O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Finger 13/01/2021

Razoável
Pouco aplicável para o público em geral, mas alguns insights que podem ser replicados a diversas situações da vida.

Paula.Cacilhas 12/01/2021

Ele ensina os mandamentos da arte militar. Existem alguns ensinamentos que dão para relacionar, mas a maior parte é direcionado para quem pratica a luta com espadas.

Bia 24/12/2020

Bom livro
Bom livro de estratégias.

Sammi 12/12/2020

Surpreendeu em vários aspectos
Já havia lido Gorin no sho há muitos anos atrás, mas esta versão surpreendeu, primeiramente pelo cuidado na tradução de Mika sensei, pelos comentários de Kishikawa sensei, parece outro livro, meu nível de compreensão alterou consideravelmente em algumas passagens.

Se você já leu Gorin no sho, vale muito a leitura desta versão, feita por aqueles que trilham esse caminho.

Bruno Oliveira 20/11/2020

UM LIVRO PARA SE RELER SEMPRE
O Livro dos Cinco Anéis é um livro guia para os verdadeiramente interessados em trilhar o Caminho correto da espada/estratégia militar. Dito isso, é um livro com preceitos, dicas, críticas e filosofias de seu autor, que viveu e trilhou esse Caminho. Para os ocidentais e leitores atuais, pode ser um livro complicado e até mesmo difícil de entender a princípio, porém, quem realmente se interessar, se dedicar e insistir no que seu autor sincera e honestamente está transmitindo, perceberá que seus ensinamentos transcendem ao mero estilo de espada que ele prega — são lições de uma vida disciplinada, guerreira e iluminada que ele pôs ali. Então, para você que acredita/pensa que a vida é muito mais do que isso que comum e rotineiramente vemos, esse livro é para você. Treinar, refletir e instintivamente intuir sobre essas coisas, sobre a vida em si, são lições eternas. Um livro para se reler sempre.

Pedro.Miguel 14/11/2020

Le japonê, sê sabiô..
Exorta a necessidade de adotarmos um espírito sereno, mas com atitude firme e decidida.
Texto escrito por Miyamoto Musashi, um Samurai do Século XVI, ensinando os mandamentos militares de sua escola, acabando por tornar a leitura cansativa.

Daniel.Paulo 08/11/2020

"O espirito precisa ser forjado"
Depois de ler todo o box eu considero esse o livro mais fraco dos três, mas não quer dizer que ele é ruim, muito pelo contrario, assim como, o principe e a arte da guerra, o livro dos 5 aneis( ou o livro dos 5 elementos) aborda taticas super interessantes sobre como deve ser um verdadeiro samurai, e todas essas normas de condulta também podem ser usadas para a vida em geral, assim como todos os livros do box, fora que as notas de rodapé ajudaram badtante, super recomendo.

Lauro.Miranda 02/11/2020

Refletir bem sobre isso...
O livro de Musashi é interessante. Apesar de pessoalmente não ver este livro como um exemplo para o mundo dos negócios, devo admitir que algumas questões podem ser aproveitadas e algumas lições tiradas.
Musashi foi um homem decidido, de personalidade forte e que perseguiu aquilo que queria com firmeza. Durante este livro, que tem o objetivo de propagar as qualidades de sua escola em relação as outras, muitas vezes percebemos as lições aprendidas por musashi e suas conquistas por nunca perder o foco.
Recomendo o livro para aperfeiçoamento pessoal e para ter alguma ideia do que se passa na mente desse lendário espadachim.

Daniel Teles 17/09/2020

Muito interessante
Devemos ler esse livro nas entrelinhas, porque é assim que você descobre o seu valor.
Nos dias de hoje, os ensinamentos deste livros são mais usados no âmbito profissional, e para alguns casos no lado pessoal também.
Coisas importantes que eu aprendi:

- Conhecimento e estratégia são muito importantes na nossa vida;

- A importância dos estudos e da perseverança;

- Saber aprender de tudo um pouco;

- Cabe a quem lidera conhecer a qualidade de alguém e delegar a melhor função para esta pessoa.

É um livro de cabeceira para todos.

ILG 13/09/2020

Ensinamentos de baltalha de um espadachim
Livro interessante para quem tem apreço por curiosidades históricas, artes marciais e grandes espadachins. Gostei do livro porque tenho mais ou menos esse perfil, mas este livro me chegou como sendo algo voltado para estratégia em geral, o que não creio que se aplique. De fato, fala sobre estratégias em lutas com espadas, e um e outro conselho sobre batalhas, mas não espere encontrar nele nada muito profundo sobre estratégia de um modo geral. Entretanto, não me arrependo da leitura pois é de fato interessante.

Pedro Constant 06/09/2020

Resenha - O livro de cinco anéis
Se você está procurando um livro sobre estratégia, história ou guerras você vai encontrar pouco neste aqui. Apesar do tema ele é totalmente focado em combate individual. Caso se interesse pelo Japão do século XVII, samurais, artes marciais ou principalmente, a filosofia do caminho do guerreiro, esse livro é pra você.
Claro que é possível extrair informações úteis para os dias atuais mas não tenha muitas expectativas. O foco da estratégia aqui é: como derrotar um oponente, como seu estado de espírito influencia seu resultado e como levar uma vida sempre em guarda.
O livro é muito interessante de um ponto de vista antropológico já que conseguimos ter uma ideia do modo de pensar de um guerreiro japonês da época.
A vida do autor, Miyamoto Musashi, revela um combatente lendário e foi, sinceramente, a parte mais interessante do livro pra mim.
Mirella 08/09/2020minha estante
Muito bom, esclareceu bastante!

Suzy 24/08/2020

Honra nas duas mãos
Para além de uma obra sobre táticas de batalha e estratégia, Miyamoto Musashi nos traz um apanhado sobre as escolas de luta do Japão e sobre os treinamentos dos nossos amados samurais, Musashi representa um ídolo, um herói entre a classe dos guerreiros do Bushido e, para além disso, carrega a alcunha de maior guerreiro existente, vencendo duelos com seu método distinto. Nesse livro temos os fundamentos de seu modo de batalha, as críticas a outras escolas, como deve-se se portar em uma disputa e, ainda, temos um pouco do caráter dos samurais. Acredito que seja uma obra de fundamental importancia para se entender o Japão das artes marciais e da cultura do equilíbrio.

Wesley.Sancho 12/07/2020

Estratégia
A temática do livro é referente a estratégia para ser vitorioso, o livro tem seus pontos altos e baixos, não gostei tanto quanto a Arte da Guerra, mas tem seu valor e ensinamentos.

Nila 26/06/2020

O livro em si se torna bastante repetitivo nos seus ensinamentos, o que me desagradou um pouco. Achei interessante a visão estratégica, ainda que militar, do Oriente. Como estamos acostumados com o nosso jeito de fazer as coisas, essa diferença foi interessante. Trazendo os preceitos de samurai, existe muitos posicionamentos que podem ser replicados no mundo dos negócios, especialmente a forma ofensiva que ele nos traz.

Laiz 19/06/2020

- fiquei até 3 da manhã lendo um livro de 1600 e bolinha sobre um samurai ensinando várias coisas sobre espadas e lutas e tal
- gostei muito da parte da água que fala sobre ser adaptável, uma característica que eu gostaria de desenvolver