A Árvore dos Anjos

A Árvore dos Anjos Lucinda Riley

Resenhas - /////

Thila 07/05/2017

“After all, if she couldn’t remember the start of it all, how could she possibly deal with the end?”
Resenha publicada no blog Nunca Desnorteados

MELHOR LEITURA DO ANO! Eu fechei esse livro sem palavras e sem saber lidar muito bem com a minha reação. Eu quase fiquei sem ar, chorei, gritei, gargalhei, morri de medo em algumas partes e quase taquei o livro na parede de tanta raiva, mas… EU AMEI ESSE LIVRO, PRODUÇÃO! Ele quase atingiu o topo da minha lista de favoritos de livros da autora – ‘Hidden Beauty’ é ainda o meu número um – e, sabe o que é o mais sensacional de tudo? É que esse livro é uma republicação do livro de 1996 intitulado como ‘Not Quite An Angel’ e vou poder reler essa maravilha com uma nova visão pois a Lucinda já revelou que um personagem que está vivo em ‘The Angel Tree’, está morto em ‘Not Quite an Angel’ e que a história foi bastante modificada. Como aguentar a curiosidade?

Deixando o surto de lado… Tudo começa na véspera de Natal com David levando Greta de volta para Marchmont, uma enorme mansão que tinha acabado de ser restaurada devido ao terrível incêndio que sofreu. Faziam anos que ele tentava convence-la de deixar sua casa em Mayfair, entretanto, depois de escutar tantos nãos, Greta finalmente aceita. Ninguém sabia se isso seria uma boa ideia pois, afinal de contas, Greta sofreu um horrível acidente 24 anos atrás – o que causou sua amnésia – e Marchmont, era o lugar onde tudo começou. Seria ela capaz de lidar com o seu passado?

Mesmo com um certo receio, David tinha esperança que o lugar estimulasse algo no subconsciente de Greta. Ela já tinha tentado diversos tratamentos e nada parecia fazer efeito. Os médicos sempre acreditaram que sua memória voltaria lentamente com o tempo, entretanto, depois de todos esses anos, os médicos passaram a acreditar que Greta, na verdade, não queria lembrar do seu passado.

É nesse momento que você deve estar se perguntando: O que será que aconteceu para Greta não querer lembrar de seu passado? Será que foi tão traumático? Que acidente foi esse? Por que Marchmont sofreu um incêndio? Estariam, esses acontecimentos, todos ligados?…

“E quando ela olhou para a casa e, em seguida, para os seus pés submersos na neve, uma memória repentina surgiu: eu já estive aqui antes”

Decida a fazer uma caminhada sozinha no terreno na casa, para descontrair a tensão que estava na casa, Greta se depara com a sepultura de uma criança que morreu aos 3 anos em frente à um enorme carvalho e, com o tremendo choque, ela finalmente começou a se lembrar. É nesse momento que o leitor é levado para o passado, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Nessa época, Greta tinha uma grande ambição: se tornar uma atriz de renome. Porém, sua única saída, era trabalhar no ‘Windmill Theatre’ de Londress e esperar ansiosamente que, algum dia, escutaria uma batida em sua porta do camarim e um grande diretor/produtor iria oferecer uma vaga para algum filme. Acontecia com outras garotas, mas nunca com ela.

Sua vida muda de curso quando conhece Max, um soldado americano que a pede em casamento. Ela sempre escondeu sua real profissão dele porque Max, era um cara tradicionalista e jamais aceitaria se casar com alguém do show business. Determinada a fazer de tudo para convencer Max de que ela era garota do seus sonhos, Greta decide que mentir valeria a pena. Ele seria o seu passaporte para uma nova vida.

Apenas uma noite antes de partirem para os Estados Unidos, Max, após muita insistência dos demais soldados, decidem fazer uma despedida. E onde eles decidem fazer tal despedida? No Windmill, é claro. Após ver sua futura esposa, praticamente nua no palco, Max parte para os Estados Unidos sem se despedir de Greta. Mal sabia ele que ela estava grávida.

Totalmente desnorteada e sem saber o que fazer, David, o comediante que também trabalhava no teatro, oferece o seu chalé em Monmouthshire para Greta, assim, ela poderia esconder a gravidez de todos e começar a vida de novo dizendo que o pai da criança havia morrido na Guerra. O que David não podia imaginar era que Greta iria se casar com o seu Tio, Owen, em Monmouthshire e que, além de perder a mulher que amava, isso acarretaria diversas atrocidades.

Após sofrer, o que eu posso descrever como ‘uma brutalidade’ – para não dar spoilers – Greta e sua filha, Cheska , voltam para Londres e, para a sua enorme surpresa, oferecerem para Cheska um papel em um filme. É claro que Greta aceita a oferta. Era o seu sonho se tornar uma atriz e, como não conseguiu, estava disposta a fazer o que fosse possível para que sua filha se tornasse. Assim, Cheska vira uma estrela do cinema britânico com apenas 4 anos de idade, porém, o que parecia ser um conto de fadas, na verdade, se transformou em um grande pesadelo. Mal sabiam todos, que Cheska, não era aquele anjo que aparentava ser.

A partir desse momento o livro ganha uma intensidade surreal. É literalmente impossível deixá-lo de lado e eu, como uma grande fã da Golden Age de Hollywood, quase explodi de alegria ao ver citações como Marilyn Monroe, Greta Garbo, Grace Kelly, Shirley Temple, entre outros. Ver essa INCRÍVEL história inserida em uma época que eu tanto amo é de ficar sem palavras.

Como em todos os livros da Lucinda, é presente as viagens entre capítulos no presente e passado, porém, esse livro tem um estilo diferente dos demais, o que me deixou extremamente surpresa! Eu jamais imaginei que, algum dia, Lucinda iria escrever capítulos com um intenso e fantástico suspense. Fiquei apavorada em algumas cenas.

“O amor é uma coisa muito estranha, Cheska. Ele pode mudar sua vida, fazer você fazer coisas que, à luz do dia, você saberia que estavam erradas”
Repetindo: MELHOR LEITURA DO ANO!

Leiam e se surpreendam!

site: www.nuncadesnorteados.com
Marcela 10/05/2017minha estante
Começando a ler agora . Entusiasmadíssima .

Mara 15/05/2017minha estante
Com uma resenha dessas estou querendo desesperadamente ler este livro...rsrs

JC 17/05/2017minha estante
Fiquei curioso vou procurar e ler

Vilma Cunha 26/05/2017minha estante
Ontem terminei de ler esse livro, muito diferente de todos os que eu já li da Lucinda Riley, cheguei a odiar a personagem principal " Cheska" ...Parece até um livro de suspense...Rs...Muito bom!

Marcela 30/05/2017minha estante
Lucinda Riley é emoção garantida . Um livro muito bem escrito ,emocionante. Lindíssimo !!

Fran @paginasdafran 18/06/2017minha estante
Finalizei agora a leitura. É meu primeiro contato com Lucinda e se todos os livros são maravilhosos assim, com certeza preciso ler mais! Fiquei curiosa com a primeira versão do livro, mais curiosa ainda com o personagem que havia morrido na versão anterior, poderia me contar quem era? xD

Fabricy 27/06/2017minha estante
Adorei sua resenha!!!! Louca pra ler esse!!!

Ieda.Marques 20/09/2017minha estante
Terminei o livro hoje e amei. O duro é que o livro é tão bom que você não quer que acabe!!! Aliás, a Lucinda Riley é maravilhosa.

Angelica75 21/03/2018minha estante
começando a ler hoje ;)

Tamara 02/06/2017

*Resenha publicada originalmente e na íntegra em: http://rillismo.blogspot.com.br/2017/06/resenha-arvore-dos-anjos-por-lucinda.html

É inegável que sou uma grande fã de Lucinda Riley, e talvez seja por isso que eu acho extremamente complicado falar sobre um livro escrito por ela, ao terminá-lo, e enquanto tento fazer isso, as palavras saem aos jorros de minha mente, e ao mesmo tempo são muito pouco para descrever tudo o que uma obra dessa autora me faz sentir. Mas posso ressaltar, primeiramente, que foi um livro que me fez ter uma enxurrada de sentimentos, passando da alegria, pela tristeza, por frustração, irritação, raiva, agonia, até o grande final, que me proporcionou simplesmente satisfação. Sim, satisfação, pois Lucinda não é uma autora que constrói uma obra no espaço de tempo de três meses. Pelo contrário, ela acompanha uma vida, desde o princípio de acontecimentos importantes, e leva isso, como um fio condutor, até muitos anos depois, sempre nos deixando acompanhar a história daqueles personagens, até nos fazer sentir que somos amigos íntimos de cada um deles. Lucinda cobre vidas inteiras, e no final, faz com que sintamos que mesmo com todas as perdas, as desilusões e as alegrias, tudo aquilo valeu a pena e que agora os personagens tem uma vida pela frente, na qual eles encontrarão dificuldades e alegrias, mas nos deixa saber que eles poderão superar de alguma forma tudo o que lhes surgir.
Para mim, essa ligação que criamos com os personagens foi um dos pontos mais positivos, pois dessa forma, vibramos, choramos e sentimos raiva junto com eles. Também, achei incrível a forma como ela construiu tudo de forma sutil, até nos prender em uma teia de curiosidade que não nos permite largar o livro até a última página. E falando em última página, Lucinda criou nesse livro vários mistérios que nos deixam ansiosos e curiosos para compreender o que há por traz de diversos acontecimentos marcantes que presenciamos, e que só são esclarecidos ao final. Ela também mexe com nossa mente de uma forma intensa, e nos faz sentir arrepios de temor do que virá pela frente, a cada capítulo que lemos. Ainda, cabe um destaque para o quão bem ela caracterizou seus personagens, que trazem lados ambíguos, nos despertando ao mesmo tempo afeto e asco em relação às suas atitudes. Cabe destaque também, para o quão realista a história é, fazendo com que tudo aquilo que nos é descrito, possa ser imaginado perfeitamente acontecendo com pessoas reais. Nesta obra, também foi abordada a presença de alguns problemas de ordem psicológica e psiquiátrica, nos trazendo com perfeição os seus sintomas, e nos causando uma diversidade de reflexões.
É difícil encontrar pontos negativos a serem mencionados. Mas aqui, uma das coisas que me incomodou, e talvez ela se deva mais por meu próprio envolvimento pessoal do que por culpa do livro, foi a demora para as coisas começarem a fluir e se tornarem intrigantes, pois senti que o começo foi muito introdutório, e os mistérios começaram a aparecer a partir da metade do livro, que foi onde fui sugada e não consegui mais largar. Além disso, para quem gosta de tramas menos detalhadas e que se passem em menos tempo, esse livro pode ser um pouco irritante.
O livro traz personagens muito bem caracterizados e cada um tem papel marcante na obra. Além disso, a maioria deles foi criado com muita maturidade, e mesmo quando há aqueles que tomam atitudes insensatas, ainda assim conseguimos encontrar justificativas para elas , mesmo que não concordemos com estas. Greta,a origem de tudo, é uma mulher que comete diversos erros, mas que no fim é alguém carente, que só deseja ajudar, e realizar seus sonhos, e nos sentimos solidarizados durante a trama com toda a sua jornada de certa maneira infeliz. Ainda, outra personagem marcante é Cheska, a filha de Greta, que nos faz passar por diversas fases, desde aquela na qual a amamos intensamente, até chegarmos aquela que nos faz sentir ódio, e preciso admitir que em alguns momentos eu gostaria de entrar no livro para sacudi-la. Ainda, David é um exemplo imenso de resiliência e de amor, e seu papel e ajuda na vida de Greta e de sua família é uma das coisas mais importantes que encontramos. Outros personagens secundários também foram muito bem construídos, e todos tiveram imensa importância para a trama.
O livro é narrado em terceira pessoa, e possui cinquenta e seis capítulos. Ainda, ele começa no ano de 1985, nos primeiros capítulos, e logo depois, volta as lembranças do passado, em 1945, e durante a obra, transitamos entre o passado e o presente, mas em nenhum momento isso se torna confuso. A leitura foi realizada em ebook e não encontrei erros.
Recomendo essa obra veementemente, tanto para aqueles que já conhecem Lucinda Riley e são fãs de suas histórias, pois essa será mais uma que reforçará o amor pela escrita da autora, e também recomendo para aqueles leitores que não a conhecem, pois a partir dessa leitura, certamente poderão conhecê-la em seu melhor estilo, com uma obra que cativa e prende até o final.

site: Resenha postada originalmente em: http://rillismo.blogspot.com.br/2017/06/resenha-arvore-dos-anjos-por-lucinda.html
Glauci 03/01/2018minha estante
Concordo com tudo!

Glauci 09/05/2019minha estante
Olha vim ler de.novo ... kkkkkkk

Rafaela Tulino 19/07/2020

Comecei esse livro de maneira despretensiosa, mais por achar que seria uma leitura mais leve e era o que eu estava precisando para dar um empurrãozinho visto que minha atual (agora antiga rs) leitura estava uma chatice só.
E qual foi a minha surpresa ao me deparar com um enredo muito bem construído e uma história repleta de emoções, reviravoltas e tudo o mais que foi completamente IMPOSSÍVEL deixar esse livro de lado.
Esse foi meu livro de estreia da Lucinda, mas após ver a maneira sensível e tocante que ela redigiu a vida/história das 3 principais personagens, já me encantei com seu jeito de escrita e quero todos os seus livros na estante pra ontem rs!!!
Leitura SUPER recomendada!
Andriele 19/07/2020minha estante
Fiquei curiosa pela leitura!! Também me encantei com a Lucinda logo no primeiro livro dela que li: "A Casa das Orquídeas", simplesmente maravilhoso! Fica a recomendação :)

Rafaela Tulino 19/07/2020minha estante
Poxa que legal!! Já adicionei na lista de "Quero Ler" rsrs!!! Obrigadaaa!!

Anne - @literatura.estrangeira 12/06/2017

Uooow, que livro é esse. Começou de um jeito e tomou proporções épicas que não previ. A Árvore dos Anjos é um livro narrado em terceira pessoa e vai nos contar a história de 3 gerações: mãe, filha e avó. Ele intercala presente e passado, mas o passado prevalece.

Quando começamos a lê-lo percebemos que Greta não tem memória, a qual ela perdeu em algum acidente que não é revelado imediatamente. Ela acaba indo para Marchmont, onde uma vez morou - e que foi recentemente reformado devido a um incêndio que não sabemos quando foi e nem se alguém se feriu - a pedido de seu amigo de longa data, David. Lá ela começa a lembrar de alguns flashes enquanto David conta algumas partes da história pra ela, a fim de reviver suas memórias. É aí que o passado entra. A história inicia no presente, em 1985, volta ao passado no final da Segunda Guerra enquanto Chesca se lembra e depois volta novamente ao presente até o momento que ela se recorda.

"E quando ela olhou para a casa e, em seguida, para os seus pés submersos na neve, uma memória repentina surgiu: eu já estive aqui antes."

No fim da Segunda Guerra, Greta com 18 anos se encontra perdida e acaba saindo de casa por causa da mãe negligente. Isso e o fato de que ela tem um enorme desejo de se tornar uma atriz de renome, Greta entra para a Windmill Theatre, onde infelizmente aceita um número como dançarina, já que precisa se sustentar sozinha. Ela conhece seu amigo David aí.

Nesse ínterim, ela também conhece Max, um veterano de guerra a caminho para casa nos EUA e eles acabam tendo um caso amoroso e ficam noivos. É o primeiro grande amor da vida de Greta, mas ela esconde dele o fato de que dança à noite quase nua para um grande número de homens. Na véspera de irem para os EUA, Max é convencido a ir se despedir dos meninos em Windmill e dá de cara com Greta. Furioso, ele vai embora e nunca mais entra em contato com ela.

"Ela pensou que, horas antes, havia aparecido quase nua diante de homens que nem sequer conhecia. Por que se envergonharia de oferecer a dádiva de sua inocência e fazer amor com o homem com quem ia se casar?"

Grávida, Greta se vê perdida e desolada novamente, e vendo o desespero da amiga, David oferece uma cabana para ela em Marchmont, no País de Gales, para ter seu bebê com tranquilidade e longe das línguas fofoqueiras. Depois de alguns anos e algumas tragédias - porque a vida de Greta é uma tragédia sem fim - ela acaba voltando para Londres com a filha Cheska.

"Tinha um forte pressentimento de que a chegada de Greta a Marchmont mudaria o destino de David. E, por alguma razão desconhecida, também o dela."

Quando tudo parece dar errado e estar sem saída, Cheska consegue um papel em um filme devido a percepção e ajuda de David. É aí que as coisas começam a melhorar, mas as tragédias na vida de Greta estão longe de acabar.

Depois de algumas desilusões amorosas, Greta fica cética com relação ao amor e acaba dando tudo de si para Cheska e a carreira da filha, deixando as vontades e os desejos dela própria de lado. O resultado disso é uma Greta séria e fria, o que mais pra frente vai desencadear uma série de problemas.

Embora o livro não seja excepcional, em meu primeiro contato com a autora não poderia ficar mais impressionada. O livro é tão complexo e completo que te deixa sem fôlego. Ele tem tantas reviravoltas que é impossível saber onde a história vai dar até as últimas páginas.

Em várias partes senti raiva, tristeza, felicidade, pena, esperança. O livro conseguiu trazer todas essas emoções de um jeito muito forte. Apesar de a história ser narrada em quase 500 páginas, valeu cada minuto que gastei nela. Afinal, não é qualquer autor que consegue prender a atenção do leitor desde a primeira página até a última. Riley está de parabéns.

"O amor é uma coisa muito estranha, Cheska. Ele pode mudar sua vida, fazer você fazer coisas que, à luz do dia, você saberia que estavam erradas."

site: http://literaturaestrangeira2.blogspot.com.br/2017/06/resenha-arvore-dos-anjos-por-lucinda.html
Alcione13 12/06/2017minha estante
Linda resenha,parabéns!!Li um da autora e amei!!Ela é fera!!!

DeiaMolder 12/06/2017minha estante
Amo essa autora, as histórias que ela nos conta são ótimas! Já li todos os livros que ela publicou .

Cris 10/04/2018

Anjos?
Gostei, mas não posso dizer que foi o melhor livro que li da Lucinda.
Achei os personagens sem carisma nenhum e mesmo assim queria continuar lendo, acho que é aí que entra a maestria de um grande escritor, pois a história prende até o final.
Como falei anteriormente, não foi o melhor livro da Lucinda, pois tem alguns pontos bem previsíveis, mas vale a leitura, ainda mais se considerarmos que foi sua primeira obra.

Celina 10/04/2018minha estante
Vou ler os outros dele, depois encaro esse na sequência...

Cris 10/04/2018minha estante
Ah os outros são bem melhores! Nesse ela cravou a adaga na barriga, torceu mas nao matou... HA HA HA HA HA HA HA

Laryssa Barros 10/05/2021

Uma história de recomeços
Quando iniciei a leitura desse livro eu me deparei com um começo meio arrastado, e infelizmente isso permanece até 60% do livro, sendo esse o maior problema dessa história. O enredo é muito bom, e os personagens são muito reais, eu me paguei chorando com os momentos difíceis pelos quais eles passam, e sorrindo quando as coisas finalmente davam certo. Acho que a leitura teria side bem mais agradável se a primeira parte do livro fosse mais fluida.
Marisa.Olegario 05/06/2021minha estante
Os livros da Lucinda tem esse começo meio arrastado mesmo, e às vezes um pouco confuso. Acho que é uma característica da autora. Quando eu li A casa das orquídeas, fiquei meio irritada com isso haha Mas é só pegar o jeito, conforme a história segue tudo vai sendo explicado, e os livros entram no coração da gente (pelo menos no meu já estão)!

Laryssa Barros 05/06/2021minha estante
A história é linda mesmo, e muito emocionante, se não fosse essa lentidão eu teria dado 5 estrelas...

Vanessa Vieira 14/07/2019

A Árvore dos Anjos - Lucinda Riley
O livro A Árvore dos Anjos, da irlandesa Lucinda Riley - autora com mais de 8 milhões de livros vendidos - nos traz uma bela história de amor, perda, erros, desafios e recomeços. Com uma escrita magistral e que se intercala entre passado e presente, personagens bem caracterizados e um enredo repleto de fascínio e surpresa, Lucinda Riley nos mostra como as nossas escolhas podem definir quem hoje somos e também como pode ser o ponto de partida para um novo começo.

Após trinta anos em que deixou de morar no solar Marchmont - uma suntuosa e bela residência na zona rural do País de Gales-, Greta é convidada por seu velho amigo, David, para comemorar o Natal no local. Porém, devido a um acidente de carro sofrido há vinte e quatro anos atrás, ela não se lembra mais do tempo em que viveu na propriedade, assim como com o que aconteceu em boa parte de seu passado.

Durante uma caminhada pela paisagem gelada de Marchmont, Greta encontra uma sepultura no bosque e, pelo tamanho da mesma, julga ser de algum animal doméstico. Entretanto, ao se aproximar da lápide coberta de neve, ela percebe que se trata de um garotinho de três anos de idade e, misteriosamente, isso se torna a fagulha responsável por ajudá-la a recuperar sua memória. Porém, relembrar o passado vai se mostrar algo muito dolorido para ela, trazendo à tona segredos trancafiados à sete chaves, como o motivo de Greta ter abandonado o local, quem ela era antes do incêndio que ocorreu em Marchmont e como o mesmo foi ocasionado e o principal deles: o que ocorreu com sua filha, Cheska, uma jovem de beleza angelical, mas com um lado absurdamente sombrio...

A Árvore dos Anjos se mostrou uma leitura esplendorosa e uma das melhores obras de Lucinda Riley com que eu tive o prazer de me deliciar. Com uma trama que envolve três gerações e que traz um cerne tocante sobre amores e perdas, acompanhamos uma história que te faz suspirar, se apaixonar, se frustrar, se entristecer e, acima de tudo, vibrar com todo o poder e o refúgio do amor verdadeiro. Narrado em terceira pessoa de forma elegante, envolvente e brilhantemente orquestrada, acompanhamos todos os sonhos e proezas de seus personagens e o desfecho que o destino os preparou.

"O amor é uma coisa muito estranha. Ele pode modificar sua vida e levá-la a fazer coisas que, à luz fria do dia, você saberia que estavam erradas. Apaixone-se, com certeza, mas guarde sempre alguma coisa para si mesma."

Greta é uma personagem extremamente humana. Ela comete muitos erros e acertos durante a sua jornada e tem plena consciência disso, não apenas se responsabilizando pela somatória de sua vida, como também não se culpando por ter agido da forma que agiu, encarando tudo como experiência. Após o final da Segunda Guerra Mundial, em meados de 1945, a jovem Greta ambicionava a carreira de atriz, mas tudo que lhe sobrou foi trabalhar no Windmill Theatre, em Londres, onde sonhava com o dia em que um produtor batesse em seu camarim, a convidando para estrelar um filme. Entretanto, sua vida muda de figura quando ela conhece Max, um soldado americano que se apaixona perdidamente por ela e a pede em casamento. Feliz com o novo rumo que sua vida tomou, ela resolve esconder a sua profissão do amado, pois sabe que ele se trata de um rapaz bastante conservador e moralista e que não contrairia matrimônio com alguém da showbusiness. Porém, como nada permanece oculto por muito tempo, Max não só descobre o seu segredo como também visualiza a amada seminua no palco do Windmill Theatre, o que faz com que ele parta imediatamente para os Estados Unidos, sem se despedir de Greta e nem ao menos saber que ela está grávida. Desamparada e sabendo que ninguém vai querer uma gestante fazendo pose nos palcos londrinos, Greta acaba por aceitar o convite de David, um dos comediantes do teatro, para morar em seu chalé em Monmouthshire, com o intuito de não só esconder a gravidez dos outros como também recomeçar a vida, informando posteriormente que o pai da criança morreu na guerra. O que David não poderia imaginar era que Greta casaria com o seu tio, Owen, perdendo assim a mulher que ele amava e desencadeando uma série de atritos e conflitos a partir daí. Depois de muitas atrocidades, Greta e sua filha, Cheska, voltam para a Londres e a beleza e a destreza da pequena logo chamam a atenção de Hollywood, fazendo com que o antigo sonho da mãe se materializasse em sua pupila. Com apenas quatro anos de idade, Cheska se torna uma estrela em ascensão mas, o que seria um verdadeiro conto de fadas se transforma em um brutal e terrível pesadelo quando descobrem que a pequena não é tão angelical quanto sua tez ostenta. Deste em ponto em diante, Greta vive um intenso martírio e o sofrimento da personagem é bastante comovente e pungente.

Cheska, por sua vez, é o que podemos chamar de um verdadeiro "anjo mau". Do estrelato da fama para a decadência da vida real, a jovem passou por muitos transtornos e distúrbios e se mostrou capaz das maiores e mais pesadas atrocidades. Ela não escuta conselhos e nem aceita ser ajudada, se mostrando uma pessoa dissimulada, perigosa e inconsequente. Como boa saudosista que sou, gostei muito de ver sua história sendo retratada na Era Dourada de Hollywood, com todo o glamour e a pompa deste período e, claro, com as incríveis citações a respeito de Audrey Hepburn, Marilyn Moore, Shirley Temple, Grace Kelly, dentre outras beldades desta época.

"O amor podia alterar o destino e controlar vidas. Como tinha controlado a dele."

David é um dos melhores personagens do livro. Além de ser um homem refinado e sensível, ele se mostrou ser bem resiliente e traz em si as características do verdadeiro amor, ou seja, paciência, benevolência e amplitude. A partir do momento que conheceu Greta, toda sua vida foi dedicada à ela e ao seu bem-estar, se mostrando um amigo solícito e incrivelmente amoroso.

Em suma, A Árvore dos Anjos é um livro emocionante, belíssimo e que realça ainda mais todo o talento e a delicadeza de Lucinda Riley. A autora transcorre tranquilamente entre o passado e o presente e nos traz um romance encantador, sensível e permeado de dor e paixão, com personagens ricamente memoráveis e bem traçados. A capa é muito bonita e nos traz a imagem de uma moça contemplando um pinheiro coberto por neve e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2019/07/resenha-arvore-dos-anjos-lucinda-riley.html
Mai Cardoso 15/07/2019minha estante
Essa será uma das minhas próximas leituras!! (:

Vanessa Vieira 16/07/2019minha estante
Você vai amar! Lucinda Riley é maravilhosa!

Biia Rozante | @atitudeliteraria 04/09/2017

Uau... Fiquei sem fôlego
Uau... Gostaria de ter as palavras perfeitas para explicar as emoções que vivi ao ler “A Árvore dos Anjos”, mas elas insistem em fugir. Não tenho como definir o quanto esta obra me surpreendeu e se mostrou totalmente diferente do que eu se quer imaginei, assim como totalmente diferente daquilo que esperei ao ler sua sinopse. Defini-la como maravilhosa é pouco, a obra é grandiosa, cheia de mistérios e segredos, angustiante, imprevisível, viciante, fascinante. Lucinda deu um show de escrita e ganhou uma fã para a vida.

Greta está perdida em sua própria mente a vinte e quatro anos, desde que sofreu um acidente terrível que a deixou com amnésia. Seu ponto de apoio é David um amigo querido que sempre esteve ao seu lado e que insiste em levá-la de volta para o Solar Marchmont, local onde morou há trinta anos e jamais retornou, ele acaba de ser restaurado após um terrível incêndio. Por alguma razão após tantos anos recusando o convite, Greta decide aceitar. Entretanto chegar até o local que ao que tudo indica foi tão importante em sua vida, acaba não sendo exatamente o que Greta esperava, seus parentes estão por lá, mas o único sentimento em seu peito é de solidão. Por se sentir incomodada, precisando respirar um pouco, ela decide dar uma volta pela propriedade e é durante esta caminhada que algo chama sua atenção e a partir daí nada mais será o mesmo, a fagulha se transforma em um incêndio e as lembranças a invadem sem nenhuma piedade.

Passado e presente se colidem, sonhos, tragédias, amores não correspondidos, uma vida marcada pelo sofrimento, pela dor, por incertezas e medo do que o futuro reservava. Um labirinto que se abre a sua frente, um quebra-cabeça que parece ocultar as peças. Foi ali naquela casa onde tudo começou talvez, Greta não esteja preparada para enfrentar o seu passado, e o período em que sua mente se desligou e se ele é assim tão terrível, será ela capaz de supera-lo e encarar o futuro?
“(...) Com certeza não tinha feito nada tão grave que merecesse esse tipo de azar, não é? No entanto, ela queria saber: não era sua própria fraqueza que vivia colocando-a nessa situação? Ela parecia uma mariposa, atraída de modo incorrigível para uma chama de vela que inevitavelmente a destruiria.”
A ÁRVORE DOS ANJOS é uma leitura inquietante, complexa e cheia de reviravoltas. Aqui nada é o que realmente aparenta ser, é como viver um misto de emoções, com um enredo que te faz sorrir, chorar, querer gritar e vibrar a cada página. Quando iniciamos a leitura nos deparamos com uma jovem sonhadora, forte e independente, buscando alcançar seu maior desejo – se tornar uma atriz -, que pelos acasos da vida o vê frustrado e caminhando para uma nova direção. Neste momento acreditei estar lendo um romance arrebatador, mas que logo se revelou muito maior que isso. Amor, perdão, ilusão, amizade, egoísmo, tentação, vingança, escolhas, criação... Três gerações e um desfecho de roubar o fôlego. Acredite, por mais avisado que você esteja, você irá se surpreender.
“(...) se você encontrou a felicidade com alguém, vá em frente e a agarre. A vida é curta demais para nos preocuparmos com o que os outros pensam.”
Não tem como falar da história sem revelar demais. Tudo que posso dizer é que o enredo gira em torno de Greta, sua amnésia e os motivos que a levaram para longe do Solar. Seu passado é doloroso, o que a espera são verdades impactantes, que em determinados momentos questionei se não seria melhor seguir no escuro. Vivi junto com ela cada emoção e fase da sua vida, os sonhos, o primeiro amor, o deslumbramento de poder viver uma nova realidade, encontrar a segurança, a perda aniquiladora, o desespero, o medo, a tentativa de se enganar, tapar o sol com a peneira e fingir que tudo está bem, mesmo quando o coração está gritando que não está. A vontade de proteger, o desejo de voltar no tempo, à escuridão e então o despertar.
“(...) Choramingou e balançou a cabeça, sabendo que, não importava o que o coração lhe dissesse, o orgulho que havia dominado e destruído sua vida até esse momento lhe negaria mais uma vez a liberdade de buscar a mulher que amava.”
Preciso ser sincera e confessar que em determinados momentos me arrepiei e fiquei com medo. Lucinda possui uma narrativa bem descritiva, rica em detalhes e consegue transferir para o leitor cada emoção, ela mescla o passado com o presente com muita precisão, tornando a leitura viciante e inquietante. Ela sabe como manter o leitor em suspense, como atiçar sua curiosidade, revelando e ocultando no momento certo. Até agora estou questionando, como ela conseguiu transforma um livro de quinhentas páginas em algo tão curto, me fazendo ansiar por mais.

Não posso deixar de mencionar o quanto cada personagem possui sua contribuição. Bem construídos, bem explorados, coerentes, bem empregados, eles são os fios das teias, os muitos caminhos cruzados, a voz da sabedoria, a calmaria, o desespero, a ilusão...

A verdade caros leitores, é que A ÁRVORE DOS ANJOS me deixou sem fala, estou aqui escrevendo, escrevendo e sinto que nada estou transmitindo, me faltam palavras para descrever o que é esse enredo, para explicar o que você irá encontrar, porque no fundo não há nada que possa ser dito para te preparar para a leitura, meu conselho é: LEIA, sinta e permita que Lucinda te surpreenda a cada virar de página e lembre-se sempre: Os mais angelicais sorrisos, encobertam as mais dementes almas.

A Editora Arqueiro fez um trabalho primoroso com a obra, capa linda, diagramação simples e impecável.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2017/07/resenha-arvore-dos-anjos-lucinda-riley.html
Didi Zamunel 04/09/2017minha estante
Esse livro é uma montanha russa de emoções. Mais um excelente livro da Lucinda Riley.

Biia Rozante | @atitudeliteraria 04/09/2017minha estante
Sim, fiquei sem fôlego e arrepiada em muitos momentos. A autora me surpreendeu muito. Amei

Kelly 08/08/2017

3 Gerações complexas

Inicialmente

vamos conhecer Greta Marchmont, uma senhora de 58 anos que após perder a memória em um acidente, retorna a sua antiga residência para um Natal com a família que ela não se recorda de ter construído. Tudo é pura escuridão na vida de Greta, e apesar de ela já ter tentado inúmeras formas de recordar, nada funcionou, até que na véspera do Natal dando uma volta pela propriedade, ela se depara com uma lápide e se recorda, de quem foi e do que aconteceu.

Com uma narrativa em terceira pessoa vamos acompanhar Greta na sua viagem ao passado, os acontecimentos serão novos não apenas para nós leitores como para ela, já que até aquele momento não se recordava de nada. Com a ajuda de David, um amigo de longa data, Greta se perderá na passagem do tempo e nos apresentará o desfecho de sua vida, suas escolhas e as atitudes que a levaram até aquele lugar, naquele momento.

Como já é padrão na escrita da Lucinda, o enredo acontece em dois tempos, em A árvore dos anjos, acompanharemos o passado e o presente de Greta, e aos poucos seremos introduzidos nos dramas da vida de 3 gerações de mulheres da mesma família.. Greta, Cheska e Ava, a doce Ava.

Desde o inicio já dá pra perceber que Greta queria se dar bem de alguma forma, por mais que ela tenha sido magoada e abandonada pelo noivo após ele descobrir o que ela fazia para sobreviver, ainda sim é nítido que de inicio ela tinha interesse, e assim ela vai percorrendo todo o seu caminho, em busca de uma forma de se manter e se dar bem, e enquanto ela luta e corre atrás de outros homens David esta bem ali, o cara que seria perfeito, o cara que faz tudo por ela, mas que ela se recusa a amar ou dar uma chance.

Frustrada por não alcançar seu objetivo de ser uma atriz famosa, Greta coloca sua filha no mundo dos filmes e começa a administrar sua carreira, Cheska é perfeita, angelical e doce, uma menina educada que perde a infância trancada em sets de filmagem e sendo administrada por uma mãe com mãos de ferro, e como não podia ser diferente, Cheska se transforma em um monstro, cheia de problemas psicológicos, a menina comete insanidades em busca de realizar suas vontades, e finalmente conhecemos Ava.

"Ela parecia uma mariposa, atraída de modo incorrigível para uma chama de vela que inevitavelmente a destruiria."

Ava foi a única personagem que consegui me apegar na história, e ao meu ver, tive muito pouco dela. Ava é doce, foi criada afastada de sua mãe e sua avó, e nas mãos da mãe de David se tornou uma menina descente e encantadora, simples e pura, que carrega o peso das atitudes de sua mãe e vó até a ultima página.

Essa é minha primeira experiência com a escrita da Lucinda Riley, e não vou dizer que não gostei porque seria mentira, eu gostei da escrita, gostei da forma como ela desenvolve o enredo e como tudo é explicado no decorrer das páginas, mas não consegui de forma alguma me conectar aos personagens. Greta e Cheska eram difíceis de engolir, e David? Se eu pudesse teria entrado no livro e dado uma surra nele.. Pelo amor de Deus, a mulher sambou na cara dele e ainda sim ele se manteve presente cuidando das três mulheres. E se não fosse isso, o final foi tipo puf... Lucinda praticamente arrasta Greta da fralda ao túmulo e termina tudo de forma rápida, e na minha opinião não satisfatória, esperava mais. Apesar disso, o livro possui uma carga emocional gigantesca, e através das personagens Lucinda nos mostra como certas escolhas podem nos levar a futuros inesperados e até indesejados, as personagens são bem construídas ao ponto de parecer real, Lucinda faz com que você se sinta parte da história, personagem da obra.

A edição da arqueiro esta inda demais, a capa representa bem a personagem e o título tem um significado revelado durante a leitura, a diagramação e revisão muito boas e confortáveis, tornando o ato de ler bem agradável.

Para quem curte Lucinda, por favor não me odeie, apesar de não ter me conectado aos personagens, é nítido o quanto a escritora é maravilhosa e criativa, prometo dar outra chance a autora em uma nova oportunidade. Se gostam de dramas e livros com suspense a árvore dos anjos é uma boa pedida, o livro possui uma grande pegada emocional e pode te surpreender.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/
Crica 10/09/2017minha estante
Leia outros dela que são muito melhores, esse é bem fraco.

Kelly 13/09/2017minha estante
Kkkk obrigada Crica!!! Vou me arriscar de novo sim, até pq descobri que esse foi um dos primeiros que ela escreveu!

Camila | Book Obsession 14/08/2018

Logo que finalizei a leitura de O segredo de Helena, já fui atrás de outro livro da autora e claro que seria uma leitura ainda mais intensa e que nos leva a um verdadeiro turbilhão de emoções.

Greta Marchmont, 58 anos, retorna ao seu antigo lar com a ajuda de seu amigo David para as comemorações de final de ano, mas há um complicador na vida dessa senhora, após perder a memória depois de ser atropelada e ficar em coma, suas lembranças sobre o passado estão apagadas.

Desanimada com essa lacuna da sua vida e ausente mesmo com os parentes por perto, Greta resolve sair para dar uma caminhada e para sua surpresa acaba encontrando algo que traz suas antigas memórias de volta.

Mas no que uma lápide poderia ajudar Greta? E por que só agora que perdeu a memória ela enfim resolve voltar?

“Ela parecia uma mariposa, atraída de modo incorrigível para uma chama de vela que inevitavelmente a destruiria.”

Logo que se depara, fragmentos de seu passado vão surgindo e ao longo da leitura seremos levados a acompanhar passo a passo tudo o que Greta havia esquecido de uma maneira bem envolvente, mas também trazendo o pior de um passado de tragédias e muito sofrimento.

Greta sempre desejou ser uma atriz famosa, mas o destino não estava a seu favor. Desiludida com o rumo da sua carreira e após ter sido deixada para trás ainda grávida, seu maior conforto foi seu amigo que lhe acompanha até os dias atuais.

Ao longo dos capítulos conhecemos outros personagens que são importantes para Greta e ajudaram a compor e a entender o drama, as complicações e os mistérios das mulheres que fazem parte dessa família, ficando ainda mais evidente quando a história de Cheska e Ava começa a ser também contada.

Eu adoro essa forma com que a autora nos mostra os fatos, já deu para perceber que esse é um padrão dela, ao misturar na narrativa o passado e o presente. Sempre fico curiosa sobre que fim será destinado aos personagens. Confesso que me vi presa ao longo de todo enredo pois temos algumas revelações surpreendentes, mas também me vi angustiada com a veracidade de alguns fatos.

Em meio a todo suspense sobre a amnésia e o passado da personagem, Lucinda nos traz uma narrativa repleta de detalhes: descrições sobre lugares, a dificuldade de se ter uma carreira de destaque e de glamour em tempos de guerra.

E só posso dizer que quando todas as peças desse grande quebra cabeça vêm à tona é impossível não se sentir chocado, emocionado e ficar com o sentimento de pesar por todo drama.

Sobre a edição não tenho muito o que falar pois fiz a leitura em ebook. A capa é linda, a diagramação é simples, porém foi mais um belo trabalho da editora Arqueiro.

Que livro incrível!

Como amo romance que traz o drama, mas principalmente dá enfoque as relações familiares, esse sem dúvidas foi uma leitura que me cativou bastante e gerou muitas reflexões.

Se você gosta de leituras com personagens bem explorados, dramas bem construídos e ficar envolvido com os mistérios que estão ao longo dessa história, sem dúvidas vai se emocionar com A Árvore dos Anjos.

site: http://www.bookobsessionblog.com/2018/08/resenha-arvore-dos-anjos-lucinda-riley.html
Roqueline.Ferreira 14/12/2018minha estante
Pois é, estou amando o Segredo de Helena !

Hugo 28/05/2022

Um ótimo livro que me fez lembrar daquelas novelas que a vilã só morre no ultimo minuto.
Se bem que dá um pouco pena da Cheska.
Simone 28/05/2022minha estante
Ansiosa pra ler

Glauci 07/01/2018

Esse livro que fala de sonhos e realizações.
Eu me apaixonei por Greta, Cheska e Ava. Três mulheres que tentam se reerguerem após tomarem decisões que abalam suas vidas. Histórias de amores desencontrados e sofrimentos. Um drama familiar unindo essas três gerações. Uma história ímpar. Recomendo. Cinco estrelas no skoob - ☆☆☆☆☆

Fer 07/01/2018minha estante
É um ótima leitura mesmo!

Mary's 01/04/2022

Não sei se é porque estou lendo muitos livros da Lucinda seguidos, mas estou enjoando da fórmula de escrita. São sempre muito fluidos, bem escritos, mas sempre o mesmo plano de fundo. Em Árvore dos Anjos temos drama, romance e a mistura de passado e presente.
Maju 16/05/2022minha estante
Siim, ela seguia sempre a mesma fórmula, então é bom dar um tempo entre um livro e outro kk

Lenita.Chiuza 02/06/2021

Árvore dos anjos
Um história cativante e envolvente como Lucinda adora contar, e eu como fã tb! Confesso que quase tive um treco com o final ser muito curto! Quero continuação desse casal que demorou tantos anos e tanto sofrimento para até que enfim se assumirem!
Marisa.Olegario 05/06/2021minha estante
Simm Lenita! Eu esperei o livro inteiro pra eles ficarem juntos e o livro acaba assim (essa é a única queixa que tenho a fazer para a dona Riley haha)!!
Tem que ter continuação! Nem que seja um epílogo! Eu amo esses dois ?

Thiana 27/06/2017

Excelente história, mas não chegou a me conquistar 100% - Blog Garotas de Papel
Lucinda Riley é uma autora que até hoje não ouvi e nem li ninguém falando mal. Minha primeira experiência com ela em A Casa das Orquídeas foi muito boa, apesar de eu ter ficado indignada com os desencontros que a vida trouxe para os personagens. Então para tentar entrar para o time de leitoras que amam os livros da Riley, resolvi entrar de cabeça na leitura de A Árvore dos Anjos.

Greta não possui qualquer lembrança de boa parte de sua vida antes de um acidente, e ao retornar ao Solar Marchmont para as comemorações de natal, um tumulo faz com que anos de esquecimentos comecei a chegar ao fim. Porém, algumas revelações serão muito dolorosas para a protagonista, que não teve uma vida nada fácil.

Trabalhando presente e passado, uma formula marcante de Lucinda Riley, vamos conhecendo a história de vida de Greta, de pessoas que conviveram com ela e de todos os percalços que ela passou ao longo dos anos.

Sinto-me numa corda bamba para revelar alguns desenrolares da história, pois o livro foi uma verdadeira caixinha de surpresas nesse quesito. Quando achava que a história não poderia ir por um caminho ela ia e me surpreendia.

Apesar de uma escrita encantadora e que prende muito o leitor, em determinado ponto da história achei a leitura bem maçante e cansativa. Greta de protagonista que você sente pena e acha que a vida está sendo injusta com ela, comecei a criar antipatia pelas transformações de atitude que ela teve e me fez questionar muito se a perda da memória não foi uma forma de isenta-la de algumas culpas.

Claro que a própria vida foi moldando a personagens, mas algumas de suas atitudes me fizeram em vários momentos questionar quanto ambiciosa ela foi e não deu chances a excelentes oportunidades que teve e que poderia ter lhe proporcionado uma vida muito menos conturbada.

Mas de fato mesmo, a grande “estrela” do livro é a filha dela, Cheska, acompanhamos todas as fases de vida dela e de como o ambiente em que viveu, a falta de atenção e incapacidade da mãe em enxergar seus anseios e ouvir a filha, tornaram-na uma pessoa problemática e que não teve a assistência necessária no momento necessário.

O livro nos mostra três gerações de mulheres e a relação familiar, principalmente de mães e filhas. E em determinado ponto de critica a algumas dessas relações, já que é de forma enfática que a autora mostra o quanto nos importamos em achar que estamos fazendo bem ao outro, mas na verdade estamos sendo tóxicos e dando combustível a outras problemática, até mesmo psicológicas.

Acreditava que A Árvore dos Anjos iria me emocionar ao extremo, mas fora duas situações o livro não despertou de fato meu lado emotivo. Não considero o livro ruim, até que foi uma boa leitura, mas para quem não conhece muito da escrita da autora e vai começar, aconselho a procurar umas tramas mais recentes dela.

Esse livro foi publicado em 1995, porém caiu no esquecimento e a autora recebeu o convite de revisá-lo e publicar mais uma vez. No final da obra, a própria Lucinda fala que mudou várias coisas em relação a primeira edição para ficar mais com a cara da escrita dela hoje.

Narrado em terceira pessoa, a leitura vai de dinâmica à mais lenta e por isso pode ser uma leitura mais demorada para alguns leitores, como foi comigo. Esse livro não me fez entrar para o time de amantes dos livros da Lucinda, mas também não me fez desistir da autora, que apesar de todos os meus porém é de fato um excelente autora e que consegue trazer livros com histórias únicas e sem cair na mesmice.

site: http://garotasdepapel.blogspot.com/2017/06/resenha-arvore-dos-anjos-lucinda-riley.html
Crica 10/09/2017minha estante
Concordo com vc, ela tem livros muito melhores que esse e tb não consegui até agora me emocionar com a estória e os personagens.