O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Fabiana 05/06/2020

Senhor dos anéis
Esperei muito para ler essa edição. O tempo todo lia e comparava com o filme. Agora, quero ler a nova edição.

Thiago 02/06/2020

Numa terceira tentativa de leitura, aproveitando a quarentena, consegui ler a história da guerra do anel. Excelente história, rica em detalhes. A história vai muito além do que tinha visto nos filmes. Na edição ainda vem com um apêndice completo. Enfim terminei o que pra mim era o maior desafio na leitura até agora.

emanuelle.barro 01/06/2020

Considero um dos melhores livros que eu li, entrega a jornada do herói (Frodo Bolseiro) numa trama bem construída em relação aos personagens secundários,. Entre os personagens secundários o que mais me identifico é Smeaglo/Gollum que assim como todos nós tem conflitos entre interno.

Lobinha Sincera 22/05/2020

Perfeita
Sem duvida uma perfeita obra prima
Sou apaixonada pelos filmes e agora apaixonada ainda mais pelos livros
????

Lethycia Dias 19/05/2020

História surpreendente; edição frágil
Comecei a ler "O Senhor dos Anéis" no início de março, logo depois de terminar "O Hobbit", acompanhando um projeto de leitura coletiva de Tolkien. Eu, que não sabia nada sobre esse universo da ficção, desejava entender sua grandiosidade e por que tantas pessoas o adoram. E sim, eu entendi.
Não vou fazer um esforço de resumir a história como normalmente faço nas minhas resenhas, porque, afinal, estamos falando de 3 livros e de algo já conhecido por muitas pessoas. Mas eu gosto bastante da passagem de tempo entre a viagem de Bilbo e a jornada de Frodo antes que as coisas comecei a acontecer. Demorei para pegar o ritmo no início, mas quando me acostumei com a forma que a história é contada, ficou bem mais fácil.
Fiz uma leitura lenta, que demorou dois meses e meio. Passei por altos e baixos, com a narrativa fluindo ora de forma mais lenta, ora mais acelerada e com mais de ação e tensão. Mesmo nos momentos lentos, eu me mantive interessada, especialmente quando os personagens contavam histórias de tempos passados da Terra Média.
Minha maior dificuldade foi de acompanhar a viagem por meio dos mapas incluídos no livro, admito que as indicações de direção dadas ao longo da história me confundiram bastante. Estranhei bastante as passagens acompanhando apenas uma parte dos personagens por muito tempo enquanto não sabíamos o que se passava com os outros em outro lugar, após a dissolução da Sociedade do Anel. Mas entendi o propósito e percebi que isso mantinha a minha curiosidade.
Com o tempo, a história me empolgou, me deixou tensa, me fez rir e até me entristeceu quando cheguei perto do fim. Eu me surpreendi em alguns pontos, mas em outros, sabia exatamente o que esperar, considerando a apresentação de alguns dos personagens e o caráter de clássico da fantasia que essa história carrega. Posso dizer que gostei bastante e consegui satisfazer a minha curiosidade. Não sei se pretendo reler de novo algum dia, mas a leitura atingiu o seu objetivo.
Essa edição em volume único reúne a trilogia e contém apêndices com muitas informações complementares, além dos mapas da Terra Média. As páginas são amareladas, porém bastante finas. A lombada quebrou com facilidade.

site: https://amzn.to/2TmzIuj

Dani Husz 13/05/2020

Minha experiência com Tolkien
Para mim, ler Tolkien, mais especificamente "O Senhor dos Anéis", foi um experiência de renovação. Eu já havia lido alguns ensaios do autor e estudado um pouco sobre sua vida e obra. Acredito que relutei para iniciar a leitura dessa trilogia pois, em minha infância eu havia assistido aos filmes de Peter Jackson, mas não havia aproveitado a história. Minha memória era a de que os filmes eram muito longos e monótonos, logo, associei isso aos livros e, olhar um volume de mais de mil páginas, com a sensação de ser algo monótono não me instigava a curiosidade.
A quarentena chegou e, junto com ela, mudanças de paradigmas, a coragem se apossou de meu coração e, após ler o livro "Darvin sem frescura" (onde encontramos algumas referências de Senhor dos Anéis), a curiosidade também aflorou em mim e decidi encarar o calhamaço.
A leitura é bem densa e em alguns momentos um pouco cansativa. O autor é muito detalhista e a forma como ela narra realmente nos transporta para a Terra Média, somos capazes de produzir perfeitas imagens mentais. Mas, esse detalhismo todo leva também a uma densidade que, em alguns momentos nossos cérebros não são capazes de acompanhar. Isso não é algo negativo, faz parte da experiência, mas em alguns momentos a leitura acaba ficando mais longa e você precisa voltar em alguns pontos para retomar sua atenção ao que de fato a história nos mostra.
A construção das personagens é perfeita, bem como todos os arcos são muito bem desenvolvidos. A cronologia também é muito bem trabalhada, afinal, em alguns momentos nossos personagens estão em lugares diferentes dentro de um mesmo tempo. É impressionante como a narrativa é contemporânea, todos os personagens falam e tem atitudes que nos fazem lembrar e refletir sobre o tempo atual.
Minha experiência com essa história foi a das melhores, a chama do prazer em leitura fantástica foi reacendida em mim, eu havia esquecido como é legal mergulhar em um universo que foge a nossa realidade mas, que dentro dos limites da imaginação humana é crível. E mais legal ainda o despertar do desejo de que todas essas criaturas fantásticas fossem mesmo realidade, para que pudéssemos viver em um mundo repleto de magia, nosso olhar fica mais aguçado para os detalhes que nos cercam e que, podemos consideram mágico se nossa imaginação e nosso coração estiverem abertos para tal.

Patrícia 13/05/2020

Levei 10 anos para ler esse grande livro e confesso que amei...sempre esperava o momento certo....e ele chegou...amei demais.

Ses 08/05/2020

Senhor dos Aneis
eu amo esse livro, eu amo o filme, eu amo os personagens, a historia é divertida, tensa, bonita, ela se desenvolve e o final, mesmo ja sabendo qual era, é lindo

Tha 04/05/2020

Um brinde à amizade.
Depois de alguns dias após a conclusão da leitura não consigo deixar de ficar emocionada com tudo que vivi com esse livro. Encarei o livro da forma que o autor planejou, um livro único com 6 subdivisões, e foi uma ótima escolha. A literatura de Tolkien e difícil, porém ele constrói sua história a ponto de você se interessar em continuar e não querer largar.

A Guerra Do Anel já era uma história conhecida para mim, mas o contato com a história original foi de grande supresa. Além de se tratar de uma guerra para derrotar o mal, ao longo de páginas gigantes você vê provas de amor e lealdade entre amigos que só tem um ao outro. Sinto que toda experiência de Tolkien se refletiu na história com uma sensação: "Estou indo numa jornada que não sei se poderei voltar, mas acima de tudo estou com você". E este é um dos principais motivos que toda pessoa e criança deveria ler.

Essa longa jornada vale a pena.

almeidalewis 02/05/2020

O mundo ainda está dividido
Brincávamos muito dizendo aos colegas olha tu ainda tá do outro lado,pois não lesse o Hobbit e nem o senhor dos anéis e isso fazia com que cada um quiser passar para o outro lado.kkkkkk

Katy 02/05/2020

Foram mais de mil páginas contemplando a grandeza e beleza do mundo criado pelo grande mestre Tolkien, senhor de todas as coisas, pai da fantasia. Foi épico, maravilhoso e emocionante acompanhar a jornada do pequeno Frodo e seus companheiros, além de poder contemplar o caminho do meu amado Aragorn. Finalizo aqui essa obra prima digna de todos os elogios que ela carrega e desperta por onde passa. Foi incrível!
amaedosdragoes 02/05/2020minha estante
Foi uma leitura dificil? Arrastada?

Katy 02/05/2020minha estante
Em algumas parte foi confesso, mas valeu a pena passar por elas.

amaedosdragoes 02/05/2020minha estante
Demorou quanto tempo?

Katy 02/05/2020minha estante
Na verdade, a primeira vez que comecei a ler foi a quase um ano. Tive alguns imprevistos e pelo tamanho do livro acabei deixando a leitura de lado por um tempo. Retomei da metade de A Sociedade do Anel para frente e terminei em um mês.

Sandra Rosa 24/04/2020

Tolkien era um gênio!
O que dizer dessa obra que já não foi dito?
Foi uma leitura muito desejada, que não decepcionou em nenhum momento. Fui arrebatada pra outra dimensão, não conseguia pensar em mais nada além da leitura.
A história é fantástica, surpreendente.
Queria mais!
Diego 24/04/2020minha estante
Almarë Sandra! Eu fico muito feliz quando mais pessoas exaltam o mestre Tolkien. Uma dica, agora que terminou a Saga do Anel, leia O Silmarillion. Não irá se arrepender, vai ser uma experiência de quase imersão na Terra-Média, super recomendo.
Tenn' enomentielva!

Sandra Rosa 25/04/2020minha estante
Oi Diego, eu já li, kkkk
Mas pretendo reler quando puder ter uma edição mais atual.

Diego 25/04/2020minha estante
Ah que demais, então sabe que disse a verdade, hehe. Boa releitura!

Mateus 04/04/2020

Ótimo livro!
O Senhor dos Anéis é uma obra que transcende décadas e continua popular.
A maneira que retrata um universo inteiro, rico em detalhes, faz com que o leitor embarque de forma integral a história.

Vicencia 01/03/2020

Só não entra nos meus favoritos da vida porque é uma longa jornada de leitura, cansativa em alguns pontos pela preocupação do autor em explicar nos mínimos detalhes os acontecimentos. No entanto é uma obra prima, feita para pendurar durante gerações e ser relida mais de uma vez.
driollo 10/05/2020minha estante
concordo plenamente!