Vasto mundo

Vasto mundo Maria Valéria Rezende

Resenhas - Vasto Mundo

Victoria.Olzany 11/01/2023

A obra apresenta 18 histórias que têm em comum o povoado fictício de Farinhada, no interior da Paraíba, e seu chão, seco e duro, como narrador. Cada história apresenta um personagem, que volta a aparecer no pano de fundo das outras histórias.
Muitos personagens nos são apresentados, e são eles que me deixaram fascinada pela obra. Há personagens muito criativamente construídos, como o padre Franz, alemão e estudioso de parapsicologia; e como Maria Raimunda, que lidera a guerra pela disputa de terras com seu canto.
As narrativas têm toques de realismo fantástico (como por exemplo o ET que desembarca na vila cumprindo o destino de Josineide). É bem interessante ver esse estilo desenvolvido no sertão brasileiro, com tudo que lhe é peculiar. Eu, particularmente, como grande admiradora desse estilo, pude aprecia-lo com novas cores, com nossas cores, em "Vasto Mundo".
Além disso, são abordados muitos temas relevantes para a história do Brasil, como a ditadura militar, a questão agrária (latifúndio x agricultura familiar), a Teologia da Libertação, e a diáspora nordestina, para citar alguns.

Solitário 04/02/2024

Este livro de conto foi uma surpresa maravilhosa. Sou nordestino é minha indentidade está no livro estamos conectados.

ClaudiaMF 25/01/2024

Vou embora para Farinhada
Há dias que desejo sair da cidade e viver numa vila como Farinhada. Que ilusão! O cotidiano se impõe em cada personagem de Farinhada, cada história que se cruza. O menino judo, a moça mais bonita, o padre alemão... Cada um pode ser de qualquer lugar. Farinhada é o mundo. Vasto mundo.

Fazia tempo que queria ler Maria Valéria Rezende e me demorei a acabar. Saboreando.

Ariele.Carvalho 16/01/2024

Não me cativou
Sempre quis ler Maria Valéria Rezende e ainda pretendo ler outra coisa da escritora, mas esse em específico não me pegou.
A premissa é ótima e eu estava muito na vibe de realismo mágico no Brasil, por isso me interessei pelo livro.
Talvez seja uma questão de perfil de leitor, porque eu, particularmente, não gosto de contos. Por serem curtos, tenho mais dificuldade em criar conexão com os personagens.
Existem contos bem legais e personagens muito interessantes, mas, no conjunto da obra, achei apenas ok. Nada grandioso. Nada ruim. Mas muitas vezes entediante.
Rezende escreve muito bem, percebe-se a criatividade nas páginas.
Só não foi o suficiente para me cativar mesmo.

Aldo Jr. 01/02/2017

Brilhante!
Uma linguagem sensacional, uma escrita macia, uma prosa envolvente. O livro te transporta pra vila de Farinhada e te coloca em contato com personagens intensos em histórias fantásticas. A prosa de Maria Valéria Rezende é vigorosa! Um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Emocionante e de uma beleza indescritível!

Valnikson 02/02/2017

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Vasto Mundo
A escrita de Maria Valéria Rezende está tomando cada vez mais espaço cativo na estante de muitos leitores. Mesmo com um debute tardio, a autora paulista radicada na Paraíba já pode ser considerada um dos principais nomes da prosa nacional contemporânea. A experiência como educadora viajante contribuiu com sua enorme habilidade em conceber histórias, ainda que estas tenham ficado engavetadas por tanto tempo. Foi com o incentivo de amigos intelectuais e a chancela de alguns concursos que ela finalmente resolveu publicar as preciosas narrativas: transitando entre o conto e o romance, 'Vasto Mundo' com certeza marcou uma formidável estreia literária. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2017/02/01/83-vasto-mundo/

Maria 10/09/2023

Simplesmente ela
Que autora incrível vei!!!! cria personagens, cenários, situações e tudo isso de um jeito IMORAL. é um conto melhor que o outro e os personagens vão se ligando, um aparecendo no conto do outro e no final todo mundo se conhece.. como uma boa cidade do interior. massa demais

JAQUELINE.ARGOLO 08/04/2023

Narrativas cativantes
A autora apresenta narrativas de vida do povo da vila fictícia: de Farinhada. Suas personagens e histórias são cativantes. Adorei!!!

Paulo 30/05/2019

Grandezas e misérias humanas no povoado de Farinhada
Maria Valéria Rezende (Santos, Estado de S. Paulo, Brasil, 1942), uma das mais premiadas entre os escritores da literatura brasileira contemporânea, é um caso singular das nossas Letras: muito embora esta sua primeira obra tenha vindo a lume em 2001, quando a escritora contava quase sessenta anos, não se pode dizer, a rigor, que se trate de uma escritora bissexta, se, como a própria autora relatou pessoalmente, no fim de 2018, na série “Encontros com o Escritor”, em São Paulo, promovida pela Editora Unesp, ela viveu em um ambiente marcado pela presente constante da literatura e, sendo assim, escrever tornou-se algo natural desde sempre, ainda que em manuscritos pessoais.
Leia a resenha completa no blog.

site: https://bufaloceleste.blogspot.com/2019/05/vastomundo-de-maria-valeria-rezende.html