criara uma ficção que deu origens à RPGs e novos mundos imaginários e produtos da indústria cultural é uma forma injusta de omitir que captara a essência do ato heróico, de que todo humano, por mais frágil que seja, possa realizar grandes atos, que vislumbrara uma das faces da alma humana.
Tudo isso em uma alegoria onde Hobbits são as almas humanas, o condado as tradições, a saída do condado a libertação, a sociedade do anel a amizade, Moria os maiores obstáculos, o abismo de Helm a união, a cidade branca a esperança, e Mordor o fim.

Éderson 28/07/2012

O Melhor
Sem dúvida o melhor livro de todos! (ficando atraz somente da Bíblia Sagrada)
Tolkien foi um Gênio quando escreveu o Senhor dos Anéis e outros livros da saga!

Ygor 03/07/2012

O mito
A maior e melhor trilogia épica que existe. Em O Senhor do Anéis o leitor é levado ao um mundo onde o impossível não existe, onde as forças do bem e do mal se enfrentam a todo momento, em batalhas fantásticas. A história por trás do Um Anel é simplesmente sensacional. Vale cada segundo, minutos e horas despendidas para ser este que é de fato um marco na história da Literatura Moderna.

Celia 10/06/2012

O Senhor dos Anéis
Quando se diz que o mundo se divide entre quem leu e quem não leu O Senhor dos Anéis, isso significa mais do que um lugar-comum. Quem não leu esse livro está perdendo não apenas a maior aventura da história da literatura, está perdendo um momento único de enriquecimento, a criação competente de línguas que não existem, personagens tão bem elaborados que quase se pode tocar, um panorama da natureza humana. Tolkien foi um grande escritor, um contador de histórias de primeira. Esse livro é uma das maiores obras literárias de todos os tempos e merece uma leitura cuidadosa e uma releitura só para divertir.
Acho sensacional a maneira como ele torna reais suas criações, quase posso ver hobbits andando na terra e não apenas na Terra Média. É uma viagem inesquecível por um mundo povoado de seres extraordinários, aventuras mágicas e locais de sonho.
Maniqueísta e, por isso mesmo, empolgante, mostrando nossa natureza, acendendo a imaginação, fascinando.
Sou mais do que suspeita para falar desse livro, considero uma obra-prima maravilhosa e poderia usar milhares de adjetivos para falar desse livro.
(Não tenho a pretensão de fazer resenhas, apenas falo o que sinto em relação a alguma obra que me marca.)

Pedro A. 10/06/2012

Sda é perfeito, épico, difícil de ler, mas fácil de se apaixonar. Sda foi feito para leitores perfectionistas, sonhadores e de visão diferenciada.

Definitivamente uma obra para se ler com calma saboreando cada detalhe da descrição perfeita. Muitos acham o livro cansativo por ser muito descritivo, no meu caso, foi o que estimulou minha leitura, enquanto eu lia, me sentia na terra média, entendia cultura do povo que ali vivia, seus pensamentos, tudo, entrei no livro na época.

É um clássico que deve ser lido. Tolkien não criou apenas umas história, ele criou idiomas, mapas, criaturas e principalmente personalidades, cada personagem tem um ideal, sentimentos, quer honrar a sua raça. Uma verdadeira lição de convivência. Sabendo que apenas essa obra não poderia descrever tudo que aconteceu em um mundo totalmente novo(ou muito velho) escreveu o Silmarillion, uma leitura absolutamente mais complexa, mas que vale a pena pra que deseja entender um pouco mais da magia da terra média, trás histórias lindas.