Sobre o Amor

Resenhas - Sobre o amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Matheus 17/04/2021

A solidão é um presente
Ler Bukowsky é ler a si mesmo nos versos de outro poeta, poesia do cotidiano sempre foi meu tipo favorito, e aqui nesse livro Bukowsky nos traz como o amor pode ser entendido de diversas formas, desde a não romântica até a fraternal, a L&pm acerta em trazer os trabalhos de Bukowsky no formato de livros de bolso...
A line 17/04/2021minha estante
Nunca li, mas sua resenha me deu bastante vontade de ler.

Matheus 17/04/2021minha estante
Bukowsky é um ótimo escritor sua linguagem é bem simples e fluída, é um daqueles casos que vc ama ou odeia de primeira

Edu 17/04/2021minha estante
A poesia do Bukowski é incrível !!

Vênus_Alice 28/09/2023

Sobre o amor
É uma coletânea de poemas que vão seguindo o percurso da vida do Bukowski, podemos perceber a mudança de seu humor, pensamentos sobre as mulheres, amor, a responsabilidade e a forma como vive o cotidiano.
Ao ler os poemas, há um misto de emoções, alguns causam angústia, outros raiva, há aqueles que fazem ri e muitos são um tapa na cara.
Foi o primeiro livro que li do autor, o contato que tinha com ele eram trechos de suas obras e eu adorava a forma crua e ácida que ele escreve. Aqui não deixa de ter essas características, mas é uma escrita muito diferente. Pretendo ler outras obras.
Fabio 28/09/2023minha estante
Adorei a resenha, Alice!
Parabéns!?

Vênus_Alice 28/09/2023minha estante
Muito obrigada Fábio!

Emy 23/06/2023

Comecei a sugar o ar de seus pulmões
Uma das obras mais delicadas de Bukowski, que percorre por diferentes tipos de amor e se encerra de forma belíssima.
Por vezes encantador, por vezes visceral. Passamos por sentimentos diversos enquanto lemos, sentimos raiva; detestamos e amamos o escritor.
A beleza se encontra no cotidiano.
Matheus 24/06/2023minha estante
Ótima resenha! O poema que mais gosto nesse livro é o das cortinas abaixadas, é isso que mais me incomoda e me fascina nesse autor: o cotidiano sendo dissecado...

Emy 24/06/2023minha estante
Neste livro, todos os poemas que retratavam sua filha me ganharam tremendamente!

Lili 24/03/2023

Sobre Amor do Charles Bukowski , me provou que o amor é cru , desnudo , ridículo, imoral , carinhoso, e profundo . E todas as mulheres que ele demonstrou , conseguiu observar um pouco disso . Bukowski denota e conota verbos e substantivos sobre o sentimentalismo humano .

Um dos melhores poemas que eu já li
Minsguel 25/03/2023minha estante
O amor é ambíguo.

Luciano Luíz 28/06/2017

O que mais gosto de ler é poesia. Não importa se é de um poeta brasileiro, inglês, português, japonês, argentino, estadunidense, francês ou qualquer outro país. Pois pra mim a poesia é o estilo que agrega tudo o que podemos pensar. Não importa o que o autor queria dizer, passar, mostrar, revelar, ocultar. A poesia é a forma suprema de escrita. Tá certo que há quem a divida em gêneros e subgêneros. Tem quem diz que somente a poesia acadêmica, ou então algo erudito pode ser levado em consideração e tido como arte literária.
Quando sai um novo livro de CHARLES BUKOWSKI meus olhos brilham e o coração acelera, afinal, ali ele se distancia de toda a viadagem literária. Não há aquele momento culto onde a formalidade se faz presente e te deixa feito um pato lendo aquelas palavras empilhadas. Não, ali não. O velho Buk desde jovem adotara um estilo popular. Suas palavras saem naturalmente. É como poder ouvir alguém que sabe realmente o que está dizendo. Prende a atenção mesmo que o assunto seja comum, do dia a dia falando sobre a relação de amor e sexo ou então sobre o serviço e depois ir pro bar e beber até cair.
Não é qualquer um que faz isso com qualidade. E o velho safado era mestre nesse quesito. Há outros escritores que seguem o mesmo estilo, mas de uma forma que não fascina com o mesmo impacto.
Sua poesia cheia de sexo e desejo de ser reconhecido como um gênio da escrita soa como a melhor das canções quando a gente precisa de algo que nos mostre que a realidade também é repleta de fantasia.
Em SOBRE O AMOR, Buk nos brinda com poemas que não são somente o ato deste sentimento, mas com toda a carga do mundo real mesclando sua vida às palavras consideradas obscenas como pau, cu, xota, buceta e por aí vai. Fala em trepar, em fidelidade e todo aquele romantismo barato que assim mesmo a gente tanto quer em nossas vidas.
Tem quem fala que os poemas bukowskianos em verdade passam muito longe da poesia. E que são apenas contos ou crônicas com diagramação de poemas. Isso pode até ter sentido, mas eu mesmo vejo ali muita, mas muita, muitíssima poesia, ainda que seja considerada ordinária por tantos. Buk poemizava o real sem desvalorizar os sentimentos. Ele conseguiu algo que outros ainda hoje procuram e não sabem que porta abrir para colocar em palavras o que há no coração. Ele se revela e também oculta uma sabedoria impecável do homem comum. Do homem que vemos todos os dias na rua. Do homem e também da mulher.
Buk podia ter seus defeitos, como beber até tombar e então se transformar causando danos a si e a quem mais perto estava. No entanto, bebendo ou não ele era um gênio na construção narrativa, seja em poesia ou prosa. Seus romances são fortalezas implacáveis e ao lado dos contos, crônicas e poemas possui uma obra de respeito que dificilmente poderá ser a vir superada.
Este livro contém vários poemas conhecidos e outros inéditos. Tem alguns desenhos do Buk e uma ou outra foto também já vista. Pela capa dá a impressão de que é só mais um livro de poesias melosas. Mas é algo que está muito além.
Poderoso, profundo, viciante. Sem dúvida este volume contém uma das melhores coletâneas do autor. Pra quem é fã declarado do velho, é mais que recomendando. Pra quem não conhece e quer algo bem diferente do padrão, é recomendando. E pra quem não curte a realidade com suas dores, então fique sem se aproximar.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Biblioteca Álvaro Guerra 20/03/2018

Coletânea de poesias do conhecido escritor Bukowski sobre o amor, , paixão, sexo, desejo, amor paterno entre outros tipos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525434739

Isa 06/06/2019

Sobre o amor
O que mais gosto em Bukowski é esse aspecto sincero, sem pudor, ele apresenta o desejo sexual sem colocar censuras. Ao longo do livro, os poemas passam pelos amores passageiros, casamentos, e familiares (pela filha dele principalmente), é como se o velho Buk fosse alguém muito próximo, nos contando suas histórias de juventude.

yomaeli 29/04/2020

the tigers have found me and I do not care.
O livro conta com vários poemas que eu ainda não conhecia e outros que gosto muito. Deu pra ter uma mistura de nostalgia (principalmente por Buk já ter sido o meu autor favorito, hoje sendo um dos) e descoberta. Gostei muito das várias nuances de amor que Bukowski traz, não só o romântico; e das expressões do seu jeito peculiar de se conectar com o outro ou consigo mesmo.

Também é bacana ver como ele se relacionou com as várias mulheres durante sua vida. Que Barbara e Linda me desculpem, mas acho que Jane sempre será minha favorita.

Lieds 13/05/2020

Resenha "Sobre o amor"
Bukowski e suas palavras perfeitas, uma série de poemas maravilhosos é o que define o livro.

Monalisa 07/04/2024

Bukowski
Sobre Bukowski, entendo o alvoroço. É diferente.
Mas nem toda vulgaridade é arte por ser disruptiva.

jotavegs 18/07/2020

"O que eu gosto em você é que você é cru"
Bukowski tem a capacidade de mostrar sua sexualidade explícita e sua fragilidade humana com primor. Particularmente gosto da segunda face porém tenho consciência que as duas se misturam o tempo todo. O que mais me atrai na sua escrita é, como dito em um dos poemas, a qualidade de ser cru, fazendo da sua vida cotidiana poesia.

O livro é uma boa coletânea de seus poemas, extremamente coesa. A questão de não ter dado nota melhor foi o teor dos poemas mesmo, nem todos me conquistaram.

Laísa 20/01/2021

Confesso que a escrita não me agradou. São poemas escrito de forma coloquial. Os poemas são para as várias mulheres que o autor se relacionou, e foram tantas que virou uma coletânea.

Gabi 12/02/2021

sobre o amor
Bukowski como sempre com seus textos ácidos, pessimistas e pesados. O amor retratado tanto pelo lado cruel e ácido, como pelo lado belo e bom. E não apenas o amor romântico.

"amor? é quando você viu a névoa de manhã, quando você acorda antes do sol nascer. É como um breve instante que depois desaparece. Apenas isso o amor é uma névoa que queima com a primeira luz de realidade."?

?um velho emerge de sua cadeira, castigado de batalha, e ela olha e só vê amor, no que eu me transforme por meio de sua majestade de seu infinito e mágicos sol?

?sem esses livros não tenho bem certeza no que teria dado a minha vida: desvario; o assassinato do pai; idiotismo; imbecilidade; insípida desesperança"

"amor morto como uma mosca esmagada, eu remexia o passado e especulava por entre minha idiotice, constatando que enquanto ser eu poderia ter sido melhor"

?mas o destino o medo e as circunstâncias os amarraram, e quando lhes falamos quando como são maravilhosos em seu grandioso e duradoura amor só eles realmente sabem"

"ele criou um lugar quando não havia lugar. Um lugar para ir quando tudo estava se fechando, estrangulando, esmagando, debilitando, quando não havia voz, não havia som, não havia sentido, ele emprestava calma salvando a graça natural"

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6