O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Trevisan 06/11/2023

O guerreiro de pincel na mão
Após uma história de vida que parece ter sido escrita de um mangá, Miyamoto Musashi no final do seu tempo, já doente, se isola em uma caverna (eu falei que parece um mangá) e escreve um livro revelando seus "segredos" e expondo as vantagens de sua escola militar de duas espadas.

Li o livro achando que seria como a arte da guerra, mas é um pouco mais literal, o objetivo do livro é expor técnicas de combate reais para guerreiros reais. Apesar disso, muitos destes conselhos são aplicáveis a atitudes cotidianas, dificilmente você precisa saber qual a melhor tática para enfrentar 10 inimigos ou como lutar dentro de um quarto, mas alguns ensinamentos sobre como controlar seu espírito, ou até mesmo como agir sob pressão fazem que a leitura valha a pena.

Acredito que muito do livro eu não consegui absorver e precisaria de uma releitura, mas em alguns momentos é nítido que o autor tinha dificuldade em expressar exatamente o que queria dizer, o que talvez torne a obra mais interpretativa do que precisa. Apesar de tudo, é um ótimo livro curto que você pode ler em uma semana tranquilamente.

MaatSantos 21/10/2023

"você deve estudar isso constantemente"
Ele apresenta ensinamento para o caminho verdadeiro do estrategista, consequentemente como se tornar um verdadeiro samurai de corpo e espírito.
Myamoto Musashi nos explica sobre combate individual e em larga escala, como retalhar seu oponente de forma eficaz com a espada.
Absorvi alguns desses conceitos sobre a arte da espada como uma metáfora para o cotidiano, como por exemplo tomar a iniciativa e não esperar apenas na defesa.
Porém não consegui me inserir muito mais no assunto do livro, é muito mais sobre o caminho para ser um samurai e isso não é do meu interesse pessoal, talvez se houvesse relatos sobre combates da vida dele ou histórias se seus treinamentos quando jovem, trariam enriquecimento ao livro.

Lima 26/09/2023

Arte de espadas
Mais um livro dos clássicos japoneses, este fala sobre a arte japonesas de luta, é realmente um livro muito útil caso você queira se tornar um samurai, e é bem interessante saber sobre as formas de luta

jAlia372 25/09/2023

Top
Se você for um samurai em busca de seguir o caminho da espada esse livro vai ser muito útil pra você, mas infelizmente eu não sou uma! um clássico daora mas por gosto pessoal definitivamente não é meu tipo de leitura

IIIERS 27/08/2023

Um livro muito.. mas muito antigo.
O Livro dos Cinco Anéis é um texto sobre Samurais e pequenos contos do autor, seu tempo remete a 1645. Onde grande parte dos ensinamentos e sobre postura, empunhar sua espada e formas de atacar e se defender, uma forma de seguir todo trajeto do caminho samurai. Tem seu mérito, mas ainda prefiro a Arte da Guerra pelos ensinamentos que considero mais atemporais.

Ralibô 17/08/2023

Estrategista
É engraçado quando ele diz de todas as suas vitorias possam não estar atribuidas a sua dedicação, mas talvez ao talento nato que ele possa possuir na arte de ser um guerreiro.
É um livro que escrito em uma realidade tão diferente dos dias atuais e ainda assim permaneça tão contemporânea.
São ensinamentos tão sabios de um autor que olha para o passado e consegue visualizar o que funcionou e o que não.

Lioness.reads 07/08/2023

Bom, mas aplicável?? Não sei
Ouvi em audiobook. Foi interessante, aprendi sobre sabres longos, como atacar, defender, posicionar, combate individual, etc? Agora, qual a aplicação disso à estratégia no mundo atual??

Como o livro aborda muito sobre combate, principalmente individual, com algumas poucas referências a estratégia de guerra, pouco pode ser tirado do texto em relação à conhecimentos atemporais sobre estratégia pura.

Talvez a parte que o pessoal tira desse manuscrito é o caminho do guerreiro no contexto das artes marciais.

Quando seguimos o caminho do guerreiro, com atenção às leis da arte marcial, treinando com diligência e disciplina a técnica da arte marcial, você se livra de qualquer confusão de espírito e pole sua mente, chegando ao vazio real, ?um estado em que não há escuridão e as nuvens da confusão desaparecem?.

Um paralelo disso com nossa vida cotidiana atual é que devemos evitar sair do verdadeiro caminho, seja por desvios pessoais de nossa mente e desvios individuais de nossa visão.

Devemos ?pronunciar palavras honradas, treinar nosso ofício com disciplina, pensar corretamente, claramente e compreensivamente e tomar o espírito real como caminho? para pode ver o vazio como próprio caminho. No vazio, há bem, mas não há mal. Nele, a sabedoria existe, a lógica existe, mas a mente está vazia.

Ou seja, seja bonzinho, treine direitinho e siga as regras, assim você seguirá uma caminho de bem, com a mente vazia, sem confusões ou tentações.

Com essa conclusão, me pergunto: porque raios d?água esse livro é indicado para quem segue carreira de marketing ou estratégia? Kkkkk

Ele é mais uma filosofia de vida (bem padrão, por sinal) do que qualquer outra coisa.

Alice 26/07/2023

Livro de estratégia
Tipo, n é um livro ruim, mas tbm n é um livro bom. Assim, algumas partes eu realmente gostei de ler e algumas partes tbm são úteis, mas é um livro para pessoas q fazem alguma luta ou coisa do tipo. Um problema é q esse livro não funciona tanto na atualidade.

moivieiraoliveira 19/07/2023

Bom livro
O autor mantém uma excelente linha de raciocínio reforçando sobre a necessidade de reflexão e atenção em vários pontos.

Reg 03/06/2023

Gostei
O livro traz muitas reflexões de vida, mas é bem voltado para quem pratica artes marciais, que não as faz, pode sim tirar muito aprendizado dele, mas terá certAmente mais dificuldade.

Larissa.Herbsthofe 25/05/2023

Filosófico e reflexivo...Musashi deve ter sido uma pessoal peculiar para seu tempo e que também via além mesmo percebendo (e não gostando) que as mudanças estavam avançando demais para se manter no caminho da espada.

Elivelton.Zimmer 22/05/2023

Kendo resolve tudo
É incrível a abdicação da vida para seguir o caminho, uma leitura demorada em função da reflexão sobre os ensinamentos contidos no livro.
Escrita similar à Arte da Guerra, entretanto, os ensinamentos não são tão fáceis de compreender e assimilar a nossa realidade como o livro citado.

Leonardo 17/05/2023

A estratégias descritas tem como objetivo de ensinar como dominar e educar os instintos do homem em situações e posicionamento de autocontrole e imposicionamento pessoal.
Luiz Araújo 17/05/2023minha estante
Quero terminar de ler Vagabond pra ler esse

Carolina 17/05/2023minha estante
Luiz Araújo, você lê Vagabond digital ou em papel?

Digital eu uso o Manga Bird pra ler

Carolina 17/05/2023minha estante
Não conhecia. Pelo o que pesquisei o aplicativo é gratuito. Mas eu tentei baixar e ele acusou que ?o app não esta disponível para o seu país ou região? ?

Luiz Araújo 17/05/2023minha estante
Com frequência eles derrubam o app lá da play store mas se você já tem o app instalado não atrapalha em nada. Tem esse "Manga Read" acho que é o mesmo app Manga bird só mudaram o nome tenta usar ele

Carolina 17/05/2023minha estante
Consegui baixar o Mangá Reader e alguns capítulos do primeiro volume, obrigada!

denis.caldas 03/05/2023

Ao estilo de A Arte da Guerra
Fortuitamente, esse livro peguei emprestado no nosso Clubinho do Livro aqui da cidade, onde a galera oferece livros para empréstimos; quando vi não hesitei, devido à curiosidade que tinha dele, por associar "Anéis" com o Senhor dos Anéis... Ai ai, eu sou besta, não?!

Achei mais difícil de ler do que o A Arte da Guerra, porque tentei aplicar cada parágrafo em alguma questão prática da vida, mas acredito que falhei miseravelmente. Não sei se é por eu ser um beócio das letras, ou por falta de imaginação, mas pincelei algumas coisas aqui e ali.

Ah, e por que então dei 4 estrelas em um livro que quase não entendi?! Porque sei que a culpa é totalmente minha, porque há toda uma história por trás da tradução ao português por José Yamashiro, porque foi escrito há quase 500 anos e deve ser respeitado, etc.

"Seu livro é, assim, antes um breviário do que um manual ou um tratado - e é neste sentido que, adorado como um guia e transliterado metaforicamente, pode ser entendido e aplicado como uma suma da estratégia para qualquer caso e tipo de luta. (...) Segundo a mitologia editorial ocidental, é neste sentido que os empresários japoneses o utilizam, a fim de se preparar para a luta econômica." (do Prefácio, por Benedicto Ferri de Barros)

"Sem conhecer bem os outros, é difícil conhecer a nós mesmos. No percurso de nossas vidas, encontramos sempre espíritos heréticos, que geram confusão. Mesmo procurando cumprir com diligência os mandamentos, se o espírito se afastar da essência da verdade, não estará seguindo corretamente os mandamentos, embora o corpo acredite estar. Se não houver obediência estrita aos verdadeiros mandamentos, mesmo um pequeno desvio espiritual resultará, posteriormente, em grande distorção. É preciso refletir com muita clareza." (1. Terra)

"Hoje, você terá a vitória sobre o que foi ontem; amanhã triunfará sobre os menos preparados; depois, sobre os mais competentes." (2. Água)

"Se minha capacidade intelectual estiver totalmente mobilizada, poderei com certeza ter clara visão da situação como um todo. Se eu tiver pleno domínio da arte militar, sabendo medir bem as intenções do inimigo, terei muitos meios para vencê-lo." (3. Fogo)

"Ao escrever esse capítulo, que intitulo Vento, tenho como objetivo expor os mandamentos da arte militar de outras escolas. Sem conhecer os mandamentos de outras escolas, é difícil compreender com segurança os da Escola Ichi." (4. Vento)

"Por isso, neste mundo, ao procurar chegar ao âmago da montanha mediante tentativas de penetrar cada vez mais fundo, acabamos quase sempre voltando à porta de entrada. Em quaisquer mandamentos, existem casos práticos em que a profundidade, ou perfeição última, é muito valiosa, e há casos em que o superficial é suficiente. Sobre esses princípios de luta, o que ocultar e o que revelar?" (4. Vento)