Um amor incômodo

Um amor incômodo Elena Ferrante

Resenhas - Um Amor Incômodo

moacircaetano 21/10/2022

Segundo livro que leio de Elena Ferrante. O primeiro, As Mentiras que os Adultos Contam, me impressionou demais.
Já este Um Amor Incômodo, achei irregular. Um pouco cansativo às vezes, mas com trechos de um lirismo tocante e inspirador.
Na média, um bom acerto da escritora.

Mariana 07/01/2022

É uma história de época, podendo aprender novas palavras termos e a história em si achei um pouco cansativa

Hanelore 30/07/2023

Acho que comecei errado
Nunca tinha lido nada da Elena Ferrante e provavelmente comecei errado. Apesar da ideia de narrativa fluída me interessar, nesse livro eu simplesmente não consegui entrar na onda.
Não consegui ligar os pontos, nem entender exatamente o que a autora quis dizer. Poderia ser um charme da leitura, mas foi só bastante incômodo.

Yumi 21/06/2022

estou sem palavras ( de um forma ruim ). Não sei se foi a forma de escrever a história a qual me deixou muito confusa ou se foi a história mesmo. Até agora não entendi 100% quem é o Caserta. Mas enfim, talvez tenha me faltado maturidade para entender a história por completo.

Gabriel 22/10/2020

Uma sonata de outono numa Itália submersa pelo medo
Quando se é jovem, o que é mais assustador do que a própria família? Helena Ferrante escreve sobre relacionamento familiar, e obrigatoriamente aborda desafetos, memórias corrompidas e, principalmente, violência.
Sendo este o primeiro romance da autora lido por mim, posso dizer que estou mais do que satisfeito. Tive medo do que encontraria por ler em alguns sites que, por ser seu romance de estreia, a qualidade poderia ser inferior do que se esperava. Eu não esperava por nada, e encontrei tudo!
As viagens de Delia, nossa protagonista que é obrigada a voltar para sua cidade natal aos 40 anos de idade, se aventura pelas ruas de uma Itália chuvosa e escura, agravada pelo sentimento incerto de luto misturado a alívio, nos levam a uma construção de "microuniverso" familiar que, infelizmente, é mais comum do que se pensa. A construção narrativa desta curta obra é formada por elementos de prosa, e carregada de sentimentos que lembram as famosas epifanias de Clarice Lispector. Somos convidados a entrar na mente de uma mulher que está perto da meia-idade, mas que revive constantemente as memória da infância, adolescência e juventude em busca de consolidar sua própria identidade, identidade esta ameaçada constantemente pelas memórias vívidas da mãe. É através do trauma revivido a todo segundo que as coisas podem se encaixar, e é só através da morte de Amalia que ela pode finalmente voltar a cuidar de sua própria vida. A presença constante e real da personagem mais icônica do livro, a submissa e misteriosa Amalia, não possui quase nenhuma fala direta, mas grita expressões, sentimentos e desejos somente através da mente de sua filha. Toda citação que desenvolve a relação das duas, me lembra fortemente o longa Sonata de Outono, de Ingmar Bergman. Como é difícil lidar com a dor que herdamos no ventre! Todos os acontecimentos passados constroem a narrativa do presente, e conecta todos os personagens numa história sobre dor e um perdão que parece ser impossível de ser alcançado. Seja na obsessão de uma filha por sua mãe, gerada pela possessividade de um pai violento, ou o toque rápido de um sexo cheio de amargura guardados da primeira idade, tenho certeza de que Ferrante nos convida a repensar nossas relações, dando maior atenção aquela que não temos controle, o amor que somos obrigados a receber daqueles que nos receberam primeiro. Qual é o seu amor incômodo?
Gabriel 22/10/2020minha estante
Correção: Elena Ferrante, sem o H. Publiquei sem revisão, então tem erros de português presentes.

Fabíola 02/11/2023

Difícil falar sobre esse livro... Gostei e não gostei. Por ser um fluxo de consciência, fiquei perdida em algumas partes e dificilmente acontece comigo, mesmo em obras nesse estilo.

Isabella1264 05/01/2024

Confuso
Meu segundo livro da Ferrante e confesso que não entendi muito bem a história. Achei o enredo confuso, mas vou ler as resenhas para tentar entender.

Aline Bento 11/01/2024

Loucura total
Gostei até do processo de leitura, achei bom mas me senti perdida em muitos momentos e achei que todos são doidos. Não salva um. Mas mesmo assim gostei. Acabei o livro entendendo tanto quanto comecei a leitura (nadinha) mas gosto de passear pelas mentes alheias.

samuca 30/08/2022

Ferrante vai sem dó
Segundo contato com as abras da autora e saiu totalmente perturbado.
Dramas familiares, com seus problemas e camadas, construções de relações conturbadas.

Uma brutalidade nas palavras, cruas ali na cara. O desamor dos personagens da agonia. Essa mulher sabe mexer com os sentimentos dos leitores.
DANILÃO1505 30/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Estante.Naiara 31/08/2022minha estante
Nunca me arrependo de ler Elena Ferrante. É sempre mtooo bom!
Filha perdida, Dias de abandono e A vida mentirosa dos adultos, são meu favoritos dela!

samuca 01/09/2022minha estante
Eu quero ler tudo que ela escreveu, Naiara! Os livros dela são extremamente viciantes. Dias de abandono e A vida mentirosa dos adultos já estão na minha lista de compras futuras

Edneia.Albuquerque 03/09/2022minha estante
Estou adquirindo a coleção pela Skeelo, em breve conhecer essa autora ?

samuca 03/09/2022minha estante
Espero que goste. Eu amo ?

Lara 26/04/2021

A sensação de angústia e o incômodo permanece ao longo de toda a leitura e entra em conjunção direta com o título da obra. Começamos sabendo que não será uma leitura leve e nem fácil após ler nas primeiras linhas um possível suicídio da mãe de Dalia.

A partir desse ponto, entramos de uma forma quase que abrupta no fluxo de consciência da personagem que tenta aceitar o rancor, o ódio e a simbiose existente entre ela e sua mãe e a resignificação que existe diante da violência vivenciada por ambas.

É um livro pesado, incômodo, com muitas cenas de violência física, psicológica, estupro e assédio, não recomendaria para qualquer pessoa.

Graciela 26/03/2021

Incómodo
Esse livro mostra o relacionamento mãe-filha pelo olhar da filha, me senti incomodada. Não me conectei ao livro. Pena.

Luiza.Alcantara 12/10/2023

Sou suspeita para comentar, já que me tornei fielmente adepta da "Ferrante fever", mas, como sempre, Elena Ferrante nunca decepciona.

Jana 26/03/2022

Profundo
No início não curti a forma de contar a história através de lembranças porque fiquei confusa em algumas partes, mas depois peguei o ritmo. É uma história curta mas profunda, que retrata algumas situações pesadas, e que me trouxe gatilhos da minha relação com minha mãe. Senti falta de mais detalhes da dinâmica dela com a mãe.

Amanda Bento 30/11/2020

Parece que todo livro da Elena Ferrante é sobre minha mãe
Acho que essa capacidade da Ferrante de descrever tão bem as relações familiares me faz sentir que ela me conhece e me sinto lendo um espelho. Achei esse livro muito sobre mãe e filha e o amor incomodo em comum.

Pamela.Castro 28/12/2020

Um amor incômodo
Adoro os livros da Elena Ferrante, sou fã da tetralogia, aos poucos estou lendo as demais obras dela.
Esse livro achei o mais difícil de ser lido, apesar disso é uma leitura rápida que traz reflexões principalmente sobre relações familiares. Não recomendo pra quem quer conhecer a autora....sugiro começar pela Filha perdida ou pela tetralogia