The Hate U Give

The Hate U Give Angie Thomas

Resenhas - The Hate U Give

JP 03/03/2021

Captura o Espirito da Juventude Negra da Forma Certa
Me surpreendeu esse livro de Angie Thomas, eu tinha visto apenas o filme, mas o livro conseguiu me dar uma visão melhor desenvolvida da vida de Starr e sua relação com a comunidade em que vive após os trágicos eventos que levaram a morte de seu amigo. O livro traz uma linguagem muito própria e por isso vale a pena a leitura, além de mostrar de forma muito autentica a vida na periferia e a luta de diária de vários jovens negros frente a um sistema extremamente racista e preconceituoso. Um livro para ler, refletir e discutir.

Ludy 02/03/2021

pra sempre no meu coração.
"pessoas como nós em situações assim viram hashtags, mas raramente conseguem ter justiça. Mas acho que todos esperamos que essa vez chegue, a vez em que tudo vai acabar da forma certa." Esse livro me marcou de formas tão intensas que eu nunca vou conseguir esquecer ele.

É um livro tão necessário, que aborda temas importantes e traz uma representatividade tão grande. No livro todo eu me senti representada pela Star, o receio dela em dar a voz, o medo de não obter justiça e todos os posicionamento que ela tem são impecáveis.

Esse livro abordou um assunto muito importante, o racismo, porém uma das coisas que mais me marcaram nesse livro é a incontestável presença que a família da Star tem na vida dela. O pai, o tio o irmão mais velho e a mãe estão sempre do lado dela apoiando e nunca a deixando esquecer de onde ela veio e de quem ela é.

Eu nunca chorei tanto em um livro, esse livro tem um significado muito importante pra mim porque eu sinto que poderia ser eu ali. É uma mistura de sensação, é a representatividade preta em um livro.

mary 09/02/2021

Eu não sei nem por onde comecar.
Esse livro é um murro no estômago e um lembrete do quanto a comunidade preta sofre com o racismo diariamente; e quem não passa por isso não pode entender nem um terço dessa dor.

A autora conseguiu transmitir todos os sentimentos possíveis ao longo da história, me dando a sensação que ela já passou por tudo aquilo, como se ela tivesse contando com honestidade lembranças da vida dela.

Enquanto a Starr descrevia a vizinhança e os perigos que corriam com os protestos eu senti aflição por eles, ao mesmo tempo que quando ela falava sobre o amor da família eu sentia o quanto aquilo era importante no meio de tudo.

Além de tudo é um livro que mostra que existem pessoas lutando contra a opressão policial e a violência que eles impõem -sem motivo nenhum- em qualquer pessoa que tenha a pele mais escura.

Khalil não foi a única, não foi a primeira e nem a última vítima desse sistema.

Angie Thomas descreveu hierarquia racial, formação de gangues, jovens que acabam vendendo drogas por não terem outra saída, relacionamentos interraciais, amizade racista e muito mais em um livro impossível de parar de ler e que se tornou o meu favorito antes mesmo de chegar em 100 páginas.

?THUG LIFE: The Hate U Give Little Infants Fucks Everybody?

Isabela | @sentencaliteraria 10/01/2021

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
The Hate U Give / @balzerandbray

Starr Carter é uma jovem de 16 anos que se divide entre dois mundos: a comunidade negra e majoritariamente pobre onde vive, e a escola preparatória cheia de pessoas privilegiadas onde estuda. Apesar de ela passar grande parte do tempo nessa área considerada segura, seu pai lhe ensinou a forma que pessoas como eles devem se comportar na frente de autoridades.

Ela sabe dessas regras implícitas, mas seu amigo Khalil não. Ao voltarem juntos de uma festa perto de sua vizinhança, os dois são parados por uma viatura, e por causa de um movimento errado de repente o amigo da garota está no chão. Assassinado. Em luto e indignada com essa injustiça, Starr vai aprender a usar a força que tem dentro de si. Sendo a única testemunha, ela precisa decidir se vai se calar por medo, ou falar mesmo que sofra represálias.

* Nessa história impactante, @angiethomas não se utiliza de meias palavras para falar de um crime envolvendo um policial e um jovem negro, em uma história que facilmente poderia se passar por não ficção. Depois de adentrar na narrativa de Starr, não tenho como julgar nada que ela fez. Claro que eu, como pessoa branca, não posso mensurar a dor que a personagem sofre/sofreu, e é por isso que histórias como essas são importantes.

* A autora, que já foi rapper, usa das palavras fortes do também conhecido rapper Tupac, para nos mostrar como esse ódio é semeado no mundo. Gostei da abordagem do drama familiar vivido por Starr, pois o evento afetou todos à sua volta, e como sua família sempre tenta ajudar a comunidade. É visível o quanto a protagonista amadurece até se sentir acolhida para usar sua voz. Ela sabe que se fosse o contrário seu amigo faria tudo para buscar justiça, mas a realidade sempre é mais difícil.

* Em uma história dramática que revela uma realidade que ainda vivemos, esse é um livro que indico pra todos. Em alguns dias vai ser lançado “Concrete Rose”, um livro sobre a difícil adolescência do pai de Starr. Mal posso esperar para ler!

"Esse é o ódio que estão semeando, filha, um sistema elaborado contra nós. Essa é a vida bandida, a vida marginal, a Thug Life."

site: https://www.instagram.com/p/CJov8plj6_P/

Livia.Maria 28/12/2020

Super pertinente
Como pessoa branca, nada tenho a falar sobre a dor da personagem. É por isso mesmo que achei essa leitura urgente: a própria Starr ensina sobre a dor dela, nos dando um choque de realidade a cada capítulo.

A autora traz um monte de referência a grandes militantes pretos e tece uma narrativa super criativa (a autora foi rapper quando era adolescente!) e bem construída sobre como opera "The hate U give". Dei ainda mais valor por esse trabalho de escrita que me pareceu bem fundamentado.

Eu li em inglês mesmo, então acabei travando em algumas gírias e referências. Mas acho que a versão em português deve ser bem mais fluída, justamente porque a linguagem adotada pelos personagens é informal.

Amanda 25/12/2020

Um livro incrível e necessário para entender mais sobre o racismo.
Gostei muito dessa passagem e acho que resume bem esse livro:
"...people like us in situations like this become hashtags, but they rarely get justice. I think we all wait for that one time though, that one time when it ends right.".

Glo 25/12/2020

Que livro sensacional.

A narrativa me prendeu do começo ao fim, assim como o desenrolar da história. Eu me surpreendi com os altos e baixos pelo qual a protagonista passou, com o crescimento imenso que ela teve no decorrer das páginas e nas resoluções finais que ela tem. A melhor leitura de 2020, sem sombra de dúvidas.

Fabiana.Marino 28/11/2020

Temática para todas as idades
Sabe aquele livro que você lê e não para de pensar em quantas situações desagradáveis uma pessoa negra já passou? Esse livro me fez ver o quanto as pessoas brancas são privilegiadas e não sabem.

Mari 12/11/2020

"We want the freedom. We want the power to determine the destiny of our black and opressed communities"

adrianlendo 25/10/2020

Starr foi ensinada como se comportar perto de policiais desde pequena e, agora que foram abordados por um policial, espera que seu amigo Khalil saiba também. Mas um movimento errado, uma "confusão" do policial e está tudo acabado, Khalil está morto com vários tiros e agora, em luto, Starr luta por justiça.

O ódio que você semeia é necessário! A escrita de Angie é poderosa em dias que o racismo, que é um crime, é praticado cada vez mais por aqueles que em tese deveriam proteger. Esse livro já é um clássico e deve ser uma leitura obrigatória.

Escrito de maneira nada leve, porém jovem o bastante para que adolescentes possam ler, a obra de Thomas apresenta um universo que para quem não conhece parece distopico, mas sabemos que é pura realidade. Apesar de uma narrativa em primeira pessoa, esse livro consegue apresentar inúmeros pontos de vista sobre o acontecimento central, além de ser uma aula sobre tudo que prova que falhamos enquanto sociedade.

Os personagens da autora são cativantes, o leitor fica cada vez mais imerso na história e esperando para ver o que acontece apesar de já saber muito bem. Discussões são inseridas de maneira fluida e extremamente didáticas, é impossível ler esse livro sem aprender alguma coisa sobre o racismo explícito da sociedade e o racismo estrutural.

The Hate U Give vai te fazer rir, passar raiva, chorar e, acima de tudo, vai ter o poder de lhe fazer repensar suas atitudes enquanto cidadão, o que você faz para a mudança acontecer? Como dito várias vezes durante a narrativa: a nossa voz é a nossa maior arma.

Clara Xavier @araclana 16/10/2020

THE HATE U GIVE - ANGIE THOMAS
LIVRO NECESSÁRIO! POR FAVOR, LEIAM!
?o ódio que você passa pras crianças fode com todo mundo".... TUPAC

Angie Thomas conta a história de Starr, uma menina de 16 anos, que depois de presenciar mais um ato traumático e extremamente revoltante, tenta viver com os desdobramentos disso dentro da sociedade que está inserida.

A ficção traz um panorama de problemas que ainda são realidades extremamente tristes no mundo inteiro. Ele fala sobre racismo estrutural, violência, criminalidade, injustiça social e tanta coisas mais que interferem diariamente na vida de Starr, sua família, seus amigos e todo uma comunidade.

A gente acompanha a personagem descobrindo a importância de fazer o que é certo independente de como o sistema ainda esteja completamente corrompido.
Independente de parecer inútil, seus esforços por justiça, ela não deixa se deter em contar a verdade história por trás de um ato policial.

A personagem e por consequência, Angie Thomas, mostram a importância de usar sua própria voz como arma, incentivam, educam constantemente sobre as agressões que a comunidade sofre e inspiram outros a não se calarem quando a realidade for distorcida por uma supremacia.

?O ódio que você semeia? ganhou meu coração num nível altíssimo. Nesse livro, que por coincidência foi narrado pela mesma pessoa do primeiro audiobook que ouvi, Bahni Turpin (@prospertunia), eu me emocionei demais. A narração dela fez a experiência ser 10/10, pois foi interpretado no tom ideal para cada personagem (onde cada um possua uma voz inventada por ela). nossa, sério!? melhor rolê.

Estou doida para ver a adaptação!

Lele 14/10/2020

The Hate U Give Little Infants Fucks Everybody
Esse livro é apenas necessário. Somos todos iguais apenas na teoria e devemos ter consciencia disso, procurando formas de trazer essa igualdade para a realidade.
É uma história fictícia mas é a realidade de MILHARES de pessoas. Esse livro me ensinou demais, me explicou demais, esclareceu muitas coisas e acho que é uma leitura obrigatória. Racismo existe e não devemos justifica-lo e sim ir contra ele! Se você precisa de aulas para se concientizar sobre o movimento BLM e entender a importancia dele, eu recomendo esse livro de olhos fechados. Com uma linguagem simples ele vai te dar tapas na cara, você tendo 12 ou 50 anos.
Sobre a edição em inglês, que foi a que li, é ótima mesmo para quem está aprendendo. Vai te acrescentar bastante em questão de gírias e de como o ingles é realmente falado (diferente do que geralmente aprendemos em escolas, tudo corretinho etc).

Zé Libonati 01/10/2020

Starr fada consciente
Demorei, mas cheguei. Este aqui é bom demais. Uma história bem amarrada, escrita com carinho e cuidado, onde cada personagem, nome e bichinho de estimação tem uma função narrativa. Starr é uma protagonista porreta e necessária para nossos tempos e nossos jovens pelo mundo a fora.

Sadraque 17/09/2020

Sobre o que passam pessoas pretas nos EUA
O livro é uma leitura muito fluida, embora trate de um tema sério é pesado que é a abordagem policial sobre pessoas pretas nos EUA e as possíveis consequências dessa abordagem.
É uma leitura que recomendo a todas as pessoas, sejam elas pretas ou não. É importante conhecer histórias como essa.

giovanna 14/09/2020

um livro que deveria ser lido por todos
História forte, atual e necessária com uma linguagem perfeita para seu público-alvo. Adorei e estou doida para ler as outras obras de Angie Thomas