O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Biazi 15/12/2021

Musashi
Musashi Miyamoto, um homem sábio, me mostrou interessantes técnicas para a vida. Sabemos que vidas possuem obstáculos,e neste livro, me ensinou como manusea - las.
Depois que li este livro, meus pensamentos sobre esta. Pretendo ler novamente.

Jonas incrível 14/12/2021

Releitura
Um clássico que resolvi reler. É interessante perceber sua maturidade através da leitura, você relê de formas diferentes e encontra novas aplicações para passagens que você, uma vez, achou que não faziam sentido. Reler livros é uma prática interessante...

Rosane Cruz 09/12/2021

???
Juro que não entendi quase nada enquanto tava lendo.
Tinha alguma lição pra aprender / absorver desse livro? Pq juro que li, mas parece q n li nada

Romulo 28/11/2021

Musashi, o Samurai invencível.
Miyamoto Musashi o Samurai invensível, foi a inspiração de vários romances e filmes, Musashi foi samurai, pintor e poeta japonês escreveu O livro dos 5 anéis, edição especial capa dura e acolchoado, com uma tradução perfeita do japonês direto para o português.
Livro fantástico escrito em seu leito de morte em uma caverna no Japão durante o período Edo por volta de 1645 século XVII.
Musashi é o arquétipo do Samurai conhecido atualmente na cultura ocidental.
Mais que técnicas da arte militar seu livro deve ser lido e interpretado como uma "bíblia" ou seja não na literalidade mas sim em reflexão filosófica. Tem ensinamentos que podem ser aplicados na vida pessoal e nos negócios.

Leonardo88 25/11/2021

Combata seu inimigo que é vc mesmo!
Se vc ler este livro , com o que está escrito que é a arte do combate na modalidade chamada Duas espadas, vc vai achar que o livro não serve para nada! Mas quando se ler trazendo as metáforas e analogias com sua vida vc pode trazer vários ensinamentos que pode aplicar em sua vida ! Principalmente com seu principal inimigo que somos nós mesmos!

Beto Trindade 28/10/2021

Uma leitura diferente do que imaginei...
Esperava realmente algo diferente, como A Arte da Guerra ou O Príncipe, mas achei legal as partes em que são feitas as análises comportamentais. Por ser um clássico dos anos de 1600, achei interessante conhecer.

Marcos.Daniel 23/10/2021

Um Samurai Lendário
Myiamoto Musashi viveu no período medieval do Japão e foi um soldado da Batalha de Sekigahara, cujo resultado decidiu o futuro da nação.

Esse livro é o resultado de décadas de sabedoria acumulados por Musashi ao atravessar o caminho do Samurai por uma vida inteira.

Tem conteúdo estratégico, militar e filosófico. Recomendo a todos aqueles que desejam adquirir uma visão ampla da vida pelos olhos de um lendário guerreiro Samurai.

Felipe 22/09/2021

Vácuo
O título da resenha é a minha dúvida do livro que ainda não compreendi, mas que devo treinar muito para entender esse 5° elemento que é a fusão dos 4 elementos terra, água, vento, fogo o entendimento de todos esses conhecimentos juntos é a compreensão do tudo no vazio, tendo o conhecimento completo no espaço do vácuo. Seguimos nessa compreensão

Gabrimamede 21/09/2021

Eu não sou samurai
Se o livro continuasse contando a história do Musashi beleza, mas começa a falar de golpes, eu lá vou usar golpe onde ? Eu uso no máximo uma faca p cortar carne no churrasco de domingo.

Roberto 31/08/2021

Miyamoto Musashi foi um dos maiores espadachins japoneses do período Edo. Outrora samurai, tornou-se ronin (guerreiro errante) após a morte de seu senhor, membro do clã Toyotomi, cuja família foi derrotada numa guerra contra o clã Tokugawa. Dedicou sua vida ao ensino do kenjutsu (esgrima japonesa), tendo desenvolvido sua própria escola da arte marcial, a Niten Ichi Ryu ou a Escola dos Dois Céus ou das Duas Espadas.

O Livro dos Cinco Anéis é um compêndio de artes marciais escrito pelo autor, que tentou sintetizar os princípios de sua escola nos cinco escritos que intitulou Manuscrito da Terra, Manuscrito da Água, Manuscrito do Fogo, Manuscrito do Vento e Manuscrito do Vazio. Nesses manuscritos, Musashi adota uma postura bastante direta e prática em seu ensino, tratando das principais maneiras de se empunhar uma espada, das movimentações durante uma luta, dos golpes à serem desferidos, das estratégias e das táticas de combate individual e em grupo.

Apesar de ser um texto sobre artes marciais, o Livro dos Cinco Anéis é muito utilizado no empreendedorismo, devido a alguns dos princípios que traz, tais como: a prática constante das nossas aptidões, visando ao aperfeiçoamento de nossas habilidades; a busca pela superação dos adversários; o planejamento das nossas ações; a divisão de tarefas de acordo com nossas especialidades; a necessidade de termos um olhar ampliado sobre as diversas situações e de nos adaptarmos a elas; a vantagem que tiramos ao entender a ação dos adversários e de considerá-las nas nossas ações; dentre outros.

Como sou fã de cultura pop japonesa desde minha adolescência, período em que comecei a praticar karate, a leitura do livro foi muito interessante. Acredito que ele agradará também àqueles que admiram os produtos culturais da Terra do Sol Nascente.

Rafael 29/08/2021

A Arte da G.. não, péra
Musashi conta brevemente sobre sua vida, seus maiores feitos e sobre a escola e o estilo que ele criou. Assim como em A Arte da Guerra, os ensinamentos do livro são trazidos para o mundo administrativo pelo leitor, porém, não com tanta ênfase, na minha opinião. É uma leitura leve e, se gostou do livro supracitado, recomendado.

Don Hoffman 22/08/2021

A filosofia do Samurai
Gorin no Sho - O livro dos cinco elementos, popularmente conhecido como livro dos cinco anéis
Ano de lançamento: Cedido ao discípulo Terao Magonojo em 1645
Gênero: Estratégia militar
Autor: Miyamoto Musashi

Impossível falar sobre esse livro sem antes fazer menção a história de seu autor, Miyamoto Musashi, ou "o samurai invencível" que durante sua vida venceu mais de 60 duelos, não tendo chegado ao final apenas em duas ocasiões, quando lutara com um velho mestre que o enfrentou usando um leque e contra um rude camponês que fez uso de um kusarigama (corrente com bola de metal em uma extremidade e foice em outra).

Sempre tivera interesse pela arte militar, começando sua trajetória aos 13 anos que durou até aproximadamente os 30 quando o mesmo se retira para refletir sobre seu passado, e buscar uma verdade superior. Nesse espaço de tempo ele viveu se aventurando pelas províncias japonesas em busca do aperfeiçoamento de sua arte, saindo invicto de todos os duelos dos quais tomou parte.

Aqueles que viviam assim eram conhecidos como rônins, samurais sem suserano, ou seja, vagabundos da pior espécie.
A partir de então não se sabe muito mais sobre sua história, supõe-se que tenha continuado com suas peregrinações.
Era conhecido de diversas formas pejorativas, por ignorar as regras e ter ainda por cima criado uma escola que usava duas espadas no lugar de uma; Niten Ichi, sobre a qual baseia-se todo o livro.

Por diversas vezes lutou usando cacetes de madeira invés de espadas, sendo muito conhecido o episódio no qual ele derrotou Sasaki Kojirô, (que era conhecido por abater andorinhas em voo), com um remo, do qual improvisou uma espada.

Depois de sua atuação em combate contra um bando de camponeses rebeldes, foi convidado por um senhor feudal "Hosokawa Tadatoshi", a ser mestre de esgrima em seu castelo (castelo kumamoto).

No ano seguinte, Tadatoshi pede que Musashi escreva um tratado sobre sua arte, todavia Tadatoshi falece um mês depois dele receber a tarefa. Seu filho dispensa o tratamento que o pai dava ao velho samurai que se retira para a caverna reigandô que ficava próxima ao castelo. Lá passa os últimos anos de sua vida e é onde escreve seu livro.

O livro per si é de difícil compreensão, o autor não teve tempo de revisar ou polir o texto, portanto o mesmo apresenta demasiadas repetições e sua leitura muitas vezes pode ser cansativa e enfadonha. Todavia, essa falta é justificada pelo fato do autor estar vivendo em condições insalubres e muito doente, o mesmo, morrera pouco tempo depois presumivelmente de câncer de estômago.

Aqueles que, assim como eu não tem muito contato com a cultura nipônica podem sentir ainda mais dificuldade para compreender o texto devido a variedade de palavras distintas que, mesmo traduzidas, podem ser difíceis de ler. Contudo, isso não se caracteriza num impedimento para a leitura.

Divide-se em cinco partes, ou "elementos". Terra, água, fogo, vento e vácuo.
Cada capítulo possui uma ideia específica, contudo, no geral, a intenção do autor é dissertar sobre a arte militar de sua escola e como empregá-la. Ele apresenta certa austeridade, e a todo momento ressalta ser impossível absorver o conteúdo do livro sem que se medite sobre cada palavra, sobre cada letra nele presente. Aliás, afirma ser mortalmente perigoso não refletir sobre o mesmo, já que, ele está ensinando golpes de arte marcial, e qualquer interpretação errada do texto poderia causar sérias consequências e talvez levar o samurai a óbito.

Entretanto, atualmente não se faz mais uso de espadas em combates como à época de Musashi, seu uso fica restrito a arte da esgrima. Não sendo possível sair por ai a desafiar oponentes para um duelo. Dessarte, o uso dos golpes em sua essência pode ser de alguma forma empregado por praticantes de artes marciais.

Logo, concluí-se que o leitor deva visar absorver tão-só a filosofia por trás das palavras do velho samurai.

A abordagem de Musashi é bastante sucinta, seu objetivo é expor em poucas palavras os mandamentos de sua arte, para assim talvez instigar o leitor a pensar sobre o assunto. Por diversas vezes é subjetivo, não sendo possível ter plena certeza do significado do que ele diz, provavelmente devido a ausência de seu tempo e agravo de sua moléstia.

TERRA

Nos tempos do autor existiam quatro classes trabalhadoras. Lavradores, samurais, mercadores e artesãos. Estes últimos seriam analisados analogamente aos samurais devido a semelhança de seus mandamentos, o que se traduz na natureza de sua atuação.

Artesãos podem ser definidos como "grandes planejadores". O mestre artesão, gerencia a forma como será construída uma casa por exemplo, e todas as circunstâncias relativas a esta construção dele dependem, logo, o mesmo deve se empenhar para que o resultado final não seja uma abominável ruína. Cabe a ele delegar as tarefas de acordo com as habilidades de cada um, os mais capacitados tomam as tarefas mais difíceis, os mais incompetentes as tarefas de pouca importância.

"Ou seja, do sucesso depende que se saiba empregar bem os recursos que estão a sua disposição, conhecer as suas armas, suas ferramentas e sobretudo aqueles que trabalham com você ou são seus subordinados. Da mesma forma agem os comandantes quando empregam os soldados."

Todavia, não adianta ter esse conhecimento se não souber empregar ou distinguir o ritmo que há em todas as coisas, não se pode contra o ritmo, é preciso conhecê-lo e respeitá-lo. A partir disso pode-se empregar os contra ritmos, que servem para quebrar o ritmo do inimigo e assim derrotá-lo.

ÁGUA

A partir daqui o autor começa a ensinar os golpes em si, ou seja, os métodos para obter vitórias. Esses por sua vez versam sobre a maneira correta de se manejar a espada longa adotada pela escola Ichi.
Para que esses golpes possam ser aplicados é preciso trabalhar o espírito, o que se traduz no seu estado emocional. De acordo com o autor "o corpo não segue o espírito e o espírito não acompanha o corpo". Logo, é prudente prestar mais atenção ao espírito que ao corpo, pois o mesmo que influenciará nas ações do indivíduo.

Seu estado emocional deve ser sempre inescrutável para os outros, pois, se o inimigo tomar conhecimento dele poderá lhe vencer. Mantendo o espírito inalterado, com olhar de percepção aguçado, é possível tomar conhecimento das intenções do inimigo e agir antes dele de modo a literalmente lhe impedir de executar o que deseja.

FOGO

A respeito das interações com o inimigo. Para vencê-lo é preciso ter conhecimento de tudo sobre ele e usar isso para alcançar a vitória. O que significa suas estratégias, intenções, armas e sobretudo seu estado de ânimo. Pode-se engana-lo com base nisso, o deixando pronto para sua derrota. Ou seja, perturba-lo, o que o deixará vulnerável.
O fogo grande ou pequeno dispõe sempre de grande poder de transformação, logo o mesmo que se faz para obter um pequeno resultado pode-se fazer para obter um grande. É o mesmo que esculpir uma grande estátua a partir de uma miniatura.
Nos combates, as mesmas técnicas usadas no duelo individual, podem ser usadas para derrotar dezenas de inimigos de uma só vez.
É aconselhável antecipar-se ao inimigo, ao surpreendê-lo, ele baixará sua guarda. É necessário colocá-lo em situação desfavorável e mudar as técnicas de acordo com a necessidade.

VENTO

O autor se põe a analisar em nove artigos os métodos de arte marcial de outras escolas ao passo que os colaca em comparação com a sua, visando a convencer o leitor das razões de ser de sua escola. Destes nove artigos extraem-se as seguintes lições.

1) Tamanho não significa eficiência. O fato de algo ser maior não o tornará mais forte ou eficaz, as vezes, pode ser o contrário. Contudo, isso não inutiliza a coisa, só não se pode dela depender em demasia.

2) Nem sempre força bruta será a solução, em certas ocasiões pode por tudo a perder. Para vencer é sempre necessário recorrer a razão.

3) Se prender em demasia a pequenos aspectos pode levar a queda. Fixar-se apenas neles, faz com que o indivíduo desvirtue-se do mais importante, dando brecha para que o inimigo ataque.

4) Muitas técnicas para realizar uma mesma coisa pode levar a confusão. Portanto, é inútil e reprovável quando se tem um objetivo único.

5) Ficar sempre na defensiva esperando o inimigo atacar, é destestável, deve-se tomar a iniciativa quebrando a guarda dele, agindo de forma imprevisível e empregando outros artifícios. "Atacar primeiro ou esperar ser atacado constitui uma diferença de duas vezes, favorável ou não."

6) Fixar o olhar em algo específico, leva a desorientação, pois se estará ignorando o todo. Ao se acostumar com as coisas, torna-se possível olhar sem ver. O olhar em suma serve para ler o estado de espírito do inimigo.

7) O essencial é vencer percebendo a indecisão do inimigo, não lhe dando chance de reagir.

8) Em tudo existe ritmo, sendo ele rápido ou lento. Se precipitar, ter pressa e rapidez levará ao fracasso. A rapidez é condenável.

9) Buscar a profundidade logo de início é temerário e quase impossível de alcançar. Deve-se respeitar a caminhada e as vezes o superficial basta.

VÁCUO

O autor discorre muito brevemente sobre o que preferiu chamar de vácuo, o fez em uma página apenas. "O espírito do vácuo é a ausência das coisas, o desconhecido. Naturalmente, o vácuo é o nada. Conhecendo o que existe, toma-se conhecimento do nada". O vácuo não é aquilo que nos parece incompreensível, pensar isso seria mera confusão de espírito. Na visão do autor o vácuo só seria alcançado quando se atingisse um estado no qual o indivíduo é dotado de sabedoria e dos mandamentos da arte militar.
Segue-se minha interpretação pessoal a respeito do que ele quis dizer com esse texto.

"O vácuo, é ter conhecimento de que se está preenchido com essa sabedoria, ou seja, tendo tal noção saberíamos que a ausência da mesma é o vácuo em si. Musashi diz para que se considere o vácuo como os mandamentos e os mandamentos como o vácuo.
Ou seja, a ausência do total conhecimento dos mandamentos caracteriza o vácuo, e o inverso ocorre quando deles se toma conhecimento, o que leva a compreensão de que o vácuo seria a ausência dessa sabedoria."

Vale ressaltar que o autor não afirmou isso, na realidade esse capítulo é sujeito a interpretação pois o mesmo fora exposto de maneira muito subjetivamente indireta, o que não confere a presente interpretação qualquer certeza de significado, ou seja, a mesma não seria incontestável.

site: Meu instagram: https://instagram.com/don_hoffman1?utm_medium=copy_link

Lorraine 30/07/2021

O Livro dos cinco anéis foi publicado no século 17, e mesmo assim podemos tirar muitas lições dele. O foco do livro é o ensinamento das artes marciais, mas podemos aplicar muitos dos ensinamentos nos dias de hoje. Como por exemplo perceber as qualidades positivas e negativas de tudo, controlar a sua fúria e não guardar rancor contra os outros, pois estes sentimentos tem controle sobre você. Ele ensina que o sedentarismo é o caminho para a morte, e a fluidez é o caminho para a vida. Recomendo a leitura.

Guto 28/07/2021

O livro que mais pode ser aplicado nos dias de hoje é o livro do fogo.

O restante a muito mais técnicas de uso da espada e combate, com alguns ensinamentos proveitosos