O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Bruno.Caiuan 23/06/2021

Inspirador
Sem duvidas um otimo livro.
O Livro dos Cinco Anéis é um livro que apesar de ser muito antigo, traz conceitos que podem ser aplicados até hoje.
Com muitas frases impactantes que te fazem pensar.
Todos deveriam ler.

Daniel Lucca 20/06/2021

Muito bom, talvez por não ser da área de adm ou marketing não consigo ver muita analogia ao mundo do negócio e sim uma forma de um grande mestre samurai passar seus ensinamentos.

"Você perceberá, então, por que não me ocupo aqui dos ?portais? das outras escolas."

Mirian 19/06/2021

Um livro curto mas que procrastinei para ler por ser um pouco repetitivo nas palavras.

Literalmente Musashi foi o melhor samurai do Japão. Sua história bem como estratégia é válida em muitas esferas da nossa vida cotidiana.

A trajetória de Musashi teve adaptações em filmes, músicas e o renomado mangá VAGABOND.

Igor.Banin 14/06/2021

Ótimo
Ótimo texto para interessados no universo de samurais e praticantes de kenjutsu. Edição ótima que foca no texto em si e não nas interpretações comuns para o "mundo dos negócios".

Lenon, André Lenon 30/05/2021

Um bom livro como introdução ao pensamento estratégico.
Porém dos três grandes sobre estratégia (Sun Tzu, Maquiavel e Musashi) é o mais elementar.

Claudia.Marcia 22/05/2021

O livro do cinco anéis é um bom livro.Aborda as normas  das artes marciais japonesa, com um olhar mais  detalhado.Indico para aqueles  que tem curiosidade  de sobre o assunto.Bem no  começo do livro achei a leitura um pouco cansativa depois começou a fluir bem.

Caroline 13/04/2021

Fico pensando a razão que alguns pensadores orientais acabam sendo associado ao meio corporativo e de superação. O livro do 5 anéis é sempre um dos citados como uma dessas leituras, porém, a temática chega a ser até anacrônica se pensarmos assim. Musashi em seus últimos anos de vida resolve escrever esse livro para poder repassar ensinamentos para seus alunos, além de refletir sobre sua própria trajetória. Portanto, não espere mais do que descrições de kenjutsu misturados com ensinamentos zen.

Acabei lendo o livro dos 5 anéis mais pelo misticismo por trás do grande nome de Musashi. É uma leitura rápida, mas como ele mesmo coloca deve ser revisada e refletida pelo leitor que esteja praticando seus ensinamentos marciais.

Luis.Felipe 05/04/2021

?A resposta está nos elementos ?
O livro se trata basicamente de golpes marciais e muitas técnicas dos tempos das grandes batalhas de samurais.

É uma viagem na mente de Musashi, o escritor.

Ele era um excelente Ronin e mestre das artes marciais em seu tempo.

Muitos dos conhecimentos que adquiri deste livro apareceram somente ao final de cada capítulo e nas partes em que o autor deixa a compreensão do próprio leitor.

Recomendo.

Tai 26/03/2021

Estratégico
Um livro de cabeceira para quem ambiciona vencer, nos negócios e na vida! O autor desenha os princípios do pensamento estratégico e sua aplicação em qualquer combate, além de refletir sobre o caminho do guerreiro na busca pela sabedoria.

Antero Silveira 03/03/2021

Livro interessante para quem gosta de guerra, estratégia militar e quer saber um pouco mais sobre os princípios dos Samurais.

Reccanello 17/02/2021

Estratégia e disciplina
Um "homem santo", um guerreiro fenomenal, um espadachim fantástico, mas um escritor não tão bom assim; cheio de repetições e partes bastante enfadonhas, os ensinamentos do livro (voltados quase que exclusivamente à arte da espada longa, mas, segundo o autor, utilizáveis na guerra campal e na vida cotidiana) podem ser resumidos como segue: quanto mais se pratica algo, melhor se fica nesse algo; para ser bom é preciso dominar técnicas e leis; o aperfeiçoamento deve ser constante; ferramentas são inúteis se você não as souber utilizar; mantenha a calma em qualquer circunstância; mantenha-se pronto para enfrentar qualquer situação crítica, seja na luta ou na vida diária. É necessário refletir muito sobre o assunto.
...
A edição bilíngue da Conrad é linda, com imagens de Hokusai espalhadas por toda a obra, e a carta introdutória de Shihan Gosho Motoharu (atual guardião das técnicas criadas por Musashi) é um show a parte.
...
Vale como registro histórico de uma época em que os samurais dominavam.

site: https://www.instagram.com/p/CUs8pvcAJfI/

Laize.Bozetti 15/02/2021

Musashi e sua obra
Musashi é sem duvidas um dos personagens mais famosos do Japão, encarnou o verdadeiro samurai que ele pregava, também se destacava nas virtudes militares, e nas artes civis, como cerimônia do chá, poesia, pintura, nanquim e aquarela, e escultura. Foi um prodigio também na arte do duelo.
Com Musashi aprendemos a ter foco em nossas batalhas e principalmente focar no objetivo de conseguir vencer em todos os ambitos.

beto.cardoso 07/02/2021

Esperava algo tão bom quanto Sun Tzu, porém o livro é um pouco repetitivo e acaba que os ensinamentos da esgrima ou da arte milenar tornam a leitura um tanto quanto entediante.

Todavia, por se tratar de um clássico da literatura de guerra, consegue-se transferir alguns ensinamentos para as batalhas cotidianas.

Finger 13/01/2021

Razoável
Pouco aplicável para o público em geral, mas alguns insights que podem ser replicados a diversas situações da vida.

Paula.Cacilhas 12/01/2021

Ele ensina os mandamentos da arte militar. Existem alguns ensinamentos que dão para relacionar, mas a maior parte é direcionado para quem pratica a luta com espadas.