O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Joyce 21/09/2013

Então, eu li O Senhor dos Anéis...
Meio que sem perceber, de forma natural, você acaba criando um laço afetivo com esta narrativa peculiar. Também, não poderia ser diferente: muitos foram os dias e noites em que passei lendo sobre as aventuras de Mestre Frodo Bolseiro e Samwise Gamgee.

Na obra de Tolkien, não há um mocinho, um herói acima de tudo e de todos. Todos são guerreiros, todos são heróis. Todos aqueles aliados ao bem têm a oportunidade de fazerem feitos históricos, independente da incerteza do futuro.

Tolkien consegue ser imprevisível no meio de tanta previsibilidade, é isso que acho mais fantástico. Não é a toa que é chamado de mestre.

Aqueles que estão alegando que o estilo narrativo do autor é demasiado maçante e enfadonho estão perdendo uma oportunidade de se depararem com uma belíssima obra. Se você iniciar a leitura e se deparar com estas impressões hesitando no avanço da história, sugiro que se inicie na obra de Tolkien, ou que leia depois de um tempo - foi o que eu fiz. Claro, que a leitura desta trilogia flui melhor com a leitura prévia de O Hobbit.
Supere as dificuldades e você será recompensado! Não deixe que pré-conceitos atrapalhe a sua leitura. Se os carregar, ela será realmente fatigante.

Sem mais delongas, só tenho algo a dizer: Obrigada, Tolkien!

Will Blenner 05/09/2013

História fascinante!
Sem sombra de dúvidas que este é um dos melhores livros que eu já li. É aquele tipo de história que faz você dizer que ira ler só mais um capítulo, e acaba lendo mais quatro. Tolkien não escreveu apenas um livro, ele criou um mundo totalmente novo, com idiomas próprios, personagens bem desenvolvidos, e uma narrativa tão bem elaborada, que faz com que o leitor se veja na história atravessando a Terra Média ao lado dos personagens.

Ewaldo 03/09/2013

Mais que um livro...uma "porta"
Ah... o nosso primeiro livro sempre é inesquecível! Lembro-me muito bem de quando ganhei este livro em um 19 de julho no ano de 2008, e este livro participou e muito dos últimos 6 meses daquele ano, mesmo tendo lido em um frenesi... inúmeras noites indo dormir por volta das três, quatro horas da manhã tendo que acordar cedo pra ir para o colégio e depois ir para a casa dos avós pra almoçar correndo e ir para o cursinho durante a tarde toda. Hoje não me lembro se senti algum tipo de cansaço ou fadiga devido a leitura antes de dormir. Prefiro acreditar que não!

Tolkien...bem... é inegável seu dom, sua imaginação... Por mais complicado que seja pra se engatar à história do livro (realmente o primeiro capitulo, além de extenso é um tanto monótono), em vários momentos da obra senti aquele “êxtase”, aquela emoção de viver o personagem (capítulos como “Toca de Laracna” no qual se imerge no breu, na escuridão total junto com Frodo) ou de imaginar praticamente de forma idêntica um local descrito (em “O Rei do palácio Dourado, onde é descrito a cidade de Édoras, a historia dos rohirin e a cura do Rei Theoden).
E como muitos afirmam, concordo que Samwise Gamgee é o personagem principal, o verdadeiro incorruptível da trama, aquele que resistiu, que ainda teve esperanças até mesmo quando o próprio Frodo desiste.
Bem...1500 páginas em um mês não é pra qualquer um, ainda é o meu recorde de leitura e acredito que essa “fome” ao ler O Senhor dos Anéis é justificada pela qualidade e principalmente pela leitura voluntária, sem preconceitos ou expectativas.
Nada me tira as lembranças ou a sensação nostálgica em momentos que pego o livro e leio algumas páginas.
Excelente... Esse foi o livro que abriu o universo da leitura na minha vida

Cristoph 18/05/2013

Já li muitos livros de fantasia, mas os que tratam da Terra Média... são insuperáveis, principalmente este ápice que é O Senhor dos Anéis. Um universo ricamente criado quase do nada, com detalhes que nos transportam diretamente para a história. Realmente faz parecer que acompanhamos Frodo e companhia intimamente até o destino que deve se dar ao Anel. Pessoalmente, me senti realizado. Não sei se algum outro livro me propiciará o prazer que este conseguiu.

belassuncao 14/05/2013

Senhor dos Anéis
Me abstenho de fazer qualquer comentário pessoal sobre este livro em face que prezo muito pela minha vida. Não desejo ter o ódio mortal dos adoradores de SdA.
Brincadeira! O livro é bom, apesar de muito cansativo. Poucas vezes me deixou realmente envolvida com a história. O principal problema do livro, na minha humilde opinião, é a obsessão por detalhar tudo. Desde insignificante pedra até o ainda mais insignificante tom de verde do lodo que cobre a pedra. Mas quero deixar bem claro que tenho profunda admiração pelo autor. É inteligente e incrível. A riqueza de detalhas também tem uma vantagem, como por exemplo, os mapas presentes no livro, que ajudam a nos situar durante a leitura. Além de ter criado línguas próprias, como a élfica para enriquecer a obra.

Júlio 23/03/2013

Uma história fantástica
Existem muitos autores consagrados pelo mundo, os quais criaram histórias encantadoras, com personagens carismáticas e chamativas, mas nenhum chegou tão próximo da perfeição quanto Tolkien e sua narrativa sobre a Guerra do Anel. Como um simples Hobbit do Condado conseguiria forças para, mesmo contra todo o poderio de Sauron em Mordor, adentrar a terra das sombras e destruir o Um Anel, acabando assim definitivamente com o temor de todos os habitantes de Middle-Earth??? Uma história que preza pela coragem, pela honra, pela astúcia, e o mais importante pela grandeza daqueles chamados Pequenos, pois até mesmo a menor das criaturas pode se mostrar capaz dos maiores feitos, desde que não lhe falte a coragem e os amigos para auxiliar no caminho.

Mychelle 01/02/2013

Esperando que melhore.
Livro riquíssimo em detalhes, historia e cenário, porém essa perfeição toda torna o livro monótono e com poucos diálogos.
Esperando que nos próximos capítulos melhore.

Helen 30/01/2013

Indescritível!
O livro é simplesmente fantástico! Em um primeiro momento, levou um tempo para ingressar no ritmo da história, mas uma vez que a aventura começa é impossível largar o livro. Recomendo àqueles que quiserem uma história envolvente, cheia de aventuras e que traz a beleza da amizade em seu enredo!

Fernando 19/01/2013

Clássico da literatura... inglesa.
O livro conta as aventuras de uma pequena raça, os Hobbits em meio à guerra pelo futuro do mundo.

Anões, elfos, humanos, hobbits e outros se unem contra o temível Sauron e sua horda de orcs. Um cenário comum narrado de forma nada convencional.

Comecei a leitura pelo Hobbit, talvez por isso não tenha me impressionado muito com o Senhor dos Aneis. A leitura é exageradamente descritiva e os personagens pricipais demasiadamente fracos, causando certa repulsa e revolta.

Ainda assim, um clássico. Cenários fantásticos, heróis irredutíveis e sacrifícios épicos perfazem uma leitura interessante.

Faellyto 30/12/2012

Sabe aquele livro em que te prende do começo ao fim, até pelo prólogo? Então, esse é o livro que te prede dessa forma. O Senhor dos Anéis é um mundo criado por Tolkien , um mundo de fantasias, guerras e amores. A história do Frodo e do "um anel" em uma jornada para acabar com o mal que ronda a Terra Média. Sou muito fã do Tolkien e esse é um dos mais recomendados livros dele.

crítica negativa: Meu personagem preferido, Tom Bombadil não foi tão bem explorado, eu gostaria de ter conhecido mais a história dele. =(

ReLepage 24/10/2012

O filme é melhor que o livro...
Um livro com um tema interessante e personagens complexos. Mas muito confuso. Desisti porque chega um ponto do livro que o mesmo personagem tem vários nomes ou apelidos e eu já não saboa mais dequem eles estavam falando :( Adorei o filme!

dudu28 11/09/2012

maravilhoso, um dos poucos livros que eu li mais de uma vez.