Les Quinze Premières Vies d

Les Quinze Premières Vies d'Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Steph.Lopes 04/12/2021

Depois de quase 3 meses, terminei
Achei que esse dia não chegaria mas, felizmente chegou, e só queria dizer: QUE LIVRO, MEU AMIGOS

Recomendo muito

Debora1005 03/12/2021

Ideia boa, execução ruim
A ideia do livro é fantástica, mas é muito mal executada. Nascer, viver, morrer e nascer de novo daria um milhão de caminhos pra história. Mas a autora vai pro caminho mais fácil, raso e imbecil. Os primeiros capítulos são excelentes e a leitura é muito veloz, depois você só torce pra esse monte de palavra jogada nas páginas acabar logo.

Anne 27/11/2021

"A complexidade deve ser seu pretexto para não agir"
"As primeiras quinze vidas de Harry August", como diz o próprio nome, fala das primeiras vidas do protagonista e de como ele tentou parar o fim do mundo após receber um aviso de que ele estava acabando cada vez mais rápido.
O início apresenta as primeiras vidas dele, introduz personagens e mostra acontecimentos que afetaram como o Harry é. Já vi críticas sobre essa "primeira parte", mas eu amei (como todo o resto do livro). Me senti próxima do Harry e gosto do fato que, de certa forma, todo o comportamento do Harry é definido e moldado nessa parte, além de personagens que continuarão pelo resto da narrativa aparecerem. Facilmente leria um livro apenas falando das "vidas", sem a ameaça do fim do mundo.
Depois dessa parte inicial, com todos os personagens estabelecidos, vem o aviso que "o mundo está acabando, e cada vez mais rápido". Não posso falar muito sobre essa parte, porque tudo o que falar pode ser spoiler, mas o rumo que ela tomou me surpreendeu, e eu fiquei tocada pelo Harry. A ambiguidade do bem e mal está em debate desde a primeira parte, e aqui toma continuidade. Minha dica para futuros leitores é: não confiem em ninguém, muito menos no Harry e suas opiniões e moral. Há coisas que realmente só "tomei consciência" na minha terceira leitura, porém não sou a melhor pessoa em relações a narradores não confiáveis ?. Claire North foi perspicaz.
Um ponto que merece destaque é o quanto a autora deve ter estudado pra fazer a ambientação, todos os acontecimentos históricos e conhecimento científico.
Me apeguei muito a esse livro, e com certeza é um dos meus favoritos (se não o favorito) de todos que li. Quando li pela primeira vez, não consegui parar, os capítulo curtos facilitando a leitura rápida. Amo a história (me rendo fácil a viagem no tempo e variáveis), os personagens, o fato do Harry com certeza não ser o "bonzinho". O crescimento do Harry no decorrer do livro é incrível. E, apesar do livro falar sobre as várias vidas do Harry, ainda é possível se relacionar e se identificar, não ter dúvida nenhuma que ele e seus companheiros da mesma condição, são humanos.
Recomendo demais, leiam! Conheçam as primeiras quinze vidas do Harry August, esse livro não tem metade do reconhecimento que merece.

Joao.Victor 12/11/2021

Como amante de viagens no tempo, esse se utiliza de uma forma diferente de navegar ao longo dos anos. História que me prendeu bastante, apesar de alguns trechos serem massantes, mas o plot principal é muito interessante. Leitura recomendada!

Pedro.Melo 12/11/2021

Não me prendeu
Apesar de usar uma temática interessante, não me senti preso a estória e achei rasa as implicações que poderiam ter da ideia do renascimento na mesma vida. Além do que demora muito para engrenar e a motivação do vilão é muito rasa.

Ingrid.Pardinho 17/10/2021

O tipo de livro que causa ressaca literária
No início senti um pouco de dificuldade para entender como Harry revivia, mas depois de um tempo só passei a aceitar. A maior parte do livro é ambientado durante a Guerra Fria (1947-1991), então, infelizmente precisei lidar com a imagem estereotipada da escritora sobre países do bloco socialista. Porém, desconsiderando essa parte, foi aquele tipo de leitura que gosto de ler mais devagar para saborear.

lipelimma 14/10/2021

1.5*
Não rolou pra mim. Uma vibe Sci-Fi com um monte de informações misturadas sobre eventos irrelevantes. Podia ter 200 páginas, levei um mês pra ler fiquei evitando ele por muito tempo e enfim terminei.
Douglas 15/10/2021minha estante
Tenho esse livro, tem um tempo que começava a ler e não entendia. E nem gosto de Sci-Fi.

lipelimma 15/10/2021minha estante
Olha vou te dizer que achei sonolento viu, achei que seria uma distopia interessante mas ficou muito confuso

Douglas 15/10/2021minha estante
Sempre lia sem entender, não conseguia ler por prazer...Vou trocar no sebo.

Charles.Araujo 13/10/2021

Quase perfeito.
Muito bom, apesar de ter umas partes regadas de anticomunismo, eurocentrismo, orientalismos e outras problemáticas que deixam um gosto ruim, mas a é inegável que é muito bem escrito e envolvente.

Dandara63 01/10/2021

Então, é meio complicado escrever uma resenha sobre esse livro. É um livro MUITO BOM, mas que pra mim foi um saco de ler, uma leitura arrastada e que parecia não ter fim. Só não abandonei por estar na minha meta de leitura do ano.

O motivo de ele ter sido tão ruim para mim é que eu não entendo absolutamente nada dos assuntos tratados aqui. Toda essa coisa de física quântica e tal. Eu não sei nem o que é espelho quântico! E foi responsabilidade só minha ler um livro que não entendo nada, por isso não tenho nem coragem de dar uma avaliação ruim.

Exceto toda essa parte científica, foi uma leitura legal. É muito interessante analisar como seria a visão de vida de alguém que viveu tantos anos quanto o Harry, ver como coisas enormes para nós seriam pequena para ele e como coisas irrelevantes para nós seriam muito importantes.

É uma história envolvente, e adorei as partes que tratavam das questões emocionais dos personagens, principalmente nas que falavam do esquecimento.

Resumindo: recomendo, mas para quem entende pelo menos um pouquinho dessas coisas de física e tal, caso contrário pode ser muito confuso e acabar estragando.

Giovana.Santos 08/09/2021

Confesso que demorei pra terminar, o livro em si é muito bom, mas - pra mim - a leitura não fluiu muito bem durante o desenvolvimento. Em compensação, a história é muito boa QUE ODIO. Cheguei no final e fiquei extremamente doida das ideia nossa senhora.

Abrahão 07/09/2021

Uma viagem no tempo diferente
Adoro histórias sobre viagem no tempo e está é uma, porém bem diferente. Nada de máquinas, magias ou fenômenos naturais que causam a viagem, apenas pessoas que nascem, vivem, morrem e ... nascem novamente no mesmo corpo, mesma data, mesmo pai e mãe... e lembram de tudo da sua vida anterior, podendo fazer novas escolhas para ter outras experiências na nova vida. Como toda boa história, claro que tem um vilão. Recomendo muito a leitura!

Isabellla 05/09/2021

Intrigante
Esse livro começa quando o Harry August, um kalachakra que sempre renasce lembrando todos os detalhes de suas vidas passadas. Ele está com 78 anos morrendo num hospital em sua décima primeira vida, quando uma criança de 7 anos chega até ele e fala que o futuro está acabando cada vez mais depressa e que eles tem que fazer algo para impedir.
O livro tem muito essa questão do tempo e de como tendo as informações do que vai acontecer podemos controla-lo. Nós somos apresentados ao longo da história todas as 15 vidas do Harry, algumas mais detalhadamento do que outras e é muito legal esse acompanhamento porque nos apegamos muito a ele, e vemos uma tremenda evolução do personagem
Eu amei esse livro, nunca li nada com viagem no tempo nem de ficção cientifica antes e já quero ler cada vez mais. A forma da narrativa é muito inteligente, cada detalhe da história sendo usado depois e trazendo varias recapitulações de coisas que antes não tinham tanta importancia na história. Além de trazer muita carga histórica principalmente dos períodos da primeira e segunda guerras mundiais
Recomendo pra qualquer pessoa esse livro, principalmente se gosta de coisas conspiratórias e de amigos que se odeiam e querem acabar um com o outro. Simplesmente impecável ?????

Lenas 05/09/2021

Harry August é um kalachakra, um homem que renasce no mesmo ponto no tempo repetidamente com suas memórias intactas. Quando uma garotinha avisa Harry em seu décimo primeiro leito de morte que o fim do mundo está chegando mais cedo a cada ciclo, Harry parte para a ofensiva.

Primeiramente, o ponto negativo:
O livro se move em um ritmo glacial, principalmente devido ao fato de que a narrativa vai e volta nas vidas diversas vezes. A sinopse faz parecer que o mundo está em perigo imediato, mas não é bem assim. Eu já tinha lido 30% do livro quando a garotinha de fato apareceu.

Tirando isso, é um livro interessante. Ele lida com temas clássicos de viagem no tempo, como não mexer com o passado e como nossas experiências nos tornam quem somos. Harry não é um personagem interessante, mas ele vive vidas interessantes.

Dei 2,5 pelo simples fato de não ter sido uma leitura agradável pra mim nesse momento. Amei os conceitos e a escrita da autora é muito boa, mas Harry não me convenceu e as divagações dele nos capítulos me irritaram bastante ?

Franco 04/09/2021

Feitiço do Tempo (1993) temperado com ação e cataclismo.
enredo:

A morte não é o fim, mas o recomeço: renascer na própria vida que acabou de terminar. Mesmos pais, mesmo lugar, mesma época - de diferente apenas você, que se recorda de todas as vidas já vividas. Essa é a benção (ou seria maldição?) de Harry August e de tantos outros kalachakras. Mas algo ameaça esse renascer infinito e previsível: o mundo está acabando, e acontece cada vez mais cedo, e os kalachakras, definitivamente, têm algo a ver com isso.

(possíveis) pontos positivos:

- faz um pequeno, mas ilustrativo, tour por eventos históricos importantes do século XX;
- narrativa de aventura, com forte inclinação para o mistério e investigação;
- escrita fluida e com sutis tiradas de humor;
- ficção científica suave quanto ao 'científica';
- o mote da trama (viver sempre a mesma vida) é uma especulação super atrativa e provocante.

(possíveis) pontos negativos:

- o 'viver sempre a mesma vida' é rendido quase totalmente à lógica da ação e aventura, pouco explorando o lance dramático e filosófico da coisa;
- alguns episódios narrados são descartáveis, jeitão de filler mesmo;
- abuso do suspense escancaradamente manipulado (terminar o capítulo num momento decisivo, mas só retomar esse ponto dois ou três capítulos depois);
- final simples demais para uma trama até então cheia de idas e vindas.

o que mais impressionou:

tem um subtexto atual (e muito aplicável ao lado de cá das páginas), sobre ética, responsabilidade e sustentabilidade. Saber que o meu ato hoje tem efeitos no mundo de amanhã me obriga a considerar esse outro mundo? Ou será que o segredo está em viver a vida na contínua busca pelo prazer e satisfação, custe o que custar e a quem custar?