O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Evair Borges 26/08/2016

O melhor da Fantasia
Professor Tolkien, com toda a sua genialidade, criou a maior obra de ficção fantástica de todos os tempos.

Ale 10/08/2016

Viagem ao centro da imaginação
A história trata da "Guerra do Anel" e compreende a grande festa de despedida de Bilbo até o adeus de Frodo à Terra-Média. É de fato impressionante a grandeza do mundo criada pelo autor. História própria, árvores genealógicas, mapas, lendas, poesia, criaturas fantásticas e organização política fazem parte dessa obra colossal.
O livro é descritivo e foi bem escrito, podendo incomodar leitores que preferem obras mais dinâmicas. A maior parte dele retrata a viagem da comitiva do anel pelos cantos desta terra, deixando para o final as grandes guerras. Os personagens sofrem certas mudanças com o passar do tempo, mudanças no modo de pensar, principalmente os hobbits. Mas não espere drásticas mudanças, pois a todos os outros o mundo fez pouco com seus modos de vê-lo.
Este livro requer imaginação, esteja avisado, pois àqueles que não a tem ficará muito cansativo terminar a leitura. Leia com calma e force seu intelecto comprando essa passagem para o centro do resultado de uma mente criativa. Não há grandes desafios na gramática ou no vocabulário, mas recomenda-se atenção, pois será necessário reler alguns trechos se entrares em "piloto automático". Para aqueles que viram o filme, é obrigação ler este livro para tentar entender o tamanho do mundo criado. O flime é ótimo, mas o livro é sensacional, como de costume.
Para um último apontamento crítico, o livro pode trazer certo desconforto no início, pois muitas expressões, nomes de famílias antigas, lugares que não estão retratados nos mapas são usadas sem muitas referências ou explicações, pelo menos durante a história. Essas informações podem ser deduzidas ao longo do livro ou desvendas nos apêndices ao final, com amplas informações sobre a matéria tratada ali. E, para os desavisados, cuidado! O livro pode trazer sérias condições médicas de vício. Recomenda-se o controle.

Fabi 24/07/2016

Uma saga no verdadeiro sentido da palavra.
Sim, parece interminável.
Você se empolga, cansa, chora, ri, viaja, luta e literalmente vivencia aquele mundo.
Confesso – sem medo – que foi o livro mais longo e o mais demorado a ser lido; onde me senti em uma verdadeira jornada, em um desafio pessoal literário. Talvez se eu tivesse escolhido as versões individuais não tivesse experimentado este sentimento. Não deve ser a mesma coisa.
Eu não tive pausa. Mesmo descansando alguns dias, eu tinha a sensação de este descanso casava exatamente com o dos personagens e a hora de continuar era a hora de levantar acampamento para mais uma longa viagem ou de me preparar para a batalha.
Não é um livro para fracos e, me perdoem, não é um livro para imaturos intelectualmente (sim, eu sei que isso é pesado); mas a quantidade de informações e detalhes e referências não faz de O Senhor dos Anéis uma literatura rápida e muito menos não reflexiva. É preciso ler, parar, entender e continuar. Você se perde e se acha muitas vezes.
Os personagens são muito bem construídos, tem suas vidas e famílias expostas, lidam com frustrações, medo, angústia e felicidade e nada, e nem ninguém, está ali por acaso.
A cronologia então é um deleite aos olhos, onde você vê o tempo e o aprecia.
Nada em O Senhor dos Anéis é pequeno. Nem o leitor.
A responsabilidade de leitura é ao grande que ao final se tem a sensação verídica de dever cumprido e de ter recebido um presente ao ter tido a chance de lê-lo.
Os filmes são bons, mas não chegam aos pés do universo apresentado nos livros. Eu nem culpo os produtores e diretores, pois, seria um trabalho monstruoso transportar toda aquela literatura para as telas. Mas serviu como referência para alguns personagens.
Enfim, dever cumprido, olhos marejados, presente recebido e alma completa.

Samu 17/05/2016

Muito bom!!!!!!!
Um clássico que não pode falar na estante de nenhum apaixonado por livros. O Senhor dos Anéis é uma leitura maravilhosa que te leva para uma ventura em terras inimagináveis! Muito mais detalhada que nos filmes a obra pode se tornar cansativa para alguns, inclusive pela narrativa ser um pouco complicadinha em alguns pontos, mas vale sua dificuldade, pois é encantadora!

Rica 17/02/2016

Ótimo
Não há o que falar de Tolkien, escreve com uma precisão ímpar, muitos detalhes e ao mesmo tempo consegue prender o leitor por centenas de páginas. Para o seu ramo literário podemos chamá-lo de Mestre !

Pedro.Henrique 16/02/2016

Melhor que existe
Não tenho palavras pra expressar essa historia , esse mundo . Você cria uma ligação enorme com os personagens e suas aventuras durante a leitura .
Você passa a aprender a historia de um mundo completamente original . Pois quem uma vez entra na Terra Média , nunca mais sairá.

Rogue Agatha 11/01/2016

Clássico da literatura inglesa
Para mim o melhor livro de todos os tempos, recheado de cultura e referências sobre a Segunda Guerra e o Catolicismo. De extrema genialidade e pureza de sentimentos.

Fernando.Pessoa 08/12/2015

Esplêndido
Sempre tive vontade de ler este livro, valeu a pena a espera. Cativante, dramático e com um fundo religioso, a eterna luta entre o bem e o mal. Tolkien realmente soube usar as palavras, e assim trouxe no final da leitura, algo de bom em nossos corações. Perfeito.

cesaryui 06/12/2015

Uma história longa, mas fantástica!
Um livro com muitos elementos, uma narrativa envolvente, brilhante, com detalhes e aventuras para uma vida toda. Tolkien foi o cara que revolucionou o gênero da fantasia, e O Senhor dos Anéis é fantástico! São muitos os pontos que devem ser elencados, como a festa dos onzenta e um anos de Bilbo, os momentos com Tom Bombadil, as batalhas, a longa caminhada de Frodo e Sam para cumprirem seu destino, e a volta para casa. Tudo isso com a riqueza do texto de J. R. R. Tolkien, além dos apêndices que complementam a história e dão um colorido maior à história, enriquecendo-a! Acabei lendo o livro depois de ter assistido aos filmes, o que não deixa de dar um gosto a mais, pois há partes não filmadas, e ainda assim vale a pena ler!

Rafael 02/10/2015

"One ring to rule them all"
Releio a trilogia sempre que posso. Acho que, no gênero fantasia, não há livro mais relevante a ser lido. Tolkien criou uma realidade à parte: línguas, criaturas, terras. Os grandes autores contemporâneos de fantasia tem, em grande instância, Tolkien como inspiração. "A Sociedade do Anel" é único por si só, a narrativa é mais delicada em comparação às obras seguintes. Acho bárbaro desde à primeira citação!!

Um início e tanto para a saga fantástica da literatura.

Mariana 04/09/2015

M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O
Um livro surpreendente que te prende do começo ao fim! Li em uma semana mais de mil páginas sem parar e AMEI do início ao fim! Super recomendo para quem gosta de aventura, romance, suspense, honra e heróis!
Sandro 17/09/2015minha estante
Recomendo muito ler Silmarillion e os filhos de Húrin. São fantásticos e te dão outra visão da terra média. ;)

Mariana 21/09/2015minha estante
Obrigada pela dica =) com certeza vou ler!

Ruth 10/08/2015

Lindo, um mundo de fantasia realmente incrível...

Juzinha.Penalber 26/07/2015

Meu favorito!!!
O meu livro favorito!!
Impressiona como Tolkien consegeuiu criar um mundo tão complexo! Se for fã do estilo "fantadi" é leitura obrigatória!

Marques 10/06/2015

Clássico!
Fonte de inspiração para escritores de fantasia até hoje, não só pelo universo, mas também pelo aprofundamento de tudo, da geografia, da mitologia, da sociedade, da escrita, da gramática... Sensacional!

vitão 02/03/2015

Pura Fantasia
não é atoa que é um clássico da literatura fantástica mundial, nessa trilogia Tolkien mostra o seu dom cativante e grandioso de criar um mundo perfeito com criaturas , desde Hobbits , elfos , anões, orcs e etc..., tolkien consegue brincar com a idade média como ninguém,
"Um Conselho , Leia o Senhor dos anéis."