Les Quinze Premières Vies d

Les Quinze Premières Vies d'Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Lenas 05/09/2021

Harry August é um kalachakra, um homem que renasce no mesmo ponto no tempo repetidamente com suas memórias intactas. Quando uma garotinha avisa Harry em seu décimo primeiro leito de morte que o fim do mundo está chegando mais cedo a cada ciclo, Harry parte para a ofensiva.

Primeiramente, o ponto negativo:
O livro se move em um ritmo glacial, principalmente devido ao fato de que a narrativa vai e volta nas vidas diversas vezes. A sinopse faz parecer que o mundo está em perigo imediato, mas não é bem assim. Eu já tinha lido 30% do livro quando a garotinha de fato apareceu.

Tirando isso, é um livro interessante. Ele lida com temas clássicos de viagem no tempo, como não mexer com o passado e como nossas experiências nos tornam quem somos. Harry não é um personagem interessante, mas ele vive vidas interessantes.

Dei 2,5 pelo simples fato de não ter sido uma leitura agradável pra mim nesse momento. Amei os conceitos e a escrita da autora é muito boa, mas Harry não me convenceu e as divagações dele nos capítulos me irritaram bastante ?

Franco 04/09/2021

Feitiço do Tempo (1993) temperado com ação e cataclismo.
enredo:

A morte não é o fim, mas o recomeço: renascer na própria vida que acabou de terminar. Mesmos pais, mesmo lugar, mesma época - de diferente apenas você, que se recorda de todas as vidas já vividas. Essa é a benção (ou seria maldição?) de Harry August e de tantos outros kalachakras. Mas algo ameaça esse renascer infinito e previsível: o mundo está acabando, e acontece cada vez mais cedo, e os kalachakras, definitivamente, têm algo a ver com isso.

(possíveis) pontos positivos:

- faz um pequeno, mas ilustrativo, tour por eventos históricos importantes do século XX;
- narrativa de aventura, com forte inclinação para o mistério e investigação;
- escrita fluida e com sutis tiradas de humor;
- ficção científica suave quanto ao 'científica';
- o mote da trama (viver sempre a mesma vida) é uma especulação super atrativa e provocante.

(possíveis) pontos negativos:

- o 'viver sempre a mesma vida' é rendido quase totalmente à lógica da ação e aventura, pouco explorando o lance dramático e filosófico da coisa;
- alguns episódios narrados são descartáveis, jeitão de filler mesmo;
- abuso do suspense escancaradamente manipulado (terminar o capítulo num momento decisivo, mas só retomar esse ponto dois ou três capítulos depois);
- final simples demais para uma trama até então cheia de idas e vindas.

o que mais impressionou:

tem um subtexto atual (e muito aplicável ao lado de cá das páginas), sobre ética, responsabilidade e sustentabilidade. Saber que o meu ato hoje tem efeitos no mundo de amanhã me obriga a considerar esse outro mundo? Ou será que o segredo está em viver a vida na contínua busca pelo prazer e satisfação, custe o que custar e a quem custar?

Yasvie 25/08/2021

Mais um Harry na minha vida.
Tenho que confessar, eu tenho uma queda por livros assim. Livros que são lentos e que contam a história inteira dos personagens, do início ao fim, da vida a morte. E essas duas coisas são o que mais tem nesse livro.

Acredito que o nome já seja autoexplicativo e que não precise de muito para entender do que se trata, mas a forma com que tudo acontece foi uma surpresa para mim, eu de verdade não esperava que ele revivesse a mesma vida varias vezes e que o mundo estivesse acabando, de novo.

A capa e o título chamam atenção de cara, a primeira vez que vi esse livro foi nas sugestões do carrinho da Amazon, a capa me chamou e o título me conquistou, e como sempre não olhei muito a história e fui na surpresa, vi que as avaliações estavam indo bem e comprei, nem pensei muito e não me arrependo.

Além de uma queda enorme por livros que falam do passado e de toda a vida dos persongens, eu também tenho um fraco por viagem no tempo, e essa viagem em específico foi uma das mais interessantes que já vi, fácil de entender e com bastante sentido, na medida do possível.

O Harry é um ótimo personagem, acredito que isso ajuda bastante e ele é a metade da razão pelo qual esse livro é bom, sem a carisma dele não teria dado certo, não teria me prendido e me mantido tão interessada porque infelizmente, dependendo de quem lê, pode ser que fique maçante às vezes.

No começo ouvimos que o fim do mundo está cada vez mais próximo porém ele só chega mesmo depois da metade do livro, até lá é uma enrolação de varias e varias vidas, uma enrolação boa no meu ponto de vista mas que sei que pode irritar às vezes, como ele vive sempre o mesmo as escolhas dele fazem a diferença e falar sobre essa diferença é o que torna tudo bom, acho que sem ela eu ficaria sentindo falta.

E por falar em sentir falta, senti muita falta de mais história sobre eles, sobre o Clube Cronus, sobre todos que vão e voltam em suas vidas. A história do Harry é legal mas o assunto é tão interessante que eu sinto que preciso de mais sobre, eu nunca tinha visto ser abordado desse jeito e quero mais, e esse foi um dos motivos de logo ao começar eu já não queria acabar.

Esse é com toda certeza um daqueles livros que eu vou falar sobre mas não vou recomendar por medo da outra pessoa não gostar. Infelizmente isso acontece mais do que eu gostaria.

?Tempo não é sabedoria; sabedoria não é inteligência.?
Pág. 50

Ray 24/08/2021

ALERTA: o livro tem gatilhos, estupro, suicídio, drogas e outros, pesquisem direitinho.
Fico feliz de ver que não foi só eu que achei uma leitura arrastada... O livro é muito cheio de detalhes, a escrita é rica de fatos históricos, teorias, filosofia de vida, física, química, biologia, religião, crença, TUDO. É muito além de uma história de salvar o universo (na sinopse vc imagina que vai ser cheio de ação), é sobre a vida, sobre escolhas, sobre a dor, a felicidade, a busca de conhecimento, se encontrar em uma crença ou não também, e tudo isso junto com "o que você faria se fosse um kalachakra?".
Apenas leiam e tirem suas próprias conclusões, é um pouco cansativo mas vale a pena.

Rani 19/08/2021

Não desista de Harry August
Se algum dia começar a ler, termine, vale a pena.

Comecei a ler o ano passado. Não me lembro onde achei a indicação, mas como achei a capa linda, comprei.

O início descreve muitos eventos históricos e informações sem ligação, que me fez acabar perdendo o interesse e abandonando. Decidi voltar. Fiz milhares de anotações no livro pra não me perder entre as 15 vidas de Harry. Agora que terminei leria sobre mais 15.

A partir do capítulo 39, o livro muda fica mais dinâmico, e segue uma história mais linear. Os últimos 10 capítulos são incríveis.

Não gostei de iniciar a leitura, pq achei lento mas o final compensa toda a jornada.

Então não desista de Harry.

Lilian 18/08/2021

?????

Muito bom, depois dele é bom assistir Paciente 63 no Spotify.

Você fica se imaginando se vc fosse um auroborano também, o que você faria.

Eu devorava uns números de Mega-Sena e compraria Bitcoin em 2012... Viveria na Europa, em algum país calmo e viajaria o mundo.

Não faria nada melomaníaco como Vicente...

Só iria aproveitar a vida e pronto.

YaraChan 05/08/2021

Na medida certa
Eu comecei a ler As Primeiras Quinze Vidas de Harry August de forma não planejada. Recebi a indicação (e eu sou péssima pra ler indicações...), gostei da premissa da história e comprei ele numa promoção online. Talvez justamente por não ter tido tempo ou espaço para criar expectativas eu tenha ficado tão impactada pelo livro. Pro meu tipo de leitura, ele é perfeito.
A história se inicia de maneira mais lenta, bem introdutória mesmo. Faz pensar que esse é o ritmo do livro, e se não houve um grande interesse em saber mais sobre a premissa da história desde o início, é muito fácil desistir da leitura. Porém, quando você segue nesse processo de forma quase casual - como se fosse um velho amigo que te conta uma história sem grandes acontecimentos todas as noites - logo você se vê arrebatado e ansioso a descobrir mais sobre a narrativa e passa a torcer de forma dúbia pelo protagonista com entusiasmo. Digo dúbia pois constantemente você se vê em uma reflexão que elucida o fato de não haver o certo ou errado nas coisas, e apenas perspectivas. Não existe vilão e mocinho, não existe o merecedor ou aquele que não merece. Existem a moral e os princípios, que podem ser diferentes dependendo de cada perspectiva. Mas ainda que trazendo várias reflexões, o livro não é de forma alguma pesado. Apesar da clareza na narrativa de situações torturantes, o livro não fica com um aspecto de violência em excesso. A escrita é perfeita, contando a história da forma que ela deve ser contada, te entrelaçando na narrativa aos poucos até te entregar o clímax da história.
O final me surpreendeu e esse livro facilmente se tornou um dos favoritos - se não da vida, pelo menos da leitura do ano.
Algumas vezes - por se tratar de uma história com aspectos não-lineares - a leitura pode se tornar um pouco confusa ("vai pra 1930, mas de qual das vidas dele?" "Pera, mas essa vida agora é antes ou depois do acontecimento X?" etc.) e por esse motivo imagino que esse é um dos poucos livros que pretendo reler no futuro (ou numa próxima vida rs)

Marina.Dutra 03/08/2021

Me surpreendeu e me cansou, na mesma proporção
“Não somos nada além de mentes, e nada mais humano para a mente que ser imperfeita e esquecer.”

Em “As Primeiras Quinze Vidas de Harry August” acompanhamos nosso principal, Harry, ao longo de suas primeiras quinze vidas (juro, não tem forma melhor de explicar sem ser usando as informações do título) enquanto ele nos revela que simplesmente não pode morrer.

Na verdade, sua mente não pode morrer. É que ele nasce, cresce, envelhece e morre fisicamente, apenas para renascer no mesmo dia, na mesma hora, filho da mesma mãe e do mesmo pai, só que com as lembranças de tudo o que aconteceu nas vidas anteriores.

Loucura total, e foi isso que mais me encantou.

O livro é beeeeem longo, e nem falo em questão de páginas (são 447 para ser exata), e sim em desenvolvimento. Em diversas partes a escrita fica arrastada, e as coisas demoram demais pra acontecer, o que me fez perder o interesse.

Outro ponto digno de mencionar (que é positivo e negativo ao mesmo tempo) são as extensas explicações a respeito de acontecimentos históricos e conceitos científicos.

Harry é um homem que não pode morrer, e que tem uma memória perfeita que jamais se esquece de nada, então faz sentido que fatos históricos estejam nos livros. Ele também é um cientista incrível, então também faz sentido que os conceitos e explicações estejam todos lá. Só que é demais e me cansou.

De toda forma, foi uma leitura surpreendente porque eu nunca tinha me deparado com um livro assim. A forma como a história foi contada, misturando passado e presente de diversas vidas, também me surpreendeu por ser tão amarradinha.

Mariana Coutinho 30/07/2021

Uma boa leitura de um livro não tão bem escrito
Li as páginas iniciais do livro em 2017 e apenas em 2021 resolvi iniciar a leitura. Pelo tempo de espera, coloquei muitas expectativas na obra, algumas das quais não foram correspondidas.

Já no início do livro, o leitor recebe uma grande revelação, que se torna a grande temática do livro. Contudo, ao longo de diversas páginas a autora se distancia do objetivo principal, narrando aspectos das vidas passagens do personagem por vezes desconexos da narrativa principal. A leitura acaba se tornando cansativa em alguns pontos devido a estas passagens que, se não estivessem no livro, fariam pouca diferença.

Sinto que o final poderia ser melhor trabalhado. A grande solução do problema apresentado inicialmente se resolve em poucas páginas, dando a impressão de que o desfecho foi corrido.

Apesar dos fatores citados, o livro trás muitos aspectos históricos de diferentes países nos períodos da 2 grande Guerra e da Guerra Fria; abordando a evolução do capitalismo e comunismo da época de forma cativante. O personagem principal é bem construído e a narrativa por vezes te prende.

Gostei bastante do livro, mas a escolha da autora de citar tantos aspectos desconexos da história principal me fez acreditar que o livro ficaria ainda melhor com 1/3 a menos das paginas.

MarianaD13 29/07/2021

Tempo é tempo
As quinze primeiras vidas de Henry August... é, livro incrível mesmo! Terminei ele essa madrugada e admito que demorei para chegar no final.
É o tipo de livro que eu amo mesmo, ficção científica, monólogos maravilhosos, personagens com profundidade. Sem contar a escrita da autora, Claire North, que é sensacional.
O livro conta a história do Henry August, um kalachakra, um ser que toda vez que morre, renasce nas mesmas condições em todas as suas vidas. É narrado pelo ponto de vista dele, contando de forma não linear situações das várias vidas.
Pessoal, é uma leitura muito gostosa, as vezes bem séria e tensa, chega a ser, em alguns momentos, angustiante. Demorei a ler porque tem um momento no meio, depois que você entende as coisas, que fica lento mesmo, mas vale muito a pena. O final me deixou apreensiva, ansiosa se daria certo ou não, e me peguei roendo as unhas de tensão, exclamando palavras de torcida e até chorei um pouco (mas isso porque sou emocionada e impressionável haha). Pra quem tem esse livro e ainda não leu, eu digo: corre pra ler agora e conversar comigo sobre o que achou, preciso debater tudo!

julia 27/07/2021

um livro inteligente com a leitura arrastada
A trama é muito inteligente e bem pensada, mas tive dificuldade de me conectar com a história durante a primeira metade do livro. Um ponto positivo: o livro tem capítulos curtos, o que eu, particularmente, gosto bastante e ajuda muito na minha leitura.
Achei a história muito arrastada na maioria do livro, mas quando começou a ficar realmente bom, ficou tudo muito corrido.

Sandro A.B. 24/07/2021

Uma História Não Linear
A beleza do livro e da sua escrita está na forma do seu desenvolvimento.

Uma história não linear, que muda entre passado, presente e avisos do futuro, o que a torna ainda mais instigante.

Prossiga com a leitura, não pare no começo pois a história vai numa crescente, é preciso entender o começo para o livro ter sentido.

Um história primorosa, com uma escrita primorosa.

viviankorb 20/07/2021

Uma leitura arrastada de um livro inteligente
Como descrever esse livro? Acho que posso separar em dois aspectos: a minha leitura e o livro em si! A minha leitura foi arrastada, não consegui me conectar com o protagonista e não me importava com a trama principal (mas essa foi a minha experiência). Sobre o livro: a história é muito inteligente e bem pensada, eu particularmente gosto de capítulos curtos, então isso foi um ponto positivo para mim. A maneira como a trama se desenvolve e como viajamos entre as várias vidas de Harry foi um grande acerto. Eu me interessei muito mais pelas aspectos filosóficos relacionados à condição do protagonista, do que as questões práticas (que não ficaram muito claras para mim em alguns aspectos). A motivação do antagonista ficou meio vaga e presa a um complexo de ser Deus, o q eu acho que empobreceu o personagem!
Então? o que eu achei? A minha leitura foi arrastada, mas o livro é bom e muito interessante.
Por fim, seremos mortais!