O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Tiago Hauk 09/08/2017

Magnifico
Leitura incrivel, obrigatoria para todos os amantes de fantasia. Todos os anos retorno a terra media.

Lili 02/08/2017

O Senhor dos Anéis
Já tinha lido esta magnífica obra há uns... muitos anos (não vamos falar em números). Apesar de ter achado na época que ela era genial, confesso que achei muitas partes arrastadas e não fiquei certa de que entendi tudo. Talvez a falta da maturidade literária tenha impactado minha leitura (mesmo este livro não sendo só para adultos, ele requer uma certa bagagem de leitura), talvez seja apenas porque tenho uma certa dificuldade em criar cenários na minha mente (e o autor tenta com afinco fazer com que o leitor crie), talvez uma mistura de diversos fatores. Enfim, a leitura foi em vários momentos prazerosa, mas em muitos outros, não.

Há anos tinha vontade de reler toda a obra de Tolkien. Suspeitava que ia aproveitar melhor dessa vez, com todo o auxílio gráfico dos filmes e considerando que hoje sou uma “leitora melhor”. Participo de um grupo de leitura e nós gostamos muito de acompanhar os vídeos da Tatiana Feltrin pelo YouTube. Quando ela lançou o projeto de ler O Senhor dos Anéis em conjunto, logo pensei “agora vai!”. E tive a sorte de ser acompanhada por várias amigas do grupo de leitura. Isso resultou na leitura mais agradável da minha vida! Não o livro em si (apesar de ele ser sim um dos meus livros favoritos), mas a própria leitura. Ler comentando os detalhes, assistindo vídeos da Tati, discutindo pontos que o Tolkien não explicou tão a fundo... Que experiência maravilhosa! Dessa vez eu não achei a obra somente digna de respeito, como da primeira vez. Achei realmente emocionante. Ri, chorei, me preocupei (mesmo sabendo o final), senti medo e desesperança, me senti dentro da Terra Média! Tolkien é muito mais genial do que eu imaginava até esta releitura. O Senhor dos Anéis é algo inexplicável. Incrível como alguém escreve uma história tão sensacional, criando todo um novo universo e te faz ler até os apêndices que tratam de idiomas que só existem neste universo, apenas para adiar um pouco o fim de toda a experiência. Tolkien merece tudo o que já foi dito de positivo sobre sua obra, e um pouco mais.

Quanto ao livro em si, acho que a maioria das pessoas sabe do que se trata, então vou comentar somente algumas impressões. Na primeira leitura, achei A Sociedade do Anel meio enrolado, demorei bastante a engrenar. Curiosamente, na releitura foi o meu favorito. Tolkien usa e abusa de explicações sobre os lugares e personagens, e o envolvimento que eu tinha com tudo isso por já conhecê-los ajudou bastante. Este não é um livro que perde a graça por sabermos o final. Muito pelo contrário: sem a ansiedade de descobrir como tudo aquilo termina, acabamos por absorver muito melhor os detalhes, o humor (sim! Ri muito nessa releitura! Quem não vê humor em Tolkien não está aproveitando completamente a leitura – pelo menos foi o meu caso), e em consequência, toda a grandiosidade da obra.

Concluindo, só posso dizer que recomendo. Não apenas que você leia, mas que também releia! =)

Edson Camara 21/06/2017

O Senhor dos anéis, uma aventura simplesmente fenomenal.
O Senhor dos anéis, uma aventura simplesmente fenomenal.

Na contra capa do volume único de O Senhor dos Anéis há uma citação do jornal The Sunday Times que diz “O mundo está dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram”. Eu acabei de ler o segundo.
Passei por suas mais de mil e trezentas páginas às vezes um pouco chatas em capítulos intermináveis e às vezes em alto frenesi em um carrossel turbilhonante de emoções principalmente quando há narrativas de batalhas.
Meu único senão neste calhamaço é a forma abrupta em que a saga do anel termina. Não vou detalhar aqui para não dar spoiler aqueles que não leram a obra ainda.
O que acontece com o Gollum e o anel nos últimos capítulos, não são do mesmo nível que o restante do livro, esta é minha humilde opinião pessoal.
Durante mais de mil e trezentas páginas, JRR Tolkien nos apresenta inúmeros personagens e situações numa trama complexa, longa e interligada de pessoas e seres fantásticos como o Barbárvore, o próprio Gollum e os elfos.
É um longo livro, mas vale a pena cada minuto investido nele. A torcida pelos pequenos Hobbits nas mais terríveis e fantásticas situações em que estes se envolvem mistura emoções como ansiedade e humor, com diversão garantida.
Quando a última página chega, a saudade dos personagens marcantes do livro já chega junto.
Há no final do livro uma série de anexos que respondem algumas das perguntas que ficam em aberto durante a leitura e vale a pena, mesmo sendo um tanto aborrecida, ler até o final.
Vou me programar agora para ler o Hobbit.

Renata 16/04/2017

O Senhor dos Anéis - J.R.R. Tolkien
Essa é uma resenha complicada de se fazer, pois é um livro muito amplo, magnífico, e há inúmeros detalhes minuciosos, coisas fantásticas e uma filosofia envolvida... Mas vou comentar e tentar passar um pouco do meu amor tolkiniano.

Três anéis para os Reis-Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores- Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um anel para a todos governar,
Um anel para encontrá-los,
Um anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as sombras se deitam.

Na jornada no primeiro livro, a sociedade atravessa florestas, montanhas, minas nas profundezas da terra onde encontram muitos perigos, atravessam a terra de Lothlórien onde conhecem a Senhora Galadriel e por fim desembocam nas Cataratas de Emyr Muil, onde a Sociedade se desfaz... Os perigos são muitos, mas eles têm que vencer o Inimigo, O Senhor do Escuro, e destruir o anel no fogo das Montanhas da Perdição. Essa jornada ainda está longe de terminar...

O livro traz uma bagagem cheia de aventuras, de bem e de mal. Por mais que tenha assistido os filmes muitas vezes antes de ter lido o livro, ainda me surpreendi com algumas coisas, o filme, por mais que muito bem feito e um tanto fiel ao livro, mudou alguns acontecimentos e passagens, alguns capítulos foram inteiramente retirados das Adaptações, que não comprometeram, mas que se tivessem sido gravadas, agradariam muito mais do que já agradam. Há alguns personagens e fatos inteiramente "novos"(para mim) nos livros, como foi o caso do Tom Bombadil que é um senhor de muita sabedoria e de grande ajuda quando os hobbits estão fugindo dos cavaleiros Negros. A cronologia do filme também acaba sendo menor que a do livro, pois enquanto no livro eles demoram semanas e meses para chegar em determinados pontos, no filme parece que acontecem em alguns dias.

Carla.Lima 21/02/2018minha estante
undefined

Andressa 04/04/2017

Um livro para não esquecer. Para os amantes de aventura, de uma boa história, eis o livro. Não dá para não se impressionar com a genialidade do autor. Personagens fortes, que te prendem ao livro por todo o tempo. Recomendo!

Ana.Paccola 01/04/2017

Sei que tem gente que vai me xingar. Mas achei o filme melhor
Pela primeira vez achei os filmes melhores dos que os livros.

Achei a narrativa muito rica mas também bem cansativa. Perdi a concentração e a vontade de terminar o livro vaaaaaaaarias vezes. Mas me forcei a terminar para ver se melhorava.

Claro que a história é muito mais rica que no filme, mas ainda prefiro o filme...

Michelle 29/12/2016

Livro maravilhoso, escrito por um homem dono de uma imaginação incrível! Vale cada página. Uma história de coragem e amizade repleta de magia e superação.

Cibrs 20/11/2016

About The Lord of the Rings - uma visão comentada
J. R. R. Tolkien desenvolveu todo um mundo excitante e fantástico, em que criaturas fantásticas e exóticas são perfeitamente aceitáveis entre os humanos, estes que, por sinal, não são mais especiais que qualquer outra raça, e que grandes perigos surgem para “ferrar” com todo mundo de um modo geral. Ele é um gênio. Incontestável. Costuma-se dizer que as histórias são todas iguais, a única coisa que muda é a forma como se conta. E, olha, o talento de Tolkien é notável nesse quesito.
Porém, antes de todo esse excitamento já citado, é tedioso acompanhar a vida pacata dos hobbits, embora ela seja totalmente envolvente e agradável. Ler o início de O Senhor Dos Anéis é aquele tipo de experiência que te transporta para um novo mundo e te faz sentir em um lugar irreal, como se estivesse flutuando no ar. Ou pelo menos pra mim foi assim. Uma sensação fantástica! Só que depois de um tempo é inevitável a sensação de ter que, de necessitar fazer alguma coisa. É monótono.
Talvez eu tenha tido essa sensação porque hoje vivemos em um mundo veloz. Um mundo em que passar um tempo “sem fazer nada” é uma falha imperdoável perante os olhos da sociedade. E o mundo dos hobbits segue um ritmo completamente diferente. É calmo e sereno, as pessoas vivem suas vidas sem a menor pressa. Eu gostaria de exaltar que é justamente esse contraste entre mundos que me fez ter essa sensação de monotonia. Notem a eficiência e habilidade do autor ao construir seu mundo e sua narrativa. Tal habilidade é grande ao ponto de me fazer sentir incômodo ao acompanhar a vida pacata dos hobbits.
Tal incômodo se deu porque notei que não conseguimos mais entender como eles conseguem ser tão passivos, uma vez que vivemos uma realidade bem mais agressiva, sendo sempre consumidos pela pressa, sem apreciar as coisas boas da vida e dos pequenos detalhes. Tal incômodo se dá porque, ao ver a vida dos hobbits nós percebemos que não conseguimos mais apreciar a vida! É um tapa na cara.
A narrativa se acelera mais a partir do momento em que os meus queridos Ents aparecem. A partir daí não se consegue mais desvencilhar do livro. Já estamos completamente envolvidos pela narrativa, e isso é uma coisa boa. Muito boa. Recomendo O Senhor dos Anéis. É uma verdadeira obra imortal. Melhor história fantástica que já li. Pontos para Tolkien!

mah-nachtengel 23/10/2016

Melhor livro já escrito.
O mundo está dividido entre aqueles que já leram LOTR e aqueles que ainda não leram (noobs).

Jhenifer Mheize 16/09/2016

Fantástico *-*
O que falar de um livro tão maravilhoso como O Senhor dos Anéis, simplesmente fantástico, e quando se acaba você quer mais. O livro é muito envolvente e magnifico. J.R.R Tolkien te leva a lugares sem igual, melhor experiência de leitura.
"O mundo esta dividido entre aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram."
Manoel.Renato 17/09/2016minha estante
Não vejo a hora de ler o senhor dos anéis ^^

Jhenifer Mheize 17/09/2016minha estante
Muito bom *w*

miny 30/08/2016

livro ótimo!

Mila 28/08/2016

Perfeito
Uma historia muito envolvente, tem uma grande quantidade de páginas, mas quando você terminar vai querer mais 1.000

Thays.DavanAo 27/08/2016

Um dos melhores livros de ficção que existe. Não tem como não gostar!