Os Hereges de Duna

Os Hereges de Duna Frank Herbert

Resenhas - Os Hereges de Duna

Mari Fourquet 29/01/2023

Agora sim, o melhor até agora!!!!
Diferente de Imperador Deus de Duna, a leitura desse foi rápida e fluída!! Trouxe de volta muitas das maquinações e intrigas políticas do primeiro livro e, finalmente, muitas respostas foram dadas, estou curiosa pra continuação, embora na vá pegar ela agora!!!

Sem dúvidas os personagens são bem cativante, Miles Teg, Sheeana, Ordrade, Duncan e todos foram muito bem trabalhados e aprofundados!!!!

Meu favorito da série até agora!

querobbtodashj 17/01/2023

HEREGES DE DUNA, heresia e hereges por todo canto.
Tenho que admitir: fui um tanto preconceituoso com este livro.
Algo em "Hereges de Duna", na minha primeira impressão, me deixou com a impressão que não seria uma boa leitura, um tanto parecida com "Filhos de Duna". Mas como estava enganado! Fora uma das melhores leituras que tive, deixo ele terceiro lugar em meu ranking:

1°- DUNA
2°- IMPERADOR DEUS DE DUNA
3°- HEREGES DE DUNA
4°- MESSIAS DE DUNA
5°- FILHOS DE DUNA

Achei que teve mais ação que IDdD (Imperador Deus de Duna), diálogos bons, uns personagens que na qual me apeguei um tantinho e plots que explodiram minha cabeça, mas ainda acho IDdD melhor, toda a história me deixou muito apegada e quantas vezes queria q Siona, Nayla, Hwi tivesse uma rápida aparição, mas já sabia eu a resposta.

Mais de mil anos após o fim do Império tirânico do Imperador Deus, Leto II. E após sua morte, e Arrakis ficou ruínas, muitos imigraram para longe, iniciando a Dispersão. Agora, os Perdidos estão voltando com ambições renovadas.
Com uma missão ultra-segreta, as Bene Gesserit encontraram uma jovem que pode se controlar os vermes de areia, Shai-hulud, de Arrakis... mas agora com a volta dos vermes, a aridez de Duna e com nome renovado, Rakis.

Essa foi uma história mais na pegada de heresia, vemos, ao longo do enredo, séries de hereges, a primeira aparição, Schwangyu, que é contra os gholas, parte do plano das Bene Gesserit. E o Grande Herege, Miles Teg, um personagem muito importante para o livro em si.
Muito do livro depende dele, até mesmo o fim da Irmandade Bene Gesserit, que se encontra com um grupo de rivais um tanto semelhantes a elas, as Honoráveis Matres. Agora, outro ciclo se deu início, e o Caminho Dourado deixou de ser um termo tão utilizado. E as Bene Gesserit têm suas Irmandade mais amostras para os leitores, um fato muito esperado por muitos.

O livro encher-se com um gosto de quero-mais, me deixando com muita vontade de continuar a história em "Herdeiras de Duna" ou "Chapterhouse: Dune" (agora, depois desse final, o título em inglês tornou-se muito mais esclarecedor), o sexto e último livro de uma saga tão brilhante, que, infelizmente, não pode ter um final completo.
Acredito que minha próxima leitura será muito aproveitadora, e mal espero para começar.

Kyvia.Rayane 09/01/2023

Quem são os hereges?
Uma leitura um pouco cansativa no começo pois precisa mostrar a história de alguns personagens. Mas o foco principal fica entre duas pessoas D.I e S. O final fica bem mais eletrizante e flui melhor. Mesmo não sendo uma leitura fácil e com vocabulário simples eu adoro o mundo Duna que o Frank criou.

Rebeca 31/12/2022

"Faça o que deve ser feito."
Um fato: a história se repete. Herbert insere novos personagens, 100% do elenco renovado, e mesmo assim cita inúmeras vezes trechos ou acontecimentos dos livros 1 e 2. Essas "repetiçoes" são feitas para explicar o que está acontecendo no momento presente e, vemos também as previsões do Leto II se concretizando.
Depois do fim do Imperador, há mil anos mais ou menos, Arrakins que virou Duna e agora é Rakins volta a ser deserto, a cultura fremen volta a aparecer mesmo que de forma tropega e o Povo da Dispersão (os que foram para outros planetas durante ou após o Império) retornam com um produto do que era feito no passado e o que eles mesmos desenvolveram nos anos afastados da sociedade, por assim dizer.

A maior parte do livro eu ficava me perguntando quando leria de novo? O que o Frank Herbert quer de mim? Plano em cima de plano, intriga em cima de intriga e quando eu achava que tinha tomado um rumo, uma traição.
As últimas 100 páginas fizeram eu mudar completamente a resenha que eu já tinha feito. Um explicação clara, um fim aterrador, flash back de todas as conversas qie tinham sido feitas ao longo da estória se fizeram claras.

"Faça o que deve ser feito" - frase de Miles Teg, (a "reencarnação" do Duque Leto) é o que eu tiro de ensinamento dessa obra. E o que eu levo de ensinamento desse ano. Faça o que deve ser feito, com o que você tem disponível e da melhor maneira possível.

Jonas 03/12/2022

Uma nova parte na história de Duna. ... novas ameaças surgem vindas da dispersão ... como lidarão com esses inimigos?

Al Ferreira 24/11/2022

O legado de Duna
É maravilhoso presenciar a imensidão do projeto Duna, desde o início em que é algo desconhecido e misterioso, até a etapa do livro atual, onde o assombro pelo término dessa leitura persiste. O que me espera no próximo livro!?

Felipe 03/11/2022

Eu não esperava nada, mas se tornou meu top 3 de Duna.
Depois do quarto livro de Duna, O Imperador-Deus de Duna, eu fiquei bastante curioso de como se seguiria a história desde dos eventos finais do livro. A Siona seria protagonista? Duncan seria relevante? O que aconteceria com o império? Foram perguntas que rodearam minha mente.

Mas dai Frank Herbert genialmente quebra todas as expectativas ao mudar todo o enredo e seguir a narrativa a partir de milênios depois do Tirano. O mais peculiar dessa obra, é que ela foca nas maquinações, corrupções e intrigas de uma das grandes organizações de todo o império: As Bene Gesserit. Além do protagonismo de grandes Reverendas Madres, que se tornaram minhas personagens favoritas de toda a obra, o Herbert também dá um pouco de destaque aos Bene Tleilax, envolvendo tanto as Gesserit quanto os Tleilaxu em intrigas politicas, essas organizações que foram tão ofuscada por Paul e Leto II nos livros anteriores.

Após a queda do Tirano, o Caminho Dourado para proteger a sobrevivência da humanidade se perpetuou, ocasionando o evento que ficou conhecido como a “Dispersão” e os “perdidos” são as pessoas que viajaram pelo universo em não-naves, meios de transportes indetectáveis pelos presicentes. Séculos e séculos se passam, até que um inimigo volta da Dispersão para oprimir o Antigo Império: as Honoráveis Matres. E assim, as Honoráveis Matres começam uma intriga politica e social contra as Gesserit e os Tleilax.

Mas e Duna? Duna está lá, voltando ao seu ciclo ecológico por conta dos Vermes da Areia. Outro mistério interessante na obra: Sheeana, a menina que consegue controlar o Verme da Areia. E obviamente, uma garota que controla um verme gigante a sua vontade, chama o interesse das Gesserit, criando outro projeto ambicioso e cheio de mistério da Irmandade.

Essa obra entrou no meu top 3 por conta dos personagens, com muito destaque para mulheres Gesserit interessantes, cativantes e inteligentes, além de ótimos diálogos entre os personagens. Esse livro tem bastante ação, apesar do final ter sido muito curto e apressado. Mas dentre todos os livros até agora, o livro 1, 4 e 5 foram perfeitos e eu não tenho do que reclamar, pois a leitura foi agradável e o ritmo não foi cansativo.

Fernando 22/10/2022

Me surpreendeu
Eu achei que seguindo a historia do livro anterior este livro teria uma historia mais lenta, seria mais conversa, mas me enganei totalmente. O livro tem um ritmo muito bom, boas cenas de ação. Em resumo me deixou com vontade de ler o próximo livro.

Julio.Cesar 30/09/2022

A qualidade se manteve, mas houveram altos e baixos.
Como pode-se ver pelo título, houveram alguns problemas.

Primeiramente, teve algumas partes que me pareceram bem confusas, como o fato de tanto Bene Gesserit quanto Honoráveis Matres estarem habitando Gammu, mas ninguém se importa com isso. Em seguida, eu esperava um pouco mais da Sheeana; achei ela um pouco desperdiçada (algo bem similar aconteceu no livro anterior com a Siona).Depois, os capítulos do Miles Teg eram bem chatos as vezes, com exceção dos últimos capítulos, que eram genuinamente bons. Agora, acerca do final, eu achei bem apressado, apesar do final do último capítulo ter sido bem interessante.

Tais problemas, contudo, não tornaram péssima a minha experiência com a obra.

Eu gostei de ver esse novo Status Quo, a nova evolução pela qual passaram as Bene Gesserit, o Povo da Dispersão, a curiosidade quanto ao que vai acontecer após aquele evento no final, que quem já leu o livro sabe do que estou falando, a relação de Miles Teg com aqueles soldados foi algo que eu também achei interessante.

Enfim, mais um livro muito bom.

Essa segunda trilogia tem estado muito boa. Tomara que o sexto e último livro mantenha a qualidade. É isso.

Jackson 28/09/2022

A saga das Bene Gesserit para perpetuar a linhagem Atreides parece interminável. Além disso, o planeta Rakis passou novamente por uma grande transformação, mas apesar disso, mesmo com novos personagens, a história não progride, tendo como foco os conflitos de poder entre os planetas.

Gabriel.Smash 20/09/2022

Maus um livro espetacular da saga duna. Que o universo de duna é incrível e muito criativo não é novidade, porem nesse livro achei interessante algumas curiosidades sobre o universo que nele são apontadas. Gostei muito do livro e do rumo que a história tomou e estou ansioso pra saber como essa segunda trilogia vai terminar.

Helena 18/09/2022

Uma nova fase se inicia.
Hereges de Duna marca uma nova fase, um recomeço, para a saga. Para quem chegou até esse ponto da saga seguir parece natural. Digo que não haverá arrependimento.

Tati Freitas 11/09/2022

O mais surpreendente até agora
Confesso que no início foi difícil de ler, talvez pelo fato de estar lendo os livros em sequência, eu tenha me saturado um pouco. Precisei de uns dias para absorver os livros anteriores, mas de forma alguma isso quer dizer que esse livro seja ruim. Me surpreendi com alguns rumos que a história tomou e sinceramente acredito que alguns personagens (na verdade um personagem específico) precisam de um pouco de paz. Estou bastante curiosa pra ver como será o livro final.