O beijo do vencedor

O beijo do vencedor Marie Rutkoski

Resenhas - O Beijo do Vencedor

Taty 21/04/2023

Você é sua própria arma.
Nota pessoal - contém spoiler:

Nesse terceiro livro, fiquei angustiada com a história apavorante de Arin durante a invasão valoriana, quando sua família foi dizimada. Certamente compreendi ainda mais seus sofrimentos.

"Você vai ser solitário, mas vai se tornar forte. Um dia, terá sua vingança."

Alguns capítulos foram mais longos do que nos livros anteriores e no começo da leitura, vemos mais da perspectiva de Arin do que da protagonista. Mergulhamos nos acontecimentos de sua infância e os conflitos de sentimentos em relação à Kestrel - o que me deixou de coração partido -, e sua crença de que a mocinha nada fez pelo seu amor.

"Arin sabia que algumas coisas doíam para sempre, mas Kestrel não era uma delas. Essa era uma ferida que enfim cicatrizara."

O romance continua poético e sofrido. Kestrel precisa reviver e relembrar seus sentimentos por Arin, o que deixa a história dos dois mais tensa e angustiante. Ainda não temos uma definição de casal até mais da metade da leitura. Eles estão perto, mas não definitivamente juntos. Arin ama a mocinha com todas as forças. Mas ela não consegue entender seus sentimentos por ele - justamente pela amnésia. O que deixa a interação deles um eterno "será que agora vai?". Confesso que fiquei um pouco irritada com isso, apesar de saber que era completamente compreensível e que fazia sentido para o enredo.
Continuo amando a força do amor que esse dois tem.

"Não vou jogar com você porque, mesmo quando ganho, eu perco. Nunca foi apenas um jogo entre nós."

Acredito que o que Kestrel passou na Tundra, foi para provar na própria pele o sofrimento dos povos escravizados. A autora certamente nos quis passar essa mensagem. E esse acontecimento, sem dúvida iria endurecer o coração da mocinha para com os valorianos. Em todo caso, sofri com todas as provações que a jovem passou naquele lugar.

"Kestrel ignorou que havia nascido valoriana. Tinha escrito o que sentia. Amo você. Sinto sua falta. Faria tudo por você."

Kestrel é uma protagonista maravilhosa e apreciei demais o quanto ela foi amadurecendo durante a jornada. Sempre irei exaltar as suas estratégias inteligentes, sua coragem e bondade.

O relacionamento da mocinha com o pai foi bem desenvolvido. A autora soube explorar essa parte delicada de uma relação entre pai e filha, onde seus ideais e a lealdade estão em lados opostos. É assustador e triste ao mesmo tempo.

"Seria uma benção esquecer. Afinal, o que havia para ser lembrado? Alguém que ela nunca poderia ter. Amigos mortos ou deixados para trás. Um pai que não a amava."

Achei maravilhoso poder entrar na mente de Arin por mais tempo. O rapaz me conquistou! Ele é incrível, tem um coração de ouro. Um líder corajoso e destemido. Um destaque especial para o quanto ele respeitou a mocinha em seu tempo de recuperação, e posteriormente reconquistou seu coração.

Roshar foi um personagem magnífico. Meu favorito nesse volume! Ele é carismático demais e seu humor sarcástico deu uma leveza a todo esse sofrimento e guerra que o livro aborda. Amei demais a amizade dele com Arin - um bromance encantador. Fiquei triste com sua partida no final e queria que a autora tivesse lhe dado um desfecho melhor.

"- Vai dar um abracinho nele, vai. Ele viajou todo esse caminho só para ver você. O mínimo que pode fazer é dar um dos seus braços para ele comer. Acha demais? Que tal uma mão? Alguns dedos, pelo menos. Arin, cadê a sua hospitalidade? Arin, rindo, abraçou seu amigo."

"Defendo o seu direito de manter o que lhe pertence, pelo amor que tenho por ele e que ele tem por mim."

A leitura é bem fluída e - não me canso de dizer - mesmo em terceira pessoa, a autora soube transmitir muito bem todos os sentimentos e pensamentos de Kestrel e Arin.

Gostei da descrição das guerras, estratégias e o uso de cliffhanger no meio do conflito maior, alternando as perspectivas e me deixando obviamente apreensiva e curiosa.

O segundo volume, foi superior à essa leitura. Infelizmente temos algumas pontas soltas, sem uma explicação razoável e aprofundamento. Mas acredito que a trilogia tenha concluído da melhor maneira.

Foi uma viagem incrível, em um universo rico, com um romance fascinante. Me arrependi de não ter lido antes. Eu amei demais!

@estantedajulia 29/04/2023

Trilogia mais do que recomendada

A guerra está eclodindo e Arin está à frente dela. O que ele não imagina é que sua verdadeira mariposa está a caminho de um campo de trabalho forçado. Ele tem absoluta certeza que Kestrel o traiu, nunca o amou ou se quer esteve ao seu lado. Mas, nem desconfia da verdade. A jovem era a sua informante, a mariposa, e está prestes a pagar muito caro por isso.

A protagonista está sem esperanças, sabe do olhar de reprovação que recaiu sobre ela por parte do próprio pai e de Arin. Mas, antes de cair em total descrença e se entregar as crueldades do campo de batalha, tenta entregar uma última mensagem. Será que o líder a frente do povo de Herran pode voltar atrás, colocar a cegueira de lado e enxergar a verdade? O romance será mais forte que os horrores da guerra?

É visível como este livro está muito mais intenso e eu diria até violento. Além disso, fica evidente que todos os acontecimentos dos volumes anteriores os levaram exatamente onde estão. Tudo está conectado. Preciso dizer que a autora trabalhou muito bem o relacionamento dos dois e que não precisamos de um romance carnal, cheio de beijos e toques, para nos apaixonarmos e torcemos por um casal.

Outro ponto a ser destacado são os cenários da guerra. Mare Rutkoski possui uma escrita tão envolvendo que em diversas cenas eu estava lá, sendo mais uma do exército de Herran. Há capítulos de perder o fôlego e parecer que não vai encontrar nunca. Fiquei sim com o coração na mão.

Foi difícil me despedir de Kestrel. Ela é uma protagonista forte, destemida e segura de si. Não teve medo de arriscar e muito menos de perdoar, ou qualquer coisa que chegue perto disso. Kestrel nos mostrou que não é preciso força quando se tem a inteligência e que uma guerra pode ser vencida dessa maneira. A personagem fará falta!

Trilogia mais do que recomendada!

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

BrunaCeotto 12/05/2023

Esses personagens ficarão gravados na minha memória para todo o sempre.

Helena_ 18/06/2023

Trilogia muito boa
Eu queria mais, precisava de mais para entender a relação entre o imperador e o pai da Kestrel, para compreender porque os dois eram assim. Eu esperava que resolvesse mais alguns problemas também, pq ficou algumas pontas soltas por aí.
Mas a escrita dessa mulher é incrível, gostei bastante de como ela foi poética e tocante em certos momentos.
A Kestrel é uma boa personagem, a maneira como ela marca a presença dela na obra, com a sua mente e personalidade.
Já o Arin tem seu próprio charme, conquistando os leitores com seus capítulos, mostrando porque ele é assim, e o que aconteceu para ele chegar onde chegou.
A parte como a escritora desenvolveu o romance deles foi ótima, em pouquinho a pouquinho, algo bem mais sentimental do que outras coisas.
Gostei bastante dessa trilogia, lógico que não vai agradar todos os gostos, mas ela é ótima a sua maneira.

Fernanda631 05/07/2023

O beijo do vencedor (Trilogia do Vencedor #3)
O beijo do vencedor (Trilogia do Vencedor #3) foi escrito por Marie Rutkoski. O terceiro e último livro da Trilogia do Vencedor nos traz um desfecho comovente para o nosso casal Arin e Kestrel.
Em realidades diferentes agora, o jovem casal contará com o amor que sentem um pelo outro para superar as adversidades, apesar de toda mágoa e insegurança que se impôs entre eles.
Anteriormente Kestrel tomou uma decisão que a desgraçou e pôs sua vida em perigo. Tudo isso para ajudar Arin que, sem saber das verdadeiras intenções de Kestrel, voltou para Herran e conseguiu a aliança com o povo do Oriente. E, junto com seus novos aliados do Oriente, encontra-se em guerra iminente contra o povo Valoriano em busca da liberdade.
Iniciamos o terceiro ansiosos e instigados a devorar as páginas para descobrir o que o destino de Kestrel lhe reserva. Apesar da guerra acontecendo, não há nada que impeça Arin de resgatá-la. Então temos muito ação, suspense e drama no reencontro do nosso casal. E quando digo drama, vocês entenderam muito bem: drama. Isso porque quando ela é encontrada está num estado tão debilitado que mal consegue caminhar. Não se lembra de nada, muito menos de Arin.
Enquanto nossa heroína, Kestrel vive numa situação extrema: dentro de uma carruagem como prisioneira indo para as terras gélidas do Norte. Kestrel sacrificou-se para defender Arin e o povo Herrani. O pior de tudo é que o jovem nem imagina o que ela fez por ele e por acreditar que o Imperador de Valória não passava de um louco tirano.
Imagine a reação de Kestrel ser resgatada de um lugar sem conhecer, ao menos, seu salvador? Despois ter sido submetida a diversas atrocidades torna-se difícil entender o que está acontecendo ou quem é Arin. Tudo que é dito por ele gera nela uma desconfiança, apesar de seus instintos lhe dizerem que ele é bom.
Juntos eles vão passar por uma fase de descobertas e reconhecimentos. Kestrel sem memória voltará a Herran em meio à guerra contra o imperador e seu próprio pai. Suas lembranças voltarão aos poucos e ela se juntará aos herranis e orientais, tendo um papel fundamental na formação das estratégias de ataque. Isso porque ela é uma ótima estrategista, superando até o seu próprio pai, o general valoriano.
O relacionamento de Kestrel com seu pai, o General Trajan, é um dos mais intrincados que já vi e novamente ele foi muito bem desenvolvido nesse último livro. Marie fez uma relação entre pai e filha extremamente delicada, onde você vê dois personagens ligados, colocados de lados opostos, semelhantes, mas ao mesmo tempo com idealismos diferentes. Sério, de longe, foi o melhor relacionamento criado dentro dessa história.
O que será que irá acontecer? Será que por fim o amor vai prevalecer entre os dois. Sem mais intrigas, sem mais jogo a políticos? Será que ambos são capazes de se perdoarem por tantas mentiras necessárias, mas ainda sim mentiras que tiveram de contar um ao outro para protegerem um ao outro, mesmo que nenhum deles tivesse conhecimento na época?!
O final dessa trilogia é acompanhado de fortes acontecimentos. A batalha final entre Herran e o Oriente contra Valória terá seu desfecho magnífico. Os reinos aliados serão capazes de liquidar, de uma vez por todas, o Imperador de Valória? E Kestrel terá coragem de lutar contra seu próprio pai, mesmo ele tendo lhe virado as costas?
As narrações das batalhas são envolventes e criativas. As sacadas humorísticas do personagem Roshar também trazem uma leveza ao enredo. Apesar de Marie Rutkoski ter trazido questões emocionais complexas a trama, o casal Arin e Kestrel acabam superando muitas mágoas e conseguem fazer as pazes com seu passado. Os caminhos que antes divergiam para lados opostos, agora convergem para uma estrada de glória, triunfos e superação.
O Beijo do Vencedor evolui de maneira mais devagar que os anteriores, pois a autora coloca o famoso pingo nos is, mas nos mostra também com riqueza de detalhes os sentimentos desse casal.

Júnior 06/07/2023

Simplesmente impecável
O último livro da trilogia do vencedor encerra a saga com maestria!

Em O Crime do Vencedor eu já havia comentado sobre como o mundo é bem desenvolvido e eu consegui adentrar profundamente em todos os detalhes da trama e do romance, sendo assim, neste último volume não foi diferente.

A autora fechou todos os pontos levantados no segundo livro, recheando a história de cenas de estratégia, guerra e conflitos. A escrita da autora esteva em seu ápice: Além de cenas bastante tensas e épicas, a autora escreveu passagens belíssimas, onde eu realmente consegui me enxergar em Kestrel e seus dilemas.

Comentando um pouco sobre a tão esperada guerra: Ela entregou tudo! Senti perigo em muitos momentos da batalha, tudo foi tão palpável e a inteligência de Kestrel estava no ápice. Ela colocou no livro todo o ideal de um combate final.

Além disso, o romance de Arin e Kestel também atinge o seu ápice neste volume, rendendo cenas das quais me fizeram suspirar e ficar pensando por minutos a fio.

A autora também teve uma sacada muito boa sobre Rashar, era algo que eu já desconfiava e páginas depois ela confirmou (parece que leu meus pensamentos). Falando nele, Roshar conseguiu me irritar em vários momentos, mas o bromance dele com Arin também é bonito de se acompanhar.

Enfim, por conta de toda maestria do que a autora escreveu o livro não merece menos do que cinco estrelas.

Marialba 20/07/2023

Gostei da escrita
Gostei da escrita da autora!
Percebi que ela foi evoluindo ao longo dos três livros.
Gostei dos personagens e do mergulho nas emoções.
Porém, acho que a autora ficará boa ao longo dos anos. Esse livro é bom, mas poderia ser melhor, achei que faltou mais elementos na história. Realmente deixou umas pontas soltas, parece q ela quis resolver o romance do casal principal, e deixou o resto. Mas, novamente é bacana.

annieway 27/08/2023

O melhor da trilogia
Por fim acabei essa trilogia, quando comecei não esperava gostar tanto como gosto dela. Seus aspectos políticos e românticos são bem construídos, o que me fez apreciar cada livro de uma forma diferente.

Esse terceiro livro foi o meu favorito, pois as partes políticas e românticas estavam em constante harmonia, o que me deixou muito satisfeita.
Roshar, foi definitivamente uma boa surpresa para mim. Não esperava gostar tanto do príncipe oriental como gosto agora, pra min ele é sem dúvidas o melhor personagem da trilogia.

Gostei de como foi feita a finalização do casal Kestrel e Arin. Principalmente como a autora resolveu o problema apresentado no começo do livro. Confesso que fiquei com medo de como seria o desenvolvimento, mas nesse aspecto a autora me surpreendeu muito.

Gostaria de ter visto mais cenas de batalha (mesmo não entendo quase nada) pois para um livro que representaria a guerra que vem sendo construída nos outros dois livros, achei que seria bom ter mais cenas de batalha. Não sei direito o que pensar do final, ao mesmo tempo que é coerente com o que vemos da Kestrel em toda a trilogias, eu ainda sim achei uma resolução um tanto preguiçosa.

Apesar de seus ponto negativos, consegui aproveitar bastante da leitura.

Thaise66 14/09/2023

NÃO PRECISAVA SER UMA TRILOGIA...
"– Pronto?
Ele sorriu:
– Toque"

Eu terminei essa trilogia com a sensação de que tudo podia ter se resolvido em dois livros, ou até mesmo em um (se levarmos em conta que a autora enrolou um pouco no primeiro). Eu li esse livro em um dia e sinceramente me senti entediada em diversas partes desnecessárias, Kestrel perder a memória logo quando Arin descobre o que ela fez por ele e pela família dele? Para mim isso só foi mais um modo de estender algo e transformar em um livro novo.
Devo confessar que fiquei animada apenas pela Kestrel, ela é uma das protagonistas mais construídas e bem desenvolvidas dessa trilogia, sua maneira de criar uma estratégia é única e faz com que o livro fique BEM melhor.
Mas do outro lado... Jesus, Arin poderia ser mais lerdo? Não vou nem comentar que o fato de o "deus da morte" ficar sussurrando para ele é meio forçado em um livro que começou apenas com um cenário de guerra e politica. Eu não queria essas cenas, a autora quis puxar para uma fantasia mas não colou muito não. E há também o fato de que no final ela deixou um imenso espaço em branco.
Quem virou imperador? O que aconteceu com o pai da Kestrel? Arin foi nomeado ou não? Muitas perguntas e nenhuma resposta.
Ao todo a trilogia não é ruim, só não é explosiva ou digamos nova, ela é bem razoável e mais para quem está começando a ler sobre esse universo. É fácil de ser lido também e bem rápido.

kamie! 09/10/2023

Foi simplesmente maravilhoso
Que série literária meu amigos. Eu fiquei hipnotizada do começo ao fim desse livro, tudo me prendeu de uma forma natural e mágica que eu podia sentir que estava ali com a Kestrel e o Arin, ao contrário do livro 2 que é mais parado, o 3 é arrebatador.

O beijo do vencedor é um livro sobre guerra, vingança, amor e o mais impactante: dependência. São tratadas vários tipos de dependência nesse livro que quem já passou por situações parecidas sente na pele o que Kestrel passou e o desejo de vingança de poder ter feito as coisas diferentes de Arin.

Vai ficar guardado no meu coração, pois é o primeiro livro que o "vilão" está mais perto do que se imagina, e que sim, realmente pode se fazer tudo por amor, sejam essas atitudes boas ou más.

amelie.liz0 01/11/2023

"Você é a sua própria arma"
Há muito tempo eu não lia uma triologia que era perfeita do começo ao fim, todos os livros são perfeitos, bem construídos e incríveis onde você percebe e entende coisas que acontecem que foram plantadas no primeiro livro se desenvolvendo principalmente nesse último livro, a construção de todos os personagens é bem feita e principalmente você vê a Kestrel sendo uma protagonista forte e uma arma por si só desde o começo você vê a construção dela como pessoa e suas habilidades ela é de longe uma das poucas protagonistas que se mantém ali firme com seus propósitos e sua força, Arin também me surpreendeu como ele por si só é uma força a ser temida durante a triologia inteira e amei ver como ambos individualmente se desenvolveram em como sempre foram fortes e incríveis em como eles juntos conseguem impossíveis. Amei essa triologia foi de longe uma surpresa incrível pra mim esse ano.

bina_cachos 04/11/2023

Finalizou bem, mas não tão bem assim
Fiquei incomodada como a autora correu um pouco nas últimas páginas após a guerra. Era o momento de lermos a carta escrita pela Kestrel, ver Arin correndo até ela após a batalha final e nada disso existiu; era o momento de criar cenas gostosinhas, mas a autora simplesmente não quis.
Além disso, fiquei esperando saber o que ia acontecer com Valória e um pouco mais sobre o que se daria dos outros personagens. Não é um final aberto, mas como os próprios personagens haviam sugerido algumas coisas antes, isso não é acertado no final.
Tirando isso, todo o restante do livro é muito bom, encerrando a trilogia muito bem. De fato, só pecou nas páginas finais.

Trabach0 19/11/2023

O melhor volume
Eu havia gostado do primeiro volume, porém ele não me prendeu tanto e eu realmente não sabia se iria concluir essa trilogia, mas como foi um presente eu resolvi dar mais uma chance e ler os outros dois volumes e fico muito feliz em dizer que valeu muito a pena.

Agora focando mais nesse último volume ele acabou se tornando o meu favorito da trilogia, aquilo que eu disse sobre o segundo volume ter personagens muito bem trabalhados e desenvolvidos é ainda mais aprimorado em "O Beijo do Vencedor". Nossos personagens estão se conhecendo novamente, se redescobrindo e tentando lidar com todas as escolhas que foram feitas ao longo dessa épica jornada.

Assim como houve uma grande evolução do primeiro para o segundo volume, isso também fica nítido do segundo para o terceiro.

Novamente a autora encontra o equilíbrio perfeito e consegue mesclar batalhas, estratégias, confrontos e ainda assim conseguir espaço para que o relacionamento dos protagonistas seja desenvolvido de forma delicada e madura.

Com o desenrolar da narrativa percebemos que assim como nos volumes anteriores, cada detalhe que já foi mencionado é de extrema importância para o desfecho de tudo e por mais insignificante que possa parecer, nenhum detalhe é negligenciado.

Chegar ao fim dessa trilogia é ao mesmo tempo gratificante e triste, com o passar das páginas fui me apegando a esse universo e seus personagens e agora a única palavra que pode definir meu atual estado é saudade.

França 05/12/2023

What if I told you I'm a mastermind? And now you're mine
Mds, enquanto eu lia só vinha mastermind na minha cabeça. É tão ela
Encerrando a trilogia podemos ver uma narrativa que te prende de vdd. A autora soube encerrar a história trazendo coisas novas que conectam com os outros livros sem forçar a barra.

Vc fica até meio ansioso pra saber como tudo vai se resolver pq tá tudo encaminhando pro pior

Eu gostei dos plots, achei inteligente e não é forçado

Pode parecer meio paia todos os livros começarem com eles brigados e afastados pra gente ver eles se reconciliando, mas como cada livro trouxe isso de uma forma diferente e que faça sentido para acrescentar a história não vejo tanto problema

Tirei uma estrela pq o final faltou responder algumas boas perguntas, parece que a autora não soube oq fazer. Deviam ter mostrado pelo menks indícios da resolução de alguns problemas. Tbm tirei uma estrela pq algumas partes são torturantes e vc quer que acabe logo, mas o enredo no geral mostra que vale a pena ler