Les Quinze Premières Vies d

Les Quinze Premières Vies d'Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Sandro A.B. 24/07/2021

Uma História Não Linear
A beleza do livro e da sua escrita está na forma do seu desenvolvimento.

Uma história não linear, que muda entre passado, presente e avisos do futuro, o que a torna ainda mais instigante.

Prossiga com a leitura, não pare no começo pois a história vai numa crescente, é preciso entender o começo para o livro ter sentido.

Um história primorosa, com uma escrita primorosa.

viviankorb 20/07/2021

Uma leitura arrastada de um livro inteligente
Como descrever esse livro? Acho que posso separar em dois aspectos: a minha leitura e o livro em si! A minha leitura foi arrastada, não consegui me conectar com o protagonista e não me importava com a trama principal (mas essa foi a minha experiência). Sobre o livro: a história é muito inteligente e bem pensada, eu particularmente gosto de capítulos curtos, então isso foi um ponto positivo para mim. A maneira como a trama se desenvolve e como viajamos entre as várias vidas de Harry foi um grande acerto. Eu me interessei muito mais pelas aspectos filosóficos relacionados à condição do protagonista, do que as questões práticas (que não ficaram muito claras para mim em alguns aspectos). A motivação do antagonista ficou meio vaga e presa a um complexo de ser Deus, o q eu acho que empobreceu o personagem!
Então? o que eu achei? A minha leitura foi arrastada, mas o livro é bom e muito interessante.
Por fim, seremos mortais!

Cinthia 09/07/2021

O livro conta a história de Harry August que tem um dom, como o próprio nome do livro diz ele vive muitas vidas, só que a vida dele é sempre a mesma, ele sempre nasce no mesmo lugar, sendo a mesma pessoa, mas se lembrando de tudo que aconteceu em suas vidas anteriores.
Gostei bastante da ideia geral do livro, achei muito diferente e criativa. A história é excelente mas a forma como foi desenvolvida deixava a leitura cansativa.
Apesar de só haver divisão por capítulos achei que a narativa foi dividida em duas partes.
A primeira metade do livro ficou um pouco confusa, há uma introdução sobre as primeiras vidas do Harry intercalando os capítulos com fatos que aconteciam em diversas vidas e em diversas épocas. Não havia uma sequência muito lógica.
Já na segunda metade era onde a história realmente acontece e a leitura se torna bem mais fluida e interessante, gostei bastante apesar de achar que o final foi bem abrupto.
Enfim.... Achei o livro e muito bom só não se desanimar com o começo um pouco parado.

Campos 07/07/2021

Com certeza uma das minhas grandes leituras do ano, uma trama interessante, com um protagonista muito bom. Adorei o conceito dos "poderes" do personagem e como ele se desenvolve na história. Queria conhecer um pouco mais da mitologia da trama, mas talvez se fosse muito revelado, se tornasse chato, no final até nisso o livro foi um acerto.

Julia.Bessa 04/07/2021

Uma ficção científica e uma guerra entre aminimigos
O Harry demora um pouco pra descobrir o que realmente ta acontecendo com ele e o que ele é, tem algumas partes bem chatinhas com umas histórias muito entediantes mas são poucas, a história central realmente so acontece quando o Harry conhece o Vincent o que demora um pouco mas vale muuuito a pena
Por isso eu dei 4 estrelas, não fiquei muito imersa 100% do tempo, do mesmo jeito a história é envolvente, inteligente e bem escrita.

?Escrevo para você.
Meu inimigo.
Meu amigo.
Você sabe, já deve saber.
Você perdeu.?

Emília 25/06/2021

Não tem muito o q falar. É ótimo!
Gostei de conhecer a história de Harry August. Não posso falar muito, pq acho q acabaria dando spoilers. Mas eu gostei. Ficção científica de primeira.

Gustavo Rodrigues 18/06/2021

A sensação que tenho é que o livro é bom, mas poderia ser muito melhor. Por mais que parta de uma premissa interessante, acho que as coisas demoraram demais pra acontecer.

A ideia principal é genial, por isso comecei o livro muito empolgado. Mas com o passar das páginas, nada de muito interessante acontece até que chegue na página 150, por aí. Claro que é importante ter ambientação, construção dos personagens e tudo mais, porém acho que aqui a autora alongou um pouco além do necessário.

Depois da página 200 o livro ganha outro ritmo e aí sim as coisas começam a acontecer, só que já tá quase na metade do livro, então acaba sendo tudo meio apressado.

Além disso há várias descrições sobre períodos da segunda guerra mundial, mas os eventos não interferem muito na história em si. Então confesso que não entendi bem a necessidade de citar algumas coisas.

Por mais que tenha defeitos (na minha opinião, obviamente), é um bom livro, então a leitura é válida.
Maria 18/06/2021minha estante
Gostei da sua resenha. Comprei esse livro faz uns 3 anos e até hoje não comecei. Li as primeiras páginas mas não consegui continuar, acho que não to na vibe da história, vou esperar mais.

francisbins 01/12/2022minha estante
É exatamente isso, da metade pra frente fica mais interessante, justamente quando aparece um perigo real para o protagonista. Apesar do começo ser arrastado achei o final incrivelmente rápido, precisava de mais tempo para desenvolver o fim do livro e menos para o começo.

Luiza.Machado 02/08/2023minha estante
Bem o que achei.

Helen Moya 13/06/2021

Livro chato, cansativa a leitura, me senti perdida e disposta a abandonar por diversas vezes. O final ao meu ver foi totalmente previsível.

Patricia 06/06/2021

Esse livro apresenta a "imortalidade" de forma diferente, por assim dizer. Harry nasce, cresce e morre, como todos nós. Mas com uma diferença, esse ciclo se repete infinitamente, por tudo que sabemos. Não são várias vidas, são a mesma vida vividas de formas diferentes. Isso porque Harry mantém as lembranças de suas outras vidas após morrer. E assim como ele, muitas outras pessoas são assim. Eles fazem parte do Clube Chronos, um clube de "imortais" que se estendem ao longo dos séculos, dos milênios. Eles conseguem até mesmo trocar informações. O passado passa informações escrevendo-as em pedras. E o futuro envia mensagens, transmitindo-as de crianças para idosos em seus leitos de morte. E Harry estava em seu leito de morte, quando recebe a noticia que o mundo está acabando. Um mensagem transmitida de crianças para velhos ao longos dos séculos. E esse fim estava chegando cada vez mais rápido. Harry decide então descobrir o que está causando o fim do mundo, pois a única coisa que muda ao longo do tempo, são as pessoas iguais a ele.

André 29/05/2021

Esse livro é um excelente exemplo de obra que é boa, talvez ótima, mas que poderia ser muito melhor.

Eu gostei da premissa da trama, é algo bem criativo e instigante. O personagem principal é bem desenvolvido e te faz querer saber a história dele, apesar de não ter simpatizado com ele. Também achei excelente as partes investigativas da estória, inclusive os 35% finais do livro são eletrizantes, pra ler de uma vez só tranquilamente. Outra coisa que me agradou muito foi a inserção de capítulos fora da linearidade e de capítulos fora da trama, coisas que não movem a narrativa, mas que servem pra construir os personagens.

Maaaaaaaaaaas, achei um tanto quanto raso. O antagonista da obra é sempre mostrado superficialmente, várias das conversas dele com o personagem principal são só verborragia quântica ou filosófica, mas sem um conteúdo real, uma reflexão aprofundada. São apenas um instrumento narrativo pra indicar os planos do antagonista.

Outra coisa que me incomodou é que os grandes eventos históricos do século XX não são usados na narrativa. São quinze vidas do Harry e são usadas poucos eventos, como o período da revolução cultura na China, por ex, mas mesmo assim é feito de uma maneira bem rasa, uma crítica sem aprofundamento, sem conteúdo. O máximo que se fala da segunda guerra mundial é que o Harry dava sempre um jeito de não ir diretamente pra nenhum front. Não que a autora tivesse obrigação se usar esses eventos, mas pro meu gosto ficou faltando.

Enfim, a leitura é mais do que recomendada, sem dúvida alguma vale a pena ler. Só acho que poderia ser ainda melhor.

João 22/05/2021

A premissa é interessante, a narrativa é muito boa. A história foi sendo muito bem construída ao longo do livro, mas achei um pouco lento e que não teve um CLÍMAX, acabou sendo mais linear...

Vale a pena!

Anatalia 21/05/2021

livros marcantes, longas ressacas.
Há diferentes tipos de ressaca literária, algumas são consequências de leituras arrastadas, muitas vezes forçadas, algumas são frutos de decepções, quando criamos altas expectativas sobre um livro ou autor e nos deparamos com algo inferior ao que estávamos esperando. E por fim, há ressacas, literárias que são causadas por leituras insuperáveis, livros tão magníficos, com uma narrativa brilhante, um vocabulário fácil e prático que torna a leitura dinâmica sem perder seu lado poético, personagens incríveis ou até mesmo detestáveis, mas intrigantes. Esta é o tipo de ressaca que eu prevejo ao terminar esse livro do qual a única palavra que poderia descreve-lo tão bem seria "genial", no sentido mais genuíno e brilhante que se possa ser.

Frineia 17/05/2021

Intrigante
Durante a leitura, pensei várias vezes o que eu faria se vivesse a mesma vida várias vezes. É uma leitura bem interessante, conhecendo bem alguns fatos históricos, a leitura fica mais rica ainda.
O plot ficou um pouco lento no meio do livro, mas logo fica uma loucura até o fim.

rafatavares 16/05/2021

A Jornada do Herói: Harry August
Uma leitura um tanto complexa, mas no decorrer da trama se torna adaptável.
Com tantas idas e vindas típicas de histórias sobre viagens no tempo, custa um pouco da atenção do leitor estar atento a todos os detalhes - muitos, especialmente neste livro - para conseguir acompanhar a trajetória do personagem.
Dito previamente, o livro é cheio de pequenos detalhes narrados em primeira pessoa, os quais falam direto com o leitor - o que é bastante legal, por trazer um tom mais amigável, mais íntimo. Como se o personagem estive sentado num sofá tomando chá e nos contando a própria história.
O que torna a leitura mais curiosa e divertida é o período em que o personagem vive, 1919, pós-guerra, grandes marcos históricos, evolução tecnológica. Um misto de ficção e história do século XX.
Sou muito fã de ficção-científica e histórias sobre viagens no tempo e esse livro aborda esses temas de uma maneira completamente diferente, sem tecnologias, sem papo futurista. Simplesmente incrível!

Recomendo a leitura.

Alessandra 21/04/2021

Parece que quem ri por ultimo ri melhor mesmo
O livro começa bem lento, o personagem principal tem 15 vidas, né. Então são muitas histórias, que vão e vem durante os capítulos e isso confunde um pouco e tem momentos que as histórias parecem irrelevante. O livro tem capítulos bem difíceis também que não tem um misero diálogo e termos de física que eu não entendi nada de nada. Mas a história me prendia demais e eu queria muito chegar ao final.
Quando chegou NÃO ME DECEPCIONOU, faltava 3 páginas para acabar o livro e nada estava resolvido, porém o final foi EXCELENTE e eu fiquei de queixo caído com o desenvolvimento do final.
Realmente, tirei 0.5 estrela porquê sou fresca e teve páginas que foram muito enroladas mesmo, mas de resto o livro foi incrível.