Aimó Reginaldo Prandi

Resenhas - ///

1 | 2 | 3 | 4

A Lê 07/08/2022

Para uma iniciação
De forma didática você é inserido num novo conhecimento, e toda sua mitologia, nesta as relações dos orixás, as dinâmicas entre si, fizeram tudo que vemos na natureza nesse mundo. Lendo esse livro é como se eu tivesse na casa da minha avó ouvindo histórias, gostei da sensação. Indico a leitura se nunca leu nada sobre os orixás, pq se não será monótono.

Lin 08/08/2022

Um livro de fácil leitura, com linguagem simples. Expõe histórias e características dos orixás, considerados filhos do criador e com a missão de auxiliarem a vida na terra. A história se desenvolve de forma a se contar a uma menina que havia morrido e se encontrava perdida no mundo espiritual os mitos e características dos Orixás para que ela pudesse, ao encarnar na terra novamente, escolher seus guias. Trabalha na crença da reencarnação e de que os orixás auxiliam cada pessoa após a reencarnação. Interessante para quem tem curiosidade de conhecer, de forma simples, as crenças que formaram as religiões de matrizes Africanas na nossa sociedade brasileira.

Veenus0 10/03/2023

Me decepcionei
Eu tive que ler este livro para a escola no ano passado e fiquei empolgada quando descobri que se tratava da mitologia iorubá, já que eu sou fascinada por mitos e lendas, mas no fim, o  livro me decepcionou.
  A historia do livro é boa e tinha potencial, mas a maneira que é contava é muito entediante e confusa. Os capítulos são longos e não seguem uma ordem cronológica, além disso eram extremamente chatos e sem fluidez, não tinha vontade de continuar lendo.
  Acho que eles podiam ter explorado mais o passado da Aimó, que eu honestamente a achei sem personalidade alguma.
  Porém o final foi o que mais destestei, toda a jornada da protagonista foi em vão. Ou seja, acho que não vale a pena ler este livro.

douglaseralldo 14/02/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE AIMÓ, DE REGINALDO PRANDI, OU SOBRE UMA LEITURA ODARA
1 - Didático e bem elaborado, em Aimó Reginaldo Prandi pela síntese da ficção retoma seu trabalho de A Mitologia dos Orixás, apresentando a um público mais amplo, de de forma atrativa a riqueza cultural de matriz africana e sua contribuição para o Brasil;

2 - Para fazer isto, o autor constrói uma nova narrativa que bem poderia somar-se à mitologia dos orixás, contando a história da pequena Aimó, uma menina sem identidade que para reencontrar-se percorrerá uma jornada conhecendo o mito guiada pelos próprios orixás, especialmente Exu e Ifá;

3 - A narrativa se dá a partir da própria cultura afro, quando a pequena Aimó perdida no Orum e sem a possibilidade de voltar ao Aiê, provoca uma grande inundação e a partir daí por determinação de Olorum, guiada por Exu e Ifá, a menina visita os principais acontecimentos da mitologia orixá;

site: http://www.listasliterarias.com/2018/02/10-consideracoes-sobre-aimo-de.html

paulajustino13 08/01/2024

Lindo lindo ?
Uma viagem linda, sensível e ancestral. Senti e refleti muito durante a leitura, parecia que eu estava do ladinho de Aimó. Além disso, me deixou instigada a ir atrás da minha própria viagem espiritual. Super indico!

claradebolacha 15/07/2023

Emocionante
Que lindo ler sobre as histórias dos orixás e conhecer mais sobre cada um de forma tão detalhada. Me fez abrir bem mais os olhos e até querer falar sobre com outras pessoas (uma pena que sabemos mais de mitos gregos e nórdicos do que dos africanos e indígenas brasileiros)

Julie 23/06/2022

Uma obra primaaaaaa
É encantador imergir na história junto de Aimó, ficar ansiosa para ver os acontecimento e onde Exú a levará, conhecer um pouco de todas as Aiabás e entender um pouco de cada Orixá.
Eu fiquei apaixonada, não sou religiosa, mas sou muito interessada pelas lendas, mitologias que dão origem as religiões e crenças.
Recomendo que todos leiam porque é uma leitura muito agradável, engraçada, emocionante e leve apesar de tudo.

Silva79 21/01/2024

Aimó
Gostei muito do livro, minha mãe me deu de presente quando eu falei que queria saber um pouco mais das histórias dos orixás, achei uma leitura muito fluida :)

Rebecca.Valenca 27/06/2023

Excelente
Interessantíssimas estórias sobre mitologia africana. Achei extremamente agradável e de fácil entendimento, essa viagem ao mundo dos orixás e de suas vidas. Vale a pena demais!

edoppler 13/12/2020

Singelo.
Foi delicioso aprender sobre a história dos orixás escrito por um grande estudioso do assunto, não apenas um curioso. Aimó viaja por meio das histórias, procurando uma mãe p que possa renascer na Terra. Eu adorei!

dinho64 25/09/2021

UM LIVRO LINDO
Um ótimo livro para crianças e adolescentes conhecerem as histórias dos Orixás. Uma escrita muito fluida, uma leitura fácil, lindas ilustrações e acabamento incríveis do livro de papel.
Super recomendo.

VictAria.Avellar 14/08/2017

Uma história linda enquanto nos ensina
O livro é muito bom! Ai mesmo tempo em que conta uma ficção leve e divertida, passeia gentilmente e sempre nos cativando pelo mundo dos orixás. Não queria que o livro acabasse e agora quero saber mais e mais saber sobre os orixas (que sabia muito pouco e o livro conaegue deixar com gostinho de quero mais).

Gabirela1 20/08/2023

Recomendo ?
Livro pra escola mas bem legal
acho que ele não é um livro pra ler rápido como eu tive que ler, mas mesmo assim gostei.
só queria deixar uma parte da história de Iemanjá aqui, pq eu achei muito bonita.
Página 89, 90
?Quando informado do acontecido,
Imprimir não teve dúvida:
nomeou Iemanjá mãe da cabeça de toda a humanidade.
E não há lugar no mundo
em que seu nome hoje não seja venerado.
Onde houver uma mente insana,
uma cabeça desequilibrada, um louco, um deprimido,
um desnorteado, desanimado e triste,
onde houver quem por algum motivo perdeu a razão,
um sofredor, um colori, uma cabeça oca, lá Iemanjá é chamada.
E como no mundo dos homens e das mulheres
a loucura é o estado de alma que mais prolifera e faz sofrer,
o poder de curar dado a Iemanjá fez dela
a deusa mais venerada entre todos os orixás.
Não há poder maior que o dela,
é o que ela afirma com orgulho e alegria.?

Ari 24/04/2024

Aimó
Que experiência gostosa a leitura desse livro.
A escrita e a história são muito envolventes e a leitura corre fluidamente. Fiquei apaixonada pelas histórias dos orixás e mais ainda pela Aimó.

1 | 2 | 3 | 4