O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Sandra (@lidosnaestante) 22/09/2022

Minha capa favorita
Minha primeira leitura de O Senhor dos Anéis foi nessa edição e como sou feliz por ter conseguido adquirido. Essa é minha capa favorita, além de ser o volume único. Uma pena que seja folhas brancas mas, na quando li pela primeira vez eu nem tinha isso como um defeito então tá tudo certo.
Amo demais esse livro!!!

Wilson 19/09/2022

Tolkien é Tolkien
O senhor dos anéis é o maior livro de fantasia de todos os tempos. Uma das leituras favoritas da vida. Uma obra repleta de simbolismos cristãos e católicos, virtudes eternas. Tolkien concebeu um mundo repleto de histórias fantásticas.

Obs: a série da Amazon não tem nada a ver com a obra de Tolkien.

Erica 09/09/2022

Gostei
Muito boa a história, detalhada ( às vezes até demais), mas gostei de ler o livro.
Não li os apêndices pq né... ninguém merece... hahahaha... mas é bom ter pra o dia q surgir alguma curiosidade.
Recomendo, apesar de ser meio tedioso em algumas partes.
Conhecendomundos 10/09/2022minha estante
Tô querendo ler, mas tantas pessoas dizem q é uma leitura maçante. Valeu a pena para vc?

Erica 17/09/2022minha estante
Valeu a pena, principalmente os livros 1 e 2... o último que é mais arrastado, mas muitas coisas do livro que ficaram fora do filme são interessantes. Se vc gosta do universo de Senhor dos Aneis vale a pena sim.

Hilsa Camargo 07/09/2022

É apenas incrível Tolkien ter criado um mundo de ficção com raças, culturas, línguas e tantas coisas tão ricas

Ler Senhor dos Anéis é como mergulhar num universo de magia e mistério que te surpreende a cada página

Só leia...

Mari 06/09/2022

Simplesmente perfeito
Sem palavras para a grandiosidade desta história. Cada detalhe, cada acontecimento muito bem amarrado até o final. Mal terminei e já estou com vontade de reler. Incrível demais.

Edenilson 28/08/2022

Sempre ouvi que os livros do Tolkien eram arrastados, cheios de detalhes e descrições sem fim. E eles são realmente, mas isso os torna extremamente agradáveis, por mais que isso pareça contraditório. Adorei toda a descrição do cenário, se você começa a imaginar o cenário e não apenas ler as descrições, vai começar a visualizar ele e se sentir junto de Frodo e dos seus parças. Não é um livro datado, de modo algum. É riquíssimo. Fiquei surpreso o quanto há um sentimento terno que acompanha o texto, de uma beleza extrema.
Adorei o livro (os 3).
Evelyn.Santiago 28/08/2022minha estante
Tive a mesma sensação quando li, os detalhes enriqueceram a história, nos tornamos mais próximos e me atrevo a dizer que até parte da história

Edenilson 28/08/2022minha estante
Pois é, Evelyn. É como um road movie no mundo da fantasia.

Evelyn.Santiago 28/08/2022minha estante
Eu sempre me envolvo de mais com as minha leituras, viajo legal kkk mas se não fosse assim nem queria. Sempre consigo entrar na história e me sinto a melhor amiga da(o) protagonista(o). Me desconecto da vida real e deixo a história me envolver ?? as pessoas que não gostam de ler acham que sou louca kkkk

Flavia Sena 07/08/2022

Mais de um ano depois, enfim terminei :')
Não me arrependo, mas não leria novamente hahaha Agora vou ver os filmes pra conectar melhor tudo (coisa que deveria ter optado desde o início), porque depois desse tempo todo, quase não me lembro do que li no início. Pontos altos: relação de Frodo e Sam (os melhores momentos!), toda a sabedoria de Gandalf e o enaltecimento da natureza (eu pelo menos notei isso, não sei se faz sentido). Pontos baixos: pouca presença feminina nos diversos momentos da história e descrições excessivamente longas (aqui é meu gosto pessoal, obviamente).
Henrie 07/09/2022minha estante
Não é um livro pra qualquer um ler, pois a leitura não é fácil. É como um Machado de Assis da alta fantasia. Talvez um dia com a mente mais amadurecida você mude de idéia e releia.

Flavia Sena 07/09/2022minha estante
Ou só não é minha preferência mesmo :)

Henrie 07/09/2022minha estante
Uhum. Abraços.

Marcelo 05/08/2022

Mais uma obra mestre.
Li esse em 3 dias, me vi tão vidrado nessa obra, que quase fui atropelado uma vez, e ignorei meus amigos pelos dias que se sucederam sua leitura. Uma obra no mínimo fantástico, tão fantástica quanto a palavra fantástica pode mensurar.

iwillianreis 30/07/2022

O Ouro da Fantasia.
Uma jornada incrível! Como foi legal acompanhar ao longo desses últimos anos (sim, eu comecei essa leitura em 2018, e só terminei agora ?) essa trajetória. Acima de tudo, era um sonho ler esse livro, pois eu sou alucinado pelos filmes do Peter Jackson, e finalmente consegui apreciar também a obra original.
Não é uma leitura simples, ainda mais para um postulante a leitor como eu (rs), mas não é a mais difícil do mundo também. O que incomoda um pouco são as divagações e excessivas descrições da natureza geográfica do mundo imaginário, além do vocabulário arcaico, mas isso é até compreensível, e você se acostuma. A história em si dispensa comentários, é o maior clássico da fantasia do século XX, influenciou todo mundo que veio depois. Tem várias nuances e interpretações; fala sobre amizade, lealdade, amor fraternal, fé, força, destreza, perceverança. Isso me marcou muito.
A história da Guerra do Anel é, na verdade, só um pano de fundo para a verdadeira paixão do autor, que é a criação de sua própria mitologia; e tudo muito rico e difundido. Isso inclui diversidade de povos, línguas, regiões, criaturas, heróis, objetos mágicos, e etc. Os personagens são maravilhosos, os membros da Sociedade formada na primeira parte, cada um tem sua importância fundamental. Mesmo os antagonistas a tem, como o Gollum (que personagem!). A terceira parte é de longe a melhor, onde de fato a guerra se afunila, onde acontecem as melhores cenas e momentos. Um sentimento que eu tive enquanto lia essa trilogia - principalmente em sua reta final - foi de gratidão ao diretor Peter Jackson e sua equipe, por adaptarem o "inadaptável" tão maravilhosamente bem. Eu só consegui gostar ainda mais dos filmes e de todo o trabalho que foi feito para que esse obra fosse também para as telonas, lá no começo dos anos 2000. Ambas as versões são dignas e espetaculares; as considero obras de arte. Tolkien foi um gênio ao criar isso tudo diretamente de sua cachola; e Jackson incrivelmente competente para fazer uma adaptação tão boa do que era possível fazer. Pois Senhor dos Anéis não é uma obra fácil para levar para televisão/cinema. E eu só conheci Tolkien através dos filmes, então sou muito grato. Me sinto realizado, e certamente farei uma segunda leitura dessa obra clássica da Fantasia. Já me sinto pronto para iniciar mais uma aventura. ???

Alex 29/07/2022

A suprema obra de fantasia
O Senhor dos Anéis é, sem dúvidas, o maior romance de alta fantasia já escrito. Com seu estilo detalhista mas convincente te leva a uma aventura que dura quase dois anos, mas que remonta uma mitologia de outros 9 mil anos.

Em cada recanto, em cada túmulo, em cada nome, Tolkien cria uma referência ao restante de sua obra, gerando um universo profundo. Com origens, deuses, guerras, amizades, lutas e glórias.

Ao contrário de outros livros de fantasia, a riqueza está mais na sua complexidade do que em suas pirotecnias. É uma fantasia que te faz viajar, mas não te tira do mundo real. Todos os conflitos são conflito humanos, todas as dúvidas, são dúvidas que qualquer um de nós poderia ter.

Se eu recomendo? Muito mais que isso, não há como gostar de fantasia moderna e não ter bebido um pouco de Tolkien. Então sente, prepare o cachimbo, e aproveite a aventura.
Núbia Cortinhas 06/08/2022minha estante
Uauuuu! Que resenha! ?? ?? ?? ?? ??

D'Ant 07/03/2023minha estante
A melhor obra ficcional de cunho cristão que eu já vi em toda minha vida também. Tolkien, como grande influente católico criou esse universo incrível afim de ensinar valores profundos de amor, família, amizade e sacrifício por uma missão de salvar toda a humanidade, trabalhando fortemente o imaginário de um mundo pós segunda guerra mundial, e tomado de uma contra-cultura onde os escritos mais aclamados eram dos fabianos H.G Wells e Bernard Shaw. Em sua história há muitos paralelos com ensinos bíblicos, em especial as jornadas de Aragorn II (Passo-Largo), Frodo, e Gandalf, representando as três vocações de Cristo como Rei, Sacerdote e Profeta. É uma leitura completa e fascinante!

Alex 07/03/2023minha estante
É inegável a influência religiosa na obra de Tolkien, porém ele odiava essas associações. Por mais biografias e cartas que leio dele, ainda não entendo essa negação tão veemente.

Núbia Cortinhas 08/03/2023minha estante
D'Ant, que maravilha! Assim que eu tiver oportunidade vou investir nessas obras, fui conquistada após ler o teu comentário. ? ??

D'Ant 08/03/2023minha estante
Eu pude acompanhar algumas de suas biografias também. E são muito boas. Mas que ele pareceu odiar não foi as associações de suas obras com assuntos religiosos, mas utilizar de sua fé para explicar coisas sobre sua obra, como a morte e a ressurreição de Gandalf, por exemplo, isso sim considerava detestável. Por que ele deu uma explicação que ñ se baseava na religião. Diferente de C.S. Lewis, que transforma Aslan em uma figura de Cristo. E para Tolkien, isso era se valer de algo muito acima de seus escritos. E não se considerava digno. Sendo um católico muito devoto ele coloca elementos bem sutis de sua crença, mas como se seguindo um trilha de pequenas pegadas até encontrar o sobrenatural.

Ana 25/07/2022

Eu amo a trilogia dos filmes, e por isso a muito tempo estava na lista pra ler os livros.
Graças a Deus tive a sorte de ganhar este livro, então finalmente criei "coragem" e caí de cabeça. Nestes 3 meses de leitura, ficava boba como que os filmes foram fiéis. E agora finalizada a leitura, realmente um ou outro detalhe que foi diferente, como por exemplo o "namoro" do Aragorn com a Arwen.
Trilogia muito rica, e de todas as formas. Vale a fama que tem, e se tornou um dos favoritos. Deus é muito bom por nos ter dado um escritor tão singelo como Tolkien.

Elisangela Muniz 15/07/2022

Uau.
Eu demorei muito pra ler esse livro. Tive dificuldade de conseguir ler continuamente. Acabou que li um livro por ano. E adorei a experiência.
Por já ter visto os filmes diversas vezes achei que a leitura não seria muito proveitosa, mas não podia estar mais errada.
Existem muitas diferenças entre os filmes e os livros. E em algumas coisas em prefiro um ou outro.
A escrita do Tolkien as vezes é bem cansativa, mas a obra num geral é muito boa.
Realizei um sonho terminando de ler.
Fiquei triste pelo Sam, mas o final foi bom.
Só queria saber se ainda existiam algumas entesposas em algum lugar hahahaha

lorran_dossantos 10/07/2022

Não levem esse livro pra faculdade.
Esse livro me viciou tanto que eu não conseguia parar de ler, nem quando ia pra faculdade. O problema é que é uma verdadeira bíblia de tão grande que é. Minha mochila parecia que tinha chumbo e me deu bastante dor na coluna haha. Mas valeu a pena. Senhor dos Anéis é incrível e prende do início ao fim. É engraçado pensar que é ainda melhor que os filmes, que são simplesmente perfeitos. Tolkien foi, é e sempre será inigualável.

KinoplexGuilha 26/05/2022

Senhor dos Anéis
Esse livro é muito emocionante para mim. Sei lá ele pega fundo. Tantas coisas que eu levei pra vida que saíram daqui. Como diz a Queen ?na minha opinião uma obra prima?