O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Kristele.Vieira 16/02/2023

Apesar de ser um livro extremamente prático, achei sua leitura chata. A falta de um simbolismo que possa ser aplicado para várias questões da vida em si me fez dar essa nota.

Vini 01/02/2022

Até que é bom
Eu esperava mais do livro, porém ele conta um pouco sobre a história de Musashi, além de mostrar suas anotações com explicações no roda pé que ajudam bastante. Vale a pena.

nicosnek 14/03/2024

Um guerreiro na vida cotidiana.
Este livro é uma jornada fascinante para quem busca dominar não apenas a arte da espada, mas também os meandros da espiritualidade em meio à batalha. É uma obra que nos conduz através das técnicas de combate e nos imerge em uma profunda reflexão sobre o significado mais amplo da existência. No entanto, para aqueles que anseiam por uma visão ainda mais filosófica e transcendental, os 21 preceitos do "Dokkodo" são um tesouro de sabedoria que oferece uma orientação essencial para a vida e a conduta moral. Cada palavra desses preceitos resplandece com a luz da verdade, revelando uma compreensão profunda da vida, da morte e do caminho para a verdadeira felicidade. É uma obra que ecoa através dos séculos, inspirando-nos a viver com integridade, coragem e sabedoria, em todas as nossas batalhas pessoais e espirituais.

Babi Oliveira 18/02/2022

As táticas dos samurais vão muito além de vencer na Guerra.
Um livro totalmente voltado a ensinar táticas para lutar na guerra e na vida, onde você pode aplicar tudo o que aprende em seu dia a dia.

Fiz a leitura de forma rápida.

? Boa leitura amigo leitor

Paulo 05/07/2022

De início parece um manual simples, de duelo de espadas, mas que pode ser extrapolado para outras áreas. Como ele repete várias vezes, "é preciso ponderar e meditar sobre o que foi dito".

KauA 06/09/2022

O livro dos cinco anéis é um livro com muitos ensinamentos que podem nos ajudar no nosso dia a dia e a sermos pessoas melhores, mas o livro é focado em ensinar tudo qu Miyamoto musashi sabe sobre o caminho da espada.
Esse livro é essencial para aqueles que praticam o caminho da espada, mas para aqueles que não praticam o kendô (caminho da espada) este livro não terá tanto impacto em sua vida.

w.Ever.t.On 31/12/2022

O livro dos cinco anéis
Um livro escrito em 1645 por um mestre da arte da batalha. Ele resume neste livro várias técnicas de ataque em uma batalha, sempre tendo em vista subjulgar o adversário, no menor tempo, boa sendo ensinamentos de movimentos bonitos e sim, práticos pra serem usados em batalhas reais, onde sua vida está em jogo. A certa medida é um livro nas linhas de "A arte da guerra".

Façam uma excelente leitura meus amigos!!!
Até mais...
@weverton.santosr

Ella.Ribeiro 08/02/2023

Filosofia Samurai
O livro é interessante, partindo do ponto de vista filosófico e histórico (e não para uma filosofia de vida nos dias atuais). Primeiramente, é interessante pensar como era a vida naquel época do Japão feudal e a forma como essas pessoas levavam os ensinamentos e a honra de sua escola militar num nível de respeito tão grande que não sou capaz de colocar em palavras. O livro é bom e bem legal para conhecimento da espada, mas nada a se levar no dia a dia se quiser vencer uma batalha com o mínimo de respeito pelo próximo (e de vida também, pois "desferir o golpe da espada longa com força" não serve de muito no quesito conversa ahahHhaha).

fsamanta (@sam_leitora) 10/07/2014

Não é um livro de estratégia como diz a contracapa. É um manual de dicas de combate. Pratique e reflita é o mantra do livro. Como o próprio autor diz inúmeras vezes, não é possível apenas descrever o que deve ser feito. Talvez seja útil para um aprendiz de samurai. Para aqueles que são apenas curiosos como eu há opções muito melhores.

Jose.Carlos 14/02/2019

A PRIMEIRA PARTE.
Acabamos de passar por um momento complicado em nosso País de muitos debates, enfrentamentos, mentiras, acertos e erros. Esse período foi de muita ação e correria, mas acabou um lado venceu, uma ideologia foi vitoriosa e para bem ou para mal irá guiar a nação durante quatro anos. O que resta para o outro lado é se organizar, se reinventar e olhar onde teve acertos e erros fazendo uma alto crítica. Contudo, antes disso, antes de irmos para próximo momento de ação, antes de você começar a atacar e fazer oposição ou defender e levantar sua bandeira, vamos nos dar uma pausa.

Logo vamos começar um capítulo novo em nossa história e entrar em uma rotina descontrolada, mas agora minha ideia é que você pare e observe o que está em sua volta e o que não esta. O samurai Musashi em seu livro os cinco anéis vai fazer uma definição do Vácuo ou Vazio — “O espirito do vácuo é a ausências das coisas, o desconhecido. Naturalmente o vácuo é o nada”. Olhe para seu interior tire um tempo para si, deslumbrando o mundo que há em sua volta ou a ausência dele valorizando por um momento as coisas sutis.
Sento assim vamos conhecer esse espírito e aproveitar a ausência das coisas e apenas ouvir uma música, tomar um chá, café ou até mesmo cerveja com os amigos, bater um papo sem pé nem cabeça com companheiro sem impor ideia alguma, observando uma noite de luar com céu estrelado ou a letra de uma música.
Vamos apenas parar e relaxar contemplando a beleza de estar vivo e a sutiliza que o vazio nos traz em momentos simples.

site: http://ciaartelivre.blogspot.com/2018/10/a-primeira-parte.html

Pedro 24/06/2019

Ótimos ensinamentos
Livro de estratégia que pode ser levado para o mundo dos negócios, muito de como se comportar perante os adversários.

Pedro.Miguel 14/11/2020

Le japonê, sê sabiô..
Exorta a necessidade de adotarmos um espírito sereno, mas com atitude firme e decidida.
Texto escrito por Miyamoto Musashi, um Samurai do Século XVI, ensinando os mandamentos militares de sua escola, acabando por tornar a leitura cansativa.

Bia 24/12/2020

Bom livro
Bom livro de estratégias.

Mah 30/06/2022

Extremamente Aplicável
Musashi repassa seus conhecimentos de forma direta e objetiva. As dificuldades de traduções e o esforço do tradutor são bem claras para o leitor. Os mandamentos de sua escola são aplicáveis a vários aspectos além do mundo samurai. Uma ótima leitura.

Apolo.Lima 07/07/2022

Em matéria militar e combativa, é uma leitura interessantíssima.
Em matéria cultural, é ainda mais importante ajudando a entender o arquétipo do samurai.
Em matéria filosófica, mais do mesmo e nada diferente do que lemos nas estantes moderninhas. Talvez fosse genial escrever há cinco séculos o que hoje muitos livros de coaching contam.