Os Hereges de Duna

Os Hereges de Duna Frank Herbert

Resenhas - Os Hereges de Duna

bia soares 15/08/2022

Adorei
Mais um livro desta série simplesmente perfeita! Cada vez mais que avanço na série me envolvo mais com os personagens.

Desta vez, o livro se passa milênios após o Tirano, mostrando o poder do povo novamente. Um romance político dos melhores que já li, e esse 5° livro não decepciona.

Como sempre Frank Herbert é muito assertivo em compartilhar pílulas de conhecimento ao longo do livro que te marcam e te fazem comparar com a realidade atual do nosso país e mundo.

Sem palavras.

Layziane 28/07/2022

De todos livros da saga, esse foi o que menos me prendeu. Mas mesmo assim ainda vale a leitura por todo o conjunto.

Joao.Almeida 23/07/2022

Em comparação com os livros anteriores, Hereges de Duna foi o mais difícil de se assimilar. Mesmo sendo ambientado no mesmo universo, é complicado se habituar em um enredo com personagens e tramas totalmente novas, ainda mais em um ambiente criado com uma generosa quantidade de detalhes. Aqui estamos vivenciando mais uma disputa pelo poder após alguns milhares de anos após a morte do Imperador-Deus. Posso dizer que gostei bastante desse enfoque dado para as Bene Gesserit que sempre apareciam em segundo plano ao longo dos livros. É preciso bastante concentração para seguir a linha cronológica dos acontecimentos e entender a teia de relações, mas conforme chegamos próximo ao fim é possível entender mais tranquilamente o que está rolando.

Paula 22/07/2022

Cumpre o que promete. Assim como os anteriores da série, Hereges de Duna é um estudo sociológico sobre dinâmicas de poder e manipulação de massas. É de se esperar que o livro tenha algumas ideias datadas, mas apesar disso Frank Herbert se mantém muito atual.

Nath @biscoito.esperto 02/07/2022

Irei postar o resumo em breve, esta é apenas a resenha!
"Nenhuma daquelas pessoas hesitaria por um instante antes de condenar um planeta inteiro à tortura se disso adviesse um ganho pessoal. Ou se a recompensa fosse algum prazer imaginado. Ou se a tortura produzisse mais alguns dias ou horas de vida".

Não sei como escrever uma resenha de verdade para este livro, por isso só vou falar o que achei sem me aprofundar demais, principalmente porque quero evitar spoilers.

Em Hereges e Duna, voltamos para o que sobrou de Arrakis depois dos 3.500 anos em que Leto Atreides II, o Imperador Deus de Duna, governou com seu pulso de ferro.

Temos um elenco completamente novo de personagens (exceto, é claro, pelo Duncan Idaho) (aliás, será que podemos concordar que ele é o personagem principal de Duna? Ou, no final do quinto livro, ainda é cedo demais para dizer isso?).

Quero ressaltar que este livro tem algumas das minhas personagens favoritas de toda a saga! Temos Sheeana, a menina que conversa com os vermes e bota todos os sacerdotes de Shai-hulud no chinelo. Também somos apresentados a Odrade, uma Bene Gesserit obstinada e quebradora de regras. A Madre Superiora de Odrade é Taraza, simplesmente uma mastermind, a maior jogadora de xadrez intergaláctico da saga. E o que falar do homem, do mito, da lenda... Miles Teg??? Simplesmente o MAIOR DE TODOS, um bashar idoso temido pelos inimigos, querido pelos amigos e desejado pelas mulheres!

Eu amei Hereges, acho que é o livro com o melhor worldbuilding da saga até agora (e isso realmente quer dizer muito). Conhecemos mais da ciência e da filosofia Tleilaxu através do escorregadio Waff e temos uma visão clara do povo da Dispersão e das Honoráveis Matres.

Principalmente, alguns pontos nebulosos da saga começam a tomar forma pela primeira vez. É curioso que, apesar de cada leitor ter em seu coração a desconfiança do que é o Caminho Dourado, é impossível saber que futuro terrível Paul, Leto e Ghanima viram. Neste livro, porém, temos pistas fortes do plano secreto de Leto II. Plots sendo preparados desde o primeiro livro vem à tona, e Frank Herbert não nos poupou de revelações inesperadas e loucuras inimagináveis.

A jornada que comecei em janeiro de 2021 está quase no fim, falta apenas um livro para que eu termine de ler Duna... Não sei se quero que esta história acabe!

"A compreensão requer palavras. Algumas coisas não podem ser reduzidas a palavras. Existem coisas que só podem ser experimentadas sem palavras".

site: www.nathlambert.blogspot.com

Dai Solyom 14/06/2022

Complexo
Antes de iniciar a quinta obra de Duna eu já havia visto alguns comentários sobre a dificuldade de assimilação da história, e realmente foi um início de leitura árduo.

Continuar uma saga sem quase nenhuma referência com as obras anteriores é difícil, mas não foi isso que me incomodou, nem o salto temporal, o que realmente me deixou desconfortável foram os motivos e explicações dadas.

Algo que vêm me irritando desde o terceiro livro é essa fixação no Ghola, eu sei que o Duncan foi um personagem marcante, mas chega, eu não aguento mais, eu honestamente não suporto mais ler sobre ele ?

Pontos positivos da obra:
Teg e Odrade
O restante dos personagens são descartáveis para mim.

O livro não é ruim, mas eu demorei quase 400 páginas para começar a me interessar.

Dimas Lins 06/06/2022

O livro com mais ação de toda a saga
Hereges de Duna é o quinto livro da série Duna do escritor americano Frank Herbert. O primeiro, Duna, foi publicado em 1965 e causou impacto no gênero de ficção científica, com um vasto universo, termos, ecologia e personagens do Imperium, histórias que misturam política, fanatismo religioso e misticismo. Herbert, antes do estrondoso sucesso de Duna, que consumiu seis anos de pesquisa e escrita, foi rejeitado por aproximadamente 20 editoras antes de ser aceito. Hereges de Duna, o quinto livro da série e o segundo da segunda trilogia, foi publicado pela primeira vez em 1984. No Brasil saiu pela editora Aleph.

Hereges de Duna se passa após mais de mil anos da morte de Leto II, o Imperador Deus, quarto livro da série e primeiro da segunda trilogia. O planeta Rakis, antigo Arrakis, também conhecido como Duna está em ruínas, sendo abandonado por milhões de habitantes dando origem a chamada Dispersão. Com o universo dividido, várias facções estão disputando o poder, entre elas as milenares Bene Gesserit, as mulheres prescientes que fizeram parte das maiores forças do Imperium, mas foram jogadas ao segundo plano pelo Imperador Deus.

Enquanto o livro anterior, O Imperador Deus de Duna, enfatiza a solidão de Leto II e orbita na filosofia por traz do Caminho Dourado, Hereges de Duna traz ao primeiro plano as Bene Gesserit vistas como nunca antes em toda a série. Este, sem dúvidas, é o livro que traz mais ações, principalmente em sua reta final, focando nos personagens Taraza (Reverenda Madre Superiora), Odrade e Lucilla, todas Bene Gesserit, Miles Teg, um mentat descendente dos Atreides, Ducan Idaho, um ghola (humano criado artificialmente a partir de um morto) originário do tempo de Paul Atreides e Sheeana, uma descendente dos Freman que é capaz de se comunicar com os Vermes da Areia.

Hereges de Duna revela o fôlego de Frank Herbert, que manteve a série em bom ritmo, mesmo depois de tantas sequências. Esta, para mim, é o melhor livro da série, perdendo apenas para o primeiro Duna.

Como todos os livros da série, há um glossário no final que ajudará a entender todo o vocabulário de Duna.

Agora parto para o último livro da série escrita pelo próprio Frank Herbert. Depois da segunda trilogia, os demais foram escritos por seu filho, a partir de notas deixadas pelo fabuloso escritor de ficção científica.

Cibeli Sebajes 10/05/2022

O universo é moldado por hereges
Tenho um carinho especial por Hereges de Duna por finalmente focar mais nas Bene Gesserits que tanto me fascinavam nos livros anteriores, e também por ter a minha personagem favorita das crônicas de Duna: Darwi Odrade. Em mais um salto temporal Frank Herbert nos apresenta a diversidade humana retornando da Dispersão, e que retornos! O livro tem várias questões que poderiam levar horas sendo discutidas, principalmente a questão sexual das Honoráveis Matres, o propósito nobre de Leto II ("? Ei! Velho verme! Qual era o seu desígnio?" Como diria Odrade), mas hoje me contento e ressaltar que aqui ganhamos uma gama de personagens femininas ótimas de ler com além de Odrade, Taraza, Lucilla, Sheeana, Tamalane e até Swangyu e Bellonda, que não inspiram muita admiração, mas ótimas de se ler. A reta final seguindo, seguindo o padrão Duna é frenético e com muitas emoções.

Marcos774 20/04/2022

Eu sempre achei incrível como os livros do Frank conseguem te prender do início ao fim, mesmo sem muita ação ou grandes plots twists. A forma como a trama vai se encaixando e chegando na sua conclusão final é muito bem feita, esse em específico então, sensacional. Virou meu segundo livro favorito do universo, só perde para o primeiro.

Cássia 11/04/2022

Hereges de Duna
Você começa curioso nessa parte da história, depois fica um pouco entediado, porém no final das contas vale a pena o esforço, e o título realmente diz tudo: este livro é uma heresia perfeita!

Leticia 22/03/2022

Demorei mas curti * editado pq digitei como uma bêbada? *
Eu demorei uma vida pra terminar de ler!
A melhor parte desse livro são os personagens. Não me apeguei a todos mas, torci pelo teg e odrade.
Alguém dê paz ao Duncan Idaho.
Um bom livro, com mais ação que de costume em um livro de Duna. Estou curiosa pra saber o que vai acontecer com os personagens no próximo livro.

Brenda.Sá 06/03/2022

Duna, para sempre! ??
É um fato que em todo esse caminho lendo Duna, esses livros se tornaram um divisor de águas na minha vida. A riqueza de detalhes, tanto dos ambientes quanto dos personagens, faz parecer que você está realmente ali.
Em relação a Hereges de Duna, não foi diferente. Com uma única ressalva: creio que Frank Herbert exagerou um pouco na temática sexual. Mas não é algo propositalmente pornográfico, como já li em vários livros, com o único fito de vender mais cópias. Tudo tem uma razão nos livros de Herbert. Claro, para mim, os três primeiros livros ainda são os melhores. Entretanto, a genialidade do autor está neste volume tanto quanto os outros.
Pude entender a razão da existência das Bene Gesserit. Suas tramas e seu intricado plano de reprodução. Sempre há um jogo de poder perigoso em Duna.
E o final... Meu Deus, o final foi espetacular! Totalmente inesperado!
Se você quer uma leitura de ficção científica profunda, leia Duna! Não dá para se arrepender! ??