O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

João 03/02/2020

Leitura surpreendente!
Essa saga do Tolkien tem uma marca própria dele. O jeito que ele desenvolve a história tem o seu toque. Ele começa numa vibe bem tranquila, bem descritivo e tals e a medida que a história avança eu acho que só melhora.
Quando eu tava terminando o primeiro eu engatei a leitura pra terminar bem rápido a trilogia, pq queria terminar logo pra ver como ia acabar a história. Eu amei os livros. Em vários momentos eu me arrepiei nos ápices dessa saga. Essa é uma história fundamental para quem é fã de fantasia.

Francislaine Costa e Silva 13/01/2020

É o livro mais detalhado que já li em minha vida, chega a irritar um pouco, o leitor que for ler esse livro deve ter muita paciência no começo.
Não é um livro que eu morra de amores, mas está na categoria dos livros bons.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/01/2020

Este livro reúne em um único volume as três partes da trilogia O Senhor dos Anéis, que já vendeu milhões de cópias em todo o mundo e continua encantando pessoas de todas as idades. A Sociedade do Anel, As duas torres, O retorno do rei, respectivamente primeiro, segundo e terceiro volume em dose única para os aficionados por Tolkien, ou simplesmente para os que mergulham pela primeira vez num emaranhado de acontecimentos improváveis, mas absolutamente convincente em seus detalhes.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8533615167

Lucas Poliseli 25/11/2019

Maravilhoso
Eu que já era fã dos filmes virei mais fã ainda lendo os livros. A história é incrível, os personagens são incríveis. Sem mais!

Lismar 16/10/2019

Épico.
O Senhor dos Anéis.

Depois de 18 anos após assistir ao SdA nos Cinemas, decidi, apenas agora, me aventurar no Livro de Tolkie. Pelo fato de ter adorado os filmes, tinha achado desnecessário ler o lendário calhamaço. Contudo, resolvi prestigiá-lo somente agora, o volume único da obra do tão idolatrado escritor. E, terminado, vi como o filme é só a ponta do Iceberg de sua totalidade. Nossa, a imersão é absurda. Para início de conversa, Tolkien era um puta escritor, sua escrita envolve o leitor de tal forma que se torna impossível largar o livro. Uma leitura gostosa, prazerosa, a impressão que dá é que você é uma testemunha dos eventos da Terra Média. Li com gosto, pois apesar de sua riqueza de detalhes, a obra não cansa. Ora, quem não ficou agoniado com a descrição da Colina dos túmulos?! Intrigado com Tom Bombandil?! Empolgado com as canções que narran a história das eras passadas?! Aterrorizado com Mordor e do avanço do Senhor do Escuro?! Quem não sofreu junto com Frodo e seu fardo?!
E tenho que dizer, apesar de toda essa riqueza, o autor sempre deixa claro a questão de urgência presente na fantasia. O último livro então, possui um ritmo alucinante, com o avanço dos exércitos e a expectativa sobre a grande batalha por vir.
Sem falar que no Livro há o destino de Saruman, algo ignorado nos filmes. Não assisti às versões estendidas, então não posso opinar sobre. Além deste fato, ainda sabemos do destino de Gandalf, Elrond, Galadriel, e outros personagens inesquecíveis.
Um livro imponente, que não é a toa que até hoje é material de inspiração para diversos autores. Merece toda a fama e prestígio que possui.

Carvalho 24/09/2019

" O mundo está dividido entre aqueles que leram o Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram" Essa frase ilustra muito bem todo o esplendor do livro. É simplesmente fantástico . Uma história envolvente cheia de ação e com personagens muito marcantes, O Senhor dos Anéis é um dos maiores livros do gênero de aventura já feitos.

Sabrina 26/08/2019

Toda a fama é merecida!
O professor Leandro Karnal diz que uma obra clássica é uma companhia permanente, para uma vida inteira. O dele é Hamlet de Shakespeare, mas o livro que é clássico pra minha vida será sempre O Senhor dos Anéis. Li a obra de Tolkien pela primeira vez aos 13 anos. Estive relendo por esses dias, 15 anos depois da primeira leitura, e a força dessa história continua exatamente a mesma perante os meus olhos. Ainda me assombra demais o poder da narrativa de Tolkien. É altiva, é séria, é sóbria, é bela, fria e cheia de poesia ao mesmo tempo. Teve parágrafos que eu fui e voltei várias vezes, pra tentar decorar o quão bem estruturados são. Sem contar os cenários da terra mágica que ele cria. Todos aqueles lugares moram, de alguma forma, na minha imaginação e no meu coração. Para quem ainda acha que é só um filme, ou só um livro infanto-juvenil, recomendo a leitura para perceber o equívoco - e entender o quanto livros de fantasia, como Guerra dos Tronos, bebe dessa fonte. O Senhor dos Anéis merece toda a sua fama e, ao percorrer as mais de mil páginas da trilogia, percebo que mereceria ainda mais honrarias.

site: https://medium.com/@sabrinadidone

Samuel F. (Sansão) 17/08/2019

Maravilhoso
É grande, mas vale muiito a pena. Leitura divertida, curiosa e extremamente aconchegante. Uma história de amizade, fidelidade e dever pelo bem do próximo, com um bônus de ficção e muiita criatividade ??

Lariwoon 26/06/2019

Uma leitura de cinco anos.
O Senhor dos Anéis (volume único) é, sem sombra de dúvidas, o livro que me prendeu por mais tempo.
Comecei a leitura desta obra em 2014, vindo a terminá-la somente hoje, em 26/06/19. Não que eu de fato tenha passado cinco anos lendo este livro, ele pertence à uma biblioteca local e tive de devolvê-lo, voltando a pegá-lo emprestado somente este ano. O que importa nisso tudo é que, apesar de anos terem se passado desde a leitura da primeira página, eu nunca consegui esquecê-lo até poder finalmente terminá-lo.
A história de Tolkien é muito mais do que um relato dos acontecimentos desde a descoberta do "um anel" por Frodo até os acontecimentos que sucederam a jornada. É, realmente, um mundo inteiro a parte, onde tive a sensação de que jamais poderei compreender toda a história de antes e depois das Eras relatadas, como é de fato no mundo real.
É encantador sentir que há tanto por trás dos personagens que possibilite crer na existência daquele universo. Ao mesmo tempo esta imensa quantidade de conteúdo foi o meu maior desafio durante a leitura, pois por vezes sentir-me perdida na história dos exércitos, reis e demais personagens ali contidos.
Chegando ao fim da história, concluo que apesar da confusão de alguns momentos, O Senhor dos Anéis não seria tão grandioso quanto é, se não fosse construído exatamente como foi.
Se este é o trabalho de uma vida do autor, ouso dizer que é uma vida melhor aproveitada do que muitas com trabalhos mais diversos e menos marcantes.
Por fim, se o novo leitor estiver disposto a embarcar nesta viagem complexa e intensa, deve fazê-lo com paciência e atenção, pois de outra forma não poderá captar a história em todos os seus detalhes que, eu mesma admito precisar ler mais uma ou duas vezes na vida, para sentir que o fiz.
Foi, apesar do muito tempo dedicado, uma experiência agradável, envolvente, imaginativa e satisfatória, que me orgulho em dizer que, por hora, chega ao fim.

Kau 23/06/2019

Tolkien, J. R. R. O senhor dos anéis. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Esse universo é simplesmente incrível, tem personagens tão íntegros em sua personalidade, cenários tão bem construídos que, enquanto lia, senti-me integrante dessa sociedade.
"Venha o que vier, grandes feitos não ficam diminuídos em seu valor " (Legolas, p. 929)

Rodrigo Bazzi Araujo 21/03/2019

Absoluto
Não leia essa resenha. Nada que eu escrever aqui será algo inédito sobre esse filme. Simplesmente o livro mais influente da cultura pop. Contudo, não é um livro para todos. Tem partes maçantes, a maioria dos poemas não é boa, nem faz muito sentido na língua portuguesa. Sério, pode pular os poemas. Mas rapaz, a história... é sem dúvida uma das melhores já escrita. E se você for um fã dos filmes, leia pra você descobrir que o Peter Jackson é um elf lover que deixou muita coisa boa de lado pra fazer os elfos parecerem muito mais do que realmente são.

Vinícius 13/03/2019

Um dos melhores que eu já li
Com um mundo totalmente criado por Tolkien e sua famosa "tridimensionalidade" O Senhor dos Anéis demonstra os males decorrentes no mundo, o bem que derrota-os, a beleza existente mesmo quando estamos nas trevas, a amizade verdadeira que leva ao sacrifício. Tudo isto numa narrativa bem feita e detalhada. Amei.

Pablo Rios 21/02/2019

Épico, mas...
Creio que posso ser bombardeado com críticas, mas apesar da genialidade do Mestre Tolkien, a leitura de O Senhor dos Anéis é lenta e exageradamente monótona em algumas partes, chegando a arrastar-se por páginas e páginas em um único diálogo.
O que sem dúvida é incomparável e magnificamente contagiante é a descrição do mundo, cultura, histórias e paisagens. Tolkien foi e sempre será o titã da literatura de fantasia, permanecendo por muito mais gerações.
Prós e contras comparados, O Senhor dos Anéis não é somente universal, mas também atemporal.
Talita 22/02/2019minha estante
Acredito que vc tenha sentido isso no livro "As Duas Torres". É a parte que ele faz uma maior construção de mundo e o capítulo do Barbavore é estremamente enfadonho. Porém quando vc termina de ler tudo faz sentido, tudo se amarra no final e é muito prazeroso. Eu concordo que eu cortaria metade de muitas partes, mas entendo que nao necessárias. Veja, a caminhada até o objetivo da sociedade é muito longo, o autor nos arrastou nessa jornada toda e vc se sente cansado como os personagens estão se sentindo. Kkk

Galli1 26/01/2019

Inacreditável
Acredito que depois de meio século de sua publicação e três filmes incríveis a história do livro não é mais segredo para ninguém (apesar de a piadinha sobre o Frodo queimar o anel nunca ficar velha).
Acho que nada do que eu pudesse escrever aqui seria algo diferente do que já foi dito, uma obra incrível dentro de um universo inacreditavelmente complexo criado por Tolkien.
Apesar disso, como também é sabido por muitos, a leitura fica bastante arrastada em alguns momentos, com uma narrativa cheia de detalhes sobre tudo e que ao mesmo tempo que ajuda a formar a imagem da cena inteira na sua cabeça durante a leitura, também acaba ficando enfadonho.
Mesmo com esse detalhe, essa é uma daquelas histórias que após você terminar você dificilmente irá pensar nessas partes "chatas" pela qual teve que passar e você se lembrará com todo amor sobre a incrível aventura pela qual passou junto com a sociedade do anel.
O engraçado é que a história é tão grandiosa (em todos os sentidos) que ao final da história quando tudo acaba você realmente tem a sensação de que um grande tempo se passou e consegue realmente ver a evolução dos personagens e como agora todos os problemas que eles podem enfrentar serão pequenos ante sua evolução por causa dessa aventura.
Um livro simplesmente incrível e indispensável para qualquer um que ame leituras sobre aventuras.

Vany 13/01/2019

Só metade do livro é boa
Então... Assim... Sei que é um clássico e tudo, leitura obrigatória, mas a verdade é que se a gente pudesse ler só as partes que não tem o Frodo, seria um livro fantástico. Adoro de coração o rei de Rohan e o Aragorn. Mas, sinceramente, esse Frodo mais o Sam ninguém aguenta! Demorei um ano para ler esse livro, por causa das partes chatérrimas do Frodo. Juro que eu queria muito que ele tivesse morrido naquela parte da aranha, ou no fim, ou em qualquer parte do livro. Sorry Frodo!
Loulou Almeida 13/01/2019minha estante
Nunca consegui sair do Condado!!

Lucas Poliseli 16/01/2019minha estante
Ainda não terminei o livro mas concordo que as partes do Frodo eu demoro muitooooo pra ler!

Tiago 19/12/2019minha estante
Eu tbm tinha dificuldade com ele. Mas acabei percebendo que, na verdade, eu odiava era o Frodo do filme. Não gostava daquela vara de sofrido dele. Quando fui ler eu sempre via aquele ator na cabeça. Ajudou um pouco quando desvencilhei essa imagem. Mas teve passagens ótimas como os Ents e na escadaria com Laracna.