Um amor incômodo Elena Ferrante

Resenhas - Um Amor Incômodo

Karamaru 27/04/2021

MARCAS PERMANENTES
Escavar o passado pode revelar segredos perturbadores. Em “Um amor incômodo”, romance de estreia da aclamada Elena Ferrante, a narradora empreende um mergulho em águas pretéritas e sombrias, à procura de respostas para um enigma do presente e de certa reconciliação consigo mesma.

Já de início, Delia se vê presa num labiríntico suspense após a morte de Amalia, sua mãe, cujo cadáver fora encontrado numa praia. A partir desse misterioso fato, ela procurará descobrir o que de fato ocorreu à progenitora. Para isso, percorrerá as desoladas ruas de Nápoles, encontrando-se com figuras inquietantes ligadas às duas.

A narrativa, nem um pouco confortável, possui forte traço psicológico. Delia vê-se envolta por interrogações e procura, ao longo da narrativa, trazer para si “todas as verdades guardadas pelas mentiras”, e não poupará nem mesmo um trauma de sua infância cujos reflexos nunca deixaram de incidir sobre ela, atrapalhando, inclusive, a sua vida sexual.

À semelhança de um jogo de espelhos, Delia e Amalia se confundirão por diversos momentos, e, é possível que se faça uma leitura junguiana da obra, a partir da perspectiva do Complexo de Electra, com as devidas ressalvas. É bom pontuar, porém, que o livro adota única e exclusivamente o ponto de vista da narradora.

“Um amor incômodo” representa uma ótima estreia de Elena Ferrante. Nesse livro, já se notam marcas próprias do estilo da autora, como a linguagem crua e objetiva e as implicações de relações conflituosas entre mãe e filhas. De fato, uma narrativa intensa e incômoda, como o próprio título sinaliza.

Leitura e microrresenha feitas em parceria com Carlos (IG: @o_alfarrabista).

Amanda Bento 30/11/2020

Parece que todo livro da Elena Ferrante é sobre minha mãe
Acho que essa capacidade da Ferrante de descrever tão bem as relações familiares me faz sentir que ela me conhece e me sinto lendo um espelho. Achei esse livro muito sobre mãe e filha e o amor incomodo em comum.

Pamela.Castro 28/12/2020

Um amor incômodo
Adoro os livros da Elena Ferrante, sou fã da tetralogia, aos poucos estou lendo as demais obras dela.
Esse livro achei o mais difícil de ser lido, apesar disso é uma leitura rápida que traz reflexões principalmente sobre relações familiares. Não recomendo pra quem quer conhecer a autora....sugiro começar pela Filha perdida ou pela tetralogia

Thamiris.Treigher 05/03/2021

Bom, mas não é meu estilo favorito.
Um livro visceral, sem pudores, com verdades duras, amargas e necessárias. Traz temas muito importantes, como o relacionamento abusivo e as consequências que ele traz dentro do ambiente familiar. Foi uma leitura fluida, necessária, mas não é meu estilo favorito nem fisgou meu coração como outros livros já fizeram. Ainda pretendo ler outros livros da autora!

Leo Oliveira 01/01/2019

A prosa de Elena Ferrante é tão sútil que tomei um soco no estômago e mal percebi. Que história incrível e bem escrita. Entrou para a minha lista de livros favoritos.

Daniel Andrade 11/03/2021

Queria mais história.
A escrita como sempre é muito boa. Os personagens masculinos, terríveis. O pai da Amália é nojento, desprezível.
A história é muito interessante, muito cativante. Porém pra mim ficou uma sensação de ter acabado sem estar finalizado.

luisinha 18/08/2022

eu estava esperando TANTO por essa leitura. fiquei umas 2 semanas lendo esse livro que é minúsculo.
achei a leitura super confusa, e não me prendeu nada. não consegui me envolver com os personagens e até agora tô sem entender o que aconteceu no livro, foi um livro que eu realmente li empurrando.
M. Machado 24/08/2022minha estante
Também me sinto assim enquanto leio. Não é o padrão Ferrante. Eu normalmente DEVORO os livros dela e saio super reflexiva.

Giovanna 28/05/2020

Estranho? Curioso? Incômodo?!
Eu sinceramente não sei o que esperava quando me interessei pelo livro nem quando comecei a lê-lo. Em uma parte, eu me senti extremamente curiosa para descobrir quem era Amália e o que havia acontecido com ela; os relatos da infância de Delia são tensos e importantes, ao mesmo passo que são confusos e perturbadores. Essa história de ela se achar a mãe dela o tempo inteiro de fato me incomodou, mas eu não curti o modo que a narrativa se dá: com falas no meio dos pensamentos e com flashbacks no meio de diálogos/descrições ?atuais?.

João 24/03/2021

Uma epifania incômoda
Ferrante é sempre muito crua. Crua ao construir suas personagens extremamente humanas. Crua ao narrar cenas de sexo. Crua ao criar seus personagens masculinos.

Em Um amor incômodo não é diferente. Delia é uma mulher de 45 anos com muitas pendências psicológicas com sua mãe, que no dia de seu aniversário foi achada morta na praia de Nápoles.

A história é um eterno pensar de Delia com acontecimentos muito instigantes que levam o leitor a descobrir porque a lembrança da mãe atormentava tanto a filha.

Elena Ferrante, conhecida por desvendar o mundo feminino como poucos, apresenta nessa curta narrativa a face desnudada do patriarcado da década de 1950 ? que perdura até hoje.

Um amor incômodo é um livro que vale a pena ser lido, com um desfecho epifânico. A qualidade desse romance surpreende a qualquer leitor. Antes desse panorama sobre relações familiares, eu nunca tinha percebido o quão incômodo é amar alguém que não queremos amar.

Cris 27/11/2021

Um amor incômodo
1- Meu favorito da Ferrante sempre vai ser a tetralogia, não tem como.

2- Esse foi o último romance dela que eu li e o primeiro publicado. Um amor incômodo é de 1992, enquanto a Tetralogia é de 2011 até 2014. A diferença de tempo é enorme e a gente percebe muito como ela evoluiu na forma de contar. O último livro dela publicado foi A vida mentirosa dos adultos, de 2019.

3- Como grande fã da psicanálise que sou, nesse aqui ficou muito mais perceptível pra mim as referências que ela faz. Sendo que já vi todas as suas obras serem estudadas por psicanalistas, acompanho algumas no Instagram mas ainda não me aprofundei nessa parte não-ficção. Mas de qualquer forma isso desperta muito a minha curiosidade pra saber mais.

Biafort.Meireles 30/03/2024

Estranho, incômodo
Amalia, de uns 60 anos, desaparece e é encontrada morta, só de sutiã, boiando, afogada. A filha dela, Delia, que parece não ter tido muita sintonia com a mãe, conta a história, o funeral e a ida ao apartamento da mãe. Achei a história toda estranha. Apesar da autora ser Elena Ferrante, achei minha leitura arrastada, não me empolguei. Não entendi o final, só uma revelação, mas a moral não captei.

Rodolfo Baldassi 14/07/2022

Bem mediano
Sendo bem realista, não gostei da escrita e não entendi quase nada do livro.. achei que ele quis ser muito contemplativo porém não tem substância pra isso

Nicole Dantas 23/01/2023

Eu li "Um amor incômodo."
Primeiro livro de Elena Ferrante que leio, estou impactada.
?Amor Incômodo? é extremamente violento, profundo, perturbador e ao mesmo tempo é potente, instigante e completamente viciante. Eu fugia da leitura e em contrapartida estava completamente curiosa para saber o aconteceria na vida daqueles personagens que são tão simples e envolventes.
Nossa narradora não é confiável. A forma como ela conta sua história nos passa a sensação de delírio e mais de um sentindo.
Não dou 5 estrelas pois me senti perdida em certas partes da história, dificultando a leitura. Nesse caso será 4 estrelas e muito provavelmente um dos favoritos do ano.

Dani 26/09/2022

Incômodo é pouco
Não que o livro não seja bom, mas eu não recomendaria. Me senti extremamente desconfortável com essa leitura, por retratar uma relação conturbada entre mãe e filha. Deixou tantas perguntas no ar.. não sei nem o que dizer.

mcaroltheiss 06/09/2020

Bota incômodo nisso
Livro bem pesado, aborda machismo e violência doméstica. Tem uma carga emocional bem tensa, deixa o leitor realmente desconfortável mas interessado na história.