O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Márcio 31/03/2019

Excelente
Um livro de estratégia de esgrima (kendo e kenjutsu) mas que pode ser estudado como voltado para estratégias de negócios, esportes e para a vida.

Jose.Carlos 14/02/2019

A PRIMEIRA PARTE.
Acabamos de passar por um momento complicado em nosso País de muitos debates, enfrentamentos, mentiras, acertos e erros. Esse período foi de muita ação e correria, mas acabou um lado venceu, uma ideologia foi vitoriosa e para bem ou para mal irá guiar a nação durante quatro anos. O que resta para o outro lado é se organizar, se reinventar e olhar onde teve acertos e erros fazendo uma alto crítica. Contudo, antes disso, antes de irmos para próximo momento de ação, antes de você começar a atacar e fazer oposição ou defender e levantar sua bandeira, vamos nos dar uma pausa.

Logo vamos começar um capítulo novo em nossa história e entrar em uma rotina descontrolada, mas agora minha ideia é que você pare e observe o que está em sua volta e o que não esta. O samurai Musashi em seu livro os cinco anéis vai fazer uma definição do Vácuo ou Vazio — “O espirito do vácuo é a ausências das coisas, o desconhecido. Naturalmente o vácuo é o nada”. Olhe para seu interior tire um tempo para si, deslumbrando o mundo que há em sua volta ou a ausência dele valorizando por um momento as coisas sutis.
Sento assim vamos conhecer esse espírito e aproveitar a ausência das coisas e apenas ouvir uma música, tomar um chá, café ou até mesmo cerveja com os amigos, bater um papo sem pé nem cabeça com companheiro sem impor ideia alguma, observando uma noite de luar com céu estrelado ou a letra de uma música.
Vamos apenas parar e relaxar contemplando a beleza de estar vivo e a sutiliza que o vazio nos traz em momentos simples.

site: http://ciaartelivre.blogspot.com/2018/10/a-primeira-parte.html

Marcos Antonio 13/07/2018

As espadas
E O livro não falou sobre anéis. Caso eu seja um samurai e desejo matar alguém com uma espada, o livro ensina que espada usar e como conseguir seu objetivo.
Américo 26/04/2020minha estante
Oi Marcos. Os "cinco anéis" da tradução se referem aos cinco elementos do budismo (Terra, Água, Fogo, Vento e Vazio), que coincidem justamente com as cinco partes em que Musashi divide seu manuscrito. Alguns tradutores utilizam o termo "cinco rolos", pois se não me engano Musashi utilizou um rolo de pergaminho para redigir cada parte do livro.

Albino 09/05/2020minha estante
Mais um que sequer busca a essencia do livro.

Kleber Rafael 24/01/2018

Gostaria de se tornar um espadachim? Samurai? Ou lutador de esgrima? Se sua resposta for positiva, esse livro foi escrito para você... Caso contrário fuja desse livro. Considerado um livro de estratégia, o que eu não achei, no meu ponto de vista é um manual militar para se tornar um bom espadachim. Escrito no final da vida do Samurai Miyamoto Musashi, foi escrito às pressas e sem fazer revisão, muito repetitivo em algumas partes e meio sem padrão. Não é de todo ruim, acabamos tirando algumas poucas lições para aplicar na vida real. Acabei me decepcionando com esse livro, adquiri o box "o essencial da estratégia" os outros 2 livros foram excepcionais... Achei a tradução do José Yamashiro muito boa mesmo, notas de rodapé bem legais contextuando a época que foi escrito no ano de 1645. E a qualidade do box da editora novo século está um espetáculo. Mas, não recomendo a leitura, agora se for muito curioso e paciente, mãos à obra.

Mauricio.Alcides 16/07/2017

"Estratégia"
Você deseja aprender como manusear espadas? Ou qual estilo se encaixa melhor ao tipo físico do aniversario que irá encarar?

Você pretende saber como degolar um samurai rival de maneira rapida? Se respondeu não para cada uma dessas opções quando você for questionado se deveria ler esse livro a resposta deve ser um sonoro não.

Isso não muda o fato da obra ser interessante e aprender um pouco mais sobre os samurais é divertido, mas não leve essa obra como um livro de estratégia útil no século XXI a não ser que você costume resolver os seus problemas como as torcidas organizadas.

Nota: 7,5

Volnei 12/03/2017

O livro dos Cinco Anéis
Este é um livro similar a outro de nome A arte da guerra. Ele se inicia trazendo uma parte da biografia do autor de origem japonesa . Os cinco anéis são referencias a elementos naturais tais como a água, o fogo, terra, o vento e o vácuo. Esta obra segue princípios similares a outras obras que já lemos tais como " A arte da Guerra de Sun Tzu e " O Príncipe " de Maquiavel. Todas estas obras são voltadas ao campo da estratégia

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Helloise 31/01/2017

Janeiro: encostado na estante
Obra extremamente atemporal, antes utilizada para o treinamento samurai, hoje pode ser interpretada e aplicada na vida profissional e no crescimento pessoal com uma simples adaptação de termos à própria realidade.

Hudson 02/10/2016

Existem algumas formas de se compreender o que está dentro deste livro, ou você o vê literalmente como um guia de espadas, ou então pode olhar mais profundamente e verificar além disto, tal como muito da origem do modo da sociedade japonesa até a restauração Meiji, e acredito que é de tal modo que este livro deve ser visto.

Talvez tal visão seja possível devido a leitura de outros livros, tal como " O Hagakure" normal de Jocho Yamamoto, e também o Hagakure, a ética dos samurais e o Japão Moderno de Yukio Mishima,

Esta edição é até bem feita, possui uma parte histórica e de contextualização bastante elaborada onde dá detalhes preciosos para o leitor, explica as condições sobre as quais o autor elaborou o seu método e por fim a redação do método em si, a concepção história é necessária para entender talvez o porque da escrita.

Valendo sem dúvida a leitura quando se tem uma visão mais profunda do tema, onde você pode observar a organização social do Japão anterior a abertura Meiji, o seu Zeitgeist, entre outras coisas, sendo uma experiência de conhecimento muito válida.

Ibraim 15/10/2016minha estante
Uma sabedoria reunida em tantos séculos tem ampla gama de aplicações, uma delas, a arte de tornar-se "invisível" .

Thiago.Vial 26/05/2016

Objetivo: Vencer
Esse é o espírito fundamental deste livro de leitura rápida e direta. No o classificaria diretamente como um livro de estratégia porém um ótimo livro para explorar o caminho para a vitória. Em seu tratado de artes marciais Musashi deixa bem claro que independente da técnica e da tática que se escolha o objetivo deve sempre ser a vitória. Sendo fundamental portanto a escolha das ferramentas corretas para te ajudar atingir seu objetivo. Conheça e explore todas as ferramentas disponíveis e treine bastante antes de sua aplicação. Essa é a mensagem desses livro.

Pablito 23/01/2016

Gorin No Sho
Um livro de leitura relativamente mais fácil do que A Arte da Guerra, embora isso seja uma questão pessoal, por minha visão de cada livro: A Arte da Guerra é sobre como um general deve comandar suas tropas, então me parece adequado comparar com a gerência de uma grande empresa, o que me deixa com certa dificuldade pra adaptar os ensinamentos do livro para o cotidiano.

Com O Livro dos Cinco Anéis foi um pouco diferente. Embora dite as bases pra uma escola de duelos, a Niten-Ichi, Musashi se concentra no ensino sobre o combate individual, com algumas exceções, ensinando como se preparar tanto de corpo como alma para ser capaz de enfrentar diversos tipos de adversários, então a "adaptação" ao cotidiano não seria a gerência de uma empresa, mas o modo como um indivíduo deve enfrentar seus desafios, independente da natureza deles.

marcelgianni 08/12/2014

Apenas técnicas de samurai e combate.
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Livro considerado um tratado de estratégia, mas que me desapontou totalmente. O livro traz ensinamentos de um samurai sobre a arte da espada e estratégias de batalhas, embora de forma vaga, não muito precisa. Trata-se de um manual com algumas dicas de combate, onde o autor sempre reitera que deve ser praticado de forma acentuada. Não recomendado.

site: https://idaselidas.wordpress.com/
Duh 30/12/2014minha estante
Rapaz, tive a mesma impressão.
Eu achando que era um livro de estratégia para gestão e o livro era um manual de passo a passo de como usar uma espada. Fiquei extremamente decepcionado.
Algumas partes do livro consegui "tirar" alguma coisa, como por exemplo que temos que agir antes do inimigo e prever seus movimentos e talz, mas fora isso, decepcionante...

Anderson 07/09/2014

O Livro dos Cinco Anéis
Sinopse
O Livro dos Cinco Anéis - Gorin No Sho - é o mais importante tratado estratégico dos samurais. Seu autor, Miyamoto Musashi (1584-1645), é considerado o samurai mais famoso de todos os tempos. Em sua época, derrubou escolas consagradas e venceu guerreiros formidáveis, impondo-se como um guerreiro imbatível. Lutou mais de 60 duelos, esteve presente em diversas batalhas e nunca foi derrotado.

"Quando não puder mais ser enganado pelos outros homens, terá finalmente compreendido a sabedoria da estratégia."

Myiamoto Musashi é considerado o maior samurai do Japão feudal. Trilhou a sua vida pelo Kenjutsu, o Caminho (ou Arte) da Espada, um conjunto de regras virtuosas baseadas no Zen, Xintoísmo e Confucionismo. Reza a lenda que venceu o seu primeiro duelo aos treze anos de idade e até morrer (de velhice, é claro) nunca conheceu a derrota. Prevendo que seu fim se aproximava, resolveu deixar escritos os ensinamentos da sua escola Niten Ichi Ryu para a posteridade. O seu estilo era o de duas espadas, uma longa e uma curta.

Escritos em 1645, seus conselhos são estudados até hoje como referência sobre estratégia para homens de negócios e de marketing. Parece barbárie considerar técnicas de duelo de espadas e formas de matar o oponente como leitura educativa em um mundo civilizado. Mas é preciso ter em mente que viver e morrer pela espada era o ideal mais nobre e elevado que existia naquela época. "De modo geral, o Caminho do guerreiro é a aceitação resoluta da morte." Acima de tudo, o Caminho da Espada deveria ser seguido como filosofia de vida. "É necessário manter a posição de combate na vida diária e fazer da posição diária a sua posição de combate." "Estude a estratégia no decorrer dos anos e conquiste o espírito do guerreiro. Hoje é a vitória sobre o você de ontem; amanhã será a sua vitória sobre os homens inferiores."

Os cinco anéis são tópicos chamados de Terra, Água, Vento, Fogo e Vazio. Musashi ensina que os samurais não deveriam ser somente os melhores na espada e na palavra, mas aprender um pouco sobre todas as outras artes. "O Caminho do guerreiro é o da palavra e o da espada, e ele deve apreciar ambas as coisas. Mesmo que um homem não possua nenhum talento natural, pode tornar-se um guerreiro se aderir assiduamente às duas divisões do Caminho."

É interessante notar as analogias utilizadas pelo autor para tornar o seu ensino mais compreensível. Em uma delas ele compara a batalha do guerreiro à construção de uma casa, em outra a um jogo de futebol (é, o futebol era um jogo de quadra no Japão medieval). A maioria de seus princípios traz a aplicação em combates homem-a-homem e em grande escala (batalhas). Isso mostra a visão estratégica, tanto individual quanto coletiva, que Musashi tinha. "Na estratégia, é importante ver as coisas distantes como se estivessem próximas e observar de longe as coisas próximas."

site: comandoliterario1.blogspot.com

Marcelo 08/08/2014

Comprando a coleção "O Essencial da Estratégia", adquiri este livro e também "O Príncipe", de Maquiavel e "A Arte da Guerra", do Sun Tzu. Com a leitura de "O Príncipe", fui com muita sede ao copo quando fui ler "O Livro dos Cinco Anéis". Cheguei com muita expectativa e fui decepcionado. O texto de fundo de capa indica o livro para quem tem ambições na vida, tanto na profissional quanto na pessoal. Acreditando nisto, li-o com o intuito de tirar algum ensinamento ou experiência, não sendo então sanada minha vontade. Em curtas palavras, o livro é um passo-a-passo de ensinamentos de luta japonesa (não entendo muito do assunto) trazendo formas de luta, maneira de se portar, maneiras de segurar uma espada e afins, ou seja, literalmente um manual de luta. Todo final de tópico o autor diz algo do gênero: "Reflita sobre isso"; "É preciso meditar sobre". Sendo então inconclusivo e de pouco ensinamento para uma pessoa ambiciosa. Indico-o para quem gosta realmente das artes de luta e deseja conhecer um pouco da história e tirar algum ensinamento para uma "batalha".
Rafael_POA 16/04/2017minha estante
Concordo! Leitura bem cansativa.

Marcos 15/07/2014

Comparado ao original(estou lendo, está versão de bolso é extremamente incompleta. Tanto que preferi da-lo em um show do Humberto Gessinger para pagar meia entrada. Não recomendo.