O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

vitão 02/03/2015

Pura Fantasia
não é atoa que é um clássico da literatura fantástica mundial, nessa trilogia Tolkien mostra o seu dom cativante e grandioso de criar um mundo perfeito com criaturas , desde Hobbits , elfos , anões, orcs e etc..., tolkien consegue brincar com a idade média como ninguém,
"Um Conselho , Leia o Senhor dos anéis."

joaopaulo.gurgeldemedeiros 02/03/2015

Inocência mágica!
O mais importante épico já escrito! Quando o mais humilde e simples vence todo o mal, Deus é conosco!

Takamatsu 11/12/2014

Senhor dos Anéis - Resenha Curta e Grossa
Concordo com o Tolkien - O livro ficou muito curto....

andwarf2004 03/10/2014

Fenomenal! Incrível! Um dos melhores livros que já li!
Eu li esse livro na faculdade, no terceiro ano. Lembro-me de ter pego emprestado com um amigo e levado para casa. Comecei a ler a bíblia que tinha em mãos, uma vez que estava lendo a edição completa que é bem grande, e sutilmente percebi que não estava mais no meu mundo. Estava nas terras médias.
Tolkien consegue te transportar para o mundo dele sem nenhum esforço. EM muitos trechos realmente sentimentos calafrios, torcemos pelo personagem, ficamos tristes, ficamos alegres, enfim, conseguimos sentir o que os personagens estão sentindo. Isso é fundamental num livro, pois uma vez que você se importe com o personagem, você estará vivenciando a história com ele.
Capítulo após capítulo eu simplesmente não conseguia parar de ler. Me obrigava, porque tinha que acordar cedo no dia seguinte.
O mundo criado por Tolkien é muito rico e incrível. Embora tenhamos muitos nomes de personagens e cidades, não acabamos nos perdendo no meio deles. De fato, conseguimos saber sobre quem está sendo falado e andar junto com a história.
Enfim, O Senhor dos Anéis é um dos livros mais fantásticos que eu já li. Recomendo muito.

João Vitor Gallo 28/08/2014

Enfim, lido
Poderia escrever textos imensos, teses, sobre o livro, mas como as minhas palavras não fariam jus a obra, humildemente só vou fazer breves comentários e recomendá-lo a aqueles que ainda não se convenceram a deixarem-se levar para dentro da Terra-média.

Apesar de, por vezes, a leitura parecer um pouco arrastada (sim, estou me referindo principalmente as partes do Frodo e Sam) ela por ser muito descritiva tem a capacidade de fazer o leitor realmente mergulhar na leitura, vivenciar e experimentar estar de fato na Terra-média, o que acontece durante todo o livro, e talvez seja essa a grande qualidade encontrada em todo a obra de Tolkien. Percebe-se que ele se empenhou mais em escrever sobre a própria Terra-média do que se aprofundar nos personagens, sendo a história uma maneira de dar vida a ela, e de fato ele conseguiu fazê-lo com perfeição.

Fala-se muito de referências as grandes guerras mundiais nos livros, já que ele lutou na Primeira Guerra Mundial e acontecia a Segunda Guerra Mundial enquanto escrevia O Senhor dos Anéis, dá pra notar alguma coisa no livro, sendo isso posto lá de forma intencional ou não, mas dá pra se traçar um paralelo em diversos momentos do livro com essa época turbulenta que o mundo viveu, como por exemplo, o que acontece no Condado nos capítulos finais com o que aconteceu em alguns lugares na Europa na época, mas não vou me aprofundar nisso, pois não conseguiria sem dar spoilers, mas é perceptível pra quem conhece a História desse período e não tem como não lembrar ao ler essa parte em específico, embora o próprio Tolkien tenha dito que não há nenhuma mensagem oculta no livro ou mesmo que a guerra o tenha inspirado de alguma maneira, e que o livro tem aplicabilidade, o que é fato, mas não é alegórico. Creio que qualquer autor coloca muito de si mesmo e de que como se sente na época que escreve para o livro, e pode ser esse o caso, ou só é mesmo a grande aplicabilidade que uma obra dessas oferece.

Não é um livro para se ler rápido, ele demanda tempo para absorver a aventura, compreender a história e também exige um pouco de paciência para tantos nomes e línguas diferentes, o que ele novamente faz muito bem, afinal essa uma das paixões de Tolkien. Enfim, é um livro para se ler com tempo aproveitando a leitura para entrar no mundo criado por Tolkien.

Luciano Luíz 09/08/2014

O SENHOR DOS ANÉIS foi o responsável pela grande mudança mitológica no mercado editorial em todo o mundo.

J. R. R. TOLKIEN não apenas fez com que a fantasia conquistasse respeito e reconhecimento, mas sim, influenciou de forma fantástica, escritores de diversas nacionalidades.

Enquanto O HOBBIT foi uma aventura voltada para o público infantil, em O SENHOR DOS ANÉIS, o autor foi muito além.

Uma narrativa impecavelmente detalhada. Com cenários e diálogos surpreendentes.

Raças com suas próprias línguas.
Anões, elfos e homens.
Orks, trolls e outras criaturas mais.

Esta trilogia não é apenas mais uma aventura.
É um livro que muito tem a ensinar.

A SOCIEDADE DO ANEL, AS DUAS TORRES e O RETORNO DO REI, são a obra máxima de TOLKIEN.

O enredo, não é dos mais incríveis.
Mas a forma como a estória é contada, faz toda a Diferença.

FRODO, SAM, GOLLUM, SARUMAN, GANDALF, TOM BOMBADIL, GALADRIEL, ARAGORN, GIMILI, e tantos outros personagens que não mais saem de nossas memórias.

O UM ANEL, SAURON, A TERRA DA SOMBRA.
Não é preciso falar muito de O SENHOR DOS ANÉIS.
Tem de ler para se sentir nas maravilhosas e assustadoras paisagens da TERRA MÉDIA.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Sam 19/07/2014

A história do livro foi perfeita, mas a descrição de Tolkien é MUITO monótona. Se ele escrevesse esse livro que nem escreveu "O Hobbit", com certeza eu daria nota máxima pro livro

Bruh 30/05/2014

Escaladas e caminhadas
Wow, que livro hein!? Apenas vi os filmes, há alguns anos atrás, creio que quando lançaram rsrs, agora criei coragem e peguei o livro da biblioteca da escola, e adivinhem, é o volume único :O estou a quase um mês com ele, e agora que inicio O retorno do rei. Só sei que é uma aventura e tanto para os pequenos (:

Rafael 18/05/2014

O Senhor dos Anéis
Com certeza absoluta, o melhor livro que já li!
Tem de tudo. A história é conexa e muito em montada.
Você se sente transportado para a história.
É impossível não falar de Frodo Bolseiro, Samwise Gamgi e companhia. Da amizade do anão Gimli e do elfo Legolas, da força de vontade de Aragorn II e do poder inimaginável de Gandalf, o Cinzento (depois, o Branco).

Dani 11/04/2014

A primeira sensação que tive ao fechar o livro foi de alívio. Em seguida vieram muitas outras, e não consegui pensar em mais nada além de “Tolkien é um gênio“. Senti-me aliviada porque foi um desafio que fiz a mim mesma, e foi bastante motivador conseguir concluí-lo, e as outras milhares sensações só poderão saber quem leu a obra, e gostou tanto quanto eu. Não consigo colocar em palavras o quanto a série me encantou.

Post completo sobre o livro no link abaixo.

site: http://dacarneiro.wordpress.com/2014/04/11/falando-sobre-o-senhor-dos-aneis-j-r-r-tolkien/

Paulo 09/03/2014

Sensacional
O primeiro volume, por ser muito descritivo, é um pouco cansativo. Depois que a leitura engrena, o livro é simplesmente sensacional!

Carlos 15/11/2013

Impressão
Simplesmente incrível. Embora os primeiros capítulos (que tratam do Condado) possam parecer um pouco enfadonhos (em razão da descrição das árvores genealógicas dos personagens daquela localidade), permitem uma percepção diferente do Condado e dos seus habitantes, alguns dos quais terão participação crucial no desenrolar da história.
É uma verdadeira obra-prima. As personagens possuem profundidade, ambiguidade... nem tudo é apenas bom, ou apenas mal.
Impossível não querer se embrenhar nas florestas de Lothlórien, passear por Valfenda, explorar as profundezas de Moria, ou a belíssima Minas Tirith... andar junto aos Ents e seu poder ancestral... navegar por entre as Argonath... cavalgar com os Rohan... etc.
É uma obra longa (considerando os três livros), e não chega a ser uma leitura simples (pois há muito o que explorar em paisagens, histórias passadas, linguagens...), mas vale cada segundo.

Alle 26/10/2013

O mundo Tolkien, uma escola
A coleção "O Senhor dos Aneis" é fantástica. Tolkien conseguiu criar um mundo, seu vocabulário próprio, seus povos em uma saga perfeita, livre de incoerências, onde tudo se encaixa perfeitamente, tudo se explica naturalmente e com certeza são livros que valem muito a pena ler. Inspiram e inspiraram vários escritores, entre eles, C.S.Lews de "As Crônicas de Nárnia" e J.K. Rowling de Harry Potter... E como não o faria?

Minha parte favorita foi em "O Retorno do Rei" em que Aragorn finalmente assume seu papel com alto rei de Gondor e lidera as tropas dos homens do Oeste contra Sauron, personificado como Angmar, o rei dos Bruxos e seus desprezíveis orcs... Também gostei muito do final, na morte de Gollum, com o Um Anel, parte que foi perfeitamente descrita no filme homônimo e seus anexos, que descrevem o destino de seus personagens e sua geração.

O que fica de lição, é que um livro que levou tanto tempo para ser escrito, só podia ser um clássico da literatura mundial.

Joyce 29/10/2013minha estante
Alle, ótimas impressões, mas as sua resenha contém spoilers e isso pode atrapalhar a leitura de outras pessoas. Você deve editá-la e marcar a opção "spoiler". ;)