O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Jose.Carlos 14/02/2019

A PRIMEIRA PARTE.
Acabamos de passar por um momento complicado em nosso País de muitos debates, enfrentamentos, mentiras, acertos e erros. Esse período foi de muita ação e correria, mas acabou um lado venceu, uma ideologia foi vitoriosa e para bem ou para mal irá guiar a nação durante quatro anos. O que resta para o outro lado é se organizar, se reinventar e olhar onde teve acertos e erros fazendo uma alto crítica. Contudo, antes disso, antes de irmos para próximo momento de ação, antes de você começar a atacar e fazer oposição ou defender e levantar sua bandeira, vamos nos dar uma pausa.

Logo vamos começar um capítulo novo em nossa história e entrar em uma rotina descontrolada, mas agora minha ideia é que você pare e observe o que está em sua volta e o que não esta. O samurai Musashi em seu livro os cinco anéis vai fazer uma definição do Vácuo ou Vazio — “O espirito do vácuo é a ausências das coisas, o desconhecido. Naturalmente o vácuo é o nada”. Olhe para seu interior tire um tempo para si, deslumbrando o mundo que há em sua volta ou a ausência dele valorizando por um momento as coisas sutis.
Sento assim vamos conhecer esse espírito e aproveitar a ausência das coisas e apenas ouvir uma música, tomar um chá, café ou até mesmo cerveja com os amigos, bater um papo sem pé nem cabeça com companheiro sem impor ideia alguma, observando uma noite de luar com céu estrelado ou a letra de uma música.
Vamos apenas parar e relaxar contemplando a beleza de estar vivo e a sutiliza que o vazio nos traz em momentos simples.

site: http://ciaartelivre.blogspot.com/2018/10/a-primeira-parte.html

Pedro 24/06/2019

Ótimos ensinamentos
Livro de estratégia que pode ser levado para o mundo dos negócios, muito de como se comportar perante os adversários.

Gnomot13 21/09/2019

Uma grande ideia que não consegue ser passada...
Musashi pode ter sido um exímio espadachim, samurai e mts outas coisas. De repente até um bom professor em vida. Mas não tinha grandes capacidades metodológicas para a passagem do seu conhecimento, peloemos não através da escrita. O livro vale pelas ideia interessantes que iluminam a mente em algumas passagens. Mas deixa mt a desejar com suas descrições e tentativas de ensinar.

Fernando 18/05/2020

Um livro antigo que, à sua maneira, destaca quanto às técnicas de batalha (sobre posições, ataques, guardas). Infelizmente, o livro tão somente cita tais estratégias, sem se aprofundar nestas e, portanto, deixando apenas um vago ensinamento.

Pedro.Miguel 14/11/2020

Le japonê, sê sabiô..
Exorta a necessidade de adotarmos um espírito sereno, mas com atitude firme e decidida.
Texto escrito por Miyamoto Musashi, um Samurai do Século XVI, ensinando os mandamentos militares de sua escola, acabando por tornar a leitura cansativa.

Bia 24/12/2020

Bom livro
Bom livro de estratégias.

beto.cardoso 07/02/2021

Esperava algo tão bom quanto Sun Tzu, porém o livro é um pouco repetitivo e acaba que os ensinamentos da esgrima ou da arte milenar tornam a leitura um tanto quanto entediante.

Todavia, por se tratar de um clássico da literatura de guerra, consegue-se transferir alguns ensinamentos para as batalhas cotidianas.

Rosane Cruz 09/12/2021

???
Juro que não entendi quase nada enquanto tava lendo.
Tinha alguma lição pra aprender / absorver desse livro? Pq juro que li, mas parece q n li nada

Matheus 16/02/2022

Bom demais
O livro é até bem pequeno sendo por volta de umas 100 páginas,os livros tem vários significados q podem ser usados não só para negócios como para o dia a dia

Marcelo Nunes 15/04/2022

Um livro para praticantes de kendo
Miyamoto Musashi é um dos grandes heróis japoneses. Sem nunca ter pedido uma luta, se dedicou a busca do conhecimento e perfeição na prática da luta. No final de sua vida, deixou alguns ensinos escritos explicando parte de suas descobertas, nomeadas de Caminho de Estratégia. Em geral, o livro é bem simples e muito desses conhecimentos são apresentadas de forma simplificada. Na contracapa, o livro é vendido como um excelente guia para profissionais de vendas e de marketing. Acho que ler o livro com a expectativa disso pode deixar o leitor decepcionado. Musashi deixa claro que seu Caminho é voltado para as lutas, embora alguns ensinamentos servem para a vida. No fim, acho que é um livro interessante para conhecer esse personagem histórico e saber um pouco do seu modo de pensar. Quem for praticante de kendo vai poder aproveitar mais a leitura.

Atena0 22/05/2022

Musashi traduz os ensinamentos da arte militar em alguns capítulos, é um livro muito interessante e profundo.

Mah 30/06/2022

Extremamente Aplicável
Musashi repassa seus conhecimentos de forma direta e objetiva. As dificuldades de traduções e o esforço do tradutor são bem claras para o leitor. Os mandamentos de sua escola são aplicáveis a vários aspectos além do mundo samurai. Uma ótima leitura.

Apolo.Lima 07/07/2022

Em matéria militar e combativa, é uma leitura interessantíssima.
Em matéria cultural, é ainda mais importante ajudando a entender o arquétipo do samurai.
Em matéria filosófica, mais do mesmo e nada diferente do que lemos nas estantes moderninhas. Talvez fosse genial escrever há cinco séculos o que hoje muitos livros de coaching contam.

Fabricioevellin 18/10/2022

Realmente esperava mais
Bom... Acredito que tive um pouco de frustração, pois esse livro foi muito bem recomendado e esperei um bom tempo para lê -lo.
Por ser um livro muito antigo eu considerei, algumas repetições e grandes lacunas, porém retirei bons ensinamentos que podem ser aplicados no cotidiano.
Por ser um livro de leitura rápida, vale a pena investir tempo!

Matheus 08/01/2023

Um livro diferente
Gostei muito desse livro porque ele fala de um tema diferenciado: a arte de lutar com a espada. Além disso, o autor do livro é uma lenda né, então me deixou ainda mais interessado pelo o que ele escreveu kkkkkk. Ademais,não fala só sobre lutas de espadas,mas sobre disciplina e foco,muito massa. Ah sim,e o livro é pequeno, então é fácil de ler e de carregar com você.