Les Quinze Premières Vies d

Les Quinze Premières Vies d'Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

luiza lima 10/04/2021

uma ficção científica soft sobre tempo-espaço muito boa!
Confesso que esse foi um livro que me pegou pela capa. Título interessante, dei uma lida na sinopse e comprei por impulso. Pra ser sincera, nem sabia o que estava esperando, achei até que a temática seria meio steampunk, mas quando comecei a leitura e percebi que na realidade é uma super ficção científica que explora de maneira inesperada questões de física quântica, é claro que apaixonei.

É um livro relativamente longo e possui uma história complicada, com idas e vindas bem peculiares, e eu acho que a autora resolveu tudo muito bem, a leitura é fácil e instigante e não achei cansativa em momento algum! Harry, o personagem principal, é muito carismático e a maneira que ele se desenvolveu, cresceu e envelheceu ao longo do livro foi muito bem escrita. Gostei muito de todos os outros personagens e dos seus papéis na história. Achei incrível a construção do universo do livro e a forma que as coisas funcionam.

Não é um livro que se aprofunda nas complicações da física quântica como os do Blake Crouch por exemplo. A história é mais voltada para o lado psicológico e investigativo. Pode-se dizer que o livro é uma grande história de vingança muito bem arquitetada, e, por isso, esse lado mais técnico não faz falta alguma, a história é super emocionante porque ela é muito humana e te faz refletir sobre aspectos da nossa existência de uma forma um pouco diferente do ponto de vista da física quântica.

De um modo geral eu amei tudo nesse livro, mas confesso que, digamos que no começo do final, achei um pouquinho maçante, quando o Harry vai à Rússia. A partir daí, eu comecei a achar que o ritmo e a qualidade da história deu uma desandada, e me vi um pouco entediada, mas foi bem rápido e logo engatou de novo, não acho que a experiência do livro no geral tenha sido abalada por conta disso.

O final em si ainda tenho minhas dúvidas se gostei ou não. Foi um bom final, e definitivamente não decepcionou (tirando meu ship que afundou, mas agradeci a autora pelas migalhas), porém eu tenho certa aversão ao recurso utilizado pela autora, então é algo bem pessoal eu não ter curtido muito. Senti falta de um aprofundamento nos motivos do Vincent também, mas acho que nem o Harry entendeu, então... Mas essas coisas não afetam de modo algum a qualidade do livro como um todo!

Agora, problema da edição traduzida, principalmente no final, está cheio de erros que passaram batido na revisão e isso me incomodou um bocado, e fiquei imaginando se algumas coisas que achei meio estranhas foram problemas de tradução também. Por conta desses probleminhas não dou cinco estrelas, não achei um livro perfeito, mas sim muito bom, gostei demais, e, apesar dessas questões, não deixa de ter sido um dos melhores que li esse ano! Fiquei super curiosa pra conhecer outros trabalhos da autora.

y2024 05/04/2021

Enemies to lovers.... um romance gay!
O que eu adoro sobre histórias entre arquirrivais é como eles são gays, Jesus Cristo. Mas esse livro superou as expectativas quando o Harry disse com todas as letras que dormiria com o Vicent. Fora esses detalhes, o livro é incrível, incrível. Melhor leitura de 2021 até então. Eu praticamente devorei.
marixlzz 05/04/2021minha estante
também shippei harry e vincent KKKKKKKKKKKKK

Jarcourt 25/04/2021minha estante
Kkkkk

Wagner 03/04/2021

Precisa de quantas vidas?
Não é como o filme feitiço do tempo, em que bill murray ficava preso no dia da marmota. Na verdade e a vida da marmota, pois Harry morre e renasce como Harry vezes sem conta. É um pouco de fantasia, um pouco de suspense, mistério, ficção científica, mas nao se aprofunda em nada. Confesso que demorei a engrenar na leitura e quando o vilão finalmente se apresentou, ja estava um pouco cansativo.o livro foi recomendado pelo escritor brasileiro Raphael Montes e minha expectativa estava muito alta. Me decepcionei um pouco, mas ainda recomendo.

fernanda.an 03/04/2021

...
Eu tenho tanto para falar desse livro e ao mesmo tempo não sei se vou conseguir me expressar corretamente, mas vamos lá...

Não vou mentir em dizer que esse foi um livro fácil de ler, além dos capítulos não serem lineares alguns assuntos são mais difíceis de entender do que outros, mas eu consegui e não me arrependo de ter lido.

Comecei e parei de ler ele em 2019 e só voltei dois anos depois. E, sinceramente, acho que foi o tempo certo. Afinal, foi por causa do tempo que ele se tornou representativo para mim.

Tem acontecido muitas coisas nos últimos dois anos, perdi pessoas, passei por momentos que nunca achei que passaria... Ler esse livro foi muito importante principalmente pela outra perspectiva de tempo que ele mostra.

Imagino que tenha deixado para ler no momento que eu mais precisava sem nem saber.

Quando cheguei ao capítulo que ele fala: "Estamos perto do fim, eu e você", percebi quanto me apeguei ao Harry porque ele realmente se tornou meu amigo, um amigo que estava ao meu lado enquanto lia.

Obrigada, Harry.

Maikel.Rosa 29/03/2021

leitura longuinha, mas valeu demais o meu tempo!
se "As primeiras quinze vidas de Harry August" não é livro pra todo mundo, definitivamente é pra mim!

neste scifi, Claire North - pseudônimo de Catherine Webb - consegue abordar o velho tema da "viagem no tempo" de um jeito diferente: ao invés de uma máquina construída pelo homem, os kalachacras revisitam épocas simplesmente... nascendo de novo.

condenados a viver repetidamente, iniciando sempre do mesmo ponto de partida no tempo, eles têm a oportunidade de experimentar uma versão um pouco diferente de suas vidas, podendo fazer novas escolhas a partir das lembranças de vidas anteriores.

assim, enquanto as pessoas comuns são chamadas de "lineares", tanto a existência quanto a história de Harry são exatamente o oposto.

a evolução do personagem (se é que pode se chamar assim) me fez lembrar a maldição do bom vivant de Oscar Wilde, Dorian Gray - o único espectador da própria degradação moral, herança daqueles que veem e fazem mais do que deveriam.
Jarcourt 25/04/2021minha estante
Ah! Ótima analogia. Não tinha pensado nisso. Mas é uma ótima analogia.

Mazza 29/03/2021

Um enredo bem pensado que sustenta o livro.
A idéia principal do livro é o que mais chama a atenção, pensar que ao morrer vc poderá retornar e viver tudo novamente lembrando de TUDO que viveu na vidas passadas, reparar cada erro cometido, realizar experiências possíveis e sonhadas, quem não iria querer ter esse dom?

Porém, o livro tem alguns pontos que, na minha opinião, fizeram o livro perder pontos;

*Não há desenvolvimento dos personagens secundários, eles aparecem, somem, aparecem e somem "do nada". Sinceramente não consigo descrever nenhum que tenha me marcado.

*Páginas e páginas que não levam a lugar nenhum, muitos capítulos do livro que se retirados não fariam falta alguma ao livro, páginas em excesso para justificar as 15 vidas do título (so pode).

* O vai e volta entre as vidas do protagonista foi algo extremamente massante, deixando a leitura cansativa e confusa.

Bru 16/03/2021

Harry August é o protagonista dessa história. Ele está morrendo, mas não é a primeira vez que isso acontece. Na sua décima primeira morte, uma garotinha de 7 anos aparece para lhe passar uma mensagem do futuro.
Uma história que nos faz pensar sobre o ciclo da vida, sobre como seria viver uma vida após a outra nascendo sempre no mesmo lugar. A vida teria a mesma graça? Será que viveríamos sempre da mesma forma? Um livro para te fazer refletir.

dudinha 15/03/2021

muito bom
gostei muito, o final deixa aquela angústia no peito. mas acho q não leria de novo por conta do tamanho kkkkkkkk

Eduardo.Silva 10/03/2021

Que livro inteligente e instigante, me surpreendeu muito e fez minha mente entrar em colapso. Nela a autora vai nos fazer entrar em uma verdadeira viagem pelo mundo e pelas muitas vidas do nosso protagonista.

Nele Harry August é diferente dos demais, após ele morrer sua vida reinicia e volta de onde ele nasceu e sua vida segue novamente. Mas ele consegue se lembrar com detalhes de tudo que viveu. Ai segue o questionamento: como lidar com isso? devo viver minha nova vida exatamente como a antiga ou mudar completamente? que efeitos essas mudanças terá no futuro?

Uma historia alucinante, que você sempre quer avançar e descobrir oque nos aguarda na próxima pagina. Se você é fã de ficção cientifica e histórias de viagem no tempo, não pode perder esse.

Nine 07/03/2021

Perfeito
Esse livro é incrível. A escrita é tranquila, vc lê e lê e quando vê tá na metade já. Muito legal, super recomendo.

Vânia 20/02/2021

Demorou a pegar no tranco, mais foi!
Harry August é um Kalachacra. Ele nasce de novo e tem a chance de reviver desde o começo a mesma vida, além de ainda lembrar das vidas passadas. Após algumas vidas, ele encontra o Clube Cronus, onde há outras pessoas como ele também revivendo as suas vidas.

Quando Harry está no leito da décima primeira morte quando uma garotinha de 7 anos se aproxima da cama: "Quase perdi você, doutor August. Eu preciso enviar uma mensagem de volta no tempo. O mundo está acabando, como sempre. Mas o fim está chegando cada vez mais rápido. Então, agora é com você."

No inicio, foi bem lenta a leitura pra mim. Era muita informação sobre as 11 primeiras vidas e a ação não vinha, mas quando veio, não dava mais pra largar!
A história é ótima, bem escrita, mas pra mim perdeu uma estrela pela enrolação do começo.

Recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/bdebook/

maywin 18/02/2021

Nossa esse livro é muito bom!!
Gostei bastante de como a autora alternou entre as vidas do Harry de forma não linear trazendo um ritmo mais frenético na leitura, ficava querendo ler outro capítulo só pra ver se ia voltar de onde ela tinha parado outra vida dele kk
Os personagens são complexos e adorei toda a questão da amizade e ódio entre o Harry e o Vincent..
O livro me fez ter umas reflexões muito boas sobre memória e do que fazemos com nossas vidas.

Geraldo.Junior 17/02/2021

Fantástico
As Primeiras Quinze Vidas de Harry August acerta em todas as páginas.

A escrita é leve, direta e te entrega tudo o que é preciso para passar horas pensando nas possibilidades e caminhos que a história vai seguir em suas próximas páginas.
Passei um bom tempo com o livro fechado em mãos, pensando em como seria se eu fosse um dos kalachakras. E foi um exercício delicioso de fazer, visto o volume de fundamentos, situações, exemplos e contextos que a autora entrega com maestria sobre essas pessoas.

Comprei com expectativa, li com gosto e o finalizei apaixonado!

Lucas.Jesus 13/02/2021

Minha análise não muito crítica
As primeiras quinze vidas de Harry August , uma história maluca , confesso, que envolve tempo, vidas e suas várias formas de serem vividas, amizade, amor, traição e muito do que há mundo a fora ,pois o livro se passa em muitos países, religiões e profissões por parte do protagonista Harry.