O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Caio Siqueira 26/12/2020

A Maior Obra de Todos os Tempos
Finalmente terminei esta obra prima, pois já era apaixonado por esse universo desde que assisti as premiadíssimas adaptações de Peter Jackson.

Quando se trata de O Senhor dos Anéis, não consigo ser imparcial. A Terra Média do gênio J. R. R. Tolkien é o maior e o melhor universo fantasioso e ficcional que a mente humana já foi (e será) capaz de conceber.

Dedicação se vê nos detalhes, e detalhes é o que não falta nessa livro. Bastante ver a profundidade em que cada personagem, ambiente e objeto foram desenvolvidos. Sem contar os apêndices, que nesse volume único da Martins Fontes é de mais de 100 páginas.

O Senhor dos Anéis é o meu livro favorito, e tenho certeza que todos que tiverem vontade de conhecer esse universo mágico, não vão se arrepender.

Anthony 05/12/2020

Uma grande aventura
Um livro (desafiador pelo volume) que flui leve em sem problemas na narrativa. A aventura é encantadora.

Plebeu 29/11/2020

Louvai-os! / Eglerio!
''Vida longa aos pequenos! Louvai-os com grande louvor!
Cuio i pheriain anann! Aglar'ni Pheriannath!
Louvai-os com grande louvor, Frodo e Samwise!
Daur a Berhal, Conin en annûn! Eglerio!
Louvai-os!
Eglerio!
A laita te, laita te! Andave laituvalmet!
Louvai-os!
Cormacolindor, a laita tárienna!
Louvai-os! Os portadores do Anel, louvai-os com grande louvor!

Livia609 23/11/2020

Amei
Tirando as partes do Frodo, que me deram uma preguiça enorme, o livro é muito bem escrito e a história é cativante. Amei cada segundo que passei lendo, e com certeza, será um livro que indicarei para meus filhos (se eu tiver).

Eduardo Haus de Barros 15/11/2020

UMA OBRA DIVINA
Senhor dos Anéis com certeza tem o universo mais rico de toda a literatura, muitas pessoas consideram lento e chato , eu o considero simplesmente delicioso
P.S : Com certeza é a obra da minha vida

Clara 13/11/2020

Já estou com saudades...
A sociedade do anel: ????1/2

Gostei muito desse livro, não foi cansativo como todos diziam que iria ser.

As duas torres: ????

Também gostei bastante e teve mais ação, porém a leitura não fluiu tanto como no primeiro. As partes mais descritivas estavam mais lentas nesse, mas as partes da ação foram incríveis.

O retorno do rei: ?????

Com certeza o melhor livro da trilogia. Eu não conseguia parar de ler! Finalmente tivemos a resolução da jornada do Anel, confesso que me emocionei ao longo de vários momentos depois de certas partes do livro. Sentirei muitas saudades dessa história.

Viviane @litenatura 23/10/2020

Uauu
Tolkien é o cara. A construção dos personagens é perfeita. Eu já quero é ler esse livro outra vez. Chorei e sorri ao longo da história. P.S. Não sei fazer resenhas. Kkkkkkk.

Cris 01/10/2020

O Senhor dos Aneis
Muitos dizem que a obra é cansativa pelo excesso de detalhes, descrições aprofundadas do ambiente, dos personagens etc., outros são absolutamente encantados com a narrativa, reconhecendo a riqueza imaginativa que a leitura proporciona. Trata-se da obra mais popular do século XX dentro da literatura fantástica. O Senhor dos Aneis foi traduzido para mais de 40 línguas, vendeu mais de 160 milhões de cópias, tornando-se uma obra grande, não apenas em tamanho, visto suas mais de mil e duzentas páginas, como também em valor cultural; um universo rico e belo que divide opiniões.
A aventura gira em torno do “Um Anel”, artefato oriundo da magia e poder maligno de Sauron que tendo-o perdido há muito tempo, pretende recuperá-lo a qualquer custo. No entanto, além de Sauron, o Um Anel influencia muitos outros personagens, pois seu poder absorve a vontade do portador tornando-o obcecado por mantê-lo para si, é o que acontece com Gollum que foi o guardião do “Precioso” enquanto estava desaparecido, além disso, apesar da tentativa de fazer-se segredo em relação a tamanho poder, a ciência de que este existe leva outros personagens a procura-lo para satisfazer sua própria ganância.
Do lado heroico, temos a sociedade do anel, composta por Gandalf, o Cinzento; pelos hobbits Frodo, atual portador do anel, Sam, para muitos leitores o verdadeiro herói, Merry e Pippin; o elfo Legolas, o anão Gimli e os homens Boromir e Aragorn, que embarcam numa aventura rumo a Mordor, terrível lar de Sauron com o intuito de destruir definitivamente o anel. Nesse ínterim, a sociedade é alvo de muitos ataques que fazem com que aos poucos vá se desfazendo por mortes, raptos, traições, caminhos perdidos etc.
Apesar de extenso, o livro tem uma narrativa que instiga o leitor; Tolkien não entrega tudo logo de cara e a ânsia por chegar ao próximo capítulo, ver se nossos heróis continuam vivos, se conseguem atingir seu objetivo, o que muitas vezes parece impossível, é um grande prazer que se obtém, apesar da angústia provocada pela incerteza.
O complexo universo da Terra-Média, onde se desenvolve a trama em questão, influenciou várias áreas além da literatura. Hoje sua obras são adaptadas para o cinema, RPG e até na música, a exemplo, a banda austríaca de black metal Summoning que traz a maioria de suas letras inspiradas pelas obras de J. R. R. Tolkien.

Clair 25/09/2020

Clássico da Alta Fantasia
Bem, como começar a falar sobre o pai da fantasia e sua obra magnífica? Apesar de ser uma leitura pesada e cansativa, é rica em detalhes, contando a principal história da Terceira Era do grande e complexo universo de Tolkien. É divida em 3 livros, Sociedade do Anel, Duas Torres e Retorno do Rei, sendo todos divididos em 2 livros/partes, ou seja, 3 livros com 2 partes cada.

Sociedade do Anel introduz os personagens e a complicada tarefa de levar o anel para Mordor, mostrando os diferentes lugares e contrastes dos vários povos da Terra-Média. Tolkien realmente revolucionou ao criar raças com seus costumes, jeitos e princípios, como os Orcs. Confesso que o início foi meio parado, principalmente pelas longas descrições de florestas e as várias refeições dos hobbits, porém, na medida que a segunda parte ia progredindo, se tornou uma aventura intrigante, não tardando para colocar conflitos tensos e angustiantes.

Duas Torres já tem uma diferença notável nos capítulos, algo que deixou a história mais interessante e dava mais vontade de saber o que aconteceu e o que vai acontecer. Vai mostrando cada vez mais os vários lados dos personagens, e a medida que o perigo fica mais perto, é perceptível a evolução deles. A narrativa é excepcional, aqui é uma prova de o quão bem foi escrito os finais das partes. O que não falta nesse livro é batalhas, servindo de uma certa forma de um preparatório para o final, com trechos surpreendentes e desesperadores.

Retorno do Rei é o final dessa longa e impressionante aventura, o conflito final entre o bem e o mal, e onde infelizmente, teremos que chegar ao fim. Os ares ficam cada vez mais tensos e sombrios, e com todos os personagens devidamente apresentados e familiarizados, nos pegamos apreensivos com o que pode acontecer com eles. A batalha final é colocada de uma maneira incrível e escrita com maestria, é o momento que tanto esperávamos e não poderia ter sido entregue de maneira melhor. Apesar dessa emocionante parte, o final de jeito nenhum deixou a desejar, e sim mostrou que as mais de 1000 páginas valeram a pena.

É uma saga sobre lealdade, perdas, conflitos, aventuras e principalmente a amizade, algo que se provou muito importante várias vezes durante a narrativa. Após a leitura entendi a frase "O mundo está dividido entre aquele que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram".
Lais 25/09/2020minha estante
Para sempre o melhor livro

Matheus 25/09/2020minha estante
Acabei de ler o primeiro volume e já estou indo para o segundo, é tudo que a fama diz e muito mais!

Ste 25/09/2020minha estante
Gostei muito da resenha! :)
Estou lendo As Duas Torres.

Gabriel Oliveira 27/08/2020

A fantasia que mudou minha vida.
Caso você se aventure a pegar essa edição (que é baita um calhamaço, diga-se de passagem) ou mesmo a edição em 3 volumes, pode ter certeza que irá se enveredar por uma aventura tão grande pela qual os protagonistas dela se arriscam.
Por inúmeros desencontros e vais-e-vens da vida, acabei demorando quase 5 anos para finalizar a leitura da obra, entretanto, consegui obter esse feito agora em plena pandemia.
O que posso dizer sobre essa história, de forma extremamente sintética e concisa? Vale MUITO a pena. De início a narração um pouco (ou muito, depende do ponto de vista) carregada de descrições pode cansar um leitor inexperiente, que é o meu caso.
Só que isso se torna um mero detalhe a partir do momento em que você mergulha fundo na aventura. O autor consegue alternar entre momentos singelos e batalhas épicas, atmosferas doces e diabólicas. Tudo recheado por personagens emblemáticos, monstros diabólicos, cavaleiros bravos e etc.
O livro do meio, As duas torres, foi um problema pra mim, pois foi nele que eu acabei abandonando o livro por alguns meses (talvez mais de um ano)
Mas tudo mudou quando cheguei no terceiro livro, que é O retorno do Rei. Quando cheguei nesse livro eu estava tão fisgado pela história, tão empolgado pra ver os desfechos daqueles personagens que eu devorei tudo em questão de semanas. E talvez tenha sido uma das experiências literárias mais intensas da minha vida. Alguns momentos me derramaram lágrimas, pra ser franco.
Confesso que eu sempre tive um pé atrás antes de ler O Senhor dos Anéis, achando que era uma história bobinha feita pra boi dormir.
Como eu estava enganado.
Não confie em quem não gosta de Senhor dos Anéis.

Bruno 26/08/2020

Amor
Então esse é o livro que eu li mais rápido e o que eu mais demorei a ler. Eu fiquei mais ou menos 6 anos procrastinando essa leitura e quando peguei o livro para ler esse ano faltava pouco mais de 700 páginas e eu li tudo inclusive os apêndices em menos de uma semana, eu tenho uma grande paixão por esse universo. Nos filme é minha triologia preferida, contudo eu sempre achei como boa parte das pessoas que criticam, a escrita arrastada e diria até chata, porém nessa última leitura eu consegui entender (não digo que o pessoal que acha tudo isso que falei antes esteja errado) mas deu um click comigo e eu passei a curtir muito esse tom mais épico do livro de que cada coisa por mínima que seja teve uma história, que estamos vivenciando tempos sombrios de um reino em ruínas que outrora fora fabuloso e a terra média é algo fantastico, Tolkien merece todo o reconhecimento e méritos por criar umas das obras se não a mais importante da história da literatura fantastica, estilo esse que é o meu favorito, então assim como nos filmes senhor dos anéis ganhou um lugar no meu coração.

Luiz.Carlos 24/08/2020

Totalmente foda!!!!
O senhor dos anéis é simplesmente a melhor leitura de aventura e fantasia que conheço. O livro é completo, sem brechas na narrativa e super bem descritivo, afinal Tolkien estava criando todo um universo mágico. É uma leitura pesada, lenta as vezes, mas Constante. É impossível encostar o livro antes da última página.

Cintia 19/08/2020

Grande clássico
O livro realmente é épico, porém a quantidade de palavras (nomes de personagens principalmente) novas e diferentes me deram preguiça em ler, entendo que o autor era um linguista, mas é muito maçante ter que ficar lendo aqueles nomes excêntricos toda página, me fizeram desistir da leitura várias vezes. A falta de personagem femininos também é um problema (entendo que a época em que o livro foi escrito a realidade era outra), não me senti representada por nenhum por personagem e isso fez com que fosse mais difícil concluir a leitura.