As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Thais645 17/07/2023

Harry está morrendo ? pela décima vez. Cada vez que morre, retorna com a memória das vidas que já viveu. Então, recebe uma missão: salvar o futuro da humanidade.

Campos 07/07/2021

Com certeza uma das minhas grandes leituras do ano, uma trama interessante, com um protagonista muito bom. Adorei o conceito dos "poderes" do personagem e como ele se desenvolve na história. Queria conhecer um pouco mais da mitologia da trama, mas talvez se fosse muito revelado, se tornasse chato, no final até nisso o livro foi um acerto.

rafatavares 16/05/2021

A Jornada do Herói: Harry August
Uma leitura um tanto complexa, mas no decorrer da trama se torna adaptável.
Com tantas idas e vindas típicas de histórias sobre viagens no tempo, custa um pouco da atenção do leitor estar atento a todos os detalhes - muitos, especialmente neste livro - para conseguir acompanhar a trajetória do personagem.
Dito previamente, o livro é cheio de pequenos detalhes narrados em primeira pessoa, os quais falam direto com o leitor - o que é bastante legal, por trazer um tom mais amigável, mais íntimo. Como se o personagem estive sentado num sofá tomando chá e nos contando a própria história.
O que torna a leitura mais curiosa e divertida é o período em que o personagem vive, 1919, pós-guerra, grandes marcos históricos, evolução tecnológica. Um misto de ficção e história do século XX.
Sou muito fã de ficção-científica e histórias sobre viagens no tempo e esse livro aborda esses temas de uma maneira completamente diferente, sem tecnologias, sem papo futurista. Simplesmente incrível!

Recomendo a leitura.

Fabio.Nunes 20/01/2024

Ah se eu fosse kalachakra
As primeiras quinze vidas de Harry August - Claire North
Editora: Bertrand Brasil, 2021.

Indicação do próprio tradutor da obra, o amigo Angelo Lessa.
Esse livro parte de uma ideia muito simples, aparentemente até clichê, mas que eu achei sensacional e nunca tinha visto realmente: e se, ao morrer, você simplesmente voltar ao local e tempo exato onde nasceu com todas as memórias dessa vida para viver novamente? E se isso se repetir indefinidamente?
Esse tipo de humano é o que Claire North chama de Ouroborano ou Kalachakra, aqueles que orbitam eternamente a mesma série de eventos históricos embora suas vidas possam mudar. Podem viver centenas de vezes o mesmo período histórico, escolhendo trilhar caminhos completamente diferentes a cada vez.
Só com essa ideia o livro pincela e instiga vários questionamentos.
Alguns deles são levantados ao menos superficialmente pela autora por meio de seu protagonista: Harry August, um tipo de ouroborano que possui memória perfeita de todas as vidas que teve, sem qualquer deterioração, como ocorre normalmente com seus iguais.
Harry investiga qual kalachakra está gerando modificações indevidas na linha do tempo, criando antecipações cada vez mais rápidas de tecnologias de tempos futuros, o que deixa a humanidade cada vez mais próxima de um cataclismo.
A narrativa é sempre ágil e atraente, começando com as questões gerais da existência de kalachakras - fazendo refletir um bocado - e depois se voltando especificamente para a investigação de Harry, chegando a um final previsível, na minha opinião.
Confesso uma pequena frustração com o livro por ele não aprofundar questões fundamentais relacionadas à perenidade da memória num mundo que precisa esquecer. Também achei que a autora poderia ter explorado um pouco mais questões fundamentais da existência humana afetadas pela existência de kalachakras. Culpa dela? De jeito nenhum.
O livro é muito bom do início ao fim (e a gente termina sem perceber).

Agora te pergunto: se você fosse um Kalachakra, o que faria de diferente numa próxima vida com toda a memória dessa sua vida atual?

- CITAÇÕES -

"Se considerarmos a ignorância uma forma de inocência e a solidão uma forma de se distanciar das preocupações, minha primeira vida teve um tipo de felicidade, por mais que não tivesse um objetivo concreto. Mas, já sabendo de tudo que havia vivido antes, eu não poderia viver aquela nova vida da mesma forma."

"Dizem que a mente não consegue se lembrar da dor; mas eu digo que isso pouco importa pois, mesmo que a sensação física se perca, a lembrança do terror que acompanha é perfeita."

"Alguns veem o esquecimento como uma benção, uma chance de redescobrir as coisas que já foram vividas, de preservar alguma sensação de admiração pelo universo."

"Se algo deve mudar um dia, precisamos fazer sacrifícios e desafiar o sistema rígido no qual vivemos. Ou, se nada vai mudar, devemos sempre observar nossos semelhantes, puni-los sem piedade e viver sem remorso."

"🤬 #$%!& cara, mas isso que é do cacete! Você nasce sabendo o que vai acontecer na sua vida, cada detalhezinho de merda, e aí diz: 'vamos só ficar observando'? 🤬 #$%!& nenhuma, cara, vamos sair por aí, vamos viver um pouquinho, ter surpresas na vida!"
Flávia Menezes 20/01/2024minha estante
Esse primeiro quote é perfeito!
Ótima resenha!! Você define tão bem os pontos que deviam ter sido melhor explorados, que pra ler já sabemos o que temos que esperar. Parabéns! ??

Fabio.Nunes 20/01/2024minha estante
Obrigado querida Flávia.

AndrAa58 21/01/2024minha estante
Que resenha legal, Fábio. Despertou meu interesse. + 1 para pôr na lista ?

Fabio.Nunes 21/01/2024minha estante
Obrigado Andrea! Feliz de inspirar a ler alguém que tb me inspira a ler mais. Abraço

Eduardo.Silva 10/03/2021

O mundo está acabando, como sempre. Mas o fim está chegando cada vez mais rápido.
Que livro inteligente e instigante, me surpreendeu muito e fez minha mente entrar em colapso. Nela a autora vai nos fazer entrar em uma verdadeira viagem pelo mundo e pelas muitas vidas do nosso protagonista.

Nele Harry August é diferente dos demais, após ele morrer sua vida reinicia e volta de onde ele nasceu e sua vida segue novamente. Mas ele consegue se lembrar com detalhes de tudo que viveu. Ai segue o questionamento: como lidar com isso? devo viver minha nova vida exatamente como a antiga ou mudar completamente? que efeitos essas mudanças terá no futuro?

Uma historia alucinante, que você sempre quer avançar e descobrir oque nos aguarda na próxima pagina. Se você é fã de ficção cientifica e histórias de viagem no tempo, não pode perder esse.

Letícia Goliczevski Medeiros 10/09/2020

Abaixo das expectativas que eu tinha
Não dei 5 estrelas para esse livro por dois motivos:
1- O livro foi mais violento do que achei que seria. Tem uma parte da história que fala de uma criança que foi torturada repetidamente, fiquei bem mal lendo, apesar do livro não descrever a cena em detalhes. Não sabia que esse livro seria tão pesado.
2- Nunca que esse livro precisava ter quase 450 páginas. Achei que a autora enrolou demais e isso foi me deixando irritada durante a leitura. Quando cheguei em uns 70% do livro eu li um parágrafo enormeee que não tinha UMA informação relevante para a história. Era um parágrafo gigante só com devaneios do protagonista. A partir daí eu comecei a ler o texto meio por cima, se eu via que nada importante ia acontecer eu simplesmente pulava o parágrafo.
Uma pena, porque eu via todo mundo falando bem desse livro, sempre gostei desses temas de viagem no tempo e fim do mundo, mas infelizmente não funcionou pra mim.
carmesiabooks 10/09/2020minha estante
Oioi!! Tudo bem?
Criei um insta pra falar sobre livros. Caso queira seguir pra gente conversar sobre livros é @_carmesia
Instagram.com/_carmesia

JonasDomm 27/11/2023

A trama gira em torno de Harry August, um homem que, ao morrer, renasce exatamente no mesmo ponto de sua vida anterior, com a memória de todas as suas vidas passadas intacta. Conhecidos como "kronos", esses indivíduos vivem ciclos repetidos, testemunhando eventos históricos e acumulando conhecimento ao longo dos séculos.

A história se desenrola quando Harry descobre que algo está ameaçando o próprio tempo e o mundo, levando-o a uma jornada para entender e impedir essa ameaça.

O romance aborda temas como imortalidade, ética, livre-arbítrio e as consequências de nossas escolhas ao longo do tempo. A narrativa cativante e o conceito original da imortalidade recorrente tornam o livro uma leitura intrigante para os fãs de ficção científica.
RobertaToussaint 27/11/2023minha estante
Eu amei ler este livro, depois de um temo achei vários com a mesma proposta.

JonasDomm 27/11/2023minha estante
Eu também adorei a leitura dele. Você pode deixar a lista aqui desses livros? Irei amar conhecer.

tata 03/12/2022

"Sempre temos tempo demais, nunca aprendemos a aproveitar"
Que livro, meus amigos.
Pra quem já leu "A Vida Invisível de Addie LaRue", com certeza esse é um ótimo livro para continuar com o gostinho de "vidas infinitas".
Apesar de MUITO bom, tive uma leitura extremamente lenta por causa do vocabulário que a autora usou. Por ter muitas e muitas vidas, o Harry tem diversas formações, então acaba sendo até difícil entender algumas coisas na narrativa (termos técnicos e etc).
Além disso, a compreensão das vidas dele é uma coisa que eu estou confusa até agora. São muitas vidas, muitos anos diferentes. Às vezes eu tinha que reler as frases pra conciliar tudo.
Deixando esses fatos pequenos de lado, história é sensacional. É tão completa, específica, você entra na trama. Simplesmente, maravilhoso. A escrita é incrível, intensa e suave ao mesmo tempo.
Recomendo demais

Bru 16/03/2021

Harry August é o protagonista dessa história. Ele está morrendo, mas não é a primeira vez que isso acontece. Na sua décima primeira morte, uma garotinha de 7 anos aparece para lhe passar uma mensagem do futuro.
Uma história que nos faz pensar sobre o ciclo da vida, sobre como seria viver uma vida após a outra nascendo sempre no mesmo lugar. A vida teria a mesma graça? Será que viveríamos sempre da mesma forma? Um livro para te fazer refletir.

Ju Heiza 04/02/2021

Você sabe, já deve saber. Você perdeu!
AAAAAAAAAAAAA
Quantos sentimentos controversos eu senti nesse livro. Eu estaria mentindo se dissesse que durante a minha leitura não bateu uma fadiga em alguns momentos. Também estaria mentindo se não deixasse de mencionar o quanto me cansou a falta de linearidade da narrativa que capítulo a capítulo se emaranhava cada vez mais em presente, passado e futuro, perdendo um pouco minha atenção. Mas minha maior mentira seria dizer que esse livro não me deixou completamente maravilhada e foi um divisor de águas, seja nos vários gêneros literários que ele é capaz de perpassar, seja no vasto conhecimento da autora que reproduz e traduz brilhantemente assuntos complexos de física, química e história, seja em me fazer refletir sobre diversos questionamentos filosóficos me colocando nos ?sapatos? dos personagens principais, ou seja em me surpreender com um plot de vingança que estava debaixo do meu nariz o tempo todo e eu não consegui conectar os pontos até que estivesse explícito.
Recentemente, eu li Garota Exemplar e em alguns capítulos desse livro eu me senti exatamente como na leitura do primeiro. Boquiaberta com a inteligência e a psicopatia de um plano perfeito!
Direto de uma grande fã de plots de vingança, espiritualidade e física quântica, eu digo sem medo de errar que essa obra é GENIAL!

Lucas990 09/02/2023

Após me indicar várias vezes essa leitura, minha amiga Gabs se cansou de esperar que eu resolvesse iniciar por conta própria e então me deu esse livro de presente. Então, antes de mais nada, obrigado Gabs.
Eu não sou o maior entusiasta de ficção científica mas confesso que fiquei bem animado com esse livro. A premissa é muito boa e a história é muito bem amarrada, algumas partes são realmente de tirar o fôlego. É uma história bem completa, por assim dizer.
Contudo, também não posso deixar de comentar a encheção de linguiça presente em diversos capítulos e os diálogos cansativos que ocorrem em alguns momentos. Acredito que o livro teria tanto (ou mais) potencial sem esses fatores. Não sei.
Ainda assim indicaria essa leitura a qualquer pessoa. Não é nem de longe um livro ruim, e isso vindo de um leitor que, como já mencionei, não se interessa por ficção científica, é um ponto muito positivo a ser considerado.
Gabs.Fitz 09/02/2023minha estante
????

Luciana649 23/01/2021

Um dos melhores livros que já li em minha vida, recomendo a todos que gostam de uma ficção mais adulta
Dickson 09/03/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

Rene Brito 07/01/2021

Uma boa história
O enredo desse livro se faz sozinho, a forma como a viagem no tempo é apresentada se faz única e muito bem pensada. Esses são os pontos positivos do livro, se você busca uma boa história te indico.

Agora se você espera desenvolvimento dos personagens, não vai achar. Com exceção do protagonista (conseguimos acompanhar como ele se torna frio no decorrer do caminho) nenhum personagem tem desenvolvimento durante o decorrer do livro, alguns aparecem e somem do nada, mas o pior é que não agregam na história. Temos também no mínimo uns 15 capítulos que não levam a lugar nenhum e não acrescentam, só tornarm o livro longo e com ritmo lento.

O enredo sustenta o livro do inicio ao fim.
heitor 09/01/2021minha estante
Realmente a leitura é algo único pra cada um kkkkkk eu discordo de tudo que vc disse hahahahahahahaha e essa é graça de ler!

Rene Brito 09/01/2021minha estante
A leitura é única mesmo. Por isso não levo muito em consideração as críticas dos livros que pretendo ler. A mágica que a leitura proporciona é fantástica!