Sobre o Amor

Sobre o Amor Charles Bukowski

Resenhas - Sobre o amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Joao366 04/07/2024

Toda leitura é uma experiência única, mas com Bukowski ela se torna mais única ainda.
Não que ele seja o melhor escritor do mundo ou, então, sua escrita sirva para
transformar a vida da pessoa completamente da água para o vinho. O que mais me
encanta em Bukowski é a beleza dos pequenos momentos da vida, a sutileza com que
ele transforma a noite ao lado de uma bela mulher, ao lado de uma mulher que ele ama,
em um momento poético, lindo e absoluto.
Acredito que esse caráter autobiográfico de Bukowski possa incomodar um pouco,
parecendo com que alguns poemas não sejam realmente poemas, apenas relatos de
biográficos escritos em um diário pessoal. Mas quando você se acostuma com sua
escrita, com a maneira dele de escrever esses mesmos poemas, você consegue encontrar
a sutileza nas suas palavras, a beleza em cada um dos versos e a profundidade com que
ele escreve suas histórias pessoais. E apesar dos preconceitos destilados por um homem de um tempo passado, nós encontramos um certo amadurecimento do eu lírico, que através de todas as contingências, através de sua própria solidão,
através de todas as decisões erradas em sua jornada, ele aos poucos consegue enxergar o
que realmente vale a pena nessa vida. E com isso, vemos através de seus escritos que ele também aprende a valorizar o que realmente importa: o carinho da filha, o amor de mulheres que realmente foram
importantes na sua vida e também aprende a reconhecer os seus próprios erros.

Ler Bukowski nos torna seus confidentes. E muitas vezes conseguimos nós mesmos nos
identificar com ele por meio de vacilos que nos fazem perder as
pessoas que amamos, ou simplesmente perder oportunidades únicas na vida, nós
acabamos nos compadecendo do eu lírico, nós acabamos nos sentindo amigos íntimos do
Bukowski. Por isso, “Sobre o amor”, essa coletânea de poemas que muitas vezes não
parecem tão poéticos assim, acaba nos surpreendendo com sua
pessoalidade, sua sinceridade, sua acidez, mas sobretudo com sua capacidade de falar
sobre amor de uma maneira que só alguém que já foi apaixonado, que já amou, que
ainda ama e que já perdeu o seu amor ou os seus amores é capaz de
escrever.

“eu quero que ela saiba no entanto que todas as noites dormindo a seu lado e mesmo as inúteis discussões foram totalmente esplêndidas, e as palavras duras que sempre temi dizer podem agora ser ditas: eu te amo”

Leandro.Argentini 01/06/2024

+1 litro
Do Velho pra cabeça. Depois de tanto tempo na companhia de Bukowski essa leitura me pareceu como uma conversa entre amigos. O Velho me contando sobre seus sonhos e angústias...

Felipe 22/05/2024

Sobre o Amor
"Sobre o Amor" é um livro que você se conecta independentemente do seu estado mental, você pode estar perdidamente apaixonado, desiludido, sofrendo, você irá se conectar com a obra e ver pela ótica do seu agora, ou seja, a sua interpretação, o seu absorvimento vai ser algo volúvel, um dia você pode ler aquele poema de uma forma, em um outro momento da vida o seu estado mental pode ser outro e quando for ler novamente aquela poesia você irá interpretar de outra forma, com outro sentimento, com uma pespectiva diferente.
O poema "Uma Definição" não teve como não levar pro coração este poema lindo, a montanha russa de sentimento aflorado, em certo momento ele diz que "O amor é o seu pai que detestava você dentro de um caixão" - fazendo referencia ao seu relacionamento conturbado com seu pai, e em outro momento ele diz que o amor é um cavalo com a perna quebrada tentando ficar de pé enquanto 55.000 pessoas observam, fazendo assim uma referencia a história de Nietzsche contada por Dostoiévski.

Andressa.Santos 19/05/2024

Velho safado
Confesso que os poemas deles são interessantes, mas cada vez que termino se ler im eu fico pensando: mas que velho mais safado e nada poético.

Carolina1551 11/05/2024

Chato
chato
mais do que chato
preguiça
misógino romantizado
🤬 #$%!& até preguiça de falar sobre

Beatriz1789 10/05/2024

"de costas, e por cima de um cotovelo curvado
consigo ver ½ boca, um olho e quase um nariz.
o resto de você está escondido
fora de vista
mas sei que você é uma obra contemporânea, moderna e viva
talvez não imortal
mas nós já
amamos.
por favor continue a
roncar."

Maria22510 01/05/2024

Bukowski é puro sentimento, gosto que ele seja sempre ele mesmo na escrita e consegue passar exatamente o que está sentindo.
Amei

EstAfani.Sandmann 28/04/2024

Amor do velho safado
Este livro de poemas, escrito por Bukowiski, permeia o amor que ele tinha pela filha, pela esposa (a última e mais amada), passa pelas garotas (de programa ou não) com quem ele passou seus momentos e várias outras formas de amar típica dele.
É um livro real. Sobre o amor real. Nem todo mundo gosta, porque aquilo que imaginamos sobre o amor é bem melhor que a realidade e a vivência dele.

Monalisa 07/04/2024

Bukowski
Sobre Bukowski, entendo o alvoroço. É diferente.
Mas nem toda vulgaridade é arte por ser disruptiva.

Bia 25/03/2024

Ruim
Meu Deus que livro ruim, nada comparados aos outros, mas né tem a primeira vez pra tudo, espero mais dos outros livros.

Neitzke0 13/02/2024

Eis a mistura genial de ironia e desgraça
Achei irônico o suficiente para estranhar de início mas acabar desejando ler mais do Bukowski.
Apesar de ter gostado do livro todo, só há de fato um trecho que eu gostaria de guardar além de uma dobra na ponta da página do meu livro.

Poema para a filha: Sentado numa lancheria na beira da estrada
?dou uma olhada de canto.
ela sorri com todos os dentes
seus olhos brilham com
o que resta do
mundo.
temos toda a sorte
de que precisamos.?

Sammy 02/02/2024

Um pássaro azul
Eu gosto de praticamente tudo até agora que eu já vi do Bukowski. Li todos os romances, que infelizmente são poucos, e agora fui me divertir com os poemas.
É interessante como alguns paressem não fazer nenhum sentido, aí eu fico me perguntando: "ele só tava muito chapado quando escreveu isso, ou tem algo a mais por trás desse como também há nos outros?"

Alguns poemas já pré-anunciam uma importância, parece que você começa lendo e já fala "esse vai ser dos bons".
Eu já conhecia Bluebird antes desse livro, eu amo esse poema e com certeza é o meu prefiro junto com alguns trechos de Shakespeare em Hamlet e Macbeth, mas enfim, não esperava ver nesse livro, eu só sabia que em algum momento apareceria, só que não tão de primeira quanto foi.

Enfim, é simplesmente algo que eu gosto muito mas entenderia caso alguém não visse sentido algum :)

Beatriz3345 31/01/2024

Esse aqui foi o primeiro livro que li do bukowski, não é o meu favorito, mas é muito bom.
alguns dos meus poemas favoritos dele estão aqui

Mi_ 24/01/2024

"Sobre o Amor" é uma obra cativante de Charles Bukowski, explorando o amor em suas formas cruas e realistas. A narrativa visceral de Bukowski revela relacionamentos turbulentos, paixões efêmeras e a busca incessante por significado. Uma reflexão intensa sobre a complexidade do amor, permeada pela prosa única e provocativa que caracteriza o estilo inconfundível do autor. Uma leitura imperdível para aqueles que buscam uma visão desencantada, porém fascinante, do intricado mundo do amor.

luadepaginas 18/01/2024

"existe um espaço no coração que nunca será preenchido..." Esse livro, essas poesias... Uma versão de Bukowski cru, nu e intenso que eu apreciei da primeira até a última página. ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6