Vasto mundo

Vasto mundo Maria Valéria Rezende

Resenhas - Vasto Mundo

July 05/10/2021

Vasto mundo
Histórias sobre o Nordeste sempre me encantam, e não podia ser diferente, sou Nordestina e "quanto mais sou Nordestina, mais tenho orgulho de ser" (Braúlio Bessa).

Vasto mundo conta história individuais e ao mesmo tempo coletiva do povo de Farinhada, local fictício no Nordeste brasileiro. Tem de tudo um pouco, histórias com personagens dramáticos, alegres, misteriosos, mentirosos, religiosos, esperançosos...
Vale a pena conferir, super indico.

Aldenir.Ferreira 02/03/2023

Tom Zé falou
A um tempo atrás vi uma entrevista do Tom Zé na qual ele relatava um dos grandes impactos que sofreu na sua juventude foi ao ler o livro Os Sertões. ? eu via gente parecida com meus vizinhos, eu via as paisagens do meu quintal.
Os anos passam e outros sertões irão surgir , esse livro é para mim, a vista da mesma paisagem, porém, de outros quintais. Vasto mundo é um livro fabuloso.

Isabelle Lopes 05/03/2023

Quando o narrador é chão da terra em que vivemos não há parcialidade, os fatos são como são. Ele conhece e aceita as nossas idiossincrasias.

Um pedacinho de chão que narra as vivências universais da humanidade (vasto mundo)através dos casos corriqueiros que testemunha.

"Mais pesada, quando voltam é a carga invisível que trazem por dentro, das perdas e culpas que deixaram sabe Deus onde. Não posso nem penso em prendê-los a meu chão. O mundo é vasto e eu os quero livres, embora me doam".

" A vida é o que se vê, o que se sonha, o que se narra, o que se lembra ou se esquece? A vida é para sempre?".

Lucikelly.Oliveira 16/04/2023

Eu amei
Eu me senti em casa lendo o livro! Como é divino como se desenrola o livro e suas histórias entrelaçadas e forma tão magnífica e sensível. E o melhor a história se passa na Paraíba, coisa rara.

Christian.Tharlen 19/01/2023

Vasto É a Grandeza de Escrita da Autora.
Segundo livro da autora que leio, e como conversei com um amigo a vontade que temos é de sentar ao fim da tarde com uma xícara de café e sentado ao lado da Maria Valéria Rezende só escutar ela falar.
Sua literatura é linda ,sua escrita é envolvente e nos trás a beleza do sertão, da cidade pequena e daquele lugar onde poderíamos viver a vida inteira.
Mesmo com todas as dificuldades, cercados de pessoas simples mas belas por nos lembrar que uma vida é uma vida.
Cada conto aqui descrito tem sua beleza, é possível nos fazer sorrir acalentando o coração como é capaz de nos emocionar.
Vou me embora pra Farinhada!

Geo 13/12/2023

Literatura regionalista ?
Oi, pessoas! Tudo bem? ?

Então, o que falar dessa obra? Uma delícia de leitura. É adentrar no cotidiano do interior, ou seja, em no núcleo familiar.

Maria Valéria Rezende retrata muito bem as suas andanças por meio desta obra. Pra quem não sabe, ela era/é educadora popular e sempre viveu no mei do mundo. Dessa forma conheceu muita gente, muita história.

Apesar de parecer um livros de contos, é um romance. Eu sinto como fosse várias fofocas kkkkk. Ela narrando várias histórias, de diversas pessoas de Farinhada. Nós conhecemos muito sobre a Paraíba (para que for de fora) como moro no nordeste, e sou paraibana, é como falar da minha casa.

Uma literatura regionalista, mas como muita reflexão e piadas internas inteligentes. A autora fala sobre, feminismo, comunismo, ?intelectuais?, revolta, religiosidade e vários outros assuntos. Uma riqueza!

Então, vale a leitura? Sim! Com certeza! E se tiverem a oportunidade de conhecê-la, vão! Ela é carisma em pessoa. Paraibana, brasileira, e muito gente boa. Livro gostoso! Bom demais! ??
Geo 13/12/2023minha estante
*em nosso núcleo

Aurea31 22/11/2020

Um conjunto de pequenas histórias sobre um povoado bastante peculiar com muitos acontecimentos mirabolantes. Uma leitura muito boa 🙃

Ladyce 17/02/2020

"Vasto mundo "foi uma agradável surpresa. Um livro de contos entremeados, passados em Farinhada, vilarejo ficcional da Paraíba, que ao final que quase fecha as história como num romance. Com a mão leve e a habilidade de contar o essencial, de maneira bucólica quase poética, Maria Valéria Rezende presenteia os leitores com o mundo fantástico das pequenas comunidades brasileiras esquecidas nos confins interioranos do país.

Quem está familiarizado e aprecia a literatura brasileira de meados do século XX, com a ficção de Mário Palmério, José Condé, José Lins do Rego, Geraldo França de Lima, entre os que retrataram a vida das pequenas comunidades do interior brasileiro, certamente acolherá bem, a escritora e freira Maria Valéria Rezende. Porque ela trabalha dentro dos parâmetros desta tradição brasileira, em que a vidinha das cidades interioranas é caracterizada com leveza e carinho, demonstra a inocência ou ingenuidade do caipira, o ardil de que usa para sobreviver, a aceitação do sobrenatural e a certeza do destino, de que pouco mudará em sua vida do nascimento à morte.

Maria Valéria Rezende adiciona à narrativa descrição clara, por palavras ou ações, do ser humano com falhas e qualidades. E do específico, as histórias se tornam universais. Apesar da linguagem leve, de se ater ao essencial, a autora consegue trazer à tona um travo causado pelos pequenos desapontamentos, esperanças modificadas pelo acaso, que cinzelam o comportamento dos personagens. Cada sonho, ilusão, anseio encontra eco no leitor que se frustra e simultaneamente se encanta com a solução achada pela simplória maneira de ser.

Profundamente humana a narrativa de Maria Valeria Rezende proporciona grande prazer até quando sofremos junto aos personagens que retrata. Recomendo sem restrições a leitura deste livro,

Gabi 06/03/2024

De Maria Valéria Rezende, havia lido apenas "O voo da guará vermelha", a pegada é semelhante neste "Vasto Mundo" feito a partir de seus habitantes. Cada conto, apesar de poder ser lido separadamente, forma um quebra-cabeça no qual a imagem é Farinhada, uma cidadezinha que de tão pequena nem se encontra no mapa. Apesar de ter gostado bastante, sinto que talvez não tenha me conectado tanto com as histórias.

alaneprado_ 09/04/2021

Resenha: Vasto Mundo
Entrei em um grupo do clube do livro, com a intenção de sair da minha zona literária de conforto e essa foi a leitura solicitada do último mês... sou meio ignorante ainda quanto ao quesito leitura, porém é uma coisa que me faz bem então nos últimos tempos tenho me dado a oportunidade de conhecer/experimentar sensações novas atraves da leitura.

Bom, eu não conhecia Maria Valéria Rezende, fiquei com um pé atrás de iniciar Vasto Mundo, porém agora já quero ler vários títulos da autora.
Eu fiquei com um pé atrás pelo fato de que quando comecei a leitura do meu exemplar, eu achei muito confuso a passagem do contexto do primeiro conto pro segundo, fiquei pensando "O QUE ACONTECEU COM PREÁ DEPOIS DE SUBIR NO TOPO DA IGREJA??"
Mais ou menos no quarto conto eu me dei conta do formato com o qual a autora trabalha, e me adaptei muuito fácil. Então é um formato com o qual eu não estou acostumada, mas que me agradou muito ja que foi bem fluído.

Eu achei interessante em níveis ilógicos as histórias das pessoas desse lugarejo um tanto quanto peculiar KKKKK é realmente algo que eu não esperava sabe?

É órfão que trabalha pro povo de graça e sobe na torre da igreja, é padre que bebe cachaça, assassino que é morto pelo cão, mulher que leva o marido pra zona KKKKKKK é uma aleatoriedade excepcional!! E o bacana, é que essa aleatoriedade incomum te prende de um jeito cômico, acredito que seja um ótimo livro pra sair da ressaca literária, com certeza no futuro vai permanecer por um tempinho no meu pódio de recomendações literárias.

A única coisa que me incomodou um pouco (e inclusive retirei meio ponto por esse motivo), foi algumas descrições maliciosas do corpo feminino... são coisas que eu não gostaria que falassem de mim, e não aceitaria que falassem de outras mulheres.

Carlabknho 08/02/2024

A ARTE DE SOFRER, SORRIR E RESISTIR
O Romance Vasto Mundo é composto de mini narrativas, tipo contos, que se entrelaçam, apresentam personagens em comum, ocorre num vilarejo ficcional chamado Farinhada na Paraíba, mas sem necessariamente ter uma ordem de leitura.
O que conduz e interliga cada narrativa é o personagem narrador: O chão. Sim, temos contato com cada história, cada fato pitoresco, cada personagem, cada aventura / situação a partir da perspectiva do chão. Que expressa seus sentimentos em relação ao povo que está sobre ele.
A escrita é leve, simples e fluída, os causos contatados retratam muito bem as vivências e cotidiano do nordeste brasileiro, nos transporta para “Brasil de dentro”, nos inspira com situações e personagens que expressam todas as inquietudes humanas, suas dualidades, fragilidade, resistência e enaltecendo a capacidade de se reinventar, adicionar leveza nas piores situações e resistir (típico do nordestino).

marieta. 07/03/2023

Vou-me embora?
Não cheguei a amar o livro, mas gostei muito dos contos ?A guerra de Maria Raimunda? e ?Vou-me embora?? - em especial o última.
Quando eu estava no primeiro ano do ensino médio, li o poema de Manuel Bandeira pela primeira vez. Lembro que meu olho encheu d?água, lá mesmo, no meio da sala. Eu também queria ir ?embora pra Pasárgada, que aqui eu não sou feliz?.

Ao ler o conto do professor, me lembrei desse tempo e em como eu ainda sinto vontade de ir pra um lugar de sonho, de pertencimento. Ainda hoje eu digo ?Vou-me embora pra Pasárgada?.

isa.dantas 22/08/2018

Que acalento para o coração são as histórias de Farinhada! Maria Valéria Rezende nos encanta com suas palavras!

Ivandro Menezes 15/12/2016

Memória da infância em um cidade pequena no interior nordestino
Este é meu primeiro contato com a obra de Maria Valéria Rezende. Leitura leve e linguagem clara, simples e direta.

O livro trata da vida do povo de Farinhada - pequeno povoado no interior do Nordeste - onde são narradas as histórias das pessoas do lugar.

Impossível passar imune a tais personagens, ao cheiro do lugar, aos devaneios, amores, trapaças e relações de poder e conflito, em especial, quando se cresceu num lugar assim.

O livro trouxe essa experiência afetiva, divertida e de reconhecimento e autorreconhecimento das pessoas, do lugar e de mim mesmo.